24 de novembro de 2017

ORANDO NO ESPÍRITO Por John Bunyan parte 1

ORANDO NO ESPÍRITO
Por John Bunyan
Rm 8.26    1 Co 14.15
Resultado de imagem para england fields
Orar é mandamento de Deus e é pra ser praticado em público e no privado e aqueles que obedecem esse mandamento obtém grande intimidade com Deus. além de receber grandes coisas de Deus. A oração é uma estrada de duas vias; Ela abençoa aquele que ora e também aquele que é o alvo das orações. A Oração abre o coração de Deus e é o caminho pelo qual nossa alma é enchida pela pelos dons e presentes de Deus. Pela oração os cristãos podem abrir seus corações a Deus igual a um amigo e isso faz dos que oram, amigos de Deus.
MEU PROPÓSITO HOJE SERÁ MOSTRAR A VOCÊ A REAL ESSÊNCIA DA ORAÇÃO, SEM A QUAL, TUDO O QUE VOCÊ FAZ, TOCA, DESEJA E PROFESSA SERÁ TOTALMENTE EM VÃO.

    1-  O QUE É A VERDADEIRA ORAÇÃO
Oração é um sincero, sensível e emocianado  derramar do coração e da alma diante de Deus, através de Cristo, pela força e assistência do Espírito
Santo, por coisas que Deus tenha prometido, que estão de acordo com sua palavra, pelo bem da igreja, com submissão e fé na vontade de Deus.
Diante disso temos sete coisas para considerar:

1 – A ORAÇÃO DEVE SER SINCERA
Resultado de imagem para england fields
A sinceridade atrai todos os tipos e manifestações da graça de Deus até nós e influenciam  todas as ações de um verdadeiro cristão, como está escrito no Salmo 67.17,18 “
Deus nos promete que iremos encontrá-lo se o buscarmos DE TODO O CORAÇÃO Jr 29.13. Um distúrbio nessa sinceridade ou inteireza de nosso coração fará Deus rejeitar nossa oração. Em Oséias 7.14 onde ele fala “ eles não me buscaram de todo coração “ ele fala da falta da sinceridade, nessa ocasião as orações eram falsas, hipócritas somente para serem ouvidas pelo homem, mas nunca pelo Senhor Deus.
Mas porque a  oração necessita ser sincera? Porque a sinceridade faz a alma  abrir seu coração diante de Deus e contar a Ele, sem nada esconder da real situação de tudo o que a rodeia, confessando todos os pecados e tirando todas as máscaras e proteções do eu, sem rodeios e simulações.
Deus só ouve as orações de um coração sincero
Resultado de imagem para england fields 
2-    A ORAÇÃO PRECISA FAZER SENTIDO
Isso quer dizer que além de sincera, nossa oração precisa ser embasada, ou seja, devemos orar pelo que entendemos pela fé. Ex: Quando entendemos que o pecado realmente nos causa graves danos, oramos para que Deus nos livre dele. Quando entendemos que a majestade do Senhor enche a terra, oramos adorando Ele como um Rei. A oração portanto, deve carregar em seu seio, uma compreensão clara de diferentes coisas.
A – As vezes clamamos por misericórdia porque temos nítido entendimento que pecamos. Orações efetivas borbulham da alma quando estamos em dor e agonia. Davi experimentou isso dizendo que ele estava “  feeble and utery crushed... Sl 38.8-10 “ . O Senhor ouviu o gemido de Efraim ( Jr 31.18 ). Pedro chorou compulsivamente ( Mt 26.75 ). O próprio Senhor Jesus orou com suspiros e lágrimas ( Hb 5.7 ). E todos eles tinham um correto entendimento da justiça Divina, do salário do pecado e da Ira de Deus ( Sl 116.4 ).
B – As vezes louvamos ao Senhor por termos uma clara compreensão de sua grandeza . Davi louvou muitas vezes a Deus, admirando-o e adorando-o por Ele ser Eterno, Poderoso, Magnífico e ainda assim nos tratar com amor e carinho. ( Sl 103. 1-5 ). A oração pode estar em um tenso clima de pedido de socorro e repentinamente se transformar em ações de graça  e louvor   ( Fp 4.6 ). Isso é um doce mistério, quando nosso mente entende que por ser grande Deus não nos deixará faltar nada, nossa oração ganha a força de um gigante.
Não existe um livro que nos ensine a orar, mas a compreensão  e o claro entendimento sobre as verdades do evangelho podem nos fazer saltar sobre todas as  montanhas da  dúvida e da ignorância.

