John Samuel Mbiti
Cristianismo africano.
Por Adewale J. Adelakun
Em seu livro
intitulado Bíblia e Teologia no Cristianismo Africano, John Mbiti
compartilha suas crenças sobre questões teológicas, como a fé,
a oração e a salvação e como eles são compreendidos no cristianismo africano. Ele é capaz de provar que os africanos
têm internalizado as crenças cristãs para na medida em que
o cristianismo não é mais considerado como uma
religião estrangeira, mas uma religião tradicional.
Este trabalho conclui que a compreensão dos cristãos
africanos sobre salvação é que o evangelho traz total libertação, não
só do pecado e da condenação eterna, mas da doença, da maldição e da miséria.
Introdução
John S. Mbiti é um dos decanos da teologia cristã
em África. para a formação da teologia e da filosofia
Africana não podem ser subestimadas. Sua imensa
contribuição
Todas as religiões têm também uma crença de que as
pessoas devem ser salvas de algo:
pode ser a salvação do pecado,
do inferno, dos perigos, da pobreza e de tudo o que
é intragável dentro da vida.
Conceito Bíblico da Salvação
de problemas e de povos inimigos.
Outra palavra hebraica importante que
realça a idéia de salvação no AT é “ Gaal”
Que significa 'resgatar'. Redenção é concebida como libertação da
adversidade, a opressão, morte e cativeiro.
Na Septuaginta, a tradução grega da Bíblia
hebraica, foi usado “ soteria” para a salvação, que significa "libertação"
ou "preservação". Pode ser usado
como um retorno seguro de um
homem para sua própria casa ou do seu
próprio país depois de uma ausência e uma
jornada.
Também pode significar uma "garantia de segurança" ou "segurança
contra o perigo."
Novo Testamento
No NT, outra palavra foi usada foi
“ sozein”
que significa tanto para salvar um homem no sentido eterno, como para curar
o
homem no sentido físico.
Barclay resume os usos distintos e característicos
NT de soteria e sozein
da seguinte forma: em primeiro lugar, soteria
( salvação) é o objetivo de Deus e o propósito de Jesus Cristo. A intenção de Deus desde o início era para salvar os homens.
Em segundo lugar, soteria ( a salvação ) pode ser
recusado por seres humanos, já que Deus não vai forçar ninguém
a vir para a salvação. Os seres
humanos podem negligenciá-lo.
O lugar Jesus na soteria ( salvação ) de Deus é central.
“Não há nenhum outro nome no céu ou na terra
pela qual os seres humanos podem ser salvos”. No entanto, ele precisa de seus
agentes humanos para alcançar seu
propósito de salvar o mundo.
Por que o homem precisa salvação?
1-
O homem precisa de
salvação por causa do pecado.
Quando Deus criou
o homem,
ele entrou em uma
aliança com ele em que a obediência era exigida a partir do homem.
A obediência
levaria a vida eterna na comunhão com Deus, enquanto a desobediência traria
a morte e a escravidão a Satanás. O homem perdeu sua Comunhão
com Deus, quando
ele desobedeceu.
2-
O homem também precisa de
salvação por causa de sua culpa que veio como um
resultado de seu pecado contra Deus.
3- Por
fim, o homem precisa de salvação por causa de seu afastamento. Devido a
situação de seu
homem o pecado pode ser descrito como aquele em que ele se encontra uma vítima
de ansiedade,
medo, desespero, frustração, alienação,
absurdo, sem sentido e estranhamento.
.
A Salvação no NT, de acordo com Barclay, é
"salvação total". Ele salva um homem,
. corpo e alma. A salvação incluicas curas da "doença física"
(Mat. 9:21, Lucas 8:36, em ambos que casos o verbo “ sozein”´e usado.
Jesus estava preocupado com os corpos dos homens,
bem como as suas almas .
Concepção
de Salvação no Cristianismo Africano de Mbiti ...
Mbiti observa que a maioria dos cristãos no mundo ocidental
já não acreditam em
salvação como plenitude de vida e acredita que a
salvação só afeta o espírito do
homem e não o corpo. Jesus é somente
um restaurador do
relacionamento quebrado entre Deus e o homem;
S ua obra
de expiação deve ser visto como a salvação do pecado apenas e não de qualquer
outra consequência do pecado. Em outras palavras,
"nas tradições ocidentais, tanto católicas como
protestantes ,
a ênfase principal tem sido a superação da alienação criado entre Deus
e da humanidade pelo pecado. "
A Salvação, com as tradições ocidentais, não abarca tudo o que significa a palavra
“soteria” em
seu sentido amplo que é o resgate integral do homem caído p or meio de Cristo a partir de tudo o que poderia arruinar
a sua alma nesta vida e na vida por vir. "
Uma Reflexão sobre Conceito de Mbiti de
Salvação no Cristianismo Africano
Concepção de salvação no Cristianismo Africano de
Mbiti é que a salvação é a totalidade.
O homem é criado como um ser físico e espiritual. Ele precisa ser
salvo, tanto física quanto espiritualmente.
.
Ele
observa que "A apresentação de salvação nas mãos de missionários do exterior
nem sempre foi de atingir esse
equilíbrio, e em
muitos lugares eles enfatizavam a
dimensão espiritual em detrimento da física . "
O ponto a ser
feita aqui é que essa idéia ocidental da salvação se dirige apenas a alma não
comunga com a cosmovisão africana de ver o evangelho. Os africanos tendem a
crer fortemente na salvação
Do homem por
inteiro, corpo, alma e espírito.
Cristãos
africanos acreditam Que -
Se Jesus é o
Salvador, ele deve ser capaz de salvar tanto a alma como o corpo.
Mbiti crê que essa
visão de salvação é bíblica e plausível.
Quando um Africano
abre a Bíblia, ele encontra algo que fala diretamente a ele.
Ele afirma ainda:
... Certas tipos
de missionários da Europa e América têm proclamado um evangelho incompleto.
Mbiti deixa claro aqui que os africanos
descobriram por si mesmos a partir da Bíblia, o verdadeiro significado
da salvação que os missionários brancos nunca disseram a eles.
Os missionários construídos hospitais
em vez de pregar a libertação da doença; Eles
construíram escolas, para que as
mentes obscurecidas dos africanos fossem iluminadas
e então eles seriam libertados de crenças em bruxaria e magia,mas não nos ensinaram
sobre o poder de Cristo sobre os demônios que causam essas trevas.
Na sociedade tradicional Africana, sempre
houve crença generalizada em bruxaria
e feitiçaria. As
calamidades na sociedade e um grande número de mortalidade
infantil eram reputadas a um dos bruxas da
região ou aos deuses irados que
precisavam ser
pacificados.
Bruxas e bruxos eram partes do mundo
que
Mbiti descreve. Se o cristianismo vai fazer sentido e ter
impacto, ele deve entrar no
Visão de mundo africano.
Por isso, Mbiti observa que a salvação é
proclamada em nome de Jesus.
Jesus é
visto como o salvador que
pode salvar o homem de todos os perigos. Para o africano, Jesus tem poder para
salvar a alma do inferno, tem poder para quebrar todas as maldições, tem poder
para anular as bruxarias, tem poder para curar todas as enfermidades e tem
poder para redimir o homem da miséria. Jesus veio para devolver ao homem a
dignidade que havia perdido.
Enaltecendo a Filosofia Africana, valorizando os valores e a cultura Africana, negados pelp pensamento desumano e frio do Ocidente, por ai nos anos 30.
ResponderExcluirRealmente uma publicação que "excita" muita peregrinagem mental.
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