Marcadores

Igrejas e Ministérios (134) GRANDES PREGADORES E AVIVALISTAS (40) HERÓIS DE NOSSA ÉPOCA (24) MISSIONÁRIOS QUE MUDARAM NAÇÕES (23) MULHERES DE FÉ (23) MESTRES DA IGREJA (20) EVANGELISTAS E MISSIONÁRIOS (17) GIGANTES DA FÉ (17) PRESBITERIANOS INESQUECÍVEIS (17) BATISTAS FAMOSOS (13) ESCRITORES E PENSADORES (12) REFORMADORES DA IGREJA (10) ANTIGOS METODISTAS (9) FILMES QUE TOCAM O CORAÇÃO (8) O LENDÁRIO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (7) ENTREVISTAS " FABULOSAS" (6) Esses Cristãos Extraordinários (6) HOMENS DE ORAÇÃO (6) MISSÕES (6) OS PURITANOS (6) PIONEIROS NO BRASIL (6) 15 COISAS QUE PRECISO SABER EM TEMPOS DE GUERRA (5) A B SIMPSON (5) LUTERANOS RENOMADOS (5) O Espírito Santo (5) A inabalável Corrie Ten Boom (4) EVANGELISTAS NOTÁVEIS (4) PASTORES E PROFETAS (4) 300 Profecias sobre o Messias de Israel (3) D L MOODY ESTUDOS E SERMÕES (3) O QUE PREGAVAM OS AVIVALISTAS INGLESES DO PASSADO? (3) “Os Deveres Mútuos dos Maridos e Esposas" (3) ENFIM LIVRE Martin Luther King (2) John Wesley usando o dinheiro para nos abençoar (2) Katharina Von Bora Lutero (2) Peter Marshall - Capelão do Senado Americano (2) Robert Hall Glover Pregando sobre Intercessão Missionária (2) SPURGEON (2) Bill Machesney O VERDADEIRO FILHO DO REI (1) Bud Robinson O MONTE MORIAH Lugar de sacrifício (1) Charles Finney (1) J WILBUR CHAPMAN (1) JOHN CENNICK Evangelista Morávio (1) Patricia St. John (1) Ralph Emerson Filósofo Cristão (1) Robert Lewis Dabney (1) Robert Murray M'Cheyne (1) Robert Pearsall Smith (1)

15 de março de 2014

JOHN CENNICK O PASTOR AUXILIAR DE GEORGE WHITEFIELD


 

·    John Cennick nasceu em dezembro de 1718, era filho de pais quakers que depois trouxeram seu filho para a Igreja da Inglaterra. Com nove anos foi impactado com as palavras que sua tia lhe disse no leito de morte: “ Ontem a noite eu vi o  Senhor ao meu lado e  Ele me convidou para beber de graça da fonte da vida e ficar ao lado Dele corajoso como um leão”. John sabia que ele não tinha tanta confiança em Jesus e um grande peso veio sobre ele por causa do pecado e ele fez de tudo para encontrar paz. Aos 13 anos tentou ir para Londres várias vezes para trabalhar,mas nunca conseguiu. Aos 16 ficou desesperado e começou a ir sozinho a igreja para orar e assim fêx até um dia ouvir a voz de Jesus dizendo : “ Eu sou a tua salvação”

·    Desde então ele não jogou mais cartas e e se desligou das coisas deste mundo, perdeu seus amigos e foi levado pelo Senhor ao deserto para ser tratado
 

Cennick porém se juntou a Wesley e o ajudava a lecionar na escola dominical para crianças. Ele também conheceu George Whitefield, de quem se tornou amigo e acabou por se juntar aos metodistas calvinistas. Foi nessa época que começou a pregar a o ar livre e a encontrar grande resistência dos religiosos da época. Em Swindon, no Reino Unido, as pessoas que não gostavam do evangelho jogavam em Cennick, pedras, ovos, animais mortos e até davam tiros por cima de sua cabeça nas reuniões que ele fazia ao ar livre, mas a paixão pelas almas que Deus despertara em Cennick o encorajou para enfrentar todas essas terríveis perseguições e ele continuou pregando por mias de cinco anos ao ar livre naquela região, onde não era raro as pessoas virem aos cultos com panelas e tambores só para fazerem barulho e trazerem cachorros para ficar latindo e  atrapalhando a pregação, pois a mensagem era dura, era contra o pecado e colocava as pessoas contra a parede, para de uma vez por todas decidirem entre Deus e Baal e não mais coxearem entre dois caminhos e  não mais caminharem entre dois senhores mas andarem pelo estreito caminho que conduz a vida e seguirem o Rei dos céus e da terra e não o príncipe deste mundo.




"Então Ele vem, incontáveis trombetas

Tocam por causa do sangue que derramou

Vem, no meio de milhares de anjos e santos e todos verão aquele que me salvou.

Aleluia, seja benvindo o Cordeiro que por alto preço me comprou!

Agora seus méritos são tocados pelas harpas e no mais alto monte e no mais profundo abismo se manifestou.

Será então visto por todos, o resplendor das marcas de seus cravos, que no meu lugar,  meu Salvador levou.

Por isso ilhas, montanhas e mares, fujam diante daquele que primeiro me amou, pois nem mesmo a morte pode segurar aquele a quem minha alma eu dou."
poema de John Cennick
 
 
 

Depois na famosa divisão entre John Wesley e George  Whitefield, Cennick ficou do lado de Whitefield, que era um  Calvinista Metodista, e acompanhou  Whitefield durante sua viagem a America.

Mas em  1745, durante sua visita a Alemanha, ele se juntou aos Irmãos Morávios  e ali foi ordenado pastor.

 Ele então começou a pregar com grande sucesso em   Dublin, na Irlanda, mas quando ele começou a condenar a adoração a virgem Maria ele foi furiosamente ultrajado pelos católicos irlandeses, mas ainda assim as pessoas de outras cidades da Irlanda gostavam muito de ouvi-lo e sempre o convidavam para pregar, e quando ele ia a alguma dessas cidades, as outras igrejas ficavam vazias, pois todos iam ouvir John Cennick. Os padres da região reclamavam muito quando isso acontecia e um dia o bispo

 


Bishop Rider lhes falou,“Preguem a  Cristo e este  crucificado e ressurreto e então as pessoas não terão que ir a Cennick para ouvir o evangelho.”

John ainda pastoreou uma das igreja morávias de Londres e escreveu mais de 500 hinos.