Marcadores

5 de agosto de 2021

Dia dos Pais: O Pai Modelo

 Dia dos Pais: O Pai Modelo (Texto: Lucas 15: 11-32)

John A. Huffman, Jr

A reformadora progressista, Jane Addams, escreveu em 1911: “Pobre pai foi deixado de lado. Ele não consegue muito reconhecimento. Seria uma coisa boa se ele tivesse um dia que significasse o reconhecimento dele. ”
Sessenta e um anos depois, EM 1971, o presidente Richard Nixon sancionou um projeto de lei que transforma o Dia dos Pais em feriado nacional.
Embora isso não faça parte do calendário litúrgico, estou feliz por reconhecer este dia. Os primeiros quatro dos Dez Mandamentos tratam de nosso relacionamento com Deus. Os seis restantes nos instruem sobre nosso relacionamento com nossos semelhantes. O primeiro desses mandamentos de relacionamento humano diz:
“'Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá'” (Êxodo 20:12).
É um comando com promessa. Honre seus pais e você será uma pessoa cuja vida será de qualidade. Embora a pessoa que vive respeitando os pais tenha muito mais chances de ter uma vida longa, o tema principal é uma vida com qualidade. Por isso, é justo que celebremos o Dia das Mães e o Dia dos Pais.
A razão pela qual Deus inclui isso em seus mandamentos é que vai contra nossa natureza humana. Nossa tendência é lutar contra a autoridade, seja ela a autoridade de Deus ou a autoridade de nossos pais. Queremos ser livres. Queremos fazer nossas coisas.

Alguém esta semana me deu esta peça intitulada “Pai”.
4 anos: meu pai pode fazer qualquer coisa.
7 anos: meu pai sabe muito, muito mesmo.
8 anos: Meu pai não sabe tudo.
12 anos: Bem, naturalmente o pai não sabe tudo.
14 anos: pai? Desesperadamente antiquado.
21 anos: Oh, aquele homem está desatualizado. O que você esperava?
25 anos: ele sabe um pouco sobre isso, mas não muito.
30 anos: preciso descobrir o que papai pensa sobre isso.
35 anos: um pouco de paciência, vamos entender o que papai quis dizer primeiro.
50 anos: o que papai pensaria disso?
60 anos: meu pai sabia literalmente tudo.
65 anos: gostaria de poder conversar sobre isso com papai mais uma vez.



Em UM livro do Dia dos Pais, Finding Our Fathers: The Unfinished Business of Manhood , o psicólogo da Universidade de Harvard Samuel Osherson usa seu próprio relacionamento conturbado com seu pai como o trampolim para sua busca pelo significado da paternidade. Ele se baseia em suas próprias explorações autobiográficas e em sua experiência clínica, bem como em um estudo longitudinal de 370 graduados de Harvard em um período de vinte anos.
Ele conclui que, se você não aceitar relacionamentos anteriores, especialmente com seus pais, poderá ser condenado a reproduzi-los. Em essência, nos tornamos os pais que juramos que nunca seríamos. Ele então descreve uma “tristeza remota” em seu relacionamento com seu próprio pai e amplia isso para concluir que muito poucos homens relatam um relacionamento próximo e seguro com seus pais.
A maioria dos homens sente que falta aos pais força emocional para tolerar a franqueza com os filhos. É um mundo de Homens. É um mundo de trabalho, buscas solitárias e isolamento. Como pesquisador, ele explica como os relacionamentos iniciais e contínuos do homem com seu pai moldam a intimidade e os dilemas de trabalho que os homens que estão crescendo hoje enfrentam. Como terapeuta, ele é impelido por uma urgência psicológica de “curar o pai ferido” que os homens carregam dentro de si para que possam se tornar mais amorosos e cuidadosos no relacionamento com seus próprios filhos.


