por
Leonard
Ravenhill
Pedro na prisão! Que abalo!
Estamos muito longe da cena real para
capturar a atmosfera de horror que os Cristãos sentiram neste dia.
Pedro foi movido do Pentecostes para a
prisão, dos insultos para a lança. Ele foi guardado por dezesseis soldados.
Pergunte a si mesmo o porque de um homem indefeso necessitar de um semelhante
grupo para vigiá-lo. Poder-se-ia ser que Herodes temeu o sobrenatural, visto
que ele soube que Jesus escapou de um grupo semelhante que O guardava?
Se Pedro tivesse sido cercado por cento
e dezesseis soldados, o problema não seria aumentado nem a fuga seria menos
certa. Pedro não estava confinado somente pelas duas correntes, mas também
pelas grossas paredes da prisão, pelas três divisões da prisão e finalmente por
um portão de ferro.
Quando Pedro estava na prisão, a igreja organizou
um plano para libertá-lo? Não. Quando Pedro estava encarcerado, os crentes
ofereceram uma petição a Herodes ou sugeriram um preço para oferecer aos
legisladores para sua liberdade? Não. Pedro tinha libertado outros na hora da
oração; agora outros deveriam crer na sua libertação.
Com freqüência através do livro
de Atos, que poderia ser chamado Os Atos da Oração, encontramos
oração e mais oração. Escave no livro e descubra este poder que motivava a
igreja primitiva. No capítulo doze de Atos encontramos um grupo que orava.
Apesar de um exército acampado contra Pedro, nisto aqueles crentes confiavam:
havia um Deus que poderia e que livraria. A operação de resgate que nunca
falhou foi a oração. Não havia limites nas orações daqueles que fizeram
intercessão por Pedro. A oração era feita sem cessar pela igreja à Deus por
ele. Eles não estavam preocupados se Herodes morreria ou não. Eles não oraram
para que eles pudessem escapar do destino de Pedro. Eles não pediram que eles
tivessem outro êxodo para uma nação mais hospitaleira. Eles oraram por uma
pessoa: Pedro. Eles oraram por uma coisa: sua libertação. A resposta provou o
prometido: "E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis".
Alguns pobres intérpretes desta
história têm disto que quando aqueles que oravam ouviram que Pedro estava à
porta, não acreditaram. Eu não posso aceitar esta suposição. Estou certo de que
eles oraram com esperança. Eu gosto de pensar que eles ficaram por um momento
chocados com a instantaniedade da resposta. Eles poderiam ser escusados se
tivessem levantado suas sobrancelhas quando Pedro disse: "Eu escapei facilmente
com a escolta de um anjo" (Próxima vez que você passar na porta mágica
automática em seu supermercado, lembre-se que a primeira porta a abrir-se de
seu próprio acordo foi funcionada de cima!).
Libertações operadas por anjos
parecem não encontrar lugar na nossa teologia moderna. Talvez gostaríamos que o Senhor respondesse
nossas orações com o mínimo embaraço para nós. Além do mais, quem esperará que
as filas angelicais sejam perturbadas para trazer libertação a uma alma que
ora? Porém,
aconteceram resultados sobrenaturais para muitos dos santos que oravam nos dias
apostólicos. O Senhor usou um terremoto devastador para a libertação do
apóstolo. A oração é uma dinamite.
Não há nenhuma arma fabricada contra a
oração que possa neutralizá-la. Algumas coisas podem atrasar as respostas à
oração, mas nada pode parar o supremo propósito de Deus. "Se tardar,
espera-o".
O primeiro requerimento na
oração é crer.
- Crer que Deus é "galardoador dos que O
buscam".
- Crer que Deus está vivo e que, portanto tem poder não somente para a libertação de Pedro, mas também para a nossa.
- Crer que Deus é amor e que Ele tem cuidado dos Seus.
- Crer que Deus é poder e, portanto nenhum poder pode opor-se a Ele.
- Crer que Deus é verdadeiro e, portanto não pode mentir.
- Crer que Deus é bom e que Ele nunca abdicará Seu trono ou falhará em Sua promessa.
- Crer que Deus está vivo e que, portanto tem poder não somente para a libertação de Pedro, mas também para a nossa.
- Crer que Deus é amor e que Ele tem cuidado dos Seus.
- Crer que Deus é poder e, portanto nenhum poder pode opor-se a Ele.
- Crer que Deus é verdadeiro e, portanto não pode mentir.
- Crer que Deus é bom e que Ele nunca abdicará Seu trono ou falhará em Sua promessa.
