Marcadores

2 de maio de 2015

DANIEL NASH O HOMEM QUE VIU 100.000 PESSOAS SE CONVERTEREM A CRISTO










Daniel Nash pastoreou uma pequena igreja presbiteriana norte do Estado de Nova York por seis anos, e viajou como um evangelista itinerante por mais sete anos, até sua morte. Tanto quanto sabemos, ele nunca ministrou fora da região de Nova York . 
Sua lápide em um cemitério é negligenciada ao longo de uma estrada de terra atrás de um celeiro. Sua igreja não existe mais, sua localização é marcada por um marco histórico em um campo de milho; o edifício está desaparecido, sua madeira foi usada  em uma fábrica de rações quatro milhas abaixo da estrada. Nenhum livro conta a história de sua vida, nem fotos ou diários podem ser encontrados, seus descendentes não podem ser localizados, e suas mensagens estão esquecidos. 
 No entanto, este homem viu avivamento duas vezes em seu pastorado, e em seguida foi uma figura chave em um dos maiores avivamentos na história dos Estados Unidos. Em muitos aspectos, ele foi para os EUA que Praying Hyde ( John Hide ) foi para a Índia. Ele é conhecido quase exclusivamente pelo seu ministério de oração poderosa e triunfante.


O grande evangelista, Charles Finney, deixou seu ministério itinerante para o pastorado dentro de três ou quatro meses após a morte deste homem. Finney não contava com sua teologia, mensagens,  estilo, lógica, ou métodos para salvar almas. Ele dependia da fervorosa oração de Nash e seus amigos intercessores e do trabalho maravilhoso do Espírito Santo para trazer  grande convicção de pecado  sobre sua audiência, e  conversões profundas e duradouras. Isso pode muito bem explicar por que 80 por cento daqueles convertidos em suas reuniões tenham resistido ao teste do tempo. 

Anos mais tarde Moody seguiu um padrão semelhante, mas sem tal guerreiro de oração. Ele viu talvez 50 por cento dos seus convertidos permanecerem. Hoje, Billy Graham, um conhecido evangelista (bem financiado e altamente organizado) afirmou recentemente que ele ficaria muito satisfeito se 20 por cento dos seus convertidos fossem genuinamente convertidos. Neste dia de apostasia com muitas decisões, mas poucas conversões verdadeiras, com muitos programas, mas pouca oração, com muita organização, mas poucas lágrimas seria sábio aprender as lições do passado com este príncipe da oração chamado Daniel Nash.
Durante o seu primeiro ano de pastorado nesta igreja Daniel batizou  pelo menos 70 pessoas. Com o tempo porém a congregação optou por trocá-lo por um pastor mais jovem e ele com 46 anos viu o fim de seu ministério pastoral

Durante este final de seu pastoreio e o ministério que se seguiu, houve um segundo movimento de avivamento (1822-1823), onde mais de 200 foram convertidos. Isso ocorreu em um município de apenas 308 casas com uma população de aproximadamente 2.000 pessoas! Imagine como que Deus abençoou um pastor rejeitado com esse avivamento, e que apesar disso a igreja não tomou nenhuma medida para chamá-lo de volta! Através de tudo isso Deus estava quebrando e preparando  o coração de seu filho para tirá-lo do ministério público da pregação e colocá-lo no ministério privado da oração.


Essa rejeição por aqueles que amava e havia cuidado por muitos anos fez o seu trabalho de esmagamento de seu ego, e por um ano todo ele ficou tão danificado  espiritualmente que qualquer esperança humana de um ministério de oração parecia impossível. Neste momento Charles Finney estava a ser examinado por uma licença para pregar, e ele tem seu primeiro encontro com Daniel Nash como se segue:
"Nesta reunião do presbitério vi pela primeira vez Rev. Daniel Nash, que é geralmente conhecido como" Pai Nash. Ele era um membro do presbitério. Uma grande congregação se reuniu para ouvir o meu exame. Entrei em um pouco tarde, e vi um homem de pé no púlpito falando ao povo, como eu supunha. Ele olhou para mim, eu o observei, quando entrei; Assim que cheguei ao meu banco, observei que ele estava orando Fiquei surpreso ao vê-lo olhando por toda a casa, como se estivesse conversando com as pessoas;., enquanto na verdade ele estava orando”
Após esta reunião Nash foi atingido com um caso grave de olhos inflamados. Durante várias semanas, ele teve que ser mantido em um quarto escuro onde ele não podia ler nem escrever. Durante este tempo ", ele entregou-se quase inteiramente à oração Ele teve então um maravilhoso repotenciamento de toda a sua experiência cristã;. E logo que ele foi capaz de ver, que Deus o estava chamando para trabalhar pelas almas . "
Seus trabalhos não assumiram a forma de evangelismo pessoal ou de pregação evangelística. Em vez disso, começou um dos maiores ministérios de oração evangelistica registrados na história. Este antigo pregador rejeitado e quebrado deu-se a um trabalho que viria a influenciar a vida de centenas de milhares de pessoas.]
Certa vez Daniel Nash falou:
"Quando o Sr. Finney e eu começamos nosso ministério, não tínhamos intenção de ir pregar aos crentes. Nossa maior ambição era ir para onde não havia nem ministro ou pregador e tentar resgatar a ovelha perdida, com a qual ninguém se importava. “
Ele foi fundamental para o avivamento que se seguiu no ministério de Finney. Todos nós podemos olhar para a vida de Daniel Nash e ver um exemplo de como a oração é importante para ver o reino de Deus revelado. A partir de "Daniel Nash: "Quando Finney ia dirigir uma reunião , Father Nash ( Pai Nash ) ia  silenciosamente para a cidade e procurava fazer com que duas ou três pessoas de lá entrassem em um pacto de oração com ele. Às vezes ele tinha com ele um homem de oração  semelhante a ele, Abel Clary. Juntos, eles começavam a orar fervorosamente para que Deus se movesse naquela comunidade.

