Marcadores

30 de setembro de 2019

Cristopher Love / Um mapa completo da verdadeira natureza de um homem sem Cristo


Resultado de imagem para christopher love

Christopher Love, ministro Puritano de Londres, foi decapitado aos 29 anos de idade por SE OPOR A RELIGIOSIDADE FRIA DE SUA ÉPOCA E INJUSTAMENTE ACUSADO DE TRAIÇÃO durante o protetorado de Oliver Cromwell. Thomas Manton pregou seu sermão fúnebre. Entre outros acusados, mas não condenados ou executados, estavam Thomas Watson e vários outros importantes ministros de Londres. As pessoas não podiam suportar a clareza avassaladora da mensagem de Love, que tocava as ovelhas para dentro do aprisco e as encurralava e acoitava com o pesado chicote da lei.Seu grande amor por Cristo e pela palavra não permitia que ele falasse meias verdades a sua plateia.
Resultado de imagem para a corrupcao total do homem sem deus

Um mapa completo da verdadeira natureza de um homem sem Cristo
Vou mostrar-lhe as oito propriedades particulares de um homem sem Cristo.
1. Todo homem sem Jesus Cristo é um homem vil, baixo.
2. Ele é um escravo.
3. Ele é um homem miserável.
4. Ele é um homem cego.
5. Ele é um homem deformado.
6. Ele é um homem desconsolado.
7. Ele é um homem morto; e
8. Ele é um homem condenado.
Essas são as oito propriedades de um homem sem Jesus Cristo. 
1-   Todo homem sem Jesus Cristo é um homem desprezível. Embora você tenha nascido do sangue de nobres e descendente de príncipes, ainda que não tenha o sangue real de Jesus Cristo correndo em suas veias, você é um homem baixo.
Resultado de imagem para o homem é mal por natureza

Em Daniel 11:21 lemos: Depois se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a dignidade real; mas ele virá caladamente, e tomará o reino com engano. Aqui você lê sobre uma pessoa vil. Tal é todo homem sem Cristo, e ele deve ser assim, porque é somente Cristo quem pode tirar a baixeza que  por natureza, está em cada um. Em Isaías 43: 4, Deus diz: Visto que você era precioso aos Meus olhos, você se tornou honorável . E, em 1 Pedro 2: 7, para você que crê, Cristo é precioso . É Jesus Cristo quem coloca um diamante de honra e glória nos homens. Todos são homens desprezíveis,estes  que estão fora de Jesus Cristo, o que podemos ver nesses três aspectos:
1. Eles vêm de uma origem baixa.
2. Eles cometem ações vis; e
3. Eles visam fins malignos por natureza.
Todo homem que está fora de Cristo vem de uma origem corrompida. Ele não tem sua origem no Espírito, mas na carne. Ele não procede de Deus, que é o Pai das luzes, mas do diabo, que é o príncipe das trevas.
Ele é vil porque comete ações baixas. Todas as ações e serviços de um homem sem Cristo, na melhor das hipóteses, são apenas trapos sujos e obras mortas. Um homem, em seu estado não convertido, é um escravo e  marionete do diabo, um trabalhador da maldade, ainda realizando os desejos da carne e da mente, sendo entregue a afetos vis.
Ele é um homem vazio que está sem Cristo, porque ele visa os fins malignos do que quer que ele faça, e de duas maneiras. 
(1) Neste mundo, ele visa fins corrompidos em sua audição, leitura, oração e profissão de religião. Ele se ocupa de si mesmo e de seus próprios fins em tudo o que faz. 
(2). Assim como as ações de um homem em Cristo tendem à salvação, as ações de um homem sem Cristo tendem a condenação.
Resultado de imagem para o homem é escravo do pecado

