29 de abril de 2014

A ARCA DE NOÉ– UMA TIPOLOGIA DA SALVAÇÃO Robert Murray M'Cheyne

A ARCA DE NOÉ– UMA TIPOLOGIA DA SALVAÇÃO
Por Robert Murray M'Cheyne (1813-1843)
"By faith Noah, being warned of God of things not seen as yet, moved with fear, prepared an ark to the saving of his house; by the which he condemned the world, and became heir of the righteousness which is by faith."
  'Pela fé , Noé, sendo avisado por Deus de coisas que ainda não se viam, agiu com  temor, construindo uma arca para salvar a sua família. Pelo qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé'                                         —Hebrews 11:7
..
.. 


È um fato maravilhoso que a natureza humana aprende muito mais por exemplo do que por qualquer outra coisa. Agora ,nós temos  nessa  passagem  um exemplo de um pecador salvo pela fé. Isso mostra para nós como uma pessoa pode ser salva e assim com Noé correu para a arca  a qual ele preparou você também pode fazer o mesmo. Você também tem uma arca para se refugiar  e da mesma maneira que Noé condenou o mundo, mostrando que  o mundo foi justamente condenado você também pode fazer o mesmo. Se você entrar, você mostrará a todos que a condenação do mundo é justa.


Vamos olhar melhor o que está sendo dito:

I.                  O AVISO DE NOÉ: 'Pela fé , Noé, sendo avisado por Deus de coisas que ainda não se viam, agiu com  temor, construindo uma arca para salvar a sua família. '
Em Gênesis 6, vemos que quando os filhos de Deus começaram a cobiçar as filhas dos homens e se uniram a elas em casamento o Senhor não se agradou disso e  falou, “ Meu Espírito não contenderá com o homem para sempre pois ele é carne e seus dias não passarão de 120 anos”
“ Esse foi o primeiro aviso.”
No verso seguinte está escrito,  ' E disse o Senhor, eu irei destruir o homem que criei e bani-lo da face da terra. Ambos, homem e animal e todo o animal que rasteja e toda ave do céu, me arrependo de tê-los criados. Gn6.7 
“ Esse foi o segundo aviso”


Esse foram os avisos que Deus deu a Noé. Ele falou que seu Espírito não contenderia para  sempre com o homem e que Iria destruir o homem que havia criado.

Agora irmãos, se queremos ser com Noé e achar graça aos olhos do Senhor devemos nos mover com temor. Deus já te alertou, não uma ou duas vezes , mas centenas de vezes. Deus avisa você pela sua palavra que sua ira se revelará dos céus contra todo pecador que não se arrepender. Ele diz, quem não nascer de novo não verá o reino de Deus. Ele testifica que o salário do pecado é a morte. Ele proclama  que todo aquele que não crer será condenado. Ele revela que quem não tiver o coração tal qual o de uma criança não verá o reino de Deus.
Oh meu caro amigo, você ainda não treme por esses terríveis avisos de Deus?    Se não teme e nem treme então você não é como Noé. Você não é como ele, porque ele creu nas ameaças do Todo Poderoso.
Eu digo a você, que você não pode continuar vivendo assim tão indiferente diante destas solenes advertências se você realmente acreditar  na palavra de Deus. Vocè não treme diante dessas palavras porque você tem um coração infiel. “ Pela fé Noé, sendo alertado por Deus sobre coisas que ainda não se viam creu no Senhor, se moveu com grande temor e construiu a arca para salvar a sua casa.”
 Você, a cada culto é alertado pelos ministros do evangelho e se você é um cristão, deve alertar todos os seus amigos, do contrário o sangue de todos eles será requerido de tuas mãos. Essa é a principal tarefa de um cristão- Avisar o não convertido para que se converta de seus maus caminhos  e siga Jesus. E é isso o que eu tenho feito, tanto em público como no particular. Eu tenho alertado você e como você tem recebido tudo isso?    Oh, você diz, você  pensa que eu ficarei preocupado com a palavra de um simples homem?  Bem, se você pensa assim, está errado, pois essa não é a minha palavra, mas a palavra do Senhor e se você não se preocupa você definitivamente não é com Noé.


NOVAMENTE, VOCÊ É ALERTADO PELA PROVIDÊNCIA.
Alguns de vocês  já viram muitas almas serem cortadas e no entanto você ainda está por aqui. Outros já assistiram pessoas que eles mesmos levaram ao pecado, serem ceifadas de repente, mas você ainda continua vivo. Ah meus irmãos, quem dentre vocês ousa dizer que nunca foi alertado?  E apesar de todos esses alertas, você continua mergulhando no pecado, Ah meu irmão, você não é como Noé.
Nessas horas  alguém pode falar “Eu não gostaria de obedecer a Deus pelo medo, mas sim pelo amor. É bem verdade que ninguém  vai a Cristo pelo temor da morte somente, e que você precisa ter a revelação do quanto Jesus te ama, mas também é verdade que você só é atraído para fora da segurança que tem em você mesmo PELO TEMOR e somente depois, ser atraído para dentro do corpo de Cristo pelo amor.

