Marcadores

8 de março de 2013

DO EGITO PARA CANAÃ - ANTIGOS METODISTAS


 
 

Egito e a terra onde Israel foi cativo. Ela ilustra o reino das trevas
Faraó  -  Satanáz
Israel  -alma que passa da escravidao do pecado a libertação do Filho
Mar vermelho  -  conversão e batismo nas águas
Mar vermelho até Kades Barnéa  - Eventos na vida do cristão da conversão até ele ser cheio do Espírito
Kadesh Barnea  fala da derrota do discípulo momentos antes dele receber o batismo de fogo
O deserto de 40 anos de caminhada e todos os desobedientes que pereceram mostram a vida dos desviados que sabem o que tem de fazer mas não fazem
O deserto tambem fala da vida de santificação
Travessia do Jordão - batismo com o Espírito Santo 2@ vez que Deus abriu as águas
Canaa ilustra a vida c Cristo na terra
Babilonia mostra a vida dos que cairam da Canaa espiritual
 
Israel era escravo, isso é tristo , pois a nação foi criada para ser cabeça e agora era cauda, assim Eles foram escolhidos por Deus para ser seu “tesouro particular “. Da mesma forma o homem não salvo foi criado para para relacionamento com o Senhor, tal qial Adão conversava com o Criador todos os dias na viração do dia, mas agora ele é encontrado em escravidão muito mais cruel do que a escravidão de Faraó, pois Jesus falou: “Aquele que comete pecado é escravo do pecado
 
NA ESCRAVIDÃO HÁ APARENTE PROSPERIDADE
“Os filhosde Deus eram fecundos e crescerame se fortificaram em número “Ex 1.7
O ímpio algumas vezes prospera , derruba seus antigos prédios e fas outros novos e melhores, se veste de púirpura e linho e se esquece de seu criador e diz: “Somos felizes agora, não precisamos nos preocupar com o futuro “… E ao mesmo tempo eles estão longe da casa do Pai, debaixo do poder do pecado e debaixo do jugo do maligno
 
SUA PROSPERIDADE ERA LIMITADA
“ No entanto se levantou um novo rei que não conhecia José “Ex 1.8  E puseram sobre eles feitores para osafligirem 1.11. Eis aí a ilustração da breve alegria do pecado “Na prosperidade o destruidos virá sobre eles “ “de repente foram cortados” “Enquanto diziam paz e segurança a destruição veio sobre eles”
 
A SERVIDÃO AO DIABO É CADA VEZ MAIS PESADA
“E lhes fizeram amargar a vida com dura servidào.. “1.14 “o caminho do pecador é duro “ e “cheio de miséria “. A isca envenenada que o inimigo oferece é cheia de indulgência sensual e orgulho mundano e prazeres que podem parecer doces no momento, mais logo demonstram cojnvulsões espirituais que se não forem tratadas com bálsamo celeste terminará em morte eterna. Aquilo que de início parece bom , no final arderá como picadas de escorpiões.
 
A ISRAEL FOI OFERECIDO LIBERTAÇÃO
Divinamente escolhido e divinamente protegido. Moisés apareceu para libertar o povo . Jesus foi enviado ao mundo para libertar o que se havia perdido. “Aquele a quem o Filho libertar, verdadeiramente será livre “
ISRAEL NO INÍCIO REJEITOU A LIBERTAÇÃO
“Quem te fez principe e juíz sobre nós?” foi o que disseram a Moisés em sua primeira aparição. E somente após anos de amarga escravidão eles deram crédito ao enviado de Deus. Igualmente acontece nosdeias de hoje. No início el;es parecem indiferentes e a svezes insolentes. Passa o tempo, a saúide piora, os prazerem perdem o charme, as ambições terrestres vão ficando cada vez mais longe, a riquesa cria asas, amigos desaparecem, os amados são alcançados pela sepultura, a morte bate na porta ou outro tipo de calamidade acontece; Nesse tempo o coração já está em sombras e pronto para aceitar o convite feito a anos atrás pelo bondoso Salvador. Eu conheci um homem que dizia: Ainda não é tempo de eu me entregar a Cristo, então repentinamente, sua família foi totalmente arruinada e o seu coração se quebrantou. Eu perdi uma fortuna, disse certa vez um rico principe mercador, mas graças a Deus, pois isso me levou a receber o Reino de Cristo.
Tristeza , dor, morte e desespero são apenas algumas agências que são acionadas para acordar o pecador que dorme no seu pecado
UM REI MAS MUITOS FEITORES
“E os egípios puseram sobre eles feitores de obras “…
Assim Satanás põe sobre o povo demônios que os atormentam de dia e de noite. A missào dos demônios é para “afligir o povo de Deus com cargas “ “então os egípicios com tirania, faziam servir os filhos de Israel”, “Os israelitam edificaram para Faraó, cidades celeiros”
Uma das principais estratégios dos demônios é fazer o povo de Deus trabalhar para edificar coisas neste mundo, Satanás os involve com o trabalho secular de tal maneira que ficamcansados demais e ocupados demais para pensar na vida abundante que Jesus nos oferece. E lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barros e em tijolos e com todo o TRABALHO no campo, com todo o SERVICO em que na tirania os serviam. “Então lhes disse o rei do Egito: Porque interromnpeis o povo de seu trabalho? 5.4. “Os demônios também se inquietam quando o povo de Deus cresce “De maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel  “1.12b
 
