Marcadores

18 de janeiro de 2014

Guilherme Farel " Deus amaldiçoe o teu descanso "


"Deus amaldiçoe teu descanso e a tranquilidade que buscas para estudar, se diante de uma necessidade tão grande te retiras e te negas a prestar socorro e ajuda".




Esta frase foi dita por um homem chamado Guilherme Farel, a João Calvino, um dos gigantes da Reforma Protestante, pois ele queria seguir uma vida solitária de monge, antes de ser confrontado por Farel
.


Guilherme Farel ou William Farel (1489 - 13 de setembro de 1565) - Guillaume Farel em francês - foi um evangelista francês, e um dos fundadores da Igreja Reformada nos cantões de Neuchâtel, Berna, Genebra e Vaud na Suíça. Ele é freqüentemente lembrado por ter persuadido João Calvino a permanecer em Genebra em 1536, e o fazê-lo retornar em 1541, após ter sido expulso em 1538. Eles influenciaram o governo de Genebra até o ponto de ele se tornar um estado teocrático, a "Roma protestante", onde se refugiaram os protestantes e os não-protestantes foram perseguidos.[1] Junto com Calvino, Farel trabalhou para treinar pregadores missionários que difundiram a causa protestante para outros países, especialmente a França

Estudar estes homens de fé e seus feitos heróicos, é  realizar uma viagem  inesquecível pela profundezas da história.


 monumento a reforma


GUILHERME FAREL

Guilherme, filho de uma família aristocracia chamada Farel, residente num dos distritos alpinos da França, o Delfinado. Nasceu em 1489.

Teve ele três irmãos, Daniel, Walter e Cláudio, e uma irmã. Na sua infância e adolescência cresceram todos juntos, sendo educados, devotamente pelos  pais dentro da tradição da igreja Católica  Romana.

Guilherme, era um jovem de espírito dedicado à religião, cresceu no seio familiar se entregando às superstições, crenças e a venerações dos  santos, como nenhum outro. Porém, Farel  ele era questionador,  tinha sede de  vida, de saber, de luz. Nessa época,  ele pediu a seus pai permissão para  estudar, o que a princípio  trouxe reservas ao pai, não era costume da  época um jovem nobre deixar seu rosário e espada para dedicar-se a tal  ofício.

No Delfinado, Farel  se dedicou com ardor aos estudos. Tal era sua  sede  do saber que logo os seus mestres se lhe mostraram maus educadores e  incapacitados. Não desistiu e conseguiu superar essa dificuldade toda ao ponto de vir a tonar-se um destaque.

Não bastasse o ensino já recebido, Farel tinha os olhos na famosa universidade de Paris. Com a permissão dos pais, ele chegou a Paris por volta de 1510.

Na universidade de Paris, Farel iria encontrar um mundo totalmente diferente aqueles distrito  dos  Alpes franceses, o que mudaria a  sua vida por completo.

Pouco tempo depois, Farel se encontrou com Lefèvre, um mestre que a pouco começara a combater as  barbáreis supersticiosas de sua época Lefèvre, expôs os filósofos com uma eloquência nunca antes vista. De  espírito irrequieto, Lefèvre não  se satisfez com os filósofos, mas foi direto  para as Escrituras  enfatizando o seu estudo direto,  a partir  mesmo das  línguas originais, que por esta época estavam recuperando seu valor.

Um novo mundo se descortinou sobre os olhos de Lefèvre. Ele  encontrara a verdadeira   mensagem do Evangelho. Isso transformou  radicalmente sua fé , que mesmo já sendo piedosa antes de conhecer o  Evangelho, não era verdadeira  e se firmava nas obras humanas e nos  ensinamentos da tradição da Igreja Católica Romana. Em pouco tempo, Lefèvre sacudiu a   vida dos seus discípulos ao expor sua novas  doutrinas, por  exemplo, a justificação pela fé e autoridade total da Bíblia sobre o papado.

Farel se afeiçoou  a Lefèvre observando-o sempre com muita  autoridade. Aquela nova doutrina tomava conta de seu coração, provocando conflitos inevitáveis,  pois sua fé se estremecia a procura da verdadeira  sabedoria. Com o tempo, Farel foi tomado de  convicção tal, que as  superstições e as antigas crenças nas tradições  da igreja se lhe mostravam  como mentirosas  e demoníacas. Mesmo diante  de pressões, provavelmente  Farel teria voltado por pouco tempo a fé católica, mas não suportou  convicção do pecado e da autoridade das Escrituras, que  eram mais fortes em  seu coração.

