Autor: Francis Schaeffer**
Tradução: Felipe Sabino de
Araújo Neto
Revisão: Walter Andrade Campelo
Revisão: Walter Andrade Campelo
As Duas Colunas
Duas colunas
distinguiam a Igreja cristã primitiva de qualquer outro sistema religioso.
A primeira dizia respeito ao
fundamental problema da autoridade. Na igreja primitiva só existia uma autoridade final: a Bíblia, a Sagrada Escritura.
Os primeiros
cristãos criam que a Sagrada Escritura lhes dava uma autoridade externa ao
âmbito do relativista, mutável e limitado pensamento humano. Assim, com esta
visão da Palavra, tinham o que consideravam uma autoridade não humanista.
A outra coluna da Igreja
primitiva que a diferenciava de todos os demais sistemas religiosos era sua
resposta à pergunta: Como se achegar a Deus?
Se Deus existe e é santo,
perfeitamente santo, vivemos num universo moral.
Se Deus não existe ou se é amoral ou imperfeito, vivemos,
conseqüentemente, num universo relativo com relação à moral.
Por outro lado, se Deus é perfeito, e mantém sua total
perfeição, e exige que todos os que o rodeiam sejam santos como Ele é santo,então,
como é óbvio que nenhum homem é moralmente perfeito, todos eles estarão
condenados.
A única coisa que poderia resolver este dilema, verdadeiramente
básico, acerca de se o universo é moral ou amoral, seria o ensinamento da
Bíblia e da Igreja primitiva.
Tal ensinamento foi que Deus nunca diminuiu o nível de Suas normas,
que Ele exige perfeição e que, portanto, Ele é completamente moral;
E que, porém, por causa do
amor de Deus, veio Jesus Cristo como Salvador, e realizou uma obra infinita e
definitiva na cruz, de maneira que o homem já pode se achegar ao Deus
totalmente santo e perfeito, apoiado nesta obra perfeita e consumada, pela fé e
sem obras humanas relativas, esta é a segunda coluna.
Uma vez que se ensina a exigência por parte de Deus de perfeição
total, se mantém a existência de um universo moral; e ao se ensinar a obra
perfeita do Salvador, segue-se que não necessariamente todos os homens sejam
condenados. Assim, qualquer elemento humanista e egoísta é destruído; jamais
nenhum outro sistema - seja religioso, seja filosófico - deu semelhante
resposta.
Assim,
pois, as duas colunas distintivas da Igreja primitiva eram um golpe combinado e
completo contra o humanismo. A autoridade ficava fora da mutável
jurisdição humana e assim, o acesso pessoal de cada indivíduo ao Deus
eternamente santo se baseava, não nos atos morais ou religiosos relativos do
homem, mas na absoluta e definitiva obra (e por ser Ele Deus, infinita) de
Jesus Cristo.
Tudo isto fazia
que o homem fosse arrancado do centro do universo, donde havia intentado situar
a si mesmo, quando se rebelou contra Deus na histórica queda no Éden, e
destruía o humanismo, atacando-lhe no seu próprio coração.
Uma mudança de rumo na doutrina da igreja
Uma
mudança apareceu nos tempo do imperador Constantino. Este fez paz com a Igreja,
porém, começou a se intrometer nela. Tal mudança de direção destruiu as duas
únicas colunas, às quais referimos mais acima. A
Igreja viria a ser o centro da autoridade, no lugar da Palavra de Deus. Aqui é
reintroduzido o elemento humanista. Com relação à segunda coluna, é agora afirmado que a salvação, em vez de descansar
somente sobre a completa obra de Cristo - isto é, sua obra consumada no espaço
e no tempo, na história - se sustenta também nas obras humanas. No
sistema católico-romano, estas obras se acham em três importantes âmbitos. O primeiro é o da
missa. Não se considera já, na missa católico-romana, que Jesus Cristo
consumou Sua obra no espaço de tempo histórico em que morreu na cruz, mas que
Jesus Cristo está sofrendo constantemente. Ele sofre de novo, no sacrifício não
sangrento, cada vez que se celebra uma missa. Porém há mais ainda: considera-se
que aqueles que participam da missa estão oferecendo a Cristo em sentido ativo.
Basta ler o missal católico-romano para dar-se conta da força disto. Cristo é
oferecido pelo oficiante, porém quem participa da missa participa em seu
oferecimento ativo de Cristo.
Achamos o segundo
elemento humanista no âmbito da penitência. Esta é o sofrimento na vida
atual, seja religioso, seja de uma maneira geral, para compensar a ausência de
boas obras positivas. Assim, o sofrimento tem valor prático.
O terceiro elemento
humanista diz respeito ao âmbito do purgatório, no qual o valor do
sofrimento se projeta para o futuro. Sofre-se até merecer o mérito de Cristo.
Claro
está, que desta maneira se destroem totalmente as duas colunas básicas da
Igreja primitiva, e assim encontramos no sistema católico-romano um retorno ao
que está especificamente relacionado com os demais sistemas humanistas.
A ARTE DO VATICANO MOSTRA SUA TEOLOGIA
O catolicismo
romano constitui um intento de síntese entre as noções humanistas em volta e as
não humanistas da Escritura.
