Marcadores

Igrejas e Ministérios (134) GRANDES PREGADORES E AVIVALISTAS (40) HERÓIS DE NOSSA ÉPOCA (24) MISSIONÁRIOS QUE MUDARAM NAÇÕES (23) MULHERES DE FÉ (23) MESTRES DA IGREJA (20) EVANGELISTAS E MISSIONÁRIOS (17) GIGANTES DA FÉ (17) PRESBITERIANOS INESQUECÍVEIS (17) BATISTAS FAMOSOS (13) ESCRITORES E PENSADORES (12) REFORMADORES DA IGREJA (10) ANTIGOS METODISTAS (9) FILMES QUE TOCAM O CORAÇÃO (8) O LENDÁRIO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (7) ENTREVISTAS " FABULOSAS" (6) Esses Cristãos Extraordinários (6) HOMENS DE ORAÇÃO (6) MISSÕES (6) OS PURITANOS (6) PIONEIROS NO BRASIL (6) 15 COISAS QUE PRECISO SABER EM TEMPOS DE GUERRA (5) A B SIMPSON (5) LUTERANOS RENOMADOS (5) O Espírito Santo (5) A inabalável Corrie Ten Boom (4) EVANGELISTAS NOTÁVEIS (4) PASTORES E PROFETAS (4) 300 Profecias sobre o Messias de Israel (3) D L MOODY ESTUDOS E SERMÕES (3) O QUE PREGAVAM OS AVIVALISTAS INGLESES DO PASSADO? (3) “Os Deveres Mútuos dos Maridos e Esposas" (3) ENFIM LIVRE Martin Luther King (2) John Wesley usando o dinheiro para nos abençoar (2) Katharina Von Bora Lutero (2) Peter Marshall - Capelão do Senado Americano (2) Robert Hall Glover Pregando sobre Intercessão Missionária (2) SPURGEON (2) Bill Machesney O VERDADEIRO FILHO DO REI (1) Bud Robinson O MONTE MORIAH Lugar de sacrifício (1) Charles Finney (1) J WILBUR CHAPMAN (1) JOHN CENNICK Evangelista Morávio (1) Patricia St. John (1) Ralph Emerson Filósofo Cristão (1) Robert Lewis Dabney (1) Robert Murray M'Cheyne (1) Robert Pearsall Smith (1)

5 de abril de 2016

Peter Cartwright - Avivalista Americano

Resultado de imagem para peter Cartwright  kentucky revival
Peter Cartwright, um pregador itinerante do século XIX, preparava-se para fazer um sermão dominical quando o avisaram que o presidente Andrew Jackson estaria presente. Em vista disso,pediram-lhe que não fizesse declarações ofensivas. Durante aquela mensagem, ele incluiu a seguinte declaração: "Disseram-me que Andrew Jackson estaria presente nesta congregação. Pediram-me para que eu vigiasse minhas palavras. O que tenho a dizer é que Andrew Jackson irá para o inferno, se não se arrepender de seus pecados". Depois do sermão, o presidente Jackson aproximou-se rapidamente de Cartwright e disse-lhe: "Se eu tivesse uma tropa de homens como o senhor, eu poderia conquistar o mundo". Um ato de coragem muitas vezes traz resultados positivos inesperados.

Não foi uma tarefa fácil, mais a coragem desse homem demonstra essa luta, contra a nossa vontade e começar a ter a vontade de Deus ser sensível a voz do espirito de Deus.
Cartwright desenvolveu seu ministério entre os anos de 1803-1871, e foi o maior pregador de seu tempo. Ele pregou não menos de 25 mil vezes, e dirigiu encontros em acampamentos por 52 anos para cerca de 10.000 pessoas por encontro. Durante o tempo em que esteve atuando, o movimento metodista passou de 65.000 para dois milhões de seguidores. Ele mesmo pessoalmente batizou 12.000 pessoas.


Em relação à educação e formação teológica, foi um duro crítico. Observemos algumas de suas posturas:

- Censurou o treinamento teológico;

- Repudiou os seminários;

- Desprezou a aprendizagem nos livros;

- Zombou dos pregadores que falavam o inglês correto;

- Creditou o fracasso de algumas denominações ao treinamento teológico erudito;

- Criticou os pastores que pregavam lendo os sermões;

Camp Meeting - Kentucky fields

Texto extraído dos escritos de  Peter Cartwright

" Utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra," (2 Tm 2.21.)



Aqui, ó pai, está tua argila de moldar! Põe teu torno a girar, a chiar e a operar. Remove de mim, com tua hábil mão, As aparas, as pedras, a palha e a areia. E, com esta argila rendida a ti, cria um vaso.
Quando Deus quer burilar um homem,  em formas toscas de argila. E fazê-lo executar a missão para o qual foi criado,  que só Deus compreende. E capacita-lo; Enquanto o dorido coração chora, Quando Deus quer moldar um homem, Erguendo as mãos em súplica.

Para que se torne um vaso de honra;   como Deus o enverga, sem quebrar,Quando Deus deseja, de todo o coração, Assumindo o controle da vida de alguém. Criar um ser tão forte e corajoso, assim como Ele é!
 
Que deixe o mundo todo admirado,  e de como Deus usa a quem ele quer,Observa o que ele faz, moldando-o a cada passo! Os meios que emprega!  Cada um dos  atos  de Deus são sábios e perfeitos.Ver como ele  aperfeiçoa esse homem é inspiração para todos!

Aquele a quem elege!  A conhecer mais do esplendor divino.Vê como martela e o machuca,  Deus sabe o que está fazendo.e com golpes fortes o transforma, até ser formada nele a plenitude do varão perfeito, que é Cristo Jesus, o Senhor.

Vê como martela e o machuca,  Deus sabe o que está fazendo.e com golpes fortes o transforma, até ser formada nele a plenitude do varão perfeito, que é Cristo Jesus, o Senhor.