Você não pode desprezar os alertas que te causam terror na alma, Não foi assim que o carcereiro veio a Cristo? Ele estava com muito medo, aterrorizado e ele clamava, - Senhores, que devo fazer para ser salvo?
“ O que fez ele gritar daquela maneira? Foi o temor! O que fez aquelas 3 mil pessoas de Jerusalém  clamarem após ouvirem Pedro pregar? Foi o temor!
E é também esse temor que fará você correr para Cristo. Levante-se de teu sono de morte e corra para dentro da arca; Desperta ó tu que dormes na cama do engano!  Eu te digo meu caro amigo, enquanto você permanecer neste teu estilo carnal, amando mais o mundo que a Deus, você nunca virá para Cristo. O Espírito Santo é como uma pomba, mas a primeira coisa que Ele fará é te convencer do teu pecado.
II.               EM SEGUNDO LUGAR, VAMOS OLHAR PARA A ARCA.
“ Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”



Gênesis 6:14-22
Observem, irmãos, quão completamente a arca representa a Cristo.
Ela foi um plano de Deus, assim como Deus também planejou a salvação do homem através do evangelho de seu Filho.
A arca era a única maneira de se escapar do dilúvio que viria destruir a terra, da mesma maneira, Jesus é a única porta para a entrada no reino de Deus.
A arca também era forte, para resistir as furiosas ondas do mar do dilúvio, igualmente, Deus ungiu a Jesus com a fortaleza do Espírito Santo. Ele suportou 40 dias de jejum no deserto,sem comer e nem beber nada, Ele suportou 40 chicotadas, ele suportou carregar a cruz até  monte calvário. Vejam só como a arca é uma figura real do nosso  Cristo.
A arca era espaçosa, tinha lugar para muitos. O coração do Senhor também é assim, é uma descendência numerosa, sempre tem lugar para mais um no reino de Deus.
A arca tinha somente uma porta e assim também é com o evangelho da graça. Jesus falou, “Eu sou a porta “. Através dele temos acesso ao Pai.” Aquele que vem a mim de modo algum o lançarei fora “. Não existe nada além de crer, por isso nós não temos que buscar nenhum outro meio. “ crê somente e verás a glória de Deus “.

Existe também uma janela na arca, bem na parte mais alta, no teto, para que todos pudessem olhar o céu. Em Cristo, todos nós também podemos olhar o céu, olhar para Deus, ao qual nós fomos reconciliados, olhar agora como filhos e não mais criaturas, olhar como amados do Pai e não mais como inimigos de Deus.
Também existia muita provisão na arca e também é assim em Cristo. “ Meu Deus suprirá cada uma de vossas  necessidades” . Vocè está doente, Jesus te cura, você está sujo, cheio da lama do pecado, Ele  é a fonte de águas limpas, você precisa de ouro, Ele tem ouro refinado para te dar, você está com fome, Ele é o pão da vida. Tudo o que você precisa está na arca. Irmãos, como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação? Se você desprezar  uma arca tão forte, tão grande, tão cheia de provisões, onde você se esconderá quando virem sobre você as tempestades da vida ?


III.           TUDO ISSO ME LEVA A UM TERCEIRO PONTO: COMO NOÉ SALVOU A SUA FAMÍLIA?
”Pela fé , Noé, sendo avisado por Deus de coisas que ainda não se viam, agiu com  temor, construindo uma arca para salvar a sua família”
Vemos neste texto que Noé salvou sua família, fugindo de todos os outros refúgios. Em Gênesis 7.1 lemos,” E o Senhor disse a Noé, venha, você e tua casa para dentro da arca “
Observe, querido irmão, Noé salvou a sua família entrando na arca. Ele entrou na arca. Uma mente carnal poderia dizer, “ melhor ir para o topo das montanhas, mas Noé confiou na palavra do Senhor. Ainda não havia indícios de chuva, mas ele creu no que o Senhor lhe falou. Existem muitas coisas que o Senhor nos fala hoje através de sua palavra. Nós, a semelhança de Noé temos crido?; Temos obedecido?; Temos feito o que Ele manda? Noé creu e levou sua família para dentro da arca e o Senhor fechou a porta. O mesmo acontecerá com você, se você entrar pela porta estreita do evangelho, Deus recolherá você para dentro e também a tua família e fechará  a porta. O perigo ficará do lado de fora, a morte ficará do lado de fora, a condenação ficará do lado de fora. Você e sua família estarão do lado de dentro, seguros, guardados, protegidos.
Existem outras arcas. Alguns se apegam na arca da religião, outros confiam na arca da moralidade, outros ainda na arca da sabedoria do mundo. Mas todas elas vão afundar. Todas procedem do homem, todas são falsas, só a arca de Cristo permanecerá intacta no dia da vingança de nosso Deus
Irmãos, vocês precisam fugir para longe de todos os falsos refúgios e  lembre-se, se você parar na porta, mas não entrar, você morrerá na porta da arca. Você precisa estar dentro. “ Em Cristo “, Batizado com o fogo de seu Espírito Santo. Há muitos que gostam de Jesus, mas não abraçam a sua causa, não lutam as suas lutas, não entram na arca. Admiram a arca, mas não entram. Esses também morrerão.
Não adianta você ouvir falar de Cristo, gostar de Cristo, admirar a Cristo mas não se render, a Ele, não se entregar de todo coração, não mergulhar no seu evangelho e deixar pára trás toda a velha.
Você precisa entrar na arca. ‘ Se alguém está em Cristo é nova criatura, todas as coisas velhas ficaram para trás e eis que tudo se fez novo” .
Todos os  animais entraram na arca. Vieram os leões e as leoas, vieram o camelo e o leopardo e também os pássaros grandes e pequenos. Até mesmo os répteis  e entre eles as temíveis cobras. Fico pensando se Noé não teve medo de ser picado por uma dessas víboras! Mas todos eles vieram e também entraram na arca.
Então irmãos, também é verdade que toda espécie de pecadores entrarão na arca de Cristo e é maravilhoso ver que mudança aconteceu em suas naturezas. O leão deitou-se ao lado do cordeiro e o leopardo ao lado da criança. A mesma coisa acontece com aqueles que vem para Cristo. A natureza de fera do homem carnal é transformada na gentil natureza do cordeiro. O homem orgulhoso é feito humilde. Não se engane, pensando que é um cristão se você veio para a igreja e não mudou seus maus hábitos e a sua velha natureza não foi lançada fora.
IV-  O QUE ENTÃO ACONTECEU COM O MUNDO?
Quando Noé entrou na arca, ele condenou o mundo. Ele foi um pregador da justiça, mas o mundo não creu em sua mensagem. Por isso ele se foi para começar uma nova vida. Quando um membro de  alguma família não cristã é salvo, ele entra na arca da salvação  e condena a todos os que não entraram  
Irmãos, a maioria do povo na terra não soube quando Noé entrou na arca. . Mat_24:37:
Irmãos, eles comiam e bebiam com se nada fosse acontecer, eles casavam  e se davam em casamento, mas o dia do juízo chegou. Alguns deles diziam, venham, vamos ver o velho louco que fez uma arca em terra seca. Eles escarneciam de Noé e dos seus até o dia do dilúvio. E assim é nos dias de hoje, eles não ouvem os avisos dos pregadores ungidos. Mesmo que falemos que existe um lugar de salvação eles não crêem, e acham graça do que falamos, nos chamam de fanáticos. Eles também comem e bebem, se casam e dão-se em casamento...

