O
SEGREDO DA VERDADEIRA LIBERDADE
A W
Tozer
Ao
afirmar que a fé no Evangelho efetua uma mudança da força motriz da vida, do ego para Deus, estou apenas afirmando
os fatos puros e simples. Todo homem dotado de entendimento sabe do flagelo que
o aflige interiormente; A força do EGO , ao qual a Bíblia chama carne (ser
pessoal, natureza humana), um senhor cruel e um inimigo mortal. Jamais o Faraó
dominou tão tiranicamente Israel como este inimigo oculto domina os filhos e as
filhas dos homens.
Nosso
Senhor Jesus Cristo, "por nós
homens e pela nossa salvação, desceu dos céus e tornou-se homem, e foi
crucificado por nós e ressuscitou ao terceiro dia conforme as Escrituras, e
subiu aos céus e assentou-se à direita do Pai" PARA QUE JESUS FEZ ISTO?
-Para que nos pronunciasse
livres e nos deixasse em nossa escravidão? Nunca. Deus não disse a Moisés,
"... desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir
daquela terra e uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel... Chega-te a
Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor:Deixa ir o meu povo..."?
DEUS NÃO QUER SOMENTE QUE VOCÊ SAIA DO MUNDO, ELE QUE TE LIBERTAR DA
INFLUÊNCIA QUE AS COISAS DO MUNDO TEM DENTRO DE VOCÊ
Para os seres humanos
cativos do pecado Deus jamais tenciona menos que plena libertação. A mensagem
cristã retamente entendida significa isto: O Deus que pela palavra do Evangelho proclama livres
os homens, Quer tirar o jugo do pecado do coração do homem e torná-lo LIVRE.
Aceitar menos que isso é conhecer o Evangelho somente em palavra,sem o
seu poder. Aqueles a quem a Palavra vem em poder, experimentam este
livramento.
Esta migração interior da alma, da
escravidão para a liberdade é de fato o NOVO NASCIMENTO.
E a maior de todas as prisões da carne, das quais Cristo quer nos
libertar É o desejo de
aprovação social.
Isto não é mau em si
mesmo, e poderia ser perfeitamente inocente se estivéssemos vivendo num mundo
sem pecado, mas desde que a raça humana apartou-se de Deus, caiu, e se juntou
aos Seus inimigos,ser amigo do mundo é ser colaborador do mal e inimigo de
Deus. Todavia, o desejo de agradar os homens está
por trás de todos os atos sociais, desde as mais altas civilizações até
os mais baixos níveis em que se acha a vida humana. Ninguém pode escapar disso.
O fora da lei que burla as regras da sociedade e ao filósofo que se eleva em
pensamento acima do comum, parecem ter evitado a armadilha, mas na realidade apenas estreitaram o
círculo daqueles a quem eles desejam agradar. O fora da lei tem os seus
comparsas diante dos quais procura brilhar; o filósofo, o seu grupo de
pensadores superiores cuja aprovação é necessária para a sua felicidade. Para
ambos, a raiz dos motivos permanece intacta. Cada um deles aufere sua paz da
idéia de que goza a estima dos seus companheiros.
Cada ser humano olha para
os seus companheiros humanos porque não tem ninguém para quem olhar. Davi podia
dizer: "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na
terra", mas os filhos deste mundo
não têm Deus, só têm uns aos outros, e andam apegando-se uns aos outros e
procurando uns aos outrospara se sentirem seguros, como crianças apavoradas. Mas sua esperança lhes
falhará, pois são como um grupo de homens dos quais nenhum sabe manejar um
avião em vôo e que,de repente, se vêem nos ares sem piloto, cada qual esperando
que os outros os levem a salvo ao solo.
A sua confiança
desesperada, mas equivocada, não os pode salvar da destruição que certamente
lhes sobrevirá. Com este desejo de agradar os homens tão profundamente
implantado dentro de nós, como podemos desarraigá-lo e mudar o nosso impulso
vital para agradar a Deus,em vez de agradar os homens?
Bem, ninguém pode fazê-lo
sozinho, nem com a ajuda doutras pessoas, nem por meio da educação ou de
exercícios, nem por qualquer outro método conhecido debaixo do Sol. O que se requer é uma inversão da
natureza (que,por ser uma natureza decaída, não é menos poderosa), e esta
inversão tem que ser um ato sobrenatural. Esse ato o Espírito Santo executa mediante o
poder do Evangelho quando recebemos Jesus e deixamos Ele ser SENHOR DE TODA
NOSSA VIDA. Então Ele remove a
velha natureza e instaura a nova. Então Ele invade a vida como a luz do Sol
invade uma paisagem e expulsa os velhos motivos como a luz expulsa a escuridão
do firmamento.O modo como age na experiência é mais ou menos assim: O
homem que crê é subitamente dominado por uma vigorosa sensação de que só
Deus importa
Logo isto passa a agir em sua vida mental e condiciona todos os seus
juízos e todos os seus valores. Agora ele se vê livre da escravidão das
opiniões humanas. Um forte desejo de agradar somente a Deus toma posse dele. É
esta mudança completa em sua
fonte de prazer que torna invencíveis os homens de fé.
Assim os santos e mártires
puderam ficar sós, abandonados por todos os amigos terreais , e morrer por Cristo debaixo
do aborrecimento universal da humanidade. Quando, para intimidá-lo, os juízes de Atanásio o
advertiram de que o mundo inteiro estava contra ele, Atanásio ousou replicar:
"Então é Atanásio qui está contra o mundo inteiro!" Esse brado
cruzou os séculos e hoje pode fazer-nos lembrar que o Evangelho tem poder para
livrar os homens da tirania da aprovação social e os torna livres para fazerem
a vontade de Deus.Isolei este único inimigo para consideração, mas este é
somente um, e existem muitos outros. Eles parecem existir por si mesmos e ter
existência separada uns dos outros, mas é só aparência. Na verdade são apenas ramos da mesma vinha
venenosa,desenvolvendo-se da mesma raiz má, e morrem juntos quando morre a
raiz. Essa raiz é o ego, e a Cruz é seu único destruidor capaz. A
mensagem do Evangelho é, pois, a mensagem de uma nova criação em meio a uma
antiga, a mensagem da invasão da nossa natureza humana feita pela vida eterna
de Deus e a substituição da velha natureza pela nova. A nova vida captura a
natureza do homem de fé e se dedica à sua benévola conquista, conquista que não
é completa enquanto a vida invasora não tiver tomado posse total e não tiver
emergido uma nova criatura. E este é um ato de Deus, sem ajuda humana, pois é
um milagre moral e uma ressurreição espiritual.
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