18 de setembro de 2016

O RICO E LÁZARO Lc 16.19
John bunyan

Resultado de imagem para O RICO E LÁZARO


Resultado de imagem para john bunyan HOUSEOra, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Resultado de imagem para O RICO E LÁZARO
******  Havia um homem  RICO... Vs19
A julgar pelas aparências, o homem rico é muito mais feliz que Lázaro. Ele tem boas roupas, o pobre tem trapos,  ele é rico e tem o seu dinheiro, o mendigo só  tem o que  os  outros  dão,  ele tem a melhor comida e o pobre come migalhas.  Você certamente poderia dizer: Ah , que bom se eu fosse esse homem rico, estaria muito feliz em estar no seu lugar! Poderia até dizer  a minha alma : “Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.Lc 12.19
Essa pode ser  a conclusão de que  m julga apenas as aparências.  Mas a palavra de Deus fala outra coisa sobre os que são grandes nesta terra. “E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.     Lc 16.15.

No reino de Deus os valores são contrários ao reino deste mundo. No reino de Deus,  o rico está numa condição muito pior que  o mendigo. O perigo é olhar com nossos olhos e julgar pelas aparências, sem  observar o que diz a palavra de Deus:
1-     Quem observa o exterior , julga de forma errada 24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.  Joao 7.24
2-      Aqueles que confiam em seu sucesso baseados nas aparências externas são totalmente decepcionados 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;   Ap 3.17.
3-       um homem rico que é realizado segundo a carne neste mundo, não está livre de perder a sua alma   Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lc 12.20

ESSA É A ARMADILHA QUE O DIABO VEM PRENDENDO MILHARES DE ALMAS: JULGAR OS OUTROS PELA APARÈNCIA EXTERNA. OU DE ACORDO COM AS BÊNÇÃOS MATERIAIS.
 OS GRANDES DESTE MUNDO  PEMNSAM GRANDES COISAS SOBRE SI MESMOS. ELES PENSAM QUE SÓ ELES SÃO FELIZES, PORQUE ELES JULGAM A SI MESMOS PELA APARÊNCIA EXTERNA, MAS DEUS VÊ AS COISAS DE MODO DIFERENTE:

“Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
1 Co 1:26-28
 Resultado de imagem para O RICO E LÁZARO
Deus porém chama os humildes, os simples, os pobres, os sofredores, os perseguidos, os reJeitados, mas deixa de lado os sábios e poderosos ele rega as plamtas pequenas e derruba as  mias altas e imponentes.
Ainda que Deus dê aos mundanos os tesouros desta terra, esses tesouros só terão valor transitório  enquanto que a alma fiel se deleita em Cristo e tem A SUA HERANÇA GARANTIDA NAS MÃOS DO SENHOR  Levanta-te, Senhor, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, com a tua espada;Dos homens com a tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto. Estão fartos de filhos e dão os seus sobejos às suas crianças.
Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.
  Sl 17.14,15
Você que deseja muito as riquezas deste mundo, lembre-se de que elas passarão e murcharão:
 “Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. Tg 1.10-11

****E Havia também certo MENDIGO...Vs20
- Ele tinha nome...
Seu nome era Lázaro, Deus o conhecia deste o ventre materno e o chamava pelo nome: A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.Isaías 43:7
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. João 10:3
Resultado de imagem para O RICO E LÁZARO 
- Ele Era mendigo...
Ele não tinha nada, era mendigo, assim somos nós mendigos de coisas materiais, pobres das coisas deste mundo e ricos das coisas do céu. Não se pode servir a dois senhores.  O mendigo tinha fome das migalhas, nós temos fome da justiça, nós somos aqueles  pobres de espírito  3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mt 5.3
Nós somos aqueles que buscam o ouro celestial e não ligamos para o ouro deste mundo. Paulo considerou refugo as coisas desta terra e nós também devemos considerar. Somos mendigos espirituais buscando as migalhas da mesa do Senhor.E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.Mateus 15:27 
Em nossa carne, Deus nos declara miseráveis, pobres, cegos e nus.17  Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;   Ap 3.17

Ele tinha chagas...
As chagas falam das desgraças desta vida, das tentações, dos traumas, das perseguições, das aflições. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