Amados, quando vocês ouvem o evangelho, mas não entram na arca, não tomam posição, vocês também, estão escarnecendo dos pregadores da justice, vocês também estão caçoando do homem que construiu a arca.
Muitos de vocês pensam que gastar seus dias com Deus é coisa de quem não tem o que fazer e alguns de vocês talvez até ajudaram a cortar madeira para construir a arca, deram dinheiro, mas nunca entraram nele, nunca se envolveram com a obra , sempre ficaram distantes, vocês também estão entre aqueles que riram do esforço de Noé.
Existem também muitas pessoas que são pessoas boas e até mesmo muitos ministros do evangelho, professores de escola bíblica, que ajudaram a construir a arca, mas nunca entraram nela de todo coração. É provável até que alguns tenham vindo na manhã em que Noé entrou na arca, mas já era tarde, Deis já havia fechado a porta da graça. Muitos virão tarde demais. Muitos são esforçados, ajudam, apóiam, mas não entram na arca, não se envolvem com o justo Senhor que foi crucificado.
Será você um daqueles que virão depois da meia noite, depois que aporta foi fechada, como aquelas virgens néscias diozendo, Senhor, Senhor, abra a porta para nós, mas ouivirão uma solene voz dizendo,    “Eu não te conheço “
Você poderá correr quando escutar o barulho das rodas da carruagem de Emanuel, mas então sera tarde. Irmãos, o principe deste mundo lhes cegou o entendimento para que você não veja e não medite nessas coisas.
Por isso em último lugar, vou te avisar, um novo e terrível dilúvio está vindo. E ele vem quando todos estiveram desavisados. Todos estão vivendo despreocupadamente, eles estarão comendo e bebendo  e se casando, como nos dias de Noé, tal qual você mesmo está vivendo hoje. Os bares estão cheios, o coração humano cada vez mais corrupto, a malícia assalta desde o menor até o maior. Mas Cristo está ataviando a sua noiva, a igreja e em breve ele virá buscá-la. E no meio da grande tribulação que em breve virá sobre a terra, aqueles que forem achados em Cristo serão salvos, repousarão seguros dentro da arca do evangelho.
No primeiro dilúvio, foi estimado que em apenas um dia ,a água subiu 130 metros, Oh irmãos, foi uma terrível e colossal tempestade, onde todos os agentes da natureza se uniram para executar a ira de Deus contra o mundo pecador . As águas cobriram até o mais imponente monte e o mais orgulhoso mortal.
Agora virá irmãos, conforme a palavra do Senhor outro juízo sobre esta mesma terra, sobre estes mesmos filhos de Adão, uma grande  tempestade, não de água, mas de fogo e como está escrito “ Quem naquele dia permanecerá ?
Seja então advertido, por este pobre pecador, tal qual a vocês. Fujam da ira vindoura. Qual coração se manterá firme e qual joelho não vacilará neste grande e terrível dia.
Saiba também que esta tempestade da ira de Deus já caiu sobre Jesus. O castigo que era nosso Ele tomou em nosso lugar. Oh , quão grande foi a sua agonia!
Por isso se você se refugiar no Senhor e entrar em aliança com o Filho de Deus, deixando Ele viver a tua vida aqui na terra para que você possa viver a vida Dele no reino de Deus, você será salvo e a ira de Deus não virá sobre tua vida.
Mas se você continuar distante, morno, com uma fé sem obras, morta então o seu destino será a perdição eterna. Que Deus tenha misericórdia  de vocês meus amigos, eu não posso ajudar mais. E tome essa decisão hoje, antes que a tempestade venha e colha a tua vida para sempre.  
    Sabbath Afternoon, 5th December 1842. 

25 de abril de 2014

O AMOR DE UMA MÃE MELVIN M. NEWLAND


O AMOR DE UMA MÃE

MELVIN M. NEWLAND, MINISTER 
RIDGE CHAPEL, KANSAS, OK






A.  Mães são mestras, mães são disciplinadoras, mães são jardineiras, mães são cozinheiras, mães são lavadeiras, mães são pastoras, mães são costureiras. Mães são tudo isso e muito, muito mais…
Mães  são médicas e enfermeiras, mães são psicólogas formadoras de caráter, da boca delas é que ouvimos pela primeira vez” EU TE AMO” e principalmente, mães são um link com Deus, a primeira impressão de um ser humano do imensurável amor de Deus.




