A ETERNIDADE DE
JESUS
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1:1-3, 14)
INTRODUÇÃO
Todo ser humano começa a existir no momento da concepção. A origem da vida inicia-se pela união de um óvulo da mãe a um espermatozóide do pai, como sabemos. Jesus Cristo, entretanto (por ser Deus), já existia ANTES do momento de Sua concepção (como lemos nos versículos acima).
Na passagem bíblica onde é relatada a criação do homem, lemos: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn 1:26). O verbo “façamos” (na 3ª pessoa do plural) refere-se ao Deus Triúno: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Logicamente, Jesus Cristo também estava presente no momento da criação.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1:1-3, 14)
INTRODUÇÃO
Todo ser humano começa a existir no momento da concepção. A origem da vida inicia-se pela união de um óvulo da mãe a um espermatozóide do pai, como sabemos. Jesus Cristo, entretanto (por ser Deus), já existia ANTES do momento de Sua concepção (como lemos nos versículos acima).
Na passagem bíblica onde é relatada a criação do homem, lemos: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn 1:26). O verbo “façamos” (na 3ª pessoa do plural) refere-se ao Deus Triúno: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Logicamente, Jesus Cristo também estava presente no momento da criação.
Em Miquéias 5:2, lemos uma das profecias sobre o nascimento de Jesus Cristo, mostrando Sua eternidade:
“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5:2).
“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5:2).
A Bíblia nos diz que todas as coisas vieram a existir através de Jesus Cristo, (inclusive os seres humanos e, aqui, Maria, a mãe de Jesus Cristo, está incluída): “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” (Cl 1:16).“Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (Jo 1:3). “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.” (Jo 1:10).
-Se Jesus criou todas as coisas, então ele é anterior a criação e anterior ao tempo em que nasceu, e por conseguinte anterior a seu pai e sua mãe.
O profeta Isaías, ao narrar sobre a
vinda do Messias, descreveu algumas de Suas características divinas e,
portanto, eternas: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o
principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso,
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is 9:6).
Esse menino é O PAI DA ETERNIDADE. Forte isso,
não!
Interessante notarmos que as Escrituras, ao se referirem a Melquisedeque, Rei de Salém, mostram-nos que ele foi um tipo, um símbolo do Messias que viria (o Senhor Jesus Cristo), por apresentar as mesmas características (humanamente falando) que o Filho de Deus possui: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.” (Hb 7:3).
Jesus Cristo não teve princípio, nem fim, pois Ele é Deus. Sendo Deus, Ele é Eterno. Em Ap 1:8, vemos o próprio Jesus Cristo falando sobre Sua Eternidade e Onipotência: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Ele, também, disse: “... Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Jo 8:58).
Interessante notarmos que as Escrituras, ao se referirem a Melquisedeque, Rei de Salém, mostram-nos que ele foi um tipo, um símbolo do Messias que viria (o Senhor Jesus Cristo), por apresentar as mesmas características (humanamente falando) que o Filho de Deus possui: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.” (Hb 7:3).
Jesus Cristo não teve princípio, nem fim, pois Ele é Deus. Sendo Deus, Ele é Eterno. Em Ap 1:8, vemos o próprio Jesus Cristo falando sobre Sua Eternidade e Onipotência: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Ele, também, disse: “... Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Jo 8:58).
Quando a bíblia ensina em Deuteronômio que “ o
Senhor nosso Deus é o único Senhor” e Jesus é chamado de Senhor em todo o novo
testamento, temos então que Jesus é Deus, igual ao Pai.
E quando a palavra revela em João que ninguém
jamais viu a Deus a não ser o Filho que o revelou ( Jo 1.18 ), temos que todas
as aparições de Deus no antigo testamento são na verdade aparições do Filho e
não do Pai. Como no caso de Gênesis 18.1 “ apareceu o Senhor a Abraão nos
carvalhais de Manre...”. Este ser que apareceu, junto com dois anjos era na
verdade o Senhor Jesus. Como pode Abraão ter visto a Jeová Pai e falado com Ele
se ninguém nunca viu a face de Deus o Pai. Deus, o filho, porém é a revelação
de Deus Pai para a humanidade.
Todos nós sabemos que não se pode adorar um
anjo e que eles mesmo não aceitam adoração pois estão a sérvio de Deus. Quando
Josué viu aquele homem com uma espada desembainhada ele perguntou “ ...És tu
dos nossos ou dos nosso adversários?
“ Respondeu
Ele: Não, sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então Josué se prostrou
com o rosto em terra, e o adorou e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?”(
Js 5.14 )
Ora, um príncipe é filho de um REI. Eis
aí estava novamente o Senhor Jesus Visitando sua paróquia terrena.
Ainda em Gênesis, quando Abraão foi sacrificar
Isaque, do céu bradou o Anjo do Senhor: ...” Abraão! Abraão! Ele respondeu:
Eis-me aqui!
“ ...Então lhe disse: NÃO ESTENDAS A MÃO SOBRE
O RAPAZ E NADA LHE FAÇAS, POIS AGORA SEI QUE TEMES A DEUS, PORQUANTO NÃO ME NEGASTE O FILHO, O TEU ÚNICO FILHO.” ( Gn 22.11,12
)
Notem amados
irmãos, que o Anjo do Senhor aqui era o próprio Senhor Jesus, o próprio Deus,
pois no verso 2 do mesmo capítulo, lemos que quem pede a Abraão um sacrifício
foi o próprio Jeová. “ ...Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, a
quem amas, e vai-te a terra de Moriá; oferece-o ali em Holocausto...” Gn
22.2 e agora Ele diz “ porquanto não me negaste o teu único filho
que te pedi...”
Então se
a expressão aqui “ ANJO DO SENHOR”
claramente se refere ao Filho Eterno de Deus, qual a razão de em outros
lugares essa expressão designar um anjo comum.
Temos
muitos outras passagens, que provam que Jesus e o Anjo do Senhor são a mesma
pessoa, mas vamos encerrar com a passagem de Juízes 13.17,18 “ Perguntou Manoá ao
Anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que quando se cumprir tua palavra, te
honremos? Respondeu-lhe o Anjo de Senhor e lhe disse: Porque perguntas assim
pelo meu nome, que é maravilhoso” .
Lembremos
agora de Isaias, quando profetizou a respeito do messias que havia de vir e
disse;” Porque um menino nos nasceu, um filho se
nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte,
Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías
9:6
Pitanga,
18/08/2019 - Criação e adaptação: Gelson
Lara
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