A  alma humana tem tres inimigos mortais SATANÁS, O MUNDO, A CARNE. Sobre esses dois últimos, o Maligno coloca os seus feitores, os demônios com linguas amaldiçoadas e mãos que seguram o açoite para espancar o servo que não quer trabalhar. Suas mãos estão manchadas com o sangue de milhões que foram sacrificados para o seu grande mestre 
 
FARAÓ TENTA FAZER A MENSAGEM DE MOISÉS PARECER ILUSÓRIA
“Não atentem para estas palavras vãs”.. “ Disse ironiocamente Faraó. Em todas as épocas o império das trevas tentou catalogar on pregadores da palavra como tolos, lunáticos e fanáticos e diziam de suas mensagens: contos de fadas, ilusões, sonhos de quem não quer trabalhar. Você tem muita a perder, dizem os servos da maldade aos que ouviam as  boas novas. Você vai perder seu negócio se continuar andando em fidelidade com Deus, nos negócios  a desonestidade e o subordo são um mal necessário. Você perderá seus amigos se não largar deste livro e dos seus ensinos. Você não pode vencer velhos hábitos e nem abandonar as tradições de sua família e centenas de outras sujestões que chamam as promessas de Deus de falsas e vulgarizam as boas novas de Cristo.
 
DEUS FEZ MILAGRES DIANTE DO POVO PARA PROVAR QUE A MENSAGEM ERA DIVINA
Assim como Deus deu infalíveis provas de seu poder e levou o povo de Israel a crer hoje o Senhor tambem estende as mãos para fazer sinais e maravilhas para confirmar a sua palavra
 
FARAÓ AUMENTOU O JUGO E NUNCA AJUDOU SEUS SERVOS
“Ide agora e trabalhai, palha porém não se vos dará palha, contudo dareis a mesma quantidade de tijolos”Ex 5.18. Quão diferente é com Jesus. Ele fala: “meu jugo é suave e meu fardo é leve “ Disse também: “Vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei “.
        Satanás, como Faraó, também somente aumenta o jugo e o torna cada vêz mais pesado
 
NAS VÉSPERAS DA SALVAÇÃO O ATAQUE SE INTENSIFICA
“Estais ociosos…Ide agora e trabalhai; palha porém não se vos dará; contudo fareis  a mesma quantidade de tijolos”5.18  “ Então os filhos de Israel se viram em aperto… “5.19.  “e lhes disseram: Olhe o Senhor para nós porquanto nos fizemos odiosos aos olhos de Faraó e diante de seus servos, dando-lhes espada na mão para nos matar” 5.21. Observe que quando uma alma está para ser salva, temos que vigiar e orar intensamente e manter com ela contato constante para que nào venha a esmorecer nas mãos do inimigo. Assim como ele fez com o povo no Egito , também fará nos dias de hoje, fazendo de tudo para impedir que as pessoas sejam libertas por Cristo. Moisés é também uma figura do mensageiro do céu, que pode ser qualquer um de nós e temos que cuidar para também não desanimar olhando as circunstâncias desfavoráveis. “Ó Senhor, por que afligiste este povo, Poe que me enviaste? 5.22 “Pois desde que me apresentei a este povo para falar do teu nome Faraó tem maltratado este povo e tu de nenhuma sorte os tem livrado” 5.23 . Vemos aqui que a intercessão nesta hora é  fundamental, pois assim que Moisés intercedeu o Senhor agiu. “Disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó …“ 6.1 
 