Em um ensaio antigo de uma grande escritora americana, conta-se de como Deus agiu, quando criou as mães. Ela fala que no dia que o Senhor estava idealizando as  mães, ele havia trabalhado muito, criando todas as coisas no céu e na terra, então um anjo lhe perguntou: “ Senhor, porque estás gastando tanto tempo nisso?
O Senhor então tornou e disse: - Você já prestou atenção no que fiz?
Ela terá de trabalhar mesmo com dor, terá de sorrir mesmo triste, seu beijo irá  curar tudo, desde uma perna quebrada até um coração partido. Ela será capaz de ver através de portas fechadas,  e quando ela gritar:
- Crianças , o que vocês estão fazendo aí ? Ela já saberá o que seus filhos estão fazendo!  Darei a elas  olhos que  verão coisas que ninguém vê!
Eu quero que ela seja parecida comigo, disse o Senhor ao anjo, quero que ela cuide de uma família inteira, do marido , dos filhos, mesmo que isso custe a sua própria vida. Ela será dócil , mas também sera dura, você ficará surpreso ao ver até onde ela irá para defender seus filhos! Ela observará tudo ao redor, suas palavras serão persuasivas e ninguém poderá argumentar com ela. E quando o dia mau chegar, ninguém a verá abatida, porém suas lágrimas serão derramadas em oculto e serão colhidas por mim, pois eu nunca desprezarei o choro de uma mãe.




"Para conhecer melhor o coração de uma mãe, vamos para Mt 20.20-23 conhecer a Senhora Zebedeu, a mãe de Tiago e João.

"Essa mãe chegou perto de jesus e ajoelhada lhe fez um pedido
         _O que você quer, disse Jesus!
“Eu lhe peço que meus filhos sentem-se, um ao seu  lado direito e outro ao seu lado esquerdo, quando vieres no teu reino.”
- Você não sabe o que está pedindo, disse Jesus! Vocês podem beber o cálice que eu irei beber ?  Podemos,  disseram eles.

"Jesus lhes falou, “ Vocês beberão do meu cálice, mas ao sentar-se a minha  esquerda e a minha direita não compete a mim  conceder.
Esse lugares são para aqueles a quem meu pai preparou.


A senhora  Zebedeu estava ciente dos ensinamentos de jesus sobre o seu Reino. Ela também sabia que seus filhos formavam, junto com Pedro, o círculo dos mais íntimos de Jesus. Ela também sabia, que quando Jesus constituísse seu reino ele teria posições de autoridade e responsabilidade, mas na primeira parte deste mesmo capítulo, Jesus nos contou uma história que deve ter perturbado essa dedicada mãe.
Era uma história sobre um dono de terra que contratou trabalhadores cedo pela manhã e outros já pelo fim do dia e pagou a todos o mesmo salário. Poderíamos pensar que esta mãe viu o destino de seus dois filhos ameaçados  ou até mesmo deduzir que ela foi egoísta e presunçosa, mas eu gostaria de lhes propor algumas considerações sobre esta mãe




I. ELA INTERCEDEU PARA QUE SEUS FILHOS FIZESSEM PARTE DO REINO DE DEUS


Creio eu , que não há nada mais nobre e louvável, da parte de uma mãe, que interceder por seus filhos para pertencerem ao reino de Deus e ainda na posição de autoridade e liderança.


A. Eu sei que muitos oram por um carro, por uma boa escola ou por bons negócios, mas esta mãe orara para que os filhos fizessem  parte do reino de Deus. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma ?



II. ELA PEDIU AO SENHOR  QUE SEUS FILHOS SE ENVOLVESSEM NO TRABALHO DE SEU REINO.
Ela queria para eles uma posição de autoridade e liderança e isso demanda trabalho árduo e devoção. Ela também desejava que seus filhos não fossem somente meros participantes do reino, mas que fossem ativamente envolvidos com o trabalho do Senhor..

        Para alguns, basta apenas ser salvos, pertencer a alguma igreja. As congregações estão cheias de pessoas que só vão aos domingos. Multidões estão dispostas a apenas receber sem nunca dar e quando são chamadas para participar, fogem inventando desculpas.  A mãe de Tiago e João não queria isso para seus filhos.
Mas onde esta consciência de serviço cristão começa ? Ela começa em casa, com a mãe e com o pai ensinando com exemplos, sendo eles próprios fiéis trabalhadores para o reino de Cristo, orando pelas seus filhos e mostrando a eles o único caminho que leva a vida.


III. ELA TINHA GRANDES ESPECTATIVAS


 Eu gosto desta parte. A senhora  Zebedeu não orava para seus filhos serem porteiros, ela queria que eles nas primeiras fileiras do exército de Deus, marchando ao lado de Jesus.


Quando você está em um reino, não há posição mais alta do que estar ao lado do rei e era isso que essa mãe desejava para seus dois filhos. Se Jesus precisasse ter dois generais, ela queria que fossem seus dois filhos.
Que mãe fora de séria era essa!

Muitos podem considerá-la presunçosa, Jesus porém não a reprovou por esse pedido, apenas falou que esta decisão pertencia ao Pai. Eu admiro porém a sua intrepidez. Não podemos chamá-la de egoísta, pois não pediu para ela, mas para os filhos. Por demais temos estabelecido a mediocridade em nossas igrejas. Já não oramos para nossos filhos serem juízes, governadores e presidentes e esses cargos são preenchidos pelos filhos das trevas, os quais muitas vezes são mais sábios que os filhos da luz.
É tempo de assumirmos nossa posição ao lado de Cristo e não fugirmos das responsabilidades. Por muito tempo temos nos escondido atrás de uma falsa humildade como pretexto para não colocarmos a mão no arado. Por muito tempo temos nos sentado nos últimos bancos e saindo antes do culto terminar para ninguém nos notar.
É tempo de nos mobilizarmos e pregar o verdadeiro evangelho de Cristo, que salva o pecador, que o transforma, que o faz pisar na rocha, que o faz ter um novo cântico nos lábios, que traz verdadeira paz ao coração, que enche a vida de alegria e gozo.
. 

    “O amor de Cristo nos constrange”,  e o amor de uma mãe é o amor humano que mais se assemelha ao amor de Cristo, pois esse amor materno resiste os mais escuros vales, aceita o sacrifício pelos filhos uma, duas e repetidas vezes e até mesmo dá a sua própria vida para salvar um filho.