3 – A ORAÇÃO PRECISA ENVOLVER NOSSAS EMOÇÕES
Resultado de imagem para england fields
A oração deve vir das profundezas de nossa alma e jamais podem ser somente um repetir mental de desejos e necessidades nossas. Fogo, paixão,  lágrimas, força, vida, vigor e emoção. ESSES DEVEM SER OS ELEMENTOS DE UMA VERDADEIRA ORAÇÃO!
“ Assim como a corça suspira... ( Sl 42.1 ), “ Como eu desejo  ( Sl 119.17 ), minha alma geme...( Sl 84.2 ), minha alma está consumida...( Sl119.20 )
NOTE QUE NESTES VERSOS QUE EU MENCIONEI COMO O SALMISTA SE DIRIGIA A DEUS. SUSPIRANDO, GEMENDO, CHORANDO, CLAMANDO. QUANTA EMOÇÃO, QUANTA LINGUAGEM DO CORAÇÃO ESTÁ REVELADA NESTAS ORAÇÕES. 
Será que existe algum sincero estudante da bíblia, capaz de refutar que a oração deve ser emotiva, deve envolver nossos sentimentos, depois de analisar com cuidado esses salmos? 
Novamente eu digo, a oração é um derramar de nossa alma e coração diante do Senhor!  Existe na verdadeira oração um abrir completo de nosso ser interior, um escancarar de nossas fraquezas e pecados e um lançar-se sem reservas nas mãos de Deus. ‘ all my longs lie open before tou disse Davi  e tambem, ‘ My sighing is not hidden from you “ ( Sl 38.9 )
Resultado de imagem para england fields 
4 – A ORAÇÃO PRECISA SER FEITA EM NOME DE CRISTO
 Cristo é o caminho pelo qual a alma é admitida na presença de Deus, o Pai. “ Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim ( Jo 14.6 ) e sem Cristo é impossível que um pedido de oração seja atendido pelo nosso Pai Celestial. Em João 14.6, Jesus disse: “13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. “ Este também foi o caminho trilhado por Daniel quando ele orou pelo seu povo. Ele rogou a Deus em nome do Senhor Jesus .   “ Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor.” ( Dn 9.17 ) e da mesma forma assim o fez Davi, “  Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande. ( Sl 25.11 ).
Temos porém que observar o seguinte: NEM TODOS OS QUE ORAM EM NOME DE CRISTO CONSEGUEM CHEGAR COM SUAS ORAÇÕES ATÉ O TRONO DE DEUS. Orar em nome de Cristo é a parte mais difícil da oração. Um homem pode orar com o coração sincero e humilde, porém se ele ainda não tiver a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, crendo nele e somente  nele depositando toda sua fé e esperança, ainda que ore em nome de Cristo suas orações não serão ouvidas. “ Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”   ( Hb 11.6 ). Então, TODO AQUELE QUE VEM A DEUS ATRAVÉS DE CRISTO, PRECISA CONHECER VERDADEIRAMENTE A CRISTO. Moisés disse ao Senhor: 13” Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.”       ( Ex 33.13 )

Resultado de imagem para england fields
5- A ORAÇÃO PRECISA SER FEITA NA FORÇA E PODER DO ESPÍRITO SANTO
Nós não conhecemos a boa perfeita e agradável vontade de Deus em toda sua plenitude, conhecemos apenas parte dela, por isso necessitamos de assistência do Espírito Santo até para estabelecer nossa lista de pedidos
  E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” ( Rm 8.26,27 )