Marcadores

24 de maio de 2021

COMO PERMANECER NO AVIVAMENTO Por Dan Duke

 


Se hoje eu pudesse te dar um conselho seria este: identifique a sua paixão e corra atrás dela. Escreva sua paixão em um papel. Medite sobre isto. Permita que ela viva no incubador do seu espírito humano.
Pelo o quê você viveria, ou morreria? Você sacrificaria qualquer coisa para alcançar o quê? O que te faz chorar quando você pensa profundamente a respeito? Isto, meu amigo, é a sua paixão e a sua paixão é o seu chamado.
(Dan Duke)


COMO PERMANECER NO AVIVAMENTOPor Dan Duke

 Adaptado pelo  Pr. José Antônio Corrêa

 I.              PRIMEIRO PONTO: RECONHECER A NECESSIDADE PELO 

II.                ÓLEO FRESCO

1. Sl 92.10, “Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco”.

 2. Nossa necessidade precisa ser suprida todos os dias. precisamos ter fome no coração. precisamos ser ungidos com óleo fresco todos os dias. É desta maneira que permaneceremos no rio. Deus tem o suprimento diário a cada um de nós.                       3. Muitos não reconhecem essa necessidade. Estão satisfeitos! Aquele que está satisfeito, não provará uma unção maior de poder. É possível que nem tenha unção.        4. Mesmo sendo grandemente usado por Deus, o apóstolo Paulo, não se achava pleno de Deus em todos os sentidos: “13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”, Fp 3.13-14.                                                                   5. Os mesmos discípulos que foram cheios do Espírito Santo, em Atos 2 – “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”, v. 2, foram novamente visitados pela unção de Deus em Atos 4.31, “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”. Isso nos mostra que um batismo no Espírito em certa ocasião não será combustível espiritual permanente para o resto de nossas vidas. Precisamos de unções diárias!

 II. SEGUNDO PONTO: APODERAR-SE FIRMEMENTE DAQUILO QUE É REAL PARA SUA VIDA

1. Mt 15.9, “E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

 2. Mc 7.13, “invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes”.                                               3Esta é uma chave importante para manter-se no avivamento. O diabo gosta das tradições mortas. Ele sempre se opõe à verdade de Deus. A guerra dele é contra a verdade. Ele não irá gastar o seu tempo desafiando aqueles que estão satisfeitos e indiferentes. Se Deus tem tocado em você de uma maneira real, o diabo irá desafiá-lo.                                                     4. Você encontrar pessoas que vão mexer com você dizendo: Pegue leve! Você é fanático! Você está louco! Mas, não desista de sua realidade, daquilo que é real em sua vida pela teologia de um terceiro, pelas tradições de outra pessoa.

III. TERCEIRO PONTO: UNIR-SE COM A ADORAÇÃO CELESTIAL

1. Não podemos esperar apenas pelos cultos da igreja. Precisamos ser cheios todos os dias. O céu está adorando a Deus e você pode adentrar. Você pode se unir à adoração celestial. Aprenda a estar na presença de Deus.

2. Pv 8.34-35, “34 Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha, acha a vida e alcança favor do SENHOR”.                                                                                                                    3. Venha se unir ao céu. Una-se com os anjos que adoram no céu:                                          - Ouça louvores e músicas ungidas de adoração;- A Bíblia diz que o homem não viverá só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 4.4).                                                     4 Muitos estão vivendo há vinte anos atrás, com os mesmos cânticos, fazendo as mesmas coisas, pregando as mesmas mensagens, etc. Porém, Deus tem sempre coisas novas para nos dar. Precisamos do pão fresco. Quando temos pão fresco, não queremos o pão velho.   5. O povo de Deus no deserto recebia o maná todos os dias, Êx 16.1-21, “14 E, quando se evaporou o orvalho que caíra, na superfície do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra.. 21 Colhiam-no, pois, manhã após manhã, cada um quanto podia comer; porque, em vindo o calor, se derretia”  - O maná é um quadro que representa a Palavra de Deus – “49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”, Jo 6.49-51.- À medida que o povo ajuntava o maná molhado pelo orvalho, nós ajuntamos a Palavra de Deus úmida com a unção. Leia, estude a sua Bíblia. Ela é a Palavra de Deus. Ela será a fonte de teu pão todos os dias.