 
QUANDO FARAÓ VIU QUE NÃO MAIS PODERIA SEGURAR O POVO PERTO DELE, ELE TENTOU COM QUE O POVO FIZESSE CONCEÇÕES
“Ele disse: Vão e sacrifiquem ao seu Deus aqui na terra do Egito”
Moisés replicou: “Não foi isso que o Senhor falou”…   Faraó falou outra vez: “Deixarei vocês irem, somente não vão tão longe” . Vejam bem, somente não vào tão longe, O adversário quer suas vítimas perto dele, onde ele as possa capturar novamente.
        Conheci um homem que pediu um dia para eu orar por ele. Eu orei e ele  aparentemente foi abençoado, mas no entanto ele não quiz fazer pública confissão da sua fé. Pouco tempo depois ele retornou a vida suja do pecado. Conheço muitos que fizeram  um bom começo com Deus, mas fizeram CONCESSÕES ao diabo e não foi muito tempo para que voltassem a velha e amldiçoada vida. Quando Deus nos separa para que sejamo somente dele não devemos fazer concessões.
 
A PENÚLTIMA E UMA DAS PIORES DAS CONCESSÕES
 “VÃO, MAS DEIXEM SEUS FILHOS
“Como eu deixarei ir a vós e a vossos filhos, olhai que há mal diante de vossa face, vão vocês  mas as crianças ficam”
Esta é a última e a pior das artimanhas de satanás. Quando ele vê que perdeu o homem ou a mulher, ele concentra seu ataque nas crianças e nós nunca devemos aceitar isso, pois apromessa é para “vós e vossos filhos,  e em outro lugar “tu e TUA CASA  serão salvos”e ainda “pois a promessa é para vós e para vossos filhos”…At 2.39
 
A QUARTA E ÚLTIMA MANIPULAÇÃO DE SATANÁS
“Ide , servi ao Senhor, somente fiquem suas ovelhas e seu gado, vão também convosco as vossas crianças” Ex 10.24
Deus nos dá a provisão, pois ele é Jeová Girê. Todo homem ten necessidades e Deus supre cada uma delas. Nas pragas, Deus nãomatou os rebanhos de Israel e Deus multiplicou as cabras de Jacó. Satanás, como último ataque , tenta deixar o homem sem dinheiro, talqual ele fez com Jó, na esperança que ele no desepero blasfeme contra o seu Criador.
        Sejamos portanto firmes contra as astutas ciladas do diabo. Foram quatro ciladas, todas tentando contradizer o mandamento claro do Senhor, por isso temos que acolher cada detalhe das ordens de nosso Rei e com lealdade e submissão obedecer. Cristo Jesus cumpriu a lei em nosso lugar e nenhuma concessão será dada a carne, ao mundo ou ao Diabo, pois fomos comprados por bom preço para ser povo de propriedade exclusiva de Deus. Ser separado é mais importante que ser livre. Usemos de nossa liberdade para escolhermos ser servos de Cristo Jesus.
        CUIDADO COM OS ENGANOS DE SATANÁS, ELES SÃO TEIAS COMO DE ARANHAS ONDE ELE ESPERA APANHAR A ALMA DESCUIDADA.
 
A ÚNICA CHANCE DE ISRAEL
Apesar de nas nove primeiras pragas Israel não fês nada de especial para não ser atingido pelas pragas, na décima praga, foi diferente
“E o sangue será colocado nos umbrais das portas de cada um dos israelitas e quando eu ver o sangue passarei por cima”…
As outras nove pragas foram mandadas por Deus mas a décima praga o Senhor mesmo viria derramá-la sobre a terra “E eu passarei pela terra do Egito… “Ex 12.12. No último dia, Quando o Senhor vier para vingar o pecado, somente o sangue de Jesus poderá nos esconder de sua ira. “mas aquele que não cr~e no Filho, sobre ele permanece a ira de Deus “…Jo 3.35


 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net