O jovem Ronald Reagan Jr. contribuiu para essa busca pelo pai modelo. Ele afirmou que seu pai, o presidente, não era naturalmente equipado para ser um pai perfeito, mas compensou isso sendo gentil, compreensivo e um bom amigo. Ele contou como o pai do presidente, seu avô, sofria de alcoolismo e costumava se ausentar, não servindo de modelo para a paternidade. “Então ele (o presidente Reagan) não é o mais naturalmente equipado para ser a ideia de um pai perfeito de todos. Ele compensa sendo uma pessoa genuinamente gentil e agradável. ” O jovem Reagan continuou observando que, como resultado de sua própria experiência difícil, o presidente era uma pessoa difícil de se conhecer bem.


Existe algum modelo? A resposta é sim …. e não. Não existe pai humano perfeito. Alguns fazem isso melhor do que outros e, como resultado, isso é mais fácil para eles. Nenhum de nós é perfeito. Tento muito ser um bom pai e fracasso. Mas eu não vou desistir. Como cristão, sei que não posso fazer isso perfeitamente. Mas eu tenho um modelo.
Um dia, Jesus contou uma história que provavelmente é a história mais apreciada em toda a Bíblia. Tornou-se conhecido como a “Parábola do Filho Pródigo”. Encontramos registrado em Lucas 15: 11-32.
Em várias ocasiões, usei essa história como um texto de pregação, abordando-a de várias perspectivas. Falei sobre o Filho Pródigo, observando a tendência em alguns de nós de se rebelar e fugir do amor de Deus, entrando em um país distante, desperdiçando a tremenda herança que o Senhor nos deu por desconsiderar o preço que estamos pagando e o coração de Deus que está se partindo por nós. Essa história, vista dessa perspectiva, nos diz como podemos voltar para o Senhor, nossos recursos esgotados, encontrando-O amando e esperando por nós. Nunca é tarde para voltar para casa.
Preguei sobre este texto da perspectiva do irmão mais velho, referindo-me a isso como a mensagem de Cristo aos santos enfermos. Não é fácil ser como esse personagem frio, calculista, com ética no trabalho e hipócrita que fazia as coisas da maneira que deveriam ser feitas, desdenhoso da devassidão de seu irmão mais novo.

 Ele ficou chocado quando o jovem pródigo voltou para casa apenas para receber um banquete preparado em sua homenagem. Quão ressentidos você e eu podemos ficar, quando tentamos fazer tudo certo, quando descobrimos que Deus abraça, mesmo nas conversões no leito de morte, pessoas que desperdiçaram suas vidas. O irmão mais velho colocou um espelho para mim, mostrando-me como talvez minha motivação para boas obras não fosse por amor a Deus e desejo de estar em um relacionamento com Ele, mas por orgulho, arrogância e autoproteção.