Refletindo sobre a história de Pedro,
fui repreendido, humilhado, envergonhado e atormentado. Por que? Porque há
grandes santos de hoje em dia, Watchman Nee por exemplo, que por anos têm
sofrido e têm permanecido cativos pelos comunistas e outros.
Muitos dos santos de hoje estão
quietos na prisão. O mesmo destino tem sucedido a algumas testemunhas
escolhidas de Deus no Vietnã e em Congo.
Tais perigos a outros membros do
Corpo demandam preocupação, concentração e consagração para um plano
comprometido de oração em favor deles. Eu temo que orações não têm sido feitas
a Deus sem cessar por estes sofredores membros da família.
O Sr. Bunyan nos mostra seu Cristão
cativo pelo Gigante Desespero no Castelo da Dúvida. A chave para sua libertação
foi Promessa. Nós Cristãos estamos no cativeiro em muitos níveis hoje pessoais,
domésticos, da igreja e de iniciativa missionária. Mas as correntes se quebram
e as masmorras caem quando a oração é feita pela igreja à Deus:
- Oração sem cessar;
- Oração que destrói nossa situação atual;
- Oração que nos drena de qualquer outro interesse;
- Oração que nos emociona por suas imensas possibilidades;
- Oração que veja Deus como Aquele que do alto governa, Todo-Poderoso para salvar;
- Oração que ria das impossibilidades e grite: "Será feito";
- Oração que veja todas as coisas debaixo dos Seus pés [de Deus];
- Oração que é motivada com o desejo pela glória de Deus.
- Oração que destrói nossa situação atual;
- Oração que nos drena de qualquer outro interesse;
- Oração que nos emociona por suas imensas possibilidades;
- Oração que veja Deus como Aquele que do alto governa, Todo-Poderoso para salvar;
- Oração que ria das impossibilidades e grite: "Será feito";
- Oração que veja todas as coisas debaixo dos Seus pés [de Deus];
- Oração que é motivada com o desejo pela glória de Deus.
A oração de um crente pode tornar-se um
ritual. O lugar da oração é mais do que território onde atiremos todas nossas
ansiedades, preocupações e temores. O lugar da oração não é um lugar para
deixar cair uma lista de compras diante do trono de um Deus com infinito
suprimento e ilimitado poder.
Eu creio que o lugar da oração não
seja somente um lugar onde eu perca meus fardos, mas também um lugar onde eu
receba um fardo. Ele compartilha meu fardo e eu compartilho a Seu fardo.
"Meu jugo é suave e meu fardo é leve". Para conhecer este fardo,
devemos ouvir a voz do Espírito. Para ouvir esta voz, devemos calar e saber que
Ele é Deus.
Esta hora calamitosa nos assuntos dos
homens demanda uma igreja mais saudável do que a que temos. Esta manifestação
evidente do mal na juventude e na violação dos mandamentos de Deus por todo o
mundo requer uma fé que não recua. (Pedro na prisão)
Podemos deixar nossas espadas de oração
enferrujadas nas bainhas da dúvida? Poderemos deixar nossas desentoadas harpas
de oração penduradas nos salgueiros da descrença?
-
Se Deus é um Deus de inigualável poder e inacreditável força,
- Se a Bíblia é a imutável Palavra do Deus vivo,
- Se a virtude de Cristo é tão nova hoje como quando Ele primeiro fez a oferta de Si mesmo a Deus depois de Sua ressurreição,
- Se Ele é o único mediador hoje,
- Se o Espírito Santo pode nos ressuscitar como Ele fez como nossos pais espirituais, Então todas as coisas são possíveis hoje.
- Se a Bíblia é a imutável Palavra do Deus vivo,
- Se a virtude de Cristo é tão nova hoje como quando Ele primeiro fez a oferta de Si mesmo a Deus depois de Sua ressurreição,
- Se Ele é o único mediador hoje,
- Se o Espírito Santo pode nos ressuscitar como Ele fez como nossos pais espirituais, Então todas as coisas são possíveis hoje.
Os mares estavam agitados, os ventos
estavam uivando, os marinheiros estavam chorando, os mastros estavam voando, as
estrelas estavam escondendo-se. As pessoas estavam encolhendo-se e gritando,
gemendo e suspirando. Somente um homem estava louvando. Todos estavam esperando
a morte, exceto Paulo. No meio de uma cena de desespero, se alguma vez houve
uma, Paulo clamou: "Senhores, eu creio em Deus" (Atos 27).
Como as coisas parecem estar totalmente
diferentes estes dias, eu vou me unir a Paulo. Eu vou dizer com fé:
"Senhores, eu creio em Deus". Você se unirá a mim?
Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 12 de Março de 2003.
Cuiabá-MT, 12 de Março de 2003.
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