A história de Solomon Rosenberg, sua esposa e seus dois filhos confirmam isso. Eles eram judeus e foram presos e levados a um campo de concentração nazista na segunda guerra mundial. As regras no campo eram simples,  enquanto  você puder trabalhar , você pode viver. Quando você se tornar fraco, você é exterminado.

Rosenberg viu seu pai e sua mãe marcharem para a morte e ele sabia que seu filho mais novo David, seria o próximo, pois ele sempre foi um menino doente.


Todas as noites Rosenberg voltava ao alojamento depois de horas de trabalho duro, procurando pelo rosto de seus familiares  e cada vez que ele os via, seu coração se enchia de alegria e  agradecia a Deus por mais um dia de vida neste lugar de morte.
Um dia Rosenberg voltou  e não mais viu a sua família. Ele finalmente avistou seu filho mais velho, Joshua em um canto chorando e orando. Ele disse: ” Josh, diga-me que isso não aconteceu”. Joshua virou e falou: “ É verdade papai. Hoje David não foi forte o bastante para fazer o seu serviço e eles o levaram”
“Mas onde está sua mãe ?” perguntou Rosenberg.
 "Quando eles vieram buscar o David papai, ele ficou com medo e chorou e a mamãe falou, “Não há de que ter medo filhinho, mamãe está do teu lado” e ela tomou a mão dele e foi junto com ele .

ISTO É A SER MÃE! Que Deus possa abençoar todas as mães.
E QUE VOCÊ, QUE TEM OU JÁ TEVE UMA MÃE AMOROSA, MAS AINDA NÃO CONHECE O AMOR DE DEUS, SAIBA QUE FOI DEUS QUEM CONCEDEU A TUA MÃE ESSE AMOR. SAIBA QUE DEUS É A FONTE DO VERDADEIRO AMOR E ATRAVÉS DE JESUS, SEU FILHO, ATRAVÉS DA MORTE DE JESUS NA CRUZ E DA SUA VITÓRIA NO TERCEIRO DIA EM QUE RESSUSCITOU, VOCÊ PODE RECEBER ESSE AMOR. SAIBA QUE SE VOCÊ CRER QUE JESUS É O CRISTO, O MESSIAS PROMETIDO POR DEUS E A ELE SE RENDER E O RECEBER COMO SENHOR E SALVADOR EM SEU CORAÇÃO, ENTÃO VOCÊ SERÁ SALVO E SE ASSENTARÁ COM ELE EM SUA MESA.

QUE DEUS TE ABENÇOE!

20 de abril de 2014

O DIA DA VITÓRIA BILLY GRAHAM

DOMINGO DE PÁSCOA
O DIA DA VITÓRIA
Billy Graham




Nosso maior inimigo é a morte. A morte implica em certo temor. A Bíblia diz que: "O aguilhão da morte é o pecado," e a partir do momento em que o primeiro casal sepultou seu filho em uma cova, as pessoas vêm temendo a morte. É o grande monstro misterioso cujos grandes dedos gelados fazem muitos se estremecerem aterrorizados.

O testemunho unânime da história é que a morte é inevitável. Gerações vêm e vão, e cada uma tem deitado seus mortos na tumba.

A Bíblia sempre relaciona a morte com o pecado. Ela diz que: "Como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim a morte infectou a todos os homens porquanto todos pecaram."
Estamos procurando prolongar a vida mediante fórmulas químicas nos laboratórios científicos de todo o mundo. Mas até que a ciência não pode encontrar uma solução para o problema da morte. Ainda assim, os cientistas descobriram um segredo que prolonga a vida terrena, ao mesmo tempo só conseguiriam êxito em estender nossos dias de tristeza e aflição.

Centenas de filósofos de todas as épocas
têm procurado esquadrinhar mais e além do véu da morte. Suas especulações enchem volumes com respeito às possibilidades de vida além da sepultura.
A morte ronda entre ricos e pobres, eruditos e ignorantes. A morte não faz distinção de raça, cor nem credo. Suas sombras nos acercam dia e noite. Nunca sabemos quando chegará o momento temido.

Procuramos dissimular o desastre custeando um seguro de vida, e temos inventado outros mecanismos para tornar mais confortáveis nossos últimos dias; todavia sempre está presente a dura realidade da morte.

Muitos se perguntam: Há alguma esperança? Existe alguma porta de escape? Há uma possibilidade de imortalidade?

Não vou levá-los a um laboratório científico, nem à aula de um filósofo, nem ao consultório de um psicólogo. Em seu lugar, vou levá-lo à tumba vazia de José de Arimateia. Maria, Maria Madalena e Salomé tinham ido à tumba para ungir o corpo do Cristo crucificado. Elas ficaram surpresas ao ver a tumba vazia. Um anjo se colocou ao lado do sepulcro e lhes disse: "Buscais a Jesus nazareno? E logo adiantou: Ele ressuscitou, não está mais aqui."

Esta foi a maior notícia que o mundo jamais tinha ouvido. Jesus Cristo havia ressuscitado dentre os mortos, como havia prometido.

A ressurreição de Jesus Cristo é a verdade primordial da fé cristã. Ela descansa na mesma raiz do Evangelho. Sem uma fé na ressurreição não pode haver salvação pessoal. A Bíblia diz: "Se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor, e creres em teu coração que Deus o levantou dos mortos, serás salvo." Temos que crer nisto ou nunca poderemos ser salvos.

Para muitas pessoas a ressurreição tem chegado a ser pouco mais que um símbolo consolador da imortalidade da alma. Porém, a ressurreição abarca muito mais que a perpetuidade da vida. Crer na imortalidade por si mesma poderia ser algo trágico e horrível. A Bíblia ensina que a fé deve ser acompanhada de uma segura convicção de que Deus uma existência eterna em sua presença gloriosa, através do conhecimento pessoal de seu Filho.

