Marcadores

26 de dezembro de 2018

BOAS NOVAS PARA O ANO NOVO / CHARLES SPURGEON

É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, o seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano. -- Deuteronômio 11:12


Os israelitas haviam permanecido por algum tempo no Egito, uma terra que só produz comida para seus habitantes pelo laborioso processo de irrigação de seus campos. 
Resultado de imagem para ISRAELITAS NO EGITO
 Moisés diz a eles neste capítulo que a terra da Canaã não era como o Egito; era uma terra que não dependia tanto do trabalho dos habitantes como da boa vontade do Deus do céu. Ele a chama de uma terra de colinas e vales, uma terra de nascentes e rios, uma terra que não depende dos rios da terra, mas da chuva do céu, e ele a conclui: “Uma terra que o Senhor teu Deus cuida : os olhos do Senhor teu Deus estão sempre sobre ela, desde o começo do ano até o fim do ano”.
Resultado de imagem para ISRAELITAS em canaã
Observe aqui um tipo de condição do homem natural e espiritual. Neste mundo temporário e em todos os outros aspectos,
O homem meramente carnal tem que dar conta de sua própria subsistência e olhar para si mesmo para todas as suas necessidades. Por isso, seus cuidados são sempre muitos e, com frequência, tornam-se tão pesados ​​que o levam ao desespero. Ele vive uma vida de cuidado, ansiedade, tristeza, e decepção; ele mora no Egito, e ele sabe que não há alegria, nem conforto, nem provisão, se não gastar sua alma em ganhá-lo. 
Mas o homem espiritual habita em outro país; sua fé faz dele um cidadão de outra terra. É verdade que ele suporta as mesmas labutas, e experimenta as mesmas aflições que os ímpios, mas elas lidam com ele de outra maneira, pois elas vêm como as nomeações de um gracioso Pai, e elas seguem a ordem de amor a sabedoria. Pela fé, o homem piedoso coloca seu cuidado sobre Deus, que cuida dele, e anda sem cuidado porque sabe que é filho da benevolência celestial, para quem todas as coisas cooperam para o bem. Deus é seu grande guardião e amigo, e todas as suas preocupações estão a salvo nas mãos da graça infinita.
Resultado de imagem para ISRAELITAS em pastos verdejantes 
Mesmo no ano da seca, o crente mora em pastos verdejantes e deita-se ao lado das águas tranquilas; 
mas, quanto aos ímpios, ele habita no deserto e ouve os murmúrios dessa maldição: Maldito é aquele que confia no homem e faz da carne o seu braço; será como a erva do deserto; ele não verá quando o bem vier ”.
Você questiona minha afirmação de que Canaã é um tipo apropriado da condição atual do cristão? Nós freqüentemente insistimos nele que é um tipo muito melhor do crente militante aqui do que do santo glorificado na Nova Jerusalém. Canaã às vezes é usada por nós em nossos hinos como a imagem do céu, mas dificilmente é assim; um momento de reflexão mostrará que é muito mais distintamente a imagem do estado atual de todo crente.  Enquanto estamos sob a convicção do pecado, somos como Israel no deserto, não temos descanso para a sola do nosso pé; mas quando colocamos nossa confiança em Jesus, atravessamos o rio e deixamos o deserto para trás: “nós, os que cremos, entramos em repouso”, pois “resta um descanso para o povo de Deus”. Os crentes entraram em a salvação acabada que nos é fornecida em Cristo Jesus. As bênçãos de nossa herança já estão em grande parte em nossa posse; o estado de salvação não é mais uma terra prometida, mas é uma terra possuída e desfrutada. Nós temos paz com Deus; nós somos justificados agora pela fé. “Amados, agora somos os filhos de Deus.” As bênçãos do pacto são neste momento realmente nossas, assim como as porções da terra de Canaã ficaram realmente na posse das várias tribos. 
É verdade que há um inimigo em Canaã, um inimigo a ser expulso - o pecado interior, que está entrincheirado em nossos corações como nas cidades muradas; concupiscências carnais, que são como as carruagens de ferro com as quais temos que guerrear - mas a terra é nossa; temos a herança da aliança neste momento em nossa posse, e os inimigos que nos roubarem dela serão, pela espada da fé e a arma de toda oração, totalmente extirpados. O cristão, como Israel em Canaã, não está sob o governo de Moisés agora; ele fez com Moisés uma vez por todas. Moisés foi magnificado e honrado quando subiu ao topo da colina e, com um beijo dos lábios de Deus, foi levado para o céu. Mesmo assim, a lei foi ampliada e tornada honrosa na pessoa de Cristo e deixou de reinar sobre o crente; e como Josué era o líder dos israelitas quando eles entraram em Canaã, assim é Jesus nosso Líder agora. 
Resultado de imagem para ISRAELITAS em canaã
Ele é quem nos conduz de vitória em vitória, e ele não embainhará sua espada até que ele tenha tomado para si, e dado a nós seus seguidores, a possessão completa de toda a santidade e felicidade que os compromissos do pacto nos asseguraram. Por essas e muitas outras razões, está claro que os filhos de Israel em Canaã estavam tipicamente na mesma condição em que estamos agora, pois, tendo acreditado em Jesus, temos nossa cidadania no céu.
Resultado de imagem para aos olhos do senhor estao sempre sobre ti
Amados, aqueles de vocês que estão em tal estado apreciarão o texto. É para essas pessoas que o texto é endereçado. Os olhos do Senhor teu Deus estão sempre sobre ti, ó crente, desde o começo do ano até o fim do ano. Você que confia em Jesus está sob a orientação do grande Josué; você está lutando contra o pecado; você obteve a salvação; você deixou o deserto de convicção e medo por trás de você, veio para a Canaã da fé, e agora os olhos de Deus estão sobre você e sobre o seu estado, desde o início do ano até o fim. 

Um comentário:

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net