2-   Segundo, um homem sem Cristo não é apenas um homem vil, mas um homem escravizado.  Cristo diz a você em João 8:36: Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre. Sugerindo que você não tem interesse em Cristo te libertar da escravidão do pecado e de Satanás, você então continuará realmente um escravo. Se Jesus precisa libertar você, é porque você esta trancafiado em algum lugar ou preso em alguma coisa.
Esse cativeiro e escravidão, consiste em três coisas:
1- São escravos do pecado; 
2 – São escravos do diabo
3 – São escravos da lei.
1. Todo homem sem Cristo é escravo do pecado. Em João 8:34, Jesus diz: Em verdade vos digo que quem comete pecado é servo do pecado , e em 2 Pedro 2:19, enquanto lhes prometem liberdade, eles mesmos são servos da corrupção, para quem um homem é vencido, do mesmo ele é levado à escravidão . Todo homem, por natureza, é escravo de suas concupiscências, escravo do pecado e das criaturas. Deus criou o homem sobre todas as criaturas, mas o homem se fez servo de todas as criaturas.
2. Ele não está apenas em escravidão ao pecado, mas também ao diabo. Os dois últimos versículos de 2 Timóteo 2 dizem, com mansidão, instruindo aqueles que se opõem, se Deus porventura lhes der arrependimento, ao reconhecimento da verdade, para que se livrem dos laços  do diabo, onde estão capturados e fazem  a sua vontade .
3. Ele está em servidão à lei, ou seja, ele não faz nada em obediência à lei; e esta é a grande miséria de um homem sem Cristo. Ele é obrigado a guardar toda a lei de Deus. Há uma expressão muito estranha em Apocalipse 18:13. São João diz lá que todos os que adoraram a besta clamarão: 'Ai e ai', porque Babilônia caiu, e clamará pelos escravos e almas dos homens . Todos os homens maus são escravos do anticristo, do pecado e da lei, e essa é a grande miséria de um homem não regenerado.
Resultado de imagem para o homem é um mendigo espiritual sem Cristo
    3 - Você não é apenas um vil e um escravo, mas também um mendigo, sem Jesus Cristo; pois todos os tesouros da graça e misericórdia estão escondidos e trancados em Cristo como em um cofre seguro. Colossenses 2:13Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento . Se você está fora de Cristo, você não tem acesso a esse tesouro e não tem absolutamente nada. Um mendigo não tem nada, você sem Cristo não tem nada, você sem Cristo é um mendigo.
 Como diz Apocalipse 4:17: Tu dizes que és rico e aumentado em bens, e que nada precisas, e não sabes que és pobre,  miserável,  cego, e nu . Você entendeu o que é um miserável, que passa fome, não tem o que vestir, não tem dinheiro e nem casa para morar. Por que, sob todos esses aspectos, todo homem quem está fora de Cristo é um homem pedinte, um mendigo miserável.
1. Um mendigo é aquele que não tem alimento para a sua fome, e todos vocês que não têm interesse em Jesus Cristo são mendigos, a esse respeito, porque você não se alimenta desse pão da vida, nem bebe da água da vida, e continuando assim, as suas almas morrerão de fome.
2. Você dirá que ele é um homem pobre, que não tem roupas para vestir, assim, todo homem fora de Cristo não é apenas pobre, mas nu, Apocalipse 3:17. Você não sabia que era pobre e miserável, e cego e nu . Aquele homem que não está vestido com as longas vestes da justiça de Cristo é um homem nu, e está exposto à ira e vingança do Deus Todo-Poderoso. Esses homens têm uma capa para cobrir sua nudez e vergonha pecaminosas, vestidas com as vestes da justiça de Cristo. Diz-se de Jacó que ele obteve a bênção de seu pai, vestindo as vestes de seu irmão mais velho, e por isso somos abençoados apenas por Deus, nosso Pai, por estarmos vestidos com as vestes de nosso irmão mais velho, Jesus Cristo.
3. Aquele homem é um pedinte que não tem dinheiro na bolsa. Portanto, embora suas bolsas estejam cheias de ouro, se seu coração não estiver cheio de graça, vocês são homens piores que um pedinte, Lucas 16:11. A graça é a única verdadeira riqueza. Todas as riquezas duráveis ​​estão ligadas em Cristo.
4. E, finalmente, ele é um homem mendigo que não tem uma casa para morar, que é destituído de uma casa para se alojar e de uma cama para se deitar. Então, você que não tem interesse em Cristo, quando seus dias expiram e a morte chega, você não sabe o que fazer nem para onde ir. Você não pode dizer com o homem piedoso que, quando a morte o levar daqui, você será recebido em habitações eternas. Você não pode dizer que Cristo foi antes para preparar um lugar para você no céu.
Então, nesses quatro detalhes, você vê que um homem sem Cristo é um homem muito mendigo, que não tem comida para o corpo, nem roupas para as costas, nem dinheiro para a bolsa, nem uma casa para colocar a cabeça,
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Resultado de imagem para o homem é um cego sem Cristo
4     - Outra propriedade de um homem sem Cristo é que ele é um homem cego. Apocalipse 3:17, e não sabia que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego e nu . Por isso, é que os homens maus, durante sua falta de regeneração, são chamados de "trevas". Efésios 5: 8, você já foi uma escuridão, mas agora você é luz no Senhor, e anda como filhos da luz . Assim, a luz chegou ao mundo e, no entanto, os homens amam mais as trevas do que a luz, porque suas ações são más.
Jesus Cristo é para a alma aquilo que o sol é para a terra. Tire o sol da terra e não passa de uma masmorra das trevas. Então tire Cristo da alma e isso não passa de uma masmorra do diabo. Se o coração estiver fechado e Jesus Cristo não estiver em você, você estará em um estado de escuridão e cegueira.
Resultado de imagem para o homem é um aleijado sem Cristo
5 - Todo homem sem Cristo é um homem deformado, como você pode ler em Ezequiel 16: 3-14. “ E veio a mim outra vez a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações.
E dize: Assim diz o Senhor DEUS a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus. Teu pai era amorreu, e tua mãe hetéia.
E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas...
E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor DEUS.
Mas confiaste na tua formosura, e te
corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele.
E tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos pintados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.
Ezequiel 16:1-16
Quando uma criança pobre jaz fervilhando em seu sangue, sem ser enrolada, nem lavada, nem cuidada, em que triste condição ela se encontra? E assim era você, diz Deus. Mas, então, continue lendo no sétimo versículo: Eu te fiz multiplicar como broto do campo, e você aumentou e se engrandeceu. Então, no versículo 14, a tua fama se manifestou entre os gentios por sua formosura, pois era perfeito através da Minha Glória que eu havia posto sobre ti, disse o Senhor, sugerindo que, antes que Cristo olhe para uma alma, ele jaz no seu próprio sangue e incapaz de ajudar a si mesmo, mas ele se torna gracioso pela beleza de Cristo que é lançada sobre ele. Se você não tem Cristo, não tem o seu melhor ornamento.
Um homem sem Cristo é como um corpo cheio de feridas e chagas. Ele é como uma casa escura sem luz e um corpo sem cabeça, e esse homem deve ser um homem deformado.