Começamos com o fato de que ao terceiro dia, Jesus Cristo havia ressuscitado dos mortos, saiu do sepulcro e apareceu aos desanimados e assombrados discípulos que haviam perdido toda a esperança de revê-lo. Sem nossa aceitação da realidade da ressurreição, essa celebração não é mais que uma ilusão. Como escreveu o apóstolo Paulo há muito tempo: "E se Cristo não ressuscitou, então é vã nossa pregação e vã também será a nossa fé"

Quando se contempla a ressurreição de Cristo como um feito histórico, o Domingo da Ressurreição se converte no dia dos dias e se deve reconhecer e celebrar como a maior vitória de todos os tempos.

A ressurreição foi, em um sentido, uma vitória suprema para a raça humana. Foi uma vitória sobre a morte: "Mas agora Cristo tem ressuscitado dos mortos; e foi feito as primícias dos que dormem." Sua ressurreição dos mortes é a garantia que também para nós a sepultura será aberta e que seremos também ressuscitados: Porque assim como em Adão todos morreram, também em Cristo todos serão vivificados."

A Ressurreição foi também uma vitória sobre o pecado: "O salário do pecado é a morte." O pecado de Adão no jardim do Éden teve como resultado a culpa, a condenação e a separação da presença de Deus. De fato, ali também se deu a gloriosa promessa de que apareceria a semente da mulher, e que Deus poria inimizade entre sua semente (Cristo) e a serpente (Satanás).

No conflito resultante, a semente da mulher seria ferida no calcanhar, porém a troca feriria a cabeça da serpente, infligindo-lhe uma chaga mortal. Isto se cumpriu e manifestado abertamente na ressurreição de Cristo.

A ressurreição também nos dá vitória sobre as dúvidas
. Parece que há milhares de cristãos escravos das dúvidas. Não quero dizer que tais pessoas duvidam da existência de Deus ou das verdades bíblicas. Podemos aceitar tudo isso enquanto seguimos duvidando em nossa relação pessoa com o Deus em quem professamos crer. Algumas pessoas têm dúvidas quanto ao perdão de seus pecados, outras duvidam que sua esperança de ir ao céu, e ainda outras desconfiam de sua própria experiência interior.

Durante seu ministério terreno, Jesus fez uma série de assombrosas afirmações e promessas a seus discípulos, que podem ter lhes parecido inacreditáveis enquanto ele estava no sepulcro. Jesus lhes havia dito: "Eu vim para que tenham vida... todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá eternamente." Porém agora ele que havia feito essas promessas estava morto, e o sepulcro estava fechado sobre aquele que havia prometido vida eterna a todos os que creram nele. SE ele não tivesse ressuscitado, teríamos motivos suficientes para duvidar da validade de suas promessas.

Mas quando ele saiu do sepulcro
, todas suas promessas e suas palavras saíram com ele e hoje vivem em gloriosa vitalidade, poder e autoridade.

A ressurreição é também uma garantia da vitória sobre nossos temores. Os temores são íntimos aliados das dúvidas. O presidente da faculdade de história de uma de nossas grandes universidades uma vez me confidenciou esta opinião: "Nós temos nos convertido em uma nação de covardes." Não aceitei sua declaração, porém ele arguiu que muitas pessoas têm se mostrado resistentes a seguir um curso não se trata de algo popular. Inclusive se estamos convencidos de que algo é correto, procuramos não nos comprometer porque ficamos com temor. Se as probabilidades nos favorecem, nos colocamos a seu favor, porém se implica em algum risco em defender o que é correto, procuramos nos colocar a salvo.

Você que tem medo da morte, medo de perder a saúde ou de perder os amigos, examine as palavras de Paulo: "Porque Deus não nos tem dado um espírito de covardia, mas de poder, e de amor, e de domínio próprio." Deus nos tem dado uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos. Este e outras passagens similares assinalam o fato de que nenhum cristão tem razão alguma perante os olhos da vontade de Deus; "Se Deus é por nós, quem será contra nós.
O poder do Espírito Santo levantou o corpo de Cristo dentre os mortos. Esse mesmo Espírito Santo, agora operando em nós, pode nos livrar dos poderes da ansiedade e do temor, e fazer com que nos regozijemos na segura e gloriosa esperança que ele tem preparado para nós.

A ressurreição nos garante a vitória em nosso dia a dia. A vitória que Cristo conquistou para nós quando ressuscitou do sepulcro pode ser vista em nossa vida diária. Pode ser manifesta em nós e por meio de nós em todo lugar, e em toda circunstância pelo seu poder ressuscitador para a glória de Deus.
Podemos estar conscientes cada dia de seu poder vitorioso operando em nós, por nós e por meio de nós para sua glória. Podemos exclamar como o apóstolo Paulo: "Mas graças sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo".

Se você fizer
 este compromisso com Cristo hoje, por favor, conte-nos a respeito.


cruzue@gmail.



17 de abril de 2014

John Samuel Mbiti Jesus salva do pecado, da doença, da bruxaria e da miséria.


 

John Samuel Mbiti

Reflexões sobre a Salvação no

African Christianity. Cristianismo africano.

By Adewale J. Adelakun Por Adewale J. Adelakun

Abstract

In his book titled Bible and Theology in African Christianity , John Mbiti shares his beliefs Em seu livro intitulado Bíblia e Teologia no Cristianismo Africano, John Mbiti compartilha suas crenças about theological issues such as faith, prayer and salvation and how they are understood insobre questões teológicas, como a fé, a oração e a salvação e como eles são compreendidos no African Christianity. cristianismo africano. He is able to prove that Africans have internalized Christian beliefs to Ele é capaz de provar que os africanos têm internalizado as crenças cristãs para the extent that Christianity is no more regarded as a foreign religion but a traditional religionna medida em que

 o cristianismo não é mais considerado como uma religião estrangeira, mas uma religião tradicional.