Esta equipe evangelística operava na base da oração e a intercessão prévia era o essencial para a preparação de uma área para o evangelismo.  Muitas vezes levaria 3 ou 4 semanas de oração para obter a área pronta.  Quando Deus os enviava a algum lugar, Pai Nash se dirigia silenciosamente para a cidade e procurava fazer com que duas ou três pessoas  entrassem com ele  em um pacto de oração. Às vezes ele levava com ele seu companheiro de oração, Abel Clary. Juntos, eles começariam a orar fervorosamente para que Deus se movesse na comunidade. 
Um registro disso  é contada por Leonard Ravenhill:
 "Eu conheci uma velha senhora que me contou uma história sobre Charles Finney que me desafiou ao longo dos anos. Finney foi para Bolton para pregar, mas antes que ele começar, dois homens bateram na porta de sua humilde casa de campo, querendo hospedagem. A pobre mulher olhou espantada, pois ela não tinha acomodações extras. Finalmente, por cerca de vinte e cinco centavos por semana, os dois homens, ninguém menos do que pai Nash e Clary, alugaram um porão escuro e úmido para o período das reuniões Finney (pelo menos duas semanas), e durante todo este período, esses parceiros de oração lutavam contra as forças das trevas ".
Outro registro diz: "Em certa ocasião, quando cheguei à cidade para começar uma campanha evangelística uma senhora entrou em contato comigo. Ela disse: 'Irmão Finney, você conhece um tal  Pai Nash? Ele e outros dois homens foram na minha casa e pediram um aposento por uns dias e eu arrumei para eles por saber que eram da igreja, mas nos  últimos três dias, eles não comeram nem um pedaço de pão. Abri a porta e espreitou para ver o que eles estavam fazendo  e só pude  ouvi-los gemendo, eu fiquei preocupada. A aflição estava em seus rostos. Eles têm estado dessa maneira por três dias, prostrado no chão e gemendo. Eu pensei que algo terrível  tivesse acontecido com eles. Eu fiquei com medo de falar com eles e não sabia o que fazer. Irmão Finney, Você poderia por favor  vir perguntar a eles o que aconteceu? ' "" Não, não é necessário, "Finney respondeu. "Eles só têm um espírito de intercessão e súplicas sobre eles. '"

Em uma carta  de Nash encontramos esta passagem:
"A obra de Deus avança no poder, mas em alguns lugares encontra terrível oposição. Sr. Finney e eu ambos temos sido freqüentemente perturbados em nossas reuniões religiosas. Às vezes, os opositores fazer um barulho na entrada da igreja, às vezes eles se reúnem em volta da casa jogando pedra e dando tiros com pistola. Temos visto se cumprir aquela palavra de que o mundo nos odeia em todo o tempo”.
Os inimigos do avivamento tem tentado falar mal do trabalho destes dois heróis da fé.  Eles temem e odeiam a oração de Nash tanto como a pregação de Finney.
O avivamento mais conhecido desse período na história americana foi o que ocorreu em Rochester, Nova York. Mais de 100.000 foram consideradas como tendo sido profundamente convertidos durante essas reuniões. Nash e Clary uniram-se em fervorosa oração e em agonia de alma. Orações que podem parecer estranhas aos nossos olhos hoje. Hoje, nossas orações suaves realizam tão pouco, porque talvez elas nos custam tão pouco, não trazem dor e nem agonia para a alma.
Finney esceveu:
" conheci pessoas que oravam até que  eles ficavam todos molhados de suor, no clima mais frio no Inverno.  Tenho conhecido pessoas que ficam horas na presença de Deus orando como se fosse uma verdadeira guerra, até suas forças se esgotarem e as suas mentes se exaurirem. Tais orações prevalecem com Deus. Esta agonia em oração era o segredo dos dias de Jonathan Edwards, nos avivamentos que então tiveram lugar ".