 Ele jazia a porta dele...
Essa palavra fala do lugar temporário em que Deus coloca o mendigo e também nos coloca para curar nosso caráter egoísta e perverso. Esse mendigo era, pelas aparências externas muito inferior ao rico e ele era muitas vezes motivo de chacota e risos dos amigos desse próspero e dele próprio. E assim somos nós também colocados a porta de muitos dos sábios e ricos deste mundo, para  sermos  humilhados e curados, para que Cristo seja formado em nós. É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30
Ele estava na porta e não na casa...
Isso significa que o mundo quer você perto, prá ver você sofrer, te dá as migalhas que sobram,  mas nunca recolhem você para dentro de casa. Sempre deixam você do lado de fora, nunca vão te ouvir, nunca vão te respeitar. Por isso nunca se engane e pense que aqueles que são do mundo são teus amigos ou que algum dia vão te amar. Eles sempre te deixarão na porta, do lado de fora da casa.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:19
Jazia a porta...
O mendigo jazia, caminhava para a morte, sofria e o rico não fazia nada para ajudar. O rico além de não convidar para entrar, também nunca quis dar uma ajuda real. Note que o rico tinha condições, tinha oportunidade, mas aquele mendigo não interessava a ele. O máximo que fazia era dar alguma esmola. Do mesmo jeito é com você, não pense que receberá ajuda verdadeira deste mundo ou de um de seus filhos, Se eles odiaram ao Senhor, certamente te odiarão. Se eles não ajudaram o Senhor, certamente não te ajudarão e você morrerá nas portas deles, se não suplicar socorro ao Senhor.
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
Mateus 10:16,17
Resultado de imagem para john bunyan HOUSE
O mundo não se sensibiliza com as aflições dos filhos de Deus, essa é a mensagem do mendigo que jazia a porta. Ao contrário, o mundo vai sempre fechar as portas para o cristão fiel. Quem você tem no céu alem de Jesus, e na terra, quem é aquele que pode te socorrer?
Este mendigo era um Filho de Deus, apesar de se alimentar das migalhas de um filho do mundo. Ele sofreu nesta terra e aprendeu a tirar das situações difíceis,  lições que o levaram ao céu. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.”
Filipenses 4:11,12
O Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
João 16:20,21

Resultado de imagem para john bunyan HOUSE
****Aconteceu morrer o mendigo... Vs 22
Morreu também o rico e foi sepultado...
A morte não é uma escolha, ela vem para o crente e para o incrédulo e é aqui que as grandes diferenças começam. Aqui, quando a eternidade abre suas portas, vamos conhecer realmente quem são as pessoas diante do senhor Jesus. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,”
Hebreus 9:27
Lázaro morreu e foi levado pelos anjos ao paraíso, o rico morreu e foi levado pelos demônios ao inferno. Quem vem buscar você no dia de sua morte? Um anjo ou um demônio? Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Efésios 2:2
Essa é a primeira grande diferença entre aquele que serve a Deus e aquele que não serve – Ao que serve, os anjos vem buscá-lo, ele não atravessará o rio sozinho. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7
Os anjos não somente vem amparar os crentes no dia da morte eles estão acampados o tempo todo ao redor daqueles que são fieis.
O rico foi ao inferno porque não tinha  um  intercessor. O crente tem Jesus, que intercede por ele “ Eu rogo por eles “ Jesus já rogou por você, por isso tua alma está segura.
Mas aqueles que estão fora da igreja de Cristo, estes não tem nenhum intercessor, nenhum anjo para buscá-los, nenhum Espírito Santo para consolá-los.
E nem promessas para ampará-los 43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Jesus fez  esta promessa a um ladrão, ele creu, ele foi  crente por apenas alguns instantes e depois já morreu. No instante seguinte já estava no paraíso.  Jesus também faz essa mesma promessa para você e certamente Ele é fiel para cumprir todas as suas promessas. E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. R omanos 4:21
Lázaro morreu e foi ao seio de Abraão Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. Salmos 116:15
A morte de lázaro é descrita como honrosa, mas não se tem muito a dizer da morte do rico. A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá.
Provérbios 10:7
Ele simplesmente foi sepultado. Não se tem muito a dizer de um homem que rejeita a Cristo nesta terra. Seu corpo apodreceu na terra e sua alma queimará para sempre no inferno. Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se robustecem em poder?.Fazem sair as suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos andam saltando.Levantam a voz, ao som do tamboril e da harpa, e alegram-se ao som do órgão.Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura.
E, todavia, dizem a Deus: Retira-te de nós; porque não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos.
Jó 21:7-14
Resultado de imagem para john bunyan HOUSE

