Marcadores

1 de maio de 2013

Joseph Ayodele Babalola -- o apóstolo da Nigéria

 


Joseph Ayodele Babalola nasceu em 1904, e morreu em 1959. Nigeriano, fundador da Christ Apostolic Church (Igreja Apostólica de Cristo), conhecida popularmente como Aladura. De família anglicana, após uma visão começou a pregar, e depois de expulso de lá, se juntou à Faith Tabernacle em Lagos (1930).

Um avivamento promovido por ele, em Oke-Oye, durante dois meses, é considerado o maior já acontecido na Nigéria. Rivalidades na liderança e disputas doutrinárias sobre assuntos como o batismo infantil, a poligamia, a cura espiritual versus medicina convencional, levou à divisão do Faith Tabernacle em 1939. A fração de Babalola formou a CAC.

Reconhecido como profeta com dom de cura, o Apóstolo Babalola e a CAC foram alguns dos pioneiros da Igreja Independente Africana. Por sua postura ofensiva contra os cultos tradicionais e o islamismo, foi diversas vezes detido. A CAC e seus descendentes veem o Apóstolo Babalola da mesma forma que os Apóstolos bíblicos, como Pedro e Paulo.



Ele entendeu o poder da oração e foi tremendamente usado por Deus para atear fogo santo na seara africana.  J.A Babalola foi  também pioneiro noi movimento pestecostal africano e uma das figuraas chave do avivamento de 1930 na Nigéria  e paises vizinhos. Seu evangeliasmo era agressivo como também sua prática a santidade pessoal, o que era necessário, poi senfrentava as forças de satanás sobre a África ocidental e região. 

O irmão  J. A. Babalola e sua equipe de oração, foram em lugares inexplorados do continete africano, silenciando demônios que controlavam a mentalidade anti evangélica que dominava na Nigéria daqueles tempos, entrando em hospitais para determinar a cura e poder de Jesus Cristo, conquistando o coração de muitos feiticeiros e curandeiros africanos e fundando igrejas genuinamente africanas entre os nativos.

O avivamento iniciado nos tempos de Babalola contrastava com a grande idolatria entre o povo nigeriano daquele tempo de trevas. Deus usou esse homem para trazer salvação completa em Cristo Jesus, não só confirmando o caminho do céu, mas libertando o pecador das doenças e da influencia dos demônios. o cristianismo que ele ajudou plantar fêz hoje com que a Nigéria se tornasse  um dos mais evangelizados países não só da África , mas de todo o mundo.

 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net