Marcadores

29 de setembro de 2017

31 outubro de 2017 / 500 anos de reforma

Em razão de comemorarmos 500 anos da reforma protestante neste mês de outubro, postaremos uma série de mensagens dos reformadores e pré-reformadores.


A REFORMA EM 1 MINUTO   
A partir do ano 1300, o mundo ocidental experimentou um sentimento crescente de nacionalismo. Os povos não queriam mais sujeitar-se a Roma. Nesse cenário nasceram os Precursores da Reforma. Eram homens cultos, de vida exemplar, que tinham prazer na leitura e na exposição da Bíblia Sagrada. Foram precursores porque apesar de não se conformarem com o legalismo religioso – não descobriram a graça salvadora.
 Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios2.8,9).

principais precursores da Reforma
 João Wyclif (1328-1384), professor na Universidade de Oxford, na Inglaterra:Resultado de imagem para os pre reformadores
 João Huss (1373?-1415), professor na Universidade de Praga, que foi queimado por causa de sua fé; 
Resultado de imagem para os pre reformadores
Girolano Savonarola (1452-1498), monge dominicano, que foi enforcado e queimado por ordem do Papa Alexandre VI, em Florença, na Itália.
Resultado de imagem para FRASES DE JERÔNIMO SAVONAROLA
A Europa estava efervescente. Gutemberg inventou a imprensa; Colombo descobrira a América... E o descontentamento com a igreja persistia. Tudo isso preparava o terreno para a reforma. E Lutero foi o homem que Deus levantou para desencadear o movimento que resultou na Reforma Religiosa do Século XVI.




0S QUATRO CAVALEIROS DA REFORMA
Resultado de imagem para os pre reformadores
FAREL, CALVINO, THEODORE BEZA, JOHN KNOX




Os reformadores
MARTINHO LUTERO O PRECURSOR DA REFORMA (1483-1546)
Martinho Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483. Sua família era pobre e ele lutou com muita dificuldade para estudar. Preparava-se para ingressar no curso de Direito, quando resolveu tor¬nar-se monge. Entrou para o mosteiro agostiniano de Erfurt, em 1505, antes de completar 22 anos de idade. Dois anos depois foi ordenado sacerdote. No ano seguinte foi para Wittenberg preparar-se para ser professor na recém-criada universidade daquela cidade. Foi lá que Lutero dedicou-se ao estudo das Escrituras. E ao estudar a Epístola aos Romanos, descobriu que “O justo viverá por fé” (Romanos 1.17). 


Ele já havia feito tudo que a igreja indicava para alcançar a paz com Deus. Mas sua situação interior só piorava. Ao descobrir a graça redentora, entregou-se a Jesus Cristo, pela fé, e encontrou a paz e a segurança de salvação.
No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou, na porta da capela de Wittenberg, as suas 95 teses. Era o início da Reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net