Marcadores

3 de novembro de 2013

George W. Truett - Grande Pastor Batista

George W. Truett
1867-1944


Pastor batista. George W. Truett nasceu em 6 de maio de 1867, em Hayesville, Carolina do Norte. Ele foi convertido a Cristo na Igreja Batista Hayesville com a idade de 19. Quando ele entregou seu coração a Cristo para a salvação, ele também se rendeu a vontade de Deus para o serviço pastoral. O desejo de sua vida parecia ser: "Tua vontade será feita, Senhor." 

Em 1897 ele se formou na Universidade de Baylor e em setembro do mesmo ano foi chamado para pastorear a Primeira Igreja Batista de Dallas, Texas, e lá permaneceu por 47 anos. Sob sua liderança, a Primeira Igreja Batista cresceu e se tornou o maior igreja do mundo na época. 


Dr. Truett atuou como presidente da Convenção Batista do Sul, 1927-1929, e como presidente da Aliança Batista Mundial 1934-1939. Ele foi para estar com o Senhor no dia 7 de julho de 1944, em Dallas, Texas.






George Washington Truett
GEORGE W. TRUETT pastoreou a mesma congregação por 47 anos, mas sua influência estendeu-se muito além de Dallas, Texas, ele foi para  o mundo, provavelmente, o maior líder dos Batista do Sul que já viveu. Sua humilde, espiritualidade e estilo de pregação simples o levou a ter reputação de ser o maior pregador de seus dias, com muitas pessoas  referindo-se a ele como “o novo Spurgeon.”

 Ele era o sétimo filho de Charles L. e Maria R. (Kimsey). Esta  mãe viu seu marido e filho finalmente convertidos depois de muita perseverança na oração. George nasceu em uma fazenda de montanha de 250 acres na Carolina do Norte. Primeiro, ele sentiu uma profunda necessidade do perdão de Deus, quando ele tinha apenas seis anos, depois de ouvir a um velho pregador.

Mais uma vez, um dia ao olhar para as vacas de seu pai, Deus poupou-o enquanto ele quase foi  mordido por uma cascavel mortal. Isso trouxe uma oração de agradecimento e mais convicção ainda. Aos onze anos de idade, o Senhor novamente pesou sobre ele uma glória celestial, durante um encontro de avivamento local na casa igreja moun-tain. 


 Truett, quando jovem era familiarizado com arado, rifle e livros, era o garoto mais popular da argila County, na Carolina do Norte. Ele continuou um freqüentador de igreja regular (Clay County Igreja Batista), mas não era um cristão. Um domingo de manhã, no outono de 1886, um pregador com o nome de IG Pulliam, pregava na igreja e já estava para encerrar a campanha evangelística,  para grande alívio do jovem George, mas naquela noite,  Espírito de Deus queria novamente lidar com ele e o  evangelista anunciou que iria continuar por mais uma semana! Ele usou como seu texto, Hebreus 10:38. Quando o sermão terminou e o hino convite começou, George, de  19 anos, rendeu  publicamente sua alma ao Salvador.

Ele disse a sua mãe na manhã seguinte, no café da manhã " Mãe, eu aceitei a Cristo como meu salvador e agora meu coração está cheio de grande paz .“  Na noite seguinte, quarta-feira o pastor encorajou-o a dar uma palavra de testemunho. Ele logo se viu no corredor implorando por seus amigos e vizinhos para buscar a misericórdia de Deus. Muitos responderam. A partir dessa hora em diante as pessoas começaram a encoraja-lo a entrar no ministério. 

. Dr. JB Hawthorne, pastor da Primeira Igreja Batista de Atlanta, disse que ao ouvir Truett,

“Ouvi Henry W. Grady, Henry Ward Beecher, Phillip Brooks e outros famosos pregadores do mundo, mas nunca em toda a minha vida tem sido a minha alma mais profundamente agitado por qualquer sermão do que  naquele dia em Marietta por aquele menino das  montanhas. Meu coração ardia dentro de mim e eu não conseguia manter as lágrimas.”


George Truett tinha vinte anos quando e já tinha 300 alunos em sua pequena escola bíblica, chamada Academia Hiawassee inaugurado em 1887. Seu primeiro convertido era um pobre, aleijado menino montanha. O rapaz testemunhou para Truett: "Professor, eu encontrei o Salvador, e o que você me dizia sobre ele, agora eu entendo e o amor que você me falava que ele tinha por mim, agora eu sinto em meu coração ." 

