Marcadores

2 de abril de 2016

AS BELEZAS DE THOMAS BOSTON - Puritano Ingles



BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR
Várias coisas estão implícitas em Isaías 34:16, "Buscai no livro do Senhor, e lede:"
Resultado de imagem para thomas boston
                                                                                                                       Thomas Boston




1.   Que o homem perdeu seu caminho, e precisa de direção para encontrá-lo - Salmo 119: 176, "Ando errante como ovelha perdida; Procura o teu servo". Que homem miserável é este que tem a visão turva em um mundo sem rumo, que é um lugar escuro, e tem tanta necessidade das escrituras para guiá-lo, como se tem de uma luz na escuridão, 2 Pet. 1:19.
Que infeliz é aquele que não tem a Bíblia para iluminar seu caminho? Ele é  nulos em seu próprio raciocínio e vive como a tatear no escuro, mas não consegue encontrar o caminho da salvação. 
2.   Que o homem está em perigo de ser levado cada vez mais para longe da luz de cristo em seu caminho de trevas. Isso fez com que a esposa de cantares perguntar: "Diga-me, ó amado de minha alma, onde você apascenta o teu rebanho, Onde o fazes repousar  ao meio-dia. Para que não ande eu vagando pelos rebanhos de teus companheiros?" Cantares 1: 7. 
Sempre há um demônio astuto, um mundo mau, desejos corruptos dentro próprio coração, tudo para levá-lo para fora do caminho certo. Há muitas falsas luzes no mundo, e que, se formos atrás delas, certamente cairemos no pântano do desânimo e será difícil sairmos de lá.

3. Que os homens são tardios de coração para entender a mente de Deus em sua palavra. Vai custar busca diligentemente  antes de nós podermos compreender as maravilhas da lei do Senhor " Examinai as Escrituras, porque julgai ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim", João 5:39.


Nossos olhos são míopes para as coisas de Deus, a nossa compreensão é parcial, e nosso julgamento é limitado. Toda alavanca pesada deve ser empurrada com bastante força, se não puxarmos com vontade ela não se abrirá. Por falta de persistência e zelo, muitos chegam perto das águas mas continuam perecendo de sede. Com a queda de Adão, perdemos a nitidez das coisas espirituais;  Nossa vontade foi  corrompida, nossas  afeições se tornaram carnais, Não queremos mais conversar com Deus todo fim de tarde, como fazia Adão no Edem,  e por isso é um muito trabalhoso  para nós  descobrir o que é necessário para nossa salvação.
 
4. Que o livro do Senhor tem suas dificuldades, e algumas delas  não são facilmente resolvidas. Por isso, ora o salmista: "Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei", Salmo 119: 18.
Felipe perguntou ao eunuco, "Você entende o que está lendo?" e ele disse: "Como posso, se não tem alguém para me explicar?" 
Há profundezas na bíblia que o homem natural jamais compreenderá,  pois Deus na sua santa providência, encerrou a revelação de sua palavra ao Espírito Santo e somente aqueles que são guiados pelo seu Espírito podem entender a largura e a profundidade do Senhor e de sua palavra. Por isso o homem precisa buscar no livro do Senhor e meditar de dia e de noite para procurar saber a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

5. Que ainda precisamos de muito para compreendê-lo, caso contrário, não seriam ordenados a procurar nele. "Em tempo e fora de tempo", diz o apóstolo, " Há um tesouro a Sr descoberto; nós somos chamados a cavar atrás dele até encontrá-lo; pois nunca um tesouro está em cima da terra em um lugar de fácil acesso,  todo tesouro está muito escondido e precisa de dedicação e esforço par ser encontrado. Aqueles que o encontram, ficam como quem sonha e os que não encontram se definham cada vez mais na pobreza espiritual.

6. Que podemos ganhar muito com uma investigação diligente pela verdade. O coração humilde e santo jamais será  enviado vazio quando vier a essas fontes de salvação e existem poços profundos nos rios de Deus para aquelas ovelhas experimentadas e também há lugares rasos nestas águas do santuário, onde os cordeiros podem percorrer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net