16 de março de 2014

Robert Lewis Dabney Capelão do Exército Americno na guerra da secessão


Robert Lewis Dabney


Dr. Thomas Carey Johnson emseu livro a admirável vida de Robert L Dabney, escreveu:

“Existem gigantes em nossos dias e entre eles está  R. L. Dabney.” Dr. Moses D. Hoge, falando sobre o Dr. Dabney em seu funeral disse que ele era um dos três grandes homens que Deus levantou para adornar a igreja do sul dos Estados Unidos.

 

Robert L. Dabney nasceu em 1820, de uma família descendente dos hugenotes franceses, a família D’Aubigné.

Dabney foi um grande amigo e conselheiro espiritual do grande general sulista Stonewall Jackson.

Dabney tinha três grandes virtudes.

-Ele era um inigualável professor, possuindo um brilhante e poderoso intelecto que expunha grandes e profundas verdades de maneira lúcida e clara.

 

- Era também um belíssimo pregador do evangelho de Cristo. Não era um  polido orador como Moses Hoge, ou Thornwell, ou B. M. Palmer, era, mas seu estilo era mais parecido com o do profeta Elias, rude profundo e direto, deixando sempre entusiasmados os seus ouvintes.

.

- Ele também era amável com as pessoas, em especial com as que enfrentavam

 Problemas. Como professor ele sempre foi lembrado como muito paciente e atencioso e em todo tempo que deu aula nunca discutiu com algum aluno.Se au maluno seu estava doente ele era o primeiro a ir visitá-lo.

.


 Considerando Deus como nosso Criador e Senhor,como aquele que nos fêz e depois nos comprou, ficamos, nós os que cremos no evangelho, pertencendo a Ele duas vezes. Já éramos Dele por que  Ele nos fêz e nos tornamos mais ainda Dele por que Ele nos comprou com o sangue de deu Filho Amado. Portanto, nós , os que fomos salvos pelo poder da cruz de Cristo, devemos a Deus pelo menos cinco coisas:

1-     Amar a Ele sobre todas as coisas (, com reverência e gratidão )

2-     Obediência a sua palavra

3-     Penitência ( sacrifício da auto negação da vontade humana)

4-     Adoração ( não no culto, mas no estilo de vida )

 

Robert Lewis Dabney