****No inferno, levantou os olhos... Vs 23
Aqui, vemos que existe um inferno esperando todo aquele que não caminha com Jesus na terra.
O inferno é um lugar de tormentos. Nem bem chegou e já estava em tormentos.
O inferno é um lugar que os incrédulos vão imediatamente após a morte.
E o pior de tudo é que de onde ele estava, ele podia ver o céu, o que torna o inferno ainda pior.
Lá no inferno ele viu Lázaro no céu, aquele mendigo que ele nunca quis recolher para dentro de sua casa.
O TORMENTO do inferno fez ele LEVANTAR OS OLHOS. O rico não levantava os olhos para o céu enquanto vivia aqui na terra. Seus bens, sua confiança em si mesmo cegaram-lhe as vistas.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Marcos 8:35,36
QUE PENA, OLHOU PARA O LUGAR CERTO MAS NA HORA ERRADA, ERA TARDE DEMAIS. MUITOS QUE SÃO ABENÇOADOS NESTA VIDA NÃO OLHAM PARA CIMA, MAS PENSAM QUE CONSEGUIRAM AS COISAS COM SEU TRABALHO E SEU MERECIMENTO

NÃO DEIXE SUA CONSCIÊNCIA SER CAUTERIZADA COMO O FEZ AQUELE RICO
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
1 Timóteo 4:1,2
O RICO, PELA BOA VIDA QUE LEVAVA CONFIOU EM SUA CARNE E CAUTERIZOU A SUA CONSCIÊNCIA NÃO DANDO CRÉDITO AOS AVISOS DE DEUS QUE CERTAMENTE VIERAM A ELE.
ESSE É O PERIGO QUE VOCÊ E EU TAMBÉM CORREMOS

****Pai Abraão, tem misericórdia de mim...
23 Um morre na força da sua plenitude, estando inteiramente sossegado e tranqüilo. Jó 21.13
O rico estava sossegado, mas a morte bateu em sua porta e no próximo segundo ele já estava em tormentos no inferno
Quando um homem vive com a mente mundana ele tem um grande conceito sobre si mesmo e este alto conceito é o  seu passaporte para o inferno , porque essa falsa segurança pode fazer pensar que são cristãos e que seu pai é Abraão, assim como pensava aquele rico, porém, apesar de chamar Abraão de pai ele já estava no inferno
  E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
Mateus 3:7-9
Antes ele não orava, não lia a bíblia e fazia pouco caso do mendigo que estava a sua porta,  mas AGORA ELE CLAMA, AGORA ELE CHAMA ABRAÃO DE PAI, AGORA ELE PEDE POR MISERICÓRDIA.
QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ CLAMOU, QUE VOCÊ CHAMOU DEUS DE PAI E PEDIU MISERICÓRDI A SOBRE TUA VIDA DE PECADO?
ESSE RICO HOJE PODE SER VOCÊ, MAS ESSE LÁZARO TAMBÉM PODE SER VOCÊ.
ENTENDA ALGO, TODOS VÃO MUDAR DE OPINIÃO SOBRE DEUS, ALGUNS VÃO MUDAR AINDA EM VIDA E SERÃO SALVOS OUTROS, COMO O RICO MUDARÃO DE OPINIÃO SOMENTE NO INFERNO, COMO FEZ O RICO, SÓ QUE ERA TARDE DEMAIS.

****PEDE PARA LÁZARO MOLHAR O DEDO...
Antes era uma arrogância, dava ordens, humilhava os outros, não queria perdoar, fazia o que dava na cabeça, agora CLAMA POR UMA GOTA DÁGUA.  E nem isso lhe será dado. Esse é o preço por virar as costas para Jesus.
Ah se este rico pudesse voltar atrás
O que ele daria para sair de lá?
Mas ele não pode mais voltar atrás, não adianta mais orar, nem clamar, nem pedir apenas por uma gota dágua.
Ele teve sua oportunidade e não aproveitou
E você, qual será o fim de tua vida, será como este rico que irá se humilhar e se converter somente no inferno ou será como lázaro, que humildemente tomou a Sua cruz e seguir o Senhor e mesmo sendo humilhado aqui na terra não blasfemou mas a tudo confiou em Cristo para sua salvação.
Resultado de imagem para john bunyan HOUSE
TEM UM HINO QUE DIZ: “ AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE, HOJE CRISTO TE QUER LIBERTAR..”
AMANHÁ PODE SER TARDE PARA CLAMAR, HOJE É O DIA DE TUA SALVAÇÃO.
AMANHÃ PODE SER TARDE PARA CHAMAR DEUS DE PAI, DE TER INTIMIDADE COM ELE. HOJE ELE DIZ:  BUSCAR-ME-EI E ME ACHAREIS QUANDO ME BUSCARDES DE TODO CORAÇÃO.
AMANHA PODE SER TARDE PARA PEDIR MISERICÓRDIA, VENHA HOJE PAR PERTO DO SENHOR, ENTREGE A ELE A TUA VIDA AGORA MESMO, NÃO DEIXE A ATITUDE MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA PARA AMANHÃ.