Em Rochester, NY, nos intercessores havia uma preocupação com os pecadores que estão perdidos e isso trazia grande estresse para as suas mentes e almas. Eles gemiam sob essa carga, eles arriscavam a  saúde e abriam mão do conforto porque criam que a batalha primeira precisava ser ganha nos céus. Deus honrou seus fardos e enviou o avivamento. Privadamente eles oraram e Deus respondeu publicamente. "Praticamente todo mundo na cidade foi convertido. O único teatro da cidade foi convertido em um estábulo, o único circo em uma fábrica de sabão e vela, e os bares e tabernas foram fechados."
Oswald J. Smith explica a importância de tais esforços em oração durante o ministério de Finney:
"Ele sempre pregou com a expectativa de ver o Espírito Santo derramado repente. Até que isso aconteceu pouco ou nada foi realizado. Mas o momento em que o Espírito caiu sobre o povo, Finney não  tinha mais nada para fazer, a não ser conduzir o povo para o Cordeiro de Deus. Assim, ele viveu e operou durante anos em uma atmosfera de renascimento ".
Recusamo-nos a aceitar que as manifestações sobrenaturais e inexplicáveis que muitas vezes ocorrem nos avivamentos devem ser combatidas. Não é surpreendente que nós não temos nenhum problema com pessoas vestindo-se excentricamente, com esportistas fazendo manobras radicais, com pessoas exagerando em seu trabalho, passando dos limites na busca por sonhos materiais, mas quando chega na área da religião temos que ser super civilizados, ultra comportados e sempre andar em limites pré–estabelecidos, senão seremos catalogados como fanáticos e perturbadores?
Nós iríamos morrer pela liberdade nacional, defendendo o País em uma guerra, mas nunca arriscar a vida para o progresso do Reino de Deus? É de se admirar que vemos tão pouco da grande obra de Deus! Por que alguém passar a noite em oração gemendo e chorando pela igreja  deveria ser uma coisa tão estranha ?

AS ESTRATÉGIAS DE DANIEL NASH


ORAÇÃO PARTICULAR
"Alguém perguntou a Finney que tipo de homem era este Pai Nash." Nós nunca o vemos ", disseram eles." Ele não entra em nenhuma das reuniões. "
"Finney respondeu:" Como qualquer pessoa que faz da oração o seu serviço, Pai Nash é uma pessoa muito tranquila. " Mostre-me uma pessoa que está sempre agitada e falando e eu vou lhe mostrar um cristão que nunca faz muita oração. "
A maioria das orações que tem sido feita, tem sido em um lugar privado. Eles não procuram tanto o olho e o ouvido dos homens, mas sim o ouvido de Deus. Eles procuram um canto onde estejam a sós com Deus. Nash usou uma adega, um quarto em uma pensão, uma casa nas proximidades, ou um bosque de árvores onde pudesse abrir o coração a Deus sozinho ou com alguns outros de carga e de coração semelhante. James A. Stewart enfatiza este ponto, "Tal como no caso de" John ( praying ) Hyde  "e Daniel Nash, os dois tinham  uma vida de isolamento do público cristão para o ministério de intercessão."


Fervor NA ORAÇÃO
Embora ele orasse em secreto, o fervor e a participação intensa do coração eram itens constantes na oração. “Uma  senhora da igreja  tornou-se ciente de seus gemidos enquanto orava. Seus inimigos afirmavam "que era impossível Nash orar em segredo uma vez que, quando ele começava a orar, no quarto na floresta, ele orava com tal veemência que ele podia ser ouvido qualquer um que passasse por perto." 



LISTA DE ORAÇÃO
Uma lista organizada e sistemática de pessoas e assuntos para orar  é uma ferramenta comum de guerreiros de oração eficazes. Preparação de nosso caso, listando os nossos pedidos, e rigor na oração ajudam a estabelecer um ministério significativo. Também nos ajuda a alegrar-se em evidência escrita de respostas à oração.
Nash utilizado um tal método:
"Nash teve notável poder na oração e tinha o hábito de fazer uma" lista de pessoas por cuja conversão ele orou diariamente em segredo.... As respostas a suas orações às vezes parecia quase milagrosa, pois ele não limitou o seu " list 'para aqueles a quem ele achava que poderia ser alcançado pelo avivamento, mas os casos mais obstinados e improváveis ​​foram feitos os temas de oração, com resultados que foram verdadeiramente espantoso. "
Finney disse de Nash e sua lista de oração, "Orar com ele e ouvi-lo orar nas reuniões, descobri que seu dom de oração foi maravilhoso e sua fé quase milagrosa." Nash iria orar por estes não apenas diariamente, mas para algumas muitas vezes ao dia. 