Resultado de imagem para o homem é um homem amargo sem Cristo
6 - Outra propriedade de um homem sem Cristo é que ele é um homem desconsolado. Cristo é a única fonte de conforto e a fonte de toda alegria e consolo. Tire Cristo da alma e é como se você tivesse tirado o sol do firmamento. Se um homem tem todas as bênçãos do mundo e carece de Cristo, ele carece daquilo que deve adoçar todo o resto de seus desconfortos. Em Êxodo 15: 23-25, você lê das águas de Mara. Eles eram tão amargos que ninguém podia beber deles, mas então o Senhor mostrou a Moisés uma árvore que, quando ele jogou nas águas, tornou as águas doces. Ora, Jesus Cristo é essa árvore. Ele adoça a amargura de qualquer aflição externa e pode fazer com que todas as suas mágoas fujam. Não há nada no mundo que adoça o conforto e nos dê alegria na posse das coisas deste mundo mais do que ter interesse em Jesus Cristo.
Amado, não é ter muito bens e até coisas boas que Deus criou em sua casa, mas ter Cristo em seus corações que faz você viver confortavelmente. Todo o pão que você come será pão de tristeza se você não se alimentar do corpo de Jesus Cristo; e toda a sua bebida será apenas vinho de espanto, se você não beber do sangue de Jesus Cristo. Sem interesse em Cristo, todos os seus confortos são apenas cruzamentos e todas as suas misericórdias são apenas misérias, como em Jó 20:22 . Na plenitude de sua suficiência, ele estará em apuros . Embora você tenha abundância das coisas desta vida, apesar de ter mais do que suficiente, ainda assim, se você não tem interesse em Cristo, não tem nada.

