Marcadores

28 de novembro de 2015

TRÊS COISAS NECESSÁRIAS PARA MANTER A ALEGRIA NO SENHOR - JOHN CENNICK

TRÊS COISAS NECESSÁRIAS PARA MANTER A ALEGRIA NO SENHOR
 JOHN CENNICK


 

Deus ouviu os israelitas clamarem por Socorro e Ele foi misericordioso para com eles. Ele tornou o seu choro em júbilo, devolvendo  a eles a alegria da salvação e agora eles se reuniram para outro encontro.
Se o povo de Deus quisesse manter a alegria espiritual que estava desfrutando algo teria que mudar, pois em algumas coisas a vida do povo não estava de acordo com a palavra do Senhor. Deus então precisava cavar um pouco mais fundo. Ainda assim Deus permitiu o povo se alegrar, pois Deus queria mostrar como é bom e agradável servir ao Senhor. Então nesse tempo Deus ordenou ao povo que rompesse em definitivo com as coisas deste mundo

Disse o Senhor : "Eu estou feliz com vocês, vocês estão crendo em minha palavra, vocês se arrependeram dos seus pecados, estão se regozijando em minha misericórdia e prometendo me obedecer.
Agora chegou o tempo de irem mais profundo em seu amor por mim. Eu quero que vocês se separem, rompam toda e qualquer ligadura com as influências mundanas que nasceram em seus corações e em suas casas.
 
Vejam só, quando os Israelitas estavam cativos no Egito eles se familiarizaram com as coisas do mundo e com os costumes dos incrédulos, pouco a pouco adotando seus costumes e seus estilos de vida. Homens de Deus casaram com as filhas do mundo e mulheres santas desposaram homens infiéis a Deus.
Além disso, permitiram que seus cônjuges trouxessem coisas e costumes condenados pela palavra para fazer parte do culto ao Senhor.
Amados, não podemos ir longe no caminho de Cristo se não nos separarmos deste mundo caído.
Se nossa mente cada dia não se tornar mais e mais celestial e cada vez menos parecida com as pessoas perdidas que nos rodeiam, nós vagarosamente vamos perder alegria do Espírito Santo em nosso coração.
Israel não queria perder seu grande espírito de contentamento no Senhor. Então eles se reuniram novamente para obedecer a Deus neste assunto: "A semente Israel separou-se de todos os estrangeiros e prontamente confessou o seu pecado“ (Neemias 9:2). "Eles entraram em juramento, para andar na lei de Deus… e prometeram não dar suas filhas a pessoas deste mundo e não tomar esposas  para seus filhos de entre as filhas de Canaã " (10:29-30).
Os  Israelitas também deixaram de trazer as primícias ao Senhor. Agora Deus demandava obediência na questão de dízimos e ofertas. Você crê que o Senhor ainda deixará a sua alegria e gozo em uma igreja que não tem prazer em contribuir para o trabalho espiritual?"  Malaquias 3:8-10:
"Roubará o homem de Deus? Todavia vocês tem me roubado. Mas vocês dizem, em que temos te roubado? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados: Pois vocês tem me roubado, a Nação toda. Trazei todos os dízimos para a casa do tesouro e fazei prova de mim e vejam... Se eu não abrirei as janelas do céu e derramarei sobre vocês bênçãos sem medidas”
O povo então clamou "Nós traremos as nossas primícias e as nossas ofertas e os nossos dízimos para os Levitas para que os sacerdotes tenham sustento em todas as vilas em que viverem" (Neemias 10:37).

A promessa de Deus para derramar bênçãos do céu é também para os dias de hoje

Quando nós decidimos em nossos corações obedecer a palavra de Deus, permitindo que seu Espírito exponha e elimine todo tipo de pecado em nossa vida, o Senhor mesmo vem para nos encher de alegria. “ Deus os fêz regozijar-se com grande alegria" (Neemias 12:43). Eu creio que essa abundante bênção incluia uma grade porção de alegria no Espírito, até mesmo em meio as nossas provações.
O Senhor abrirá os céus e transformará nosso choro em riso e nossa tristeza em grande contentamento, então saltaremos e dançaremos e daremos brados de louvor, não importa as circunstâncias.
Neemias lembrou aos entusiasmados Israelitas de como Deus havia sido provedor ao povo no deserto, de como o Senhor havia derramado toda sorte de Bênçãos sobre eles, guiando-os pelo seu Espírito com uma nuvem de fumaça de dia e uma coluna de fogo a noite, alimentando-os por 40 anos com comida que eles não plantaram e tirando águas de lugares que eles não cavaram e vestindo-os com roupas que nunca ficavam velhas. Neemias 9:19-21).
O que essas bênçãos significam para você? Muitas misericórdias, direção clara, Ensinamentos do Espírito de Deus e todas as necessidades físicas supridas. Para mim isto é maravilhoso, porque todas essas dádivas são para os dias de hoje e são para mim e para você.

Entretanto, muitos de nós escolhem viver no deserto, tal qual Israel fez no passado. O motivo para essa má escolha, Neemias descreveu que foi por causa da rebelião do povo que ignorou a lei do Senhor . ”Neemias 9.26

26 Porém se obstinaram, e se rebelaram contra ti, e lançaram a tua lei para trás das suas costas, e mataram os teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para ti; assim fizeram grandes abominações.”
Você pode imaginar a terrível morte espiritual que essas pessoas atraíram para si próprias? 40 anos sem nenhuma alegria e regozijo no Senhor. 40 anos de funeral,andando em círculos, sem nunca ter entrado na terra prometida. Eles eram incrivelmente amparados, muito bem cuidados, não tinham falta de nada, não tinham doenças, mas eles eram mornos no espírito.
Em sua compaixão, Deus ainda cuidava deles o tempo todo, mas aquelas pessoas nunca gozaram da plenitude de seu Espírito, nunca foram cheias da alegria plena que vem da comunhão com o Senhor
 
Isto é também o triste retrato de muitas igrejas nos dias de hoje. Deus tem cuidado deles, tem levado eles a pagarem suas contas, a comprarem suas casas, a educarem seus filhos, entretanto muitos deles ainda andam em um deserto espiritual e nunca chegam ao lugar da plenitude e das delícias que se encontram a destra de Deus. Eles vivem a vida de Deus apenas na superfície, somente o suficiente para não morrerem de sede ou de fome. Eles não tem ousadia para mergulhar nas profundezas de Cristo e se mantém fracos, inoperantes e estéreis no trabalho do Senhor.
Isso tudo porque eles resolveram buscar os prazeres e as coisas deste mundo e se esqueceram da missão, ignoraram o chamado e menosprezaram a ordem de Jesus de ir e pregar para toda criatura e fazer discípulos de todas as nações. Por isso eles não tem vida abundante, não tem prazer na palavra, não contribuem com alegria, não servem com contentamento e só fazem coisas que tragam algumam vantagem pessoal.       


Como vamos manter a alegria do Senhor em nosso coração? Do mesmo jeito que nós ganhamos ela pela primeira vez, em primeiro lugar, amando, honrando e tendo fome pela palavra de Deus.
Depois, andando como fracos, como pequenos, como necessitados, sempre procurando ver se há em nós algum caminho mal e correndo sempre para a cruz, quando algum mal for revelado em nós.
E por último, nos separando de todas as influências deste mundo.


Dessa maneira, o Espírito Santo manterá acesa em nossa coração o fogo de sua alegria, e nós contagiaremos as pessoas ao nosso redor que verão a glória do Senhor brilhar em nosso rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net