 IV. QUARTO PONTO: PERMANECER NA PRESENÇA DE DEUS

1. Permanecer na presença de Deus, é estar diante dele em oração e adoração. Deus jamais abandona os seus. Jesus disse: “Estarei sempre convosco todos os dias”, Mt 28.20, “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Hb 13.5, “Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.                                                                                                                            2. Somos nós que muitas vezes nos privamos de sua presença. Não queremos investir nosso tempo na adoração, na comunhão com o Pai. Por não sermos insistentes conosco mesmo, perdemos o melhor de Deus. Precisamos ter fome da presença de Deus, Os 8.11, “Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR”.

 V. QUINTO PONTO: RENDER-SE A DEUS TODOS OS DIAS

1. Para isso será preciso humildade e disciplina. Você precisará se submeter-se a Deus. Deus não quer iniciemos alguma coisa. Ele apenas quer que nos rendamos à sua presença, nos submeter ao seu Espírito.                                                                                                                                      2. Quando nos submetemos à presença de Deus, jamais saberemos que o pode acontecer. Muitos tentar criticar, mas é preciso experimentar.“13...e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem; 14 de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus.”, 2 Cr 5.13-14.                                                                                                                                                                                         3. Quando o Espírito de Deus vier sobre ti, renda-se a ele! Pode ser na igreja, ou no teu lar. Pode ser num lugar público. Quando o Espírito de Deus se apoderar-se de ti, é porque ele terá algo a realizar em tua vida. Veja o que Jesus disse: “18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor”, Lc 4.18-19.                                                                                                                                                                                                               4. Se você representa Deus, você se rende a Ele, independente do que o homem possa pensar! Quando Ele precisar de você, você estará sempre disponível. Isso não acontecerá apenas nos cultos da igreja, mas em qualquer lugar. Devemos levar o avivamento para fora da igreja. É o povo que precisa do avivamento.

 VI. PONTO SEIS: DEIXAR DEUS EDIFICAR SUA PESSOA


 1. Sl 102.16, “porque o SENHOR edificou a Sião, apareceu na sua glória”.                             2. Sião representa Israel e consequentemente a Igreja. É o lugar onde Deus habita! Porém, hoje Deus não habita mais em templos feitos por mãos humanas, At 17.24, “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas”. A Igreja de Deus hoje somos nós! Veja o que nos diz Pedro: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”, 1Pe 2.5                                                                                         3. Contudo, de acordo com o texto do Salmo 102.16, é Deus que edifica sua Igreja. Quando Ele a edificar, manifestará certamente manifestará sobre ela a sua glória.                                   4. O avivamento é Deus edificando sua Igreja e manifestando sua glória! Ele nos traz vida e mudança. Neste exato momento o Senhor está edificando sua Igreja. Jesus estará voltando para buscar que tipo de igreja? Será uma igreja deficiente, repleta de pecados, ou uma igreja sem manchas? Paulo fala da igreja que o Senhor virá buscar: “para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”, Ef 5.27.                                                                                                                         5. Jesus está limpando a Igreja, a Casa de Deus, o povo de Deus. Jesus ama a Igreja e a está preparando para recebê-lo. Porém, se nossa igreja oferece uma adoração vazia, está apenas agradando os homens, o avivamento virá para nos perturbar. A igreja que não é de Deus será perturbada pelo avivamento. Deus não destruirá sião, mas edificará sião. Precisamos ter fome e sede da presença de Deus