Resultado de imagem para o homem é um homem morre sem Cristo
7 – Outra  propriedade de um homem fora de Cristo é que ele é um homem morto. Você conhece aquele lugar comum em 1 João 5:12Aquele que tem o Filho tem vida, e aquele que não tem o Filho não tem vida . Por isso, lemos em Efésios 2: 1 que homens não regenerados estão mortos em ofensas e pecados , e a razão é que Cristo é a vida de um crente. Colossenses 3: 3, Nossa vida está escondida com Cristo em Deus . Tira Cristo de um homem e tira a vida dele, tira a vida de um homem e ele é um pedaço de carne morto. Homens não regenerados são chamados de estranhos para a vida de piedade e, portanto, devem estar mortos em seus pecados. Se a vida que ele vive não é pela fé no Filho de Deus, ele está espiritualmente morto. Por exemplo, você sabe que um homem morto não sente nada. Faça o que quiser com ele, ele não sente isso. Portanto, um homem que está morto espiritualmente não sente o peso de seus pecados, embora sejam um fardo pesado pressionando-o para a cova do inferno. Ele é um estranho à vida de piedade, sentimento passado, entregue a um sentido reprovador, de modo que não sinta o peso e o fardo de todos os seus pecados.
Um homem morto não tem título aqui nesta vida. Embora ele sempre tenha sido tão rico, ele perde seu título para todos, e suas riquezas vão dele para outro. Portanto, estando espiritualmente morto, você não pode reivindicar nada, nem a graça, nem a misericórdia, o céu ou a felicidade de Jesus Cristo.
Um homem morto ainda está apodrecendo e retornando ao pó de onde veio; e assim um homem que está espiritualmente morto cai de iniqüidade em iniqüidade, e de um pecado para outro, até que finalmente cai no fogo do inferno.

Resultado de imagem para o homem é um homem condenado sem Cristo
8 - A última propriedade de um homem sem Cristo é que ele é um homem condenado. Se ele vive e morre sem Cristo, ele é um homem condenado. Assim diz João 3:18: Quem não crê, já está condenado. Ele é tão condenado como se já estivesse no inferno.  O Céu não é dado a ninguém, exceto aqueles que são herdeiros, juntamente com Cristo, e, portanto, você que está sem Cristo deve ficar sem o céu e, consequentemente, sem felicidade e salvação, e, portanto, você deve ser condenado.


Para que você veja nessas oito propriedades particulares, em que condição triste e miserável todo homem sem Cristo está, e oh! que o que foi declarado agora sobre a miséria de um homem sem Cristo pode provocar toda alma entre vocês a uma santa ânsia e sinceridade de espírito, acima de todos os seus esforços para trabalhar para obter Jesus Cristo.

Christopher Love



[Este sermão resumido é reimpresso da Sola Scriptura, uma revista anteriormente publicada pelos Soli Deo Gloria Ministries , com a permissão do editor. Para mais informações sobre este e outros livros puritanos, entre em contato com Don Kistler em:
Soli Deo Gloria
PO Box 451
Morgan, PA 15064
(412) 221-1901 / Fax (412) 221-1902]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net