Marcadores

7 de junho de 2018

A B Simpson - A HISTÓRIA DE UMA LENDA


Albert Benjamin Simpson (15 de dezembro de 1843 – 29 de outubro de 1919) O mais célebre dos canadenses, uma verdadeira lenda para todos aqueles que acreditam que é possível reviver o cristianismo dos tempos de Atos dos Apóstolos, A.B. Simpson fez a ponte entre a palavra e o poder, que se havia perdido no tempo e na história da igreja cristã. Um verdadeiro Herói da Fé. Fundador  da Aliança Cristã e Missionária, global.
O jovem Albert cresceu em meio à rígida tradição puritana da Igreja Escocesa Calvinista Presbiteriana. O pai ganhava a vida como fazendeiro e construtor de barcos, tinha um coração missionário e inspirou seu filho com uma visão missionária. A mãe deu para Simpson um amor pela literatura e arte. Morava num lar simples e piedoso onde a disciplina e o temor de Deus predominavam
Resultado de imagem para AB SIMPSON
Simpson foi batizado pelo Rev. John Geddie, conhecido como o “apóstolo das Ilhas do Sul Pacífico”.  Quando Geddie chegou às ilhas em 1848, não havia cristãos e quando saiu das ilhas em 1874, não havia pagãos.

Resultado de imagem para LIVROS DE A B SIMPSON 
Aos 14 anos, Simpson leu um livro titulado O Mistério Evangélico da Santificação por Walter Marshall. Um parágrafo que influenciou Simpson a aceitar Jesus como Salvador foi o seguinte:
“A primeira boa obra que você poderá fazer é de crer no Senhor Jesus Cristo. Até que o faça, todo seu trabalho, orações, lágrimas e boas resoluções estão em vão. Crer no Senhor Jesus Cristo é simplesmente crer que Ele o salva conforme Sua Palavra, que Ele o recebe e salva aqui e agora; pois Ele tem dito:  ‘Quem vier a mim não será lançado fora.’  O momento que você fizer isto, você passará à vida eterna, será justificado de todo seu pecado e receberá um coração novo e toda a operação graciosa do Espírito Santo.”
Resultado de imagem para AB SIMPSON
Após sua conversão, Simpson passou um dia em jejum e oração, no qual escreveu detalhadamente em três páginas o seu compromisso com Deus e as bênçãos que esperava de Deus,  assinou, selou e desde aquele dia, cumpriu fielmente ao seu compromisso com Deus.
Simpson  fez este pacto com Deus em 19 de janeiro de 1861:
“Eu creio em Jesus e aceito a salvação oferecida por Ele, que é meu Profeta, Sacerdote e Rei, feito para mim, por Deus,  Cristo se fez minha redenção e minha completa salvação, minha justiça e minha santificação.  Ele tem subjugado meu coração rebelde pelo Seu grande amor. Portanto, eu tomo o amor de Cristo unicamente para a Sua glória.  Se houve algum dia, um pensamento meu de rebelião contra Ti, vença-o e traga-o à submissão. Qualquer coisa que possa opor-se à Tua divina vontade em mim, ó Deus, tira-o em nome de Jesus.  Eu me entrego a Ti, como “vivo entre os mortos” para voltar a viver somente para Ti.  Toma-me e usa-me inteiramente para Tua glória no nome daquele que está sobre todo nome, no nome de Jesus, eu Te peço. Retifica agora mesmo no céu, ó meu Pai, este pacto que acabei de fazer contigo.  Escreve nos céus, no Teu livro de recordações, que hoje eu cheguei para ser Teu, somente Teu para toda a eternidade.  Lembra-Te de mim na hora da tentação e que eu nunca me afaste deste pacto sagrado. Na fortaleza, ó Capitão da minha salvação, eu serei forte e mais que vencedor por intermédio daquele que me amou.  Sou de agora em diante um soldado da cruz de Jesus Cristo e um seguidor do Cordeiro de Deus, e meu lema será:  ‘Tenho um só Rei – Meu Jesus.’”
Resultado de imagem para LIVROS DE A B SIMPSON


A ênfase do seu ministério e o lema de sua pregação era: “Jesus somente”. Nos primeiros meses centenas de pessoas se converteram ao Senhor. Seu ministério foi abençoado e começou também uma reunião semanal com os pastores da cidade, onde oravam pelas almas perdidas, fazendo campanhas em conjunto com outras igrejas. Simpson chegou a alugar o auditório da Biblioteca Municipal, onde se reuniam semanalmente 200 pessoas de todas as classes de Louisville.
Em Louisville, teve um tremendo ministério, unindo todas as igrejas evangélicas para “sacudir” a cidade toda com o evangelho.