He opines that African traditional religion contributed to the spread of Christian beliefs in

Este trabalho conclui que a compreensão dos cristãos africanos sobre salvação é que o evangelho traz  total deliverance, not from sin alone, but from all misfortunes, is informed by the untoward socilibertação,     não só do pecado e da condenação eterna, mas da doença, da maldição e da miséria.

 

Introduction Introdução

John S. Mbiti is one of the doyens of Christian theology in Africa. John S. Mbiti é um dos decanos da teologia cristã em África. His immense Sua imensa contributions to the formation of academic African theology and philosophy cannocontribuição     para a formação da teologia e da filosofia Africana não podem ser underestimatedsubestimadas.

 


 All religions also have a belief that people must be saved from Todas as religiões têm também uma crença de que as pessoas devem ser salvas de something: it can be salvation from sin, hell, dangers, poverty and anything thaalgo: pode ser a salvação do pecado,

do inferno, dos perigos, da pobreza e de tudo o que é  unpalatable within intragável dentro da vida. The pages of the scriptures of religions such as Judaism, Christianity

 

 

Biblical Concept of Salvation Conceito Bíblico da Salvação

No antigo testamento a salvação dizia respeito a It also means deliverance from factors which constrain and confine. libertação de doenças,

de problemas e de povos inimigos.

 

Another important word that portrays vividly the idea of salvation in the OT is ga'al which Outra palavra hebraica importante que realça a idéia de salvação no AT é “ Gaal”

means 'to redeem.' Que significa 'resgatar'. Redemption is conceived as deliverance from adversity, oppression, Redenção é concebida como libertação da adversidade, a opressão, death, and captivimorte e cativeiro.

 

NaThe Septuagint, the Greek translation of the Hebrew Bible, used  Septuaginta, a tradução grega da Bíblia hebraica, foi usado soteria for salvatsoteria” para a salvação, que In classical Greek soteria means 'deliverance' or 'preservation'. significa "libertação"

ou "preservação". It can Pode be used for a man's safe return to his own home or his own country after an absence andser usado

como um retorno seguro de um

homem para sua própria casa ou do seu próprio país depois de uma ausência e uma

journey. jornada. It can also mean a 'guarantee of safety' or a 'security against danger.' Também pode significar uma "garantia de segurança" ou "segurança contra o perigo."

 

The New Novo Testamento

Testament (NT) writers incorporated both the word and its meanings in the OT into their No NT, outra palavra foi usada foi

writings. sozein” que significa tanto para salvar um homem no sentido eterno, como para curar oa man in the physical sens homem no sentido físico.

See Ukachukwu C. Manus, Intercultural Hermeneutics , (Nairobi: Acton Publishers,

Barclay summarizes the distinctive and characteristic NT usages of soteria and sozein Barclay resume os usos distintos e característicos NT de soteria e sozein

as follows: first, soteria is the aim of God and the purpose of Jesus Christ. da seguinte forma: em primeiro lugar, soteria ( salvação) é o objetivo de Deus e o propósito de Jesus Cristo. God's intention A intenção de Deus from the beginning was to save men and it is always his will to save desde o início era para salvar os homens.When Jesus Christ

Em segundo lugar, soteria ( a salvação ) pode ser recusado por seres humanos, já que Deus will not force anybody to come to salvationão vai forçar ninguém

a vir para a salvação. Humans can neglect it. Os seres humanos podem negligenciá-lo. In addition, the place of

O lugar  Jesus in God's soteria is centraJesus na soteria ( salvação ) de Deus é central. Without him and his work, soteria is not possible.

 “Não há nenhum outro nome no céu ou na terra pela qual os seres humanos podem ser salvos”. Yet, he needs his human agents to achieve his purpose of saving the worlNo entanto, ele precisa de seus

agentes humanos para alcançar seu propósito de salvar o mundo. In other words,

 

Why does man need salvation? Por que o homem precisa salvação? Man needs salvation because of sin.

1-             O homem precisa de salvação por causa do pecado. When God Quando Deus created "man" he entered into a covenant with "him" in which obedience was required fcriou o homem,

ele entrou em uma aliança com ele em que a obediência era exigida a partir do the Maohomem.

A obediência levaria a vida eterna na comunhão com Deus, enquanto a desobediência would bring death and slavery to Sattraria a morte e a escravidão a Satanás. Man lost his communion with GoO homem perdeu sua Comunhão

com Deus, quando ele disobeyed him (Genesis 3desobedeceu.

 

2-             Man also needs salvation because of his guilt which came as aO homem também precisa de salvação por causa de sua culpa que veio como um

result of his sin against God. resultado de seu pecado contra Deus.

 

Lastly, man needs salvation because of his estrangement.   3-  Por fim, o homem precisa de salvação por causa de seu afastamento. Due to Devido a

his sin man's predicament may be described as one in which he finds himself a victim of situação de seu homem o pecado pode ser descrito como aquele em que ele se encontra uma vítima de anxiety, dread, despair, frustration, alienation, absurdity, meaninglessness aansiedade,

 medo, desespero, frustração, alienação, absurdo, sem sentido e estrangement.estranhamento.

 

.

 

The Salvation in the NT, according to Barclay, is 'total salvation'. A Salvação no NT, de acordo com Barclay, é "salvação total". It saves a man, Ele salva um homem,

body and soul. Soteria is salvation from 'physical illness' (Mat. 9:21; Luke 8:36, in both of . corpo e alma. A salvação  incluicas curas da "doença física" (Mat. 9:21, Lucas 8:36, em ambos which cases the verb is sozein que casos o verbo “ sozein”´e usado. Jesus was concerned with men's bodies as well as with men’sJesus estava preocupado com os corpos dos homens, bem como as suas almassouls..

