29 de maio de 2014

Poema de Rosalee M Appleby



Todas minhas fontes estão em ti
Poema de Rosalee M Appleby
E pelo Espírito,
       Que o culto deixe de ser uma formalidade exterior e torne-se uma experiência íntima
E pelo Espírito,
       Que o cristianismo deixe de ser dogma e torne-se vida e realidade
E pelo Espírito,
       Que a religião deixe de ser uma tradição do passado e se torne uma prática do presente.
E  pelo Espírito,
       Que Jesus cesse de ser histórico e seja uma presença verdadeira em nosso coração.
E pelo Espírito,
       Que a bíblia deixe de ser uma literatura semanal obrigatória para os crentes e seja um prazer diário.
E pelo Espírito,
       Que a oração, deixe de ser uma humana repetição de palavras e torne-se a voz do Grande Intercessor que intercede com gemidos inexprimíveis.
E pelo Espírito,
       Que a igreja deixe de ser uma reunião social e se transforme em manancial de vida, fonte inesgotável onde as ovelhas  possam ir beber águas limpas e se alimentar de pastagens verdejantes.
E pelo Espírito,
       Que a pregação deixe de ser ética e oratória, tornando-se recado divino e instrumento profético de chamada missionária.
E pelo Espírito,
       Que os crentes queiram ser mais do que simples membros de uma denominação, que eles queiram ser cidadãos do Reino
E pelo Espírito,
       Que o serviço cristão deixe de ser dever obrigatório e se transforme em cooperação voluntária e alegre.
E pelo Espírito,
       Que a vida diária deixe de ser existência monótona e se transforme em uma aventura gloriosa em união com o Segredo deste Universo.
E pelo Espírito,
       Que o nosso andar não seja mais só pelo que vemos, e o nosso desejo só pelo que podemos tocar, mas  que pela fé, possamos andar nos lugares altos,  como que vendo o invisível e almejando o impossível.  
E pelo Espírito,
       Que o fluir do Senhor através de nós seja como foi prometido, com rios de água viva fluindo de nosso interior e não apenas algumas poucas gotas.
E pelo Espírito,
       Que obras iguais e até maiores das  que Jesus fez, sejam também feitas por nossas mãos, diariamente.
E pelo Espírito,
       Que Deus nos mostre  coisas que nenhum olho viu e nos fale coisas que nenhum ouvido ouviu e nos revele coisas que jamais subiram a nenhum coração humano.
E pelo Espírito,
       Que tenhamos comunhão com o Filho de Deus, e nos tornemos participantes de sua natureza divina.
E pelo Espírito,
       Que possamos abandonar toda imitação falsa do amor e começar a amar de verdade, deitando  por terra toda nossa hipocrisia.
E pelo Espírito,
       Que os nossos olhos vejam muito mais do que a letra e os ouvidos ouçam algo mais além do que os ruídos deste mundo caído e que se tornem possíveis as coisas que antes não eram.
E pelo Espírito,
       Que todos os que creem possam ser transformados de glória em glória, na imagem de nosso Salvador, Cristo Jesus,
Nem por força, nem por violência,
       Nem por formalidade, nem por atividade,
             Nem por legalismo, nem por lógica,
                    Nem por eloquência, nem por organização
                           Nem por dogmas, nem por discussão,
MAS,
PELO MEU ESPÍRITO,diz o Senhor dos Exércitos.

Roselee M Appleby     Canton ( MIssissipi ) outubro de 1962





Miss. Rosalee M. Appleby, missionária batista americana que criou no Brasil o programa radiofônico “Renovação Espiritual” e que também distribuiu em tôdo País, livretos chamados “Vida Vitoriosa”.   Ela enfatizava a Mensagem da Cruz e a unção e batismo no Espírito Santo.

Ela foi companheira ministerial do Pr. José Rego de Nascimento e Pastor Pr. Enéas Tognini na década de 60. Sua vida influenciou positivamente todas as denominações   evangélicas para a busca de uma “Renovação Espiritual”..

O início do Movimento de Renovação Espiritual aconteceu com a primeira fagulha quando Deus acendeu o fogo do poder do Espírito no coração de D. Rosalee Mills Appleby. Ela veio para o Brasil, jovem e recém-casada com o missionário norte-americano David Appleby, residindo o casal em Belo horizonte, onde nasceu seu primogênito, aliás, o único filho. Era o ano de 1924. Um ano de alegria e de tristeza. David filho nascia e David pai morria num hospital em Belo horizonte. E o pai, antes de morrer mandou dizer á esposa: ‘’Faça o meu trabalho e o seu…

. O sofrimento pelo qual passou Rosalee Appleby ao perder o marido recém-chegada ao Brasil e sem se comunicar bem em português, levou-a a buscar maior comunhão com Deus e afetou todo o seu ministério. Ela enfatizava a Mensagem da Cruz e a unção do Espírito Santo, Calvário e Pentecostes, o par perfeito de onde deveriam sair todos os ensinos.

Ela residiu em Belo Horizonte e dedicou sua vida para encorajar um avivamento nas igrejas evangélicas brasileiras, especialmente na década de 1950.

 O devocionário Ouro, Incenso e Mirra, de sua autoria, foi publicado pela Casa Publicadora Batista (cinco tiragens de 3 mil exemplares cada uma) e falou ao coração de muita gente seja.
Rosalee implementou o Movimento de Renovação Espiritual entre os batistas e demais denominações evangélicas históricas. Fundou também sete igrejas em Belo Horizonte. Ela é considerada a “Mãe” do Movimento de Renovação Espiritual no Brasil.


E andando sempre perto do Senhor em oração e meditação, Miss Rosallee foi muitas vezes visitada por Deus com revelações e discernimento bíblico e sentia em seu espírito que um grande avivamento viria incendiar como um fogo do céu, as igrejas históricas do Brasil, a saber a