Outra questão de listas de oração é conhecer a vontade de Deus a respeito de quem colocar na lista de oração.
 Para ir pelas aparências é andar por vista e não pela fé. Para ser capaz de crer em Deus para a salvação de uma pessoa requer algum direção de Deus a respeito de quem colocar na lista. Nash parecia especialmente sensível nesta área, como ele iria colocar os nomes em sua lista de oração? Finney ao descrever Nash e sua lista disse:
"A verdade da questão é que o Espírito conduz o homem a orar, e se Deus leva o homem a orar para um indivíduo, a inferência é que o desígnio de Deus é que essa pessoa deve ser salva. Se somos movidos pelo Espírito  orar por alguém, temos boa evidência para acreditar que Deus está preparado para abençoá-lo. "


ORANDO COM OS OUTROS
Como já foi mencionado anteriormente, Nash sempre procurava amigos de intercessão para ajudar a transportar a carga pesada do mundo espiritual que cada pessoa tem e que é compartilhada pelo intercessor quando este ora por ela :"Um [deve] perseguir a mil e dois  dez mil." Os esforços de vários com um fardo para a vitória aumenta muito o poder da oração.


FOCO NA ORAÇÃO
O foco na oração é essencial para quem ora. A mente e o coração devem estar concentrados no alvo. Orações dispersas são de pouco valor. Uma lista é um ponto de partida nesta matéria, mas os itens na lista deve ser focada em um por um, se quisermos esperar resultados. 


ORAÇÃO DA FÉ
Nash estava convencido de que temos uma responsabilidade para o destino das almas. Ele sentiu que Deus confiou grandes ferramentas para nós, e o uso ou desuso deles era um assunto sério para o qual teríamos que prestar contas a Deus. Seu ministério de oração tinha isso como uma premissa básica. Eis aqui uma carta de Daniel Nash, a qual podemos conhecer um pouco da mente deste raro homem de:
"Desde que cheguei, estive pensando em oração -. Particularmente em orar para que o Espírito Santo pudesse descer, não só na igreja, mas em uma cidade, um país e até no  mundo todo. No sábado, pus-me a fazer isso, e o diabo estava muito irritado comigo. Agora estou convencido, que este é o meu dever e o privilégio e o dever de todos os outros cristãos, para orar por tanto do Espírito Santo quanto o que nos foi dado no dia de Pentecostes, e muito mais . Eu não sei por que não pode pedir cada vez mais para que Deus mande o seu Espírito, porque creio que se pedimos com fé, veremos a resposta completa .... Eu acho que nunca o fizeram,  pedir livremente o Espírito Santo para toda a humanidade . Meu corpo está com dor, mas estou feliz em meu Deus .... Eu apenas estou começando a compreender o que Jesus quis dizer quando disse: "Todas as coisas que pedirdes na oração, crendo, recebereis."
Para o nosso conhecimento estas são as últimas palavras registradas de Daniel Nash. Observe a sua humildade. Ouça sua carga. Considere o avivamento na Fulton Street Revival de 1850, ponderem sobre o que Deus fez na cidade de Rochester, onde mais de 100.000 pessoas se converteram, praticamente toda a poulação da cidade na época.
Chegamos agora à cena de sua morte. Na pequena aldeia de Vernon durante o inverno frio de um estado de Nova York dezembro, quando as temperaturas muitas vezes correr abaixo de zero, Daniel Nash continua esse ministério da oração.Charles Finney nos fala de seus últimos dias na terra:
"Disse me  um homem certa vez para mim: 'Oh, eu estou morrendo por falta de força, meu corpo é esmagado, o mundo está acabando para mim, e como eu posso continuar orando? 
Eu porém tenho conhecido um amigo, que embora esteja de cama,  absolutamente doente, com muita fraqueza e  sob a pressão. E eu o tenho visto, mesmo nestas condições precárias a fazer violência aos céus com as suas orações.  Devo dizer-lhe que quando ele estava para morrer, ainda orava mais e mais!
Ele costumava levar o mapa do mundo ao seu quarto para  olhar sobre os diferentes países e orar por eles, até que expirou em seu quarto.
Ele literalmente morreu orando.  Ele foi um escândalo para os ímpios, uma aberração para os carnais e professores descrentes;.! mas ele era um dos favoritos do Céu, e uma prevalecente príncipe de oração ".


12 comentários:

  1. Hoje estamos precisando de homens como Daniel nash

    ResponderExcluir
  2. Mais do que nunca precisamos de intercessores

    ResponderExcluir

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net