A pintura do Renascentismo deixa isto sumamente claro. Rafael
planejava pintar quatro habitações no Vaticano. Pintou duas, e seus discípulos
as outras duas. Um das habitações pintadas pelo próprio Rafael, nos proporciona
uma claríssima prova de que Roma deirara de ser bíblica para se tornar meio
bíblica, meio filósofa. Numa parede desta habitação pintou a Igreja, tal como a
via em sua forma católico-romana, e na oposta, "A Escola de Atenas".
Isto não foi por casualidade, já que o fez assim de propósito. Trata-se de uma
expressão artística do intento católico-romano de síntese entre a filosofia humanista,
e a não humanista da Palavra de Deus.
No tempo em que Rafael trabalhava no Vaticano, Miguel Ângelo
pintava a Capela Sistina. Devem-se considerar os aspectos de sua obra na mesma.
Primeiro, as pinturas do teto; logo, as da parede do fundo.
No abobadado teto pintou uma séria de figuras colocadas de uma
forma que dava a impressão de sustentar a seção central do mesmo. Estas figuras
correspondem alternativamente a um homem e uma mulher. Colocou o nome
correspondente debaixo de todas elas, de modo que não pode haver equívoco com
relação ao que estava dizendo. Os homens representam os profetas do Antigo
Testamento. As mulheres, as antigas sibilas. Colocou a todos alternativamente
como iguais. Eis aqui sua maneira de dizer o que dizia Rafael com suas pinturas
do Vaticano. Na abóbada assim sustentada, achamos a representação pictórica do
cristianismo.
Assim, Miguel Ângelo entende e expõe claramente como em seu
tempo a Igreja Católica Romana se esforçava para realizar a síntese entre o
antigo humanismo e o cristianismo bíblico.
A pintura da parede do fundo da Sistina nos diz a mesma coisa.
Representa o Juízo Final, e quando se contempla pela primeira vez, pensa-se
que, exceto pelo lugar central de Maria, é uma cena bíblica. Porém, logo se
observa a existência de um pequeno barco na parte inferior direita, e se
adverte que nos achamos diante do barco no qual os mortos eram conduzidos
através do rio Estigia, segundo a mitologia pagã. A pessoa então, se dá conta
que a cena não procede da Bíblia, mas de Dante, que já trabalhou sobre a base
da mencionada síntese.
O teólogo mais importante
O teólogo mais importante da Igreja Católica Romana é Tomás
de Aquino. A leitura de sua Summa manifesta claramente a ênfase na
mencionada síntese. Assim, o que vimos dizendo não é desconhecido na
apresentação da própria Igreja Católica Romana. Tanto em sua arte, como em sua
teologia, o catolicismo romano está edificado específica e centralmente sobre o
intento de síntese entre os pensamentos humanista e bíblico.
Este elemento humanista do catolicismo romano explica o
desenvolvimento da mariologia. Maria representa o mesmo. Tu, homem,
individualmente não alcanças a vitória porém, Maria, sim, Maria, venceu. E,
deste modo, temos um triunfo vicário do homem. Do mesmo modo, os santos
católico romanos representam também uma humanidade vicária, vitoriosa. O homem
triunfou.
Seguindo a atual ênfase comum, que intenta apagar as diferenças
entre as diversas religiões, se diz freqüentemente, inclusive por evangélicos,
porém afetados por esta tendência, que o catolicismo romano adora ao menos, com
toda segurança, ao mesmo Deus que a Igreja primitiva e a Reforma.
Desgraçadamente, a resposta é: não. O catolicismo romano não adora ao mesmo
Deus. A entrada do elemento humanista no sistema católico fez com que Deus seja
considerado como um Deus distinto do apresentado na Bíblia. O Deus bíblico é
inteiramente santo. Ele não pode aceitar nem a menor imperfeição moral.
Se o Deus totalmente santo quiser tratar
com algum homem, depois da rebelião deste, sobre qualquer elemento da obra
moral humana, só poderia condená-lo. Por isso, no sistema bíblico, Deus
permanece inteiramente santo, e nós vivemos num universo absolutamente moral.
No sistema católico-romano, Deus não é totalmente santo, já que aceita a imperfeição. Tal sistema afirma que
somos salvos pelo mérito de Jesus Cristo, porém introduzindo o elemento
humanista, porque o homem deve merecer o mérito de Jesus Cristo. A
saída definitiva do purgatório se baseia no merecimento. Este se obtém: 1)
Pelas boas obras nesta vida, tanto religiosas como morais; 2) pelo valor dos
sofrimentos experimentados na vida presente, que compensam o que faltou com
relação às boas obras; 3) pelo valor do sofrimento que se experimenta no
purgatório, o qual compensa o que faltou nos sofrimentos da vida na terra.