Aos 21 anos de idade ele aceitou um chamado para a grande Igreja Presbiteriana de Knox. Aos 30 anos, Simpson deixou o Canadá e assumiu o púlpito da maior igreja presbiteriana de Louisville, no estado americano do Kentucky:.
Em 1880,  Simpson finalmente  começou a alcançar o mundo com o evangelho, na Igreja Presbiteriana da Thirteenth Street, em NY.
Resultado de imagem para FRASES DE  A B SIMPSONNa igreja ele publicava o jornal missionário The Gospel in All Lands(O Evangelho em Todas as Nações), o primeiro jornal missionário com gravuras.
Durante uma campanha com Major Whittle do Exército da Salvação ele viu e ouviu pregações com poder, uma presença de Cristo que ele não tinha. Ele sentiu um vazio, um sufoco espiritual que exigia mais de Deus – a plenitude do seu Espírito.

Durante esta época, Simpson continuava sofrendo fisicamente. Ele não conseguia terminar uma pregação sem quase desmaiar, pois seu coração fraco não resistia ao esforço.

Em certa ocasião (1880), quando estava passando suas férias no acampamento de Old Orchard, no Maine, Simpson ouviu uma pregação a respeito da cura divina, dada pelo Dr.  Cullis um médico de Boston que deixara sua clínica levando esta mensagem aos enfermos.Depois de ouvir este sermão, Simpson começou a estudar a Bíblia para determinar para si mesmo se este ensino era correto. Após muito estudo e reflexão, chegou a conclusão de que era realmente bíblico e verdadeiro. Após esta constatação, sozinho entre os pinhos, Simpson orou a Deus pedindo a cura divina, pondo a teoria em prática e foi curado em 1881.

 Resultado de imagem para FRASES DE  A B SIMPSON

Mas em 1881, após dois anos frutíferos na Igreja Presbiteriana Thirteenth Street, ele se demitiu a fim de começar um ministério evangelístico independente, visando os novos imigrantes e as massas negligenciadas de Nova Iorque.
A escola onde se iniciaram tais treinamentos foi o início do Nyack College e do Seminário Teológico da Aliança. Em 1889, Simpson e sua igreja mudaram-se para uma nova localidade na esquina da Rua 44 e 8ª Avenida, chamada de New York Tabernacle.
Este lugar se tornou a base não somente de seu ministério de evangelismo na cidade como também de seu crescente trabalho de missões mundiais.

A educação disciplinada que Simpson recebeu aliada a seu talento natural fizeram dele um dos mais efetivos comunicadores da Palavra de Deus. Sua pregação trazia grandes bênçãos e conversões onde quer que ele estivesse, e sua abordagem única do evangelho de Jesus se tornou conhecida como “the Fourfold Gospel”, algo como “as Quatro Faces do Evangelho”: "Jesus nosso Salvador, Santificador, Médico Divino, e Rei Vindouro". As Quatro Faces do Evangelho são simbolizadas no logo da Aliança Cristã e Missionária: a Cruz, a Bacia, o Jarro e a Coroa. Sua especial ênfase no evangelho acabou por vir através de sua doutrina e experiência “Cristocêntrica”.
Atormentado por enfermidades por muito tempo desde sua infância, Simpson experimentou a cura divina após compreender que a Vida e a cura eram parte da bênção de viver em Cristo.
Ele enfatizava a cura em suas Quatro Faces do Evangelho e usualmente dedicava uma reunião por semana para ensinar, ouvir testemunhos e pregar sobre esse tema.

Embora este ensinamento tenha isolado a ele e à Igreja Aliança das principais denominações que não enfatizavam este ponto ou simplesmente rejeitavam a cura, a intransigente confiança de Simpson na Palavra e no poder de Deus o mantiveram permanentemente atuando adiante de seu tempo sem críticas ou rancores contra aqueles que discordavam dele.
  Resultado de imagem para NYACK COLLEGE NY AB SIMPSON
INSTITUTO MISSIONÁRIO EM NYACK  NY

 Começou seu novo ministério evangelístico no dia 14 de Novembro de 1881 num auditório barato pregando sobre as necessidades espirituais da cidade de Nova York. Estavam presentes sete pessoas. O trabalho cresceu através de muitos crentes com a mesma visão de Simpson. Foi realizando três cultos aos domingos, e dois todos os dias da semana. À tarde havia reuniões para treinar líderes e à noite fazia pregações nas ruas, antes do culto. Seu objetivo era alcançar os não-alcançados, não importando a raça, classe social ou cor. Em pouco tempo precisaram alugar um cinema aos domingos, e mais adiante, comprou uma tenda enorme que colocou nas principais esquinas da cidade.


Muitas campanhas evangelísticas foram feitas com muitas conversões e curas. Em 1882, Simpson começou uma nova revista que hoje se chama ALLIANCE LIFE ( Vida Aliancista ). Ele fundou o primeiro Instituto Bíblico da América do Norte, hoje situado na cidade de Nyack perto da cidade de Nova York. Em 1883 alugaram o famoso Madison Square Garden para uma campanha evangelística e, em 1889, finalmente conseguiram um lugar permanente na Rua 44. Instalaram o Tabernáculo do Evangelho, o Instituto Missionário, uma livraria e casa publicadora. Um lar para pobres, bêbados, abrigo para mães solteiras e orfanato. Simpson já estava publicando uma revista quinzenal de missões mundiais, além de livros, folhetos, hinos e poesias.

O coração de Simpson para o evangelismo tornou-se a força motriz por detrás da criação da Aliança Cristã e Missionária. Inicialmente a Aliança não foi fundada como uma denominação, mas como um movimento organizado de evangelismo mundial. Hoje a Aliança Cristã e Missionária exerce um papel de liderança no evangelismo global.
No seu livro de 1890, “A Larger Christian Life” (“Uma Vida Cristã Mais Ampla”, numa tradução livre), Simpson discute sua visão para a igreja: “Ele(Cristo) nos mostra o plano para uma igreja Cristã que é muito mais que a associação de amigos com interesses comuns para ouvir uma vez por semana um discurso intelectual e entretenimento musical e continuar como que por procuração um mecanismo de trabalho cristão; em vez disso, uma igreja que pode ser ao mesmo tempo mãe e lar de toda forma de auxílio e bênção que Jesus veio para dar aos homens perdidos e sofredores, berço e lar das almas, fonte de cura e purificação, abrigo para os órfãos e angustiados, escola para a cultura e treinamento dos filhos de Deus, o arsenal onde estes são equipados para a batalha do Senhor e o exército que luta estas batalhas em Seu nome. Tal centro de pessoas neste mundo triste e pecador!” (tradução livre da p. 153 do livro “A Larger Christian Life”, de A. B. Simpson).
Durante o início do século XX, Era comum que pastores e missionários Pentecostais recebessem seu treinamento no Missionary Training Institute, hoje Nyack College (Nyack, estado de Nova Iorque), fundado por Simpson. Por causa disso, Simpson e a Aliança Cristã e Missionária tiveram uma grande influência no Pentecostalismo, particularmente nas Assembléias de Deus e na Igreja do Evangelho Quadrangular. Esta influência incluiu a ênfase evangelística, as doutrinas da Aliança, os hinos de Simpson, livros e o uso do termo  ‘Full Gospel Tabernacles’ (“Tabernáculos do Evangelho Pleno”).

Estas igrejas, entretanto, vieram a desenvolver uma severa divisão com a Aliança Cristã e Missionária a respeito da chamada “doutrina da evidência inicial” do pentecostalismo. Embora Simpson e a Aliança Cristã e Missionária abraçassem de todo coração o batismo (“preenchimento”) com o Espírito Santo e todos os dons espirituais, inclusive o dom de línguas, não podiam abraçar a posição de que somente o falar em línguas seria a evidência inicial do batismo com o Espírito Santo. Isto finalmente acabou por causar a emergência da Aliança Cristã e Missionária como uma denominação distinta.
Resultado de imagem para AB SIMPSON 
Um grande número de instituições da Aliança Cristã e Missionária possui hoje o nome de Simpson, como a Simpson University em Redding, Califórnia (EUA), ou o Albert B. Simpson School em Lima, Peru. As igrejas da Aliança Cristã e Missionária estão hoje espalhadas pelos quatro cantos do globo, e podemos encontrá-las em lugares como por exemplo a Costa do Marfim, Brasil ou Rússia.
A.B. Simpson e sua esposa, Margaret, foram sepultados no Rockland County Campus do Nyack College em Nyack, estado de Nova Iorque (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net