Tenho procurado por todo o lugar por algo mais do que teoria sobre o que é ser um pai exemplar. De repente, percebi que é possível revisitar essa parábola e ver nela a representação ideal do que é ser um pai modelo. Aqui temos o pai, de quem Jesus conta essa história, interagindo com seus filhos de uma forma que dá a você e a mim uma visão de como ser pais modelos e, em um sentido mais amplo, pais modelos.
I. O pai modelo ensina a verdade desde a infância.
Jesus não contou essa história no vácuo. Ele estava contando isso para judeus, judeus que conheciam as Escrituras do Antigo Testamento, homens e mulheres que estavam familiarizados com a Lei mosaica. Básico para esta grande herança é a responsabilidade dos pais de expor os filhos aos ensinamentos das Escrituras, tanto em preceito quanto em ação. Pouco antes de entrar na Terra Prometida, Moisés lembra ao povo de Israel:
“Ouve, Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor; e amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras que hoje te ordeno estarão em teu coração; e você deve ensiná-los diligentemente a seus filhos, e deve falar deles quando você se sentar em sua casa e quando você andar no caminho, e quando você se deitar e quando você se levantar. E você os amarrará como um sinal em sua mão, e eles serão como frontais entre seus olhos. E as escreverás nas ombreiras da tua casa e nas tuas portas ”(Deuteronômio 6: 4-9).
A disciplina é essencial para este ensino. Moisés incorpora essas palavras em seu discurso. “Saiba então em seu coração que, assim como o homem disciplina a seu filho, o Senhor, seu Deus, o disciplina” (Deuteronômio 8: 5). E ele adverte não apenas os pais, mas também as mães a viverem sob a autoridade dos ensinamentos de Deus.
Como vivemos sob Sua autoridade, o que ensinamos a nossos filhos sobre os caminhos de Deus assume mais relevância existencial para eles. Se eu ensinar a eles um modo de conduta e viver de um modo diferente, eles verão a hipocrisia de tudo isso. Devo viver sob o ensino e a disciplina de Deus, ao mesmo tempo que me esforço para ensinar e disciplinar fielmente meus filhos.
II. O pai modelo tem respeito pela autonomia individual.
Qual seria sua reação se um de seus filhos viesse até você, zombando de você, exigindo que você lhe desse total liberdade e seu quinhão para financiar sua rebelião? Essa é difícil, não é?
Não era incomum que um pai judeu distribuísse seus bens antes de morrer se desejasse se aposentar da administração real de seus negócios. De acordo com a lei, havia uma definição clara de suas responsabilidades financeiras. O filho mais velho deve receber dois terços e o filho mais novo um terço. Mas há uma certa atitude exigente, não é, por parte deste filho mais novo? Ele está dizendo: “A vida é muito curta para eu esperar que você morra ou se aposente. Eu vou conseguir de qualquer maneira. Dê para mim, agora. Estou entediado. Estou encurralado. Quero sair! ”
O pai poderia ter dito não. Ele poderia ter tentado chantageá-lo, dizendo-lhe o quanto mais ele teria no longo prazo se ficasse em casa. Ele poderia ter feito o jogo da comparação, dizendo: “Por que você não é um bom filho como seu irmão mais velho? O que você está tentando fazer, partir o coração da sua mãe? " Você conhece aqueles joguinhos que jogamos!
Não, esse pai estava preparado para seguir os ensinamentos e os humildes modelos que ele e sua esposa haviam compartilhado desde a infância daqueles dois meninos. Ele estava disposto a avaliar cada um deles pelo que eram como indivíduos. Ele conhecia seus pontos fortes e fracos. Ele estava preparado para deixar esse jovem ser um adulto.
Afinal, ele mesmo era humano. Ele teve um pai que o criou. Ele tinha suas próprias rivalidades individuais entre irmãos e irmãs. Ele conhecia a sensação de ser comparado. Ele sabia o que era querer ser ele mesmo. E ele sabia o que era se rebelar.
Não sabemos a natureza de sua rebelião. Não sabemos muito sobre seu passado. Talvez ele já tenha sido um filho pródigo. Talvez ele tenha sido o irmão mais velho ou alguma mistura interessante de ambos os tipos de personalidade. Ele também tinha seus pecados secretos, bem como suas deficiências mais óbvias.
Ele não era perfeito. Ele sabia que Deus, em Seu desígnio criativo, não havia feito seres humanos robôs, autômatos, que funcionassem como homens e mulheres mecânicos. Ser criado humano era ter liberdade para obedecer ou desobedecer. Este pai modelo respeitava a autonomia individual de cada um de seus filhos. Então, sem pregar um sermão do Juízo Final, ele dividiu sua propriedade. Ele deu ao filho o que ele queria e se despediu dele.