VII- PONTO SETE: PASSAR E GASTAR TEMPO NA PRESENÇA DE DEUS TODOS OS DIAS

 1. Gn 3.8 nos informa que Deus vinha todos os dias ao jardim do Éden: “Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim”.               2. Podemos ver que Ele vinha para ter comunhão com Adão e Eva. Deus é alto e suficiente em si mesmo. Ele não precisa de nada, nem da nossa força, nem do nosso dinheiro, de nossos talentos, capacidades. Porém, Deus não pode dar a si mesmo uma comunhão. Somente nós podemos dar isso a Ele.                                                                                       3. Estar diariamente na presença de Deus é uma questão de prioridade. Veja o que Deus disse a Abraão: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”, Gn 17.1. Foi também essa a experiência de Enoque: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”, Gn 5.24; Noé, “Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus”, Gn 6.9.                                                     4-. Avivamento não é para as pessoas que estão satisfeitas, mas para aquelas que estão sedentas. Se as pessoas estão satisfeitas, é preciso deixá-las como estão. Não podemos forçar ninguém. Mas, nosso alvo deve ser os desesperados, ansiosos pela presença de Deus. Quanto maior o desejo de busca por Deus, maior será o toque do Espírito.                     5. Você precisa estar na presença de Deus todos os dias, mantendo comunhão com Ele. Muitas vezes é preciso deitar-se mais tarde e levantar mais cedo. É desta maneira que permanecemos no rio de Deus. Isso não é uma rotina diária que temos que cumprir. É uma experiência diária. Só assim você poderá permanecer no rio. Para que você possa permanecer de maneira renovada no avivamento, você não precisa de outras pessoas para isso.                                                                                                                                               6. O avivamento é pessoal. A unção é pessoal. O foco do rio é Jesus! O foco da unção é Jesus! Por isso você não precisa de apoio nenhum para voltar sua atenção para Jesus.

 VIII. PONTO OITO: MANTER-SE FAMINTO POR JESUS

1. Mantenha-se faminto e sedento de Jesus. A unção que está tocando em você agora irá gerar esta fome em tua vida. Se você não estiver sentindo esta fome peça a Deus que Ele lhe fará senti-la.2. Sl 42.1-2, 8, “1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.                                                                                                                                    2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 8 Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida”.                              3. Sl 63.1, “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água”. Ver ainda Sl 143.6, “A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta”.                                                                                                                                        4Jr 15.16, “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos”.

IX. PONTO NOVE: MANTER O CORAÇÃO ESVAZIADO, LIVRE PECADO DA AMARGURA E DO RESSENTIMENTO

 1. Jesus disse que não é o que entra no homem que o contamina, mas aquilo que sai: “17 Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso? 18 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. 20 São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina”, Mt 15.17-20.                             2. Se você tem convivido com pecado, amargura e ressentimento, em teu coração, você pode se arrepender nesse exato momento, e mudar a história de sua vida em Deus.             3. Fp 3.13-14, “13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.                                                                                                                                         4. Deus tem dado um alvo para nós. O nosso pecado não é grande demais. O nosso problema não é impossível para Deus. Ele nos têm dado um alvo para alcançar. Uma das coisas que impedem o avivamento, o fluir de Deus é um coração tomado pelo pecado, amargura e ressentimento.Jr 19.15, “Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles”.- Jr 4.1, “Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando”.                                                                                                           5. Mas Deus tem o pode para curá-lo, perdoá-lo. Não deixe que isso destrua tua vida em Deus!!! Libere o ressentimento, livre-se da amargura.

 X. PONTO DEIS: SEMPRE ESTARMOS ABERTOS E SUJEITOS À MUDANÇAS


  1. Uma pessoa que não pode mudar, nunca provará o agir de Deus. O avivamento nos diz respeito a mudanças. A mudança é algo que todos nós deveríamos dar boas vindas                  2. Não só devemos dar “boas vindas” a mudanças, mas também desejá-las! Essa deve ser a nossa oração: “Deus mude-me”, “Deus mude-me, segundo a sua imagem”.                           3. Deus deseja que sejamos transformados:2Co 3.18, “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.Rm 12.2, “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net