 

Adelakun: Mbiti's Conception of Salvation in African Christianity... 28Concepção de Salvação no Cristianismo Africano de Mbiti ...

MbitiBarclay notices that most Christians in the Western world no longer believe in observa que a maioria dos cristãos no mundo ocidental já não acreditam em

salvation as wholeness when he says that it is significant that the Church rediscover the salvação como plenitude de vida e acredita que a salvação só afeta o espírito do

homem e não o corpo. Foerster and Fohrer, like many other scholars, do not see Jesus Jesus é somente

as the savior of the body and soul. um restaurador do relacionamento quebrado between God and maentre Deus e o homem;

 

 Shis work of atonement should be regarded as salvation from sin onlyua obra de expiação deve ser visto como a salvação do pecado apenas and not from any other dangere não de qualquer outra consequência do pecado. In other words, “in Western traditions, both Catholic and Em outras palavras, "nas tradições ocidentais, tanto católicas como

protestantesProtestant, the main emphasis has been on overcoming the alienation created between Go, a ênfase principal tem sido a superação da alienação criado entre Deus

and humankind by sin.” e da humanidade pelo pecado. "

 

A Salvation, to the Western traditions, does not encompass Salvação, com as tradições ocidentais, não abarca everything that soteria means from the OT point of view.tudo o que significa a palavra

soteria” em seu sentido amplo que é o resgate integral do homemIt is “the rescue of fallen man  caído pthrough Christ from all that would ruin his soul in this life and in the life to come.”or meio de Cristo a partir de tudo o que poderia arruinar a sua alma nesta vida e na vida por vir. "

 

A Reflection on Mbiti's Concept of Salvation in African Christianity Uma Reflexão sobre Conceito de Mbiti de Salvação no Cristianismo Africano

Mbiti's conception of salvation in African Christianity is that salvation is wholeness. Concepção de salvação no Cristianismo Africano de Mbiti é que a salvação é a totalidade.

Man is created as a physical and spiritual being. O homem é criado como um ser físico e espiritual. He needs to be saved both physically and Ele precisa ser salvo, tanto física quanto spirituespiritualmente.

 

.

 

 He notes that “The presentation of salvation in the hands of overseas missiEle observa que "A apresentação de salvação nas mãos de missionários do exterior has not always struck this balance, and in many places it has stressed the spiritual dimensnem sempre foi de  atingir esse

equilíbrio, e em muitos lugares eles enfatizavam  a dimensão espiritual to the neglect of the physical.em detrimento da física . "

 

The point being made here is that that Western idea of salvation only addresses the soul and O ponto a ser feita aqui é que essa idéia ocidental da salvação se dirige apenas a alma não comunga com a cosmovisão africana de ver o evangelho. Os africanos tendem a crer fortemente na salvação

Do homem por inteiro, corpo, alma e espírito.

African Christians belieCristãos africanos acreditam that if Jesus is the Savior he must be able to save both the soul and the body.Que -

Se Jesus é o Salvador, ele deve ser capaz de salvar tanto a alma como o corpo. Mbiti regards

Mbiti crê que essa visão de salvação é bíblica e plausível. He writes that

Quando um Africano abre a Bíblia, ele encontra algo que fala directly to himdiretamente a ele. This is particularly so in the case of the biblical portrait of

He further asserts: Ele afirma ainda:

…certain varieties of missionaries from Europe and America have proclaimed a ... Certas tipos de missionários da Europa e América têm proclamado um evangelho incompleto. restrictive understanding of salvation from sin and largely for the soul

Mbiti makes it clear here that Africans discovered for themselves from the Bible the true Mbiti deixa claro aqui que os africanos descobriram por si mesmos a partir da Bíblia, o verdadeiro meaning of salvation which their white missionaries never told themsignificado

da salvação que os  missionários brancos nunca disseram a eles. He is silent, however, on

The missionaries builOs missionários construídos hospitals instead of preaching deliverance from sickness;hospitais

 em vez de pregar a libertação da doença; they built schools so that the Eles construíram escolas, para que as

darkened minds of the Africans would be enlightened and would be freed from beliefs in mentes obscurecidas dos africanos fossem iluminadas e então eles seriam libertados de crenças em witchcraft and magicbruxaria e magia,mas não nos ensinaram sobre o poder de Cristo sobre os demônios que causam essas trevas.

 

 

Na sociedade tradicional Africana, sempre houve widespread belief in witchcraft andcrença generalizada em bruxaria

 e feitiçaria. The calamities in the society and a great number of As calamidades na sociedade e um grande número de infant mortality were arrogated to either the witches or the angry gods who needed to mortalidade

 infantil eram reputadas a um dos bruxas da região  ou aos deuses irados que precisavam ser pacified. pacificados.

 

Witches and wizards were parts Bruxas e bruxos eram partes of the world Mbiti describedo mundo que

Mbiti descreve. If Christianity will make sense and have impact, it must enter the Se o cristianismo vai fazer sentido e ter impacto, ele deve entrar no

African world-view. Visão de mundo africano. Mbiti opines further

 

PorIn addition, Mbiti notes that salvation is proclaimed in the name of Jesus. isso, Mbiti observa que a salvação é proclamada em nome de Jesus. Jesus is Jesus é

seen as the savior who can save one from all dangers. visto como o salvador que pode salvar o homem de todos os perigos. Para o africano, Jesus tem poder para salvar a alma do inferno, tem poder para quebrar todas as maldições, tem poder para anular as bruxarias, tem poder para curar todas as enfermidades e tem poder para redimir o homem da miséria. Jesus veio para devolver ao homem a dignidade que havia perdido.

which Mbiti does not mention.