Um dia ele visitou um amigo dele na escola, convidando-o para aceitar Jesus como Senhor e Salvador e ele sempre dizia "Não esta noite. Talvez amanhã à noite, mas não esta noite." Quando ele deixou de ir à escola por alguns dias, Truett o visitou em casa e constatou  que seu amigo tinha contraído pneumonia, e sua condição foi piorando. Enquanto estava sentado ao lado da cama do menino, as mesmas palavras tristes vinham de sua boca, "Hoje não, talvez amanhã à noite ..."
- e morreu pouco tempo depois. Truett nunca mais esqueceu o incidente e sempre se referiu e a ele em suas palestras.


Com apenas 23 anos, foi nomeado secretário financeiro da Universidade de Baylor em Waco, Texas, que teve . uma dívida de US $ 92.000,00.
 Pastor RF Jenkins tinha escrito ao  Dr. BH Carroll, reitor da Baylor University  sobre o jovem  Truett: "Há uma coisa que eu sei sobre George W. Truett “onde quer que ele fala, as pessoas fazem o que ele pede para elas fazerem ". 

 Em 23 meses (1891-1893) George eliminou a dívida. Ele ia  pessoalmente fazendo apelo como um alto-falante e também de casa em casa por algumas semanas.

Alguns anos mais tarde, lhe foi oferecido a presidência do Baylor College, mas recusou, favorecendo os ministérios pastorais. Ele disse: "Eu tenho buscado e  procurado ter    um coração de pastor." 

Aos trinta anos, ele aceitou o desafio de ser pastor da igreja de Dallas,  permanecendo lá até sua morte, em julho de 1944, 47 anos mais tarde. A igreja, eventualmente, iria ocupar um quarteirão inteiro e se tornaria uma das maiores igrejas do mundo. Durante seu pastorado, a membresia aumentou de 715 para 7.804, com um total de 19.531 novos membros recebidos. Foram 5.337 batismos e contribuições totalizaram US $ 6,027,000,00 e isso, em 1919.

A Escola Dominical cresceu para 4.000 atendentes e milhares de pessoas foram salvas! Ela cresceu para ser a maior igreja da Convenção Batista do Sul, e uma das mais influentes em todo o mundo. Sua compaixão para com os perdidos foram  evidenciadas  pelo fato dele separar duas manhãs inteiras a cada semana para correspondência com os não convertidos. 

 Em 1904, Robert H. Coleman tornou-se assistente leigo do Truett e superintendente da Escola Dominical , e continuou como seu companheiro leal e útil por muitos anos.

Truett era também um pregador nos "rodeios de cowboy" por todo  Texas. Ele também foi um dos vinte homens apontados pelo presidente Wilson para pregar para o exército para as  Forças Aliadas na Europa, o que fez por seis meses em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial I.

Ele percorreu a América do Sul durante o verão de 1930, pregando para grandes multidões. A viagem da América do Sul durou dois meses e meio, e incluiu visitas para o Brasil, Argentina e Chile. Truett foi o único orador Americano  no programa do Centenário Spurgeon em Londres, Inglaterra, em abril de 1934. 

Truett nunca foi envolvido em esportes atléticos, ele não era pescador, jardineiro, mecânico de casa, nem nadador - mas o trabalho duro e uma boa dieta manteve em boas condições de saúde para a maioria de seus anos. 

Truett escreveu uma bela carta para sua esposa em seu   aniversário de 70 anos. Ele escreveu:


6 de maio de 1937
Minha querida Josephine,
Eu vivi fora do tempo normal da vida! Viajei muito, estive muito tempo fora e as emoções são profundas demais para expressar com  palavras e isso mexe com meu coração. Mais do que as pobres palavras podem dizer, eu louvo a Deus, por todas as misericórdias que Ele tem derramado sobre mim, por todos esses rápidos anos que ele tem me abençoado! É tudo pela sua  graça, a graça, maravilhosa, a  graça de Deus!: Eu fervorosamente espero e oro para que os meus dias à frente possam ser muito melhores  e mais úteis do que os dias que se foram. Que Deus conceda misericórdia e  que, por causa do seu grande nome nós possamos viver muitos dias felizes!  Embora eu não mereça qualquer um destes favores de Deus, eu agradeço por cada um deles e desejo me  esforçar ainda mais fielmente a fazer a minha vida humilde e imperfeita, uma bênção para as pessoas. E você, minha esposa amada, vai estar ao meu lado, para orar por mim e me ajudar em cada um desses meus passos – Você, meu maior conforto terrestre e inspiração.  Setenta anos de idade, mas sempre forte no Senhor! Seu e sempre seu, George 



“Vou sempre atrás dos que estão perdidos, eles são escravos que poderiam ser reis” George W. Truett





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net