Quando se tem alcançado isto, o mérito de Cristo é merecido. Tudo isso
significa que o homem triunfou. Porém, quer dizer também que se adora a um Deus
que não é completamente santo. Desde o ponto de vista bíblico tudo isso é,
naturalmente, trágico; porém, para alcançar uma compreensão intelectual disso,
deve-se entender também que significa que o cristianismo bíblico conduz
finalmente, na realidade, a um Deus humanista, não absoluto. Com pesar, porém
com uma finalidade definida, deve-se entender e afirmar que o Deus do sistema
católico-romano não é o da Sagrada Escritura. Esse Deus é imperfeito; e o
universo não é, portanto, absolutamente moral.
Nada novo
A Reforma não reconheceu nem ensinou
nada novo. Isto é, nada novo em referência ao ensinamento da Igreja primitiva.
A Reforma voltou simplesmente às duas colunas básicas a que nos referimos mais
acima. A Palavra de Deus era a única autoridade, e a salvação tinha como base
única a obra definitiva do Senhor Jesus Cristo, consumada na cruz. Tudo isso
significava a remoção dos elementos humanistas. A Reforma foi revolucionária
porque se apartou tanto do humanismo católico-romano, como do secular.
Para entender o que sucedeu depois,
deve-se ter em conta que, há uns 250 anos atrás, o humanismo tinha se
introduzido na Alemanha, e desta vez nas igrejas que haviam surgido da própria
Reforma. Isto foi o nascimento do que na atualidade se chama usualmente
liberalismo ou modernismo protestante. A alta crítica alemã e tudo quanto
brotou dela até nossa geração, é simplesmente a entrada do pensamento humanista
na Igreja protestante depois da Reforma, exatamente como, desde a época de
Constantino em diante, o humanismo entrou na corrente da Igreja primitiva.
Nunca se enfatizará suficientemente que a alta crítica não sobreveio porque
certos fatos a fizeram necessária, mas porque a filosofia humanista sobreveio
primeiro. Aceitou-se em primeiro lugar a filosofia humanista, e logo foram
adicionados "fatos" que pareciam poder prover uma base conforme a
perspectiva humanista. A alta crítica não foi a causa, mas o resultado. Os teólogos protestantes de tal época
permitiram a entrada do conceito humanista na Igreja protestante. As duas colunas
básicas não humanistas da Igreja foram destruídas de novo. O que devemos
entender agora é que, na nossa própria geração, tanto o humanismo do sistema
católico-romano como o do protestantismo liberal não diminui, mas que é cada
vez mais forte em ambos.
O QUE É RUIM PODE
PIORAR
Talvez a maior revolução de nossa geração
seja a mudança acontecida no catolicismo romano. Alguns podem dizer que na
realidade não houve mudança, e que tudo isso é somente um estratagema; porém,
seria difícil estar completamente seguro de se efetivamente é esse o caso. O
aumento do humanismo na Igreja Católica Romana, em nossa geração, se mostra nos
dois âmbitos.
Em primeiro lugar, é um fato que até mui
poucos anos atrás Roma havia insistido que os três primeiros capítulos de
Gênesis deveriam ser interpretados literalmente. Hoje em dia, quando os
científicos católico-romanos se reúnem com os seculares, isto é deixado de
lado. Estes homens da ciência romano-católicos não são seculares, mas membros
das diversas ordens religiosas. Afirmam-se, nos círculos católico-romanos
liberais atuais, que tudo o que devemos aprender dos três primeiros capítulos
do Gênesis é que, no processo evolutivo de animal a homem, a única coisa que se
necessitou é que Deus introduzisse em certo momento uma alma racional. Isto é
totalmente revolucionário em relação ao que Roma havia ensinado ainda em nossa
própria geração, e significa um fortalecimento definido do humanismo.
Em segundo lugar, Roma mudou
radicalmente na questão de quem se salva. No passado, o catolicismo romano
ensinava, como todavia o faz na Espanha ou no Sul da Itália, por exemplo, que
não havia salvação possível fora da Igreja Católica Romana. Hoje em dia, a
ênfase recai em que todos os homens sinceros, e de boa vontade, são salvos. Na
Igreja primitiva e na Reforma se enfatizou o ensinamento bíblico de que quem
não estivesse na Igreja de Cristo (quem não tivesse tomado a Jesus Cristo como
Salvador) estaria condenado. Segundo o antigo sistema católico-romano aqueles
que permaneciam fora da organização da Igreja Católica Romana estavam
perdidos. Em ambos os casos, nos encontramos com o fato de que havia alguém que
estaria perdido. No novo ensinamento católico-romano, com seu acrescentado
humanismo, é muito difícil saber quem está perdido; e com respeito aos círculos
católico-romanos mais pronunciadamente liberais, não se pode estar seguro se
alguém se perde.
Assim, nos achamos ante o velho
humanismo, que começou na época de Constantino, da Igreja Católica Romana,
porém aumentado agora com o humanismo do moderno catolicismo-romano. Deve-se
notar, por conseguinte, que o novo conceito liberal católico-romano não
constitui um rompimento absoluto com o antigo catolicismo romano, já que este
mesmo tem sido sempre humanista. Constitui simplesmente uma confluência das
diversas correntes de um mesmo canal. Deve-se notar, também, que um homem como
Teilhard de Chardin, tão popular na Europa e América, corresponde exatamente a
esta circunstância.
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