Vencidos os conflitos, Farel voltou-se completamente  para  a Bíblia, estudando grego e hebraico. A cada dia o seu coração era tomado de  convicção maior e amor pelas Escrituras.

Farel , Porém, não foi o único francês em que o espírito ardia  devido a nova luz. Os ensinamentos de Lefèvre ardiam em vários outros  corações  que seriam os responsáveis pela reforma na França. Portanto, a  reforma na França não foi foi nenhuma importação do estrangeiro, antes ela  começou dentro da própria universidade de Paris, em solo francês. Daí em  diante, na época do Imperador  Francisco I, a reforma na França vai ganhando  proporções cada vez maiores. Logo começaram as perseguições que foram tão fortes e avassaladoras como em nenhum outro lugar da Europa. Mesmo assim, a luz do Evangelho se espalhou  por vários lugares da França.

Por ocasião de uma perseguição, Farel retorna aos Alpes franceses a fim de buscar refúgio. Ali junto da família Farel pôr-se a proclamar o  Evangelho aos seus familiares, chegando a implorar aos seus irmãos que se  convertessem ao Evangelho, e por fim Daniel, Walter e Cláudio  foram ganhos  para o  reino de Deus  anunciado pelo irmão.

Farel não se contentou a conversão dos irmãos, somente mas  anunciou o Evangelho aos parentes e amigos em Gap e suas vizinhanças.  Mesmo diante das ameaças que logo surgiram, ele não parou e continuou pregando por toda aquela região, até para em Basiléia, onde lhe acendeu o  desejo de conhecer os reformadores da Suíça, Zwínglio e da Alemanha,  Lutéro.  Foi quando em 1534, fugindo da perseguição, Farel chegou a Suíça.

Na Suiça,  Farel  e os outros reformadores  pregavam a fé  evangélica. Encontrou  ele várias resistências e uma delas foi a do humanista  mais famoso da época Erasmo de Roterdã, que foi obrigado a engolir a seco a  vida desse piedoso e intrépido reformador delfinense,  quando  expôs ousadamente na universidade da Suíça os grandes  princípios da reforma.

Pouco tempo mais tarde, Farel foi a Zurique onde conheceu Ulrico Zwínglio. Porém, de volta a Basiléia, Farel foi  obrigado a sair da cidade, por  obra maldosa de Erasmo e seus amigos que guardavam uma aversão muito grande ao reformador. Daí, partiu ele para Strasburgo afim de continuar até  Wittenberg e encontrar-se com Lutero. Mas  ao que parece não foi até  lá.  Permanecendo em Strasburgo, onde recobrou as forças e fez contados, para  voltar a Suíça e a França.

Nesse ínterim, a Reforma já havia ganhado proporções muito amplas, chegando a quase todos os países da Europa. Mas especificamente à  influência de Farel, em 1526 na Suíça de fala francesa a Reforma ganhou espaço; 1528 Aigle, Ollon e Bex ajuntaram-se a Reforma; em 1529, foi a  vez de Lausanne; em 1532 ele chegou a Genebra, que vivia uma profunda crise política, moral e espiritual. Depois de muitas dificuldades, o conselho da  cidade aprovou a fé evangélica, e 1536. Durante esse tempo, a figura de  Calvino apareceu, quando Farel o  constrange a permanecer em Genebra para pastoreá-la.

Durante o tempo em Genebra, juntamente com Calvino, Farel acompanhou em tudo as ações do novo reformador, ao ponto de se exilar com ele em  Strasburgo, em 1538.

Guilherme Farel prosseguiu  sua obra reformadora dirigindo - se a  Neuchâtel, de onde foi visitar Calvino pela última vez , morrendo em 1565.



18 comentários:

  1. Quando falamos de Reforma Protestante, logo pensamos em Lutero.
    Mas, quando estudamos a Reforma Protestante, percebemos que ela começou bem antes de 31/10/1517.
    E percebemos também quantos Homens Santos foram usados por Deus para Reformar a sua Igreja e trazê-la de volta a Doutrina dos Apóstolos.

    ResponderExcluir
  2. Que dó não aver mais nos dias de hoje e sses grandes evangelistas.

    ResponderExcluir

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net