III. O pai modelo não atrapalhará as consequências.
Aparentemente, ele tinha dinheiro e servos. Ele poderia ter feito um jogo de manipulação. Ele poderia ter designado um de seus servos para seguir o garoto rebelde, carregando vários disfarces, indo aonde quer que ele fosse, certificando-se de que ele não tinha ideia de que ele estava lá, mantendo um olho nele e, em seguida, relatando o que estava acontecendo, informando-o se tudo correu bem ou se correu mal.
Ele poderia ter acompanhado suas associações, para não desperdiçar a fortuna, pensando: “Trabalhei duro por todo esse dinheiro e nenhum filho meu tem o direito de desperdiçá-lo”. Ele poderia ter colocado pequenos lembretes anônimos em seu caminho se começasse a ter problemas: "Seu pai não gostaria disso, não é?" Se as coisas ficassem muito ruins, ele poderia mandar trazê-lo para casa, pensando: "Sua mãe e eu nunca poderíamos viver conosco se soubéssemos que nosso filho estava saindo com prostitutas ou se tornando um alcoólatra ou pegando uma doença venérea ou se casando fora de nosso fé." À primeira pontada de saudade de casa, ele poderia tê-lo lembrado da canja de galinha quente de sua mãe e do fato de que sempre há muito trabalho aqui em casa.
Não, o pai modelo não atrapalhará as consequências. Ele não está no negócio de resgate prematuro. Por mais que seu coração esteja se partindo e ele saiba que há problemas pela frente, ele o deixa ir.
Eu pergunto a você e me pergunto: esse é o tipo de pai, é o tipo de mãe que somos? Estamos dispostos a ensinar e modelar fielmente? Respeitamos a autonomia de nossos filhos à medida que crescem? Estamos dispostos a deixá-los se afastar de nós, não mais nutridos e controlados por nós, mas livres para viver em um mundo difícil e desprotegido?
A realidade é que não temos muita escolha. Se não os deixarmos ir, eles vão se rebelar de qualquer maneira, não vão? É muito melhor tomar a iniciativa e dizer: “Ei, esta é a sua vida. Fiz o melhor que pude. Não tem sido tão bom em alguns pontos. Você conhece minhas fraquezas e meus erros. Perdoe-me por eles. É a sua vida. Você sabe o que eu acredito. Estou disposto a cortar as cordas do controle. Você é livre para ser quem você escolhe ser, para fazer o que quiser e viver com as consequências. Você sabe que eu te amo e sempre amarei. Posso nem sempre ter lidado com você corretamente e cometerei meus erros no futuro. Mas eu sou seu pai. ”
Com um grande abraço e talvez algumas lágrimas, estamos preparados para enviá-los em busca de sua própria fortuna, para enfrentar quaisquer que sejam as consequências - positivas, negativas ou intermediárias.
4. O pai modelo tem um amor que se recusa a desistir.
A maioria de nós tem um ponto de ruptura. Podemos suportar tantas bobagens. Somos pacientes até certo ponto. Temos esperança até certo ponto. Estamos dispostos a ser tolerantes até certo ponto.
O fato é que nossos filhos têm a liberdade dada por Deus para seguir seus próprios caminhos e nunca mais voltar. Não podemos forçá-los a nos honrar. Ao mesmo tempo, Deus tenha piedade do filho ou filha que tem um pai que desistiu deles. Poucas experiências podem ser mais devastadoras do que ser rejeitadas pelos pais.
Somos chamados à fidelidade, a mesma fidelidade que é modelada pelo pai nesta história. Imagine como o enredo mudaria se o pai assumisse a atitude de: “Tudo bem, é assim que meu filho quer. Eu vou junto com isso. Eu acho isso idiota. Ele está cometendo um erro terrível. Ele tem o direito de fazer isso. É isso. Mas é melhor ele nunca mais voltar aqui. Eu terminei com aquele garoto ingrato. ”
Em vez disso, vemos o pai cumprindo fielmente suas responsabilidades contínuas. Ele não está perseguindo o filho pródigo. Mas ele está diariamente ciente de seu coração partido.
É importante aprendermos a viver com o coração partido. Jesus disse: “Neste mundo, você terá problemas. Coragem, eu venci o mundo. ” Há uma franqueza realista nos ensinos bíblicos. Somos alertados para a realidade da vida. Nenhum de nós está livre de problemas. Somos chamados a continuar fazendo o que Deus nos chamou para fazer, ao mesmo tempo, temos o privilégio de varrer o horizonte na esperança de esse reencontro com o rebelde.
Podemos ter causado alguma rebelião. Nesse caso, precisamos fazer nossas aberturas. Talvez um telefonema ou uma carta que diga: “Sinto muito. Perdoe-me pelo que disse. Eu amo Você. Eu quero um relacionamento restaurado com você. ” Estou falando de uma iniciativa que liberta o jovem para aceitá-la ou não. Outros já comunicaram esse amor e vulnerabilidade. Para você, é só seguir em frente e cumprir as responsabilidades que assumiu.
De alguma forma, nunca consigo me livrar da imagem daquele pai que, enquanto trabalhava em sua área, estava constantemente esquadrinhando o horizonte. Jesus nos alerta desse fato. Pois Ele diz: “Mas, estando ele ainda longe, seu pai o viu e, com compaixão, correu, abraçou-o e beijou-o” (Lucas 15:20). Seu amor se recusava a desistir.
V. O pai modelo é misericordioso.
Qual seria sua reação se seu filho fizesse com você o que o filho pródigo fez com o pai? Talvez daria um sermão primeiro, ou seria frio para dar a ele uma lição. O pai na história de Jesus evita uma atitude vingativa. Em vez disso, o amor explode dentro dele. Ele tem compaixão. Ele corre, abraça seu filho, o beija. Ele não está interessado em dizer: "Eu avisei!" Em vez disso, ele é dominado por uma alegria que inunda seu sistema. Ele não pode fazer nada além de se alegrar.
VI. O pai modelo é uma pessoa comemorativa.
Ele nem mesmo dá ao filho a chance de pedir para ser um servo. Ele pede o melhor manto. Na tradição hebraica, esse manto representa honra. Ele pede um toque. O anel representa autoridade. Se um homem deu a outro seu anel de sinete, era o mesmo que dar a ele uma procuração. Ele pede sapatos. Os sapatos representam um filho em oposição a um escravo. Os filhos da família usavam sapatos. Freqüentemente, os escravos não. Ele pede um banquete, uma festa para se alegrar, “pois este meu filho estava morto e reviveu; ele estava perdido e foi encontrado ”(Lucas 15:24).
Você é uma pessoa comemorativa? Não tenho certeza de que poderia ter sido tão espontâneo e exuberante como foi esse pai modelo. Eu acho que eu teria que esperar para dar a festa até que eu tivesse verificado sua taxa de reincidência. Eu gostaria de saber se ele realmente confessou ou não, ou se ele se viraria e quebraria meu coração novamente. Acho que adiaria a festa por alguns meses.
Eu daria a ele um emprego. Eu tentaria medir o quão bom ele estava fazendo. Afinal, não seria justo com seu irmão mais velho, meu filho que tinha sido tão fiel, ter essa grande extravagância. Acho que o que estou dizendo é que não gosto de algumas coisas que vejo em mim mesmo quando me comparo a esse pai modelo. Eu tenho que aprender Eu tenho que crescer Eu tenho que desenvolver, ao examinar de perto este exemplo bíblico.
VII. O pai modelo está disposto a viver com ambiguidades.
Não sabemos o fim da história. Sabemos que o outro filho ficou com raiva. O pai teve que conviver com essa raiva. O outro filho considerou isso injusto. Ele não estava nem um pouco interessado em fazer parte da celebração.
Jesus tinha uma maneira muito interessante de concluir essa história. Termina com a resposta do pai à acusação zombeteira do irmão mais velho de que nunca houve uma festa para ele, mas que este irmão infeliz que devorou ​​o dinheiro suado do pai com prostitutas acaba fazendo com que o bezerro cevado seja morto em sua homenagem.
Qual é a resposta do pai? Ele reconhece a fidelidade do irmão mais velho. Ele não exige desempenho do irmão mais novo. A vida continua.
Nenhum de nós conhece o futuro, não é? Ser pai, ser mãe não tem garantias seladas e assinadas. Somos chamados a conviver com a ambigüidade que se constrói nas relações. O pai modelo aceita isso como um fato da vida e segue em frente, fazendo e sendo fielmente o que Deus o chamou para fazer e ser, não importa o que as outras pessoas importantes em sua vida decidam fazer e ser.
Nossa recompensa final não é o privilégio de sentar e dizer: "Não fui um bom pai?" É verdade que teremos algumas alegrias advindas da tão esperada amizade com nossos filhos. Mas a recompensa final será quando o verdadeiro pai modelo, o próprio Deus, nos olhar nos olhos e dizer: “Muito bem, servo bom e fiel. Entre no seu descanso eterno. ”
Lembre-se de que o modelo é Deus. Você e eu não somos Deus. Não somos perfeitos. O importante é que estou disposto a dizer “Sinto muito” quando estou errado. O importante é que estou disposto a apoiar os filhos que Deus me d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net