Marcadores

3 de junho de 2018

Como Ser Guiado Por Deus? Uma Exposição de Provérbios 3:5-6 Arthur W. Pink


Como Ser Guiado Por Deus?
Uma Exposição de Provérbios 3:5-6 Por Arthur W. PinkResultado de imagem para a w pink
 Confia no Senhor de todo o teu coração. E não te estribes no teu próprio entendimento em todos os teus caminhos, reconhece-O, e ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6)
Resultado de imagem para a w pinkAtente bem a ordem aqui: a promessa no final da passagem é condicionada à nossa junção de três requisitos. Em primeiro lugar, devemos ter plena confiança no Senhor. O verbo hebraico para “confiança” aqui significa literalmente “inclinar-se sobre”, isso transmite a ideia de quem está consciente de sua fraqueza e volta-se para descansar em cima de algo mais forte para seu apoio. “Confiança no Senhor” significa contar com Ele em todas as emergências, buscarmos nos fortalecer nEle em todas as necessidades e dizer juntamente como o salmista: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará” (Salmos 23:1). Isso significa que nós lançamos todos os nossos cuidados sobre Ele, apropriando-nos fortemente dEle dia após dia e hora após hora; e provando, assim, a suficiência de Sua graça. Isso significa que o Cristão deve continuar como começou, quando nós nos lançamos primeiro a Ele como pecadores perdidos, abandonamos todos os nossos próprios feitos e invocamos Sua misericórdia abundante. Confie também agora em Sua sabedoria, poder e graça! Mas o que se entende por “confiar no Senhor de todo o teu coração”?
Em primeiro lugar, a entrega total de nossa confiança a Deus, sem olhar para qualquer outra ajuda e alívio.
Em segundo lugar, é voltar-se para Ele com a simplicidade de uma criança. Quando um pequeno confia, não há raciocínio, mas um acreditar simples das palavras do pai pelo seu sentido primário, estando totalmente seguro de que seu pai vai fazer.
Resultado de imagem para a w pinkMuitos acham mais difícil repudiar sua sabedoria própria do que abandonar a sua justiça própria. Muitos dos caminhos de Deus são “insondáveis” e procurar resolver os mistérios da providência é como o finito tentar compreender o Infinito, e tornar-se não somente culpado do pecado da presunção, mas agir contra o seu próprio bem-estar. Filosofar sobre o nosso destino, raciocinar sobre as nossas circunstâncias, é fatal para o descanso da alma e a paz no coração.
Em terceiro lugar, “reconhece-o em todos os teus caminhos”. Isto significa que, em primeiro lugar, temos de pedir a permissão de Deus para tudo o que fazemos, e não agir sem licença; só então nos comportamos como crianças obedientes e servos reverentes. Significa, que buscamos a orientação de Deus em todos os nossos empreendimentos, reconhecendo a nossa ignorância e declarando a nossa completa dependência dEle.
Resultado de imagem para a w pink
 “Em tudo... pela oração e súplicas” (Filipenses 4:6). Só assim é que o senhorio de Deus está sobre nós de uma maneira prática. Significa, que buscamos a glória de Deus em todos os nossos caminhos: “tudo quanto fizerdes, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Ah, se nós somente fizéssemos isso, quão diferentes seriam muitos de nossos “caminhos”! Se mais frequentemente pararmos e perguntarmos: Isto será para a glória de Deus? Estaríamos livres de muito pecado e de muita loucura, com todas as suas consequências dolorosas. Significa, em quarto lugar, que buscamos a bênção de Deus para tudo. Aqui está outra regra simples e suficiente: qualquer coisa sobre a qual eu não possa pedir a bênção de Deus está errada!
Resultado de imagem para a w pink“E ele endireitará as tuas veredas”! Cumpridas as três condições mencionadas acima, aqui está a consequência certa. A necessidade de ser dirigido por Deus é real e urgente. 
Resultado de imagem para a w pink
Sendo conduzidos por nós mesmos, não estaremos em melhor situação do que um navio sem leme ou um automóvel sem volante. Não é sem razão que o povo do Senhor é muitas vezes chamado de “ovelhas”, pois nenhuma outra criatura é tão apta a extraviar-se ou tem essa propensão a desgarrar-se. A palavra hebraica para “endireitar” significa “fazer uma linha reta”. Estamos vivendo em um mundo onde tudo é torto: o pecado tem jogado tudo para fora do lugar e, em consequência, confusão, males e maldições, abundam em torno de nós. Um coração enganoso, um mundo perverso e um Diabo ardiloso estão sempre procurando nos desviar do caminho e de nossa bússola com o intuito de nos destruir
Quão necessário é, então, que Deus “endireite as nossas veredas”. O que se entende por: “Ele endireitará as tuas veredas”? Isto significa que, Ele vai deixar claro para mim o curso do dever.
Resultado de imagem para a w pinkQuando você sente um forte desejo ou “tentação” para fugir de um dever comum, você pode ter certeza que é uma tentação de Satanás, e não a “liderança” do Espírito Santo. Por exemplo, é contrário à vontade revelada de Deus uma mulher estar constantemente participando de reuniões enquanto negligencia seus filhos e sua casa. É fugir de sua responsabilidade o marido que sai sozinho à noite, mesmo em exibição religiosa, e deixa sua esposa cansada em casa para lavar os pratos e colocar as crianças na cama. É um pecado para um funcionário Cristão ler a Escritura ou “falar com as pessoas sobre suas almas” em seu escritório ou no horário comercial.
 Há muitas pessoas que pensam querer ser guiadas por Deus quando alguma crise chega ou alguma decisão importante tem que ser feita; mas poucas delas estão preparados para atender o chamado bíblico de ser cristão dia a dia.
Resultado de imagem para a w pink Mas como é que um Cristão consciente age quando alguma emergência o confronta? Suponha que ele fica na encruzilhada dos caminhos: dois caminhos, duas alternativas estão diante dele, e ele não sabe o que escolher. O que ele deve fazer? Em primeiro lugar, deixe-o escutar a Palavra mais necessária, que, em regra de aplicação geral, é sempre obrigatória para nós: “aquele que crer não deve se apressar” (Isaías 28:16). Agir a partir de um impulso repentino nunca nos tornará um filho de Deus, e correr na frente do Senhor é a certeza de envolver-nos em consequências dolorosas. “O Senhor é bom para os que esperam por Ele,  para a alma que busca a Ele. É bom que um homem tenha esperança, e aguarde em silêncio a salvação (libertação) do Senhor (Lamentações 3:25-26).
Agir com pressa geralmente significa que depois vamos nos arrepender. Oh quanto cada um de nós precisa implorar ao Senhor que diariamente coloque sua mão de refrigério e quietude sobre a nossa carne febril!

Resultado de imagem para a w pink
A próxima coisa a fazer é reconhecer humilde e sinceramente, diante de Deus, a nossa ignorância, pedindo-Lhe para não nos entregar a nós mesmos. Diga a Ele que você está francamente perplexo e não sabe o que fazer, e que você merece ser deixado nesta situação lamentável. Mas pleiteie diante dEle com base em Suas próprias promessas, e peça-Lhe por amor a Cristo para que Ele seja propício a você neste momento. Peça a Ele para conceder a sabedoria tão necessária para que você possa julgar corretamente, para que possa discernir claramente o que irá promover o seu bem-estar espiritual e, portanto, glorificá-lO mais. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais Ele fará” (Salmos 37:5).
 O nosso negócio é andar em obediência a Ele a cada dia. Ao fazê-lo, é forjada dentro de nós uma prudência que nos preserva de todos os erros graves.
“Eu entendo mais do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos” (Salmos 119:100). O homem que mantém os preceitos de Deus torna-se dotado de uma sabedoria que ultrapassa de longe aquela possuída pelos sábios da antiguidade ou os ensinamentos dos filósofos. “Aos justos nasce luz nas trevas” (Salmos 112:4). O justo pode experimentar os seus dias de escuridão, mas quando a hora da emergência chega a luz deve ser dada a ele por Deus. Sirva a Deus hoje com todo seu ser, e calmamente e com segurança deixe o futuro com Ele. A firme conformidade para com o que é correto deve ser seguida por um claro discernimento daquilo que é errado. “O Senhor endireitará as tuas veredas”.

 Resultado de imagem para a w pink
Originalmente editado por Emmett O’Donnell para o Monte. Zion Publicações, um ministério de MT. Zion Bible Church,, 2603 Oeste Wright St., Pensacola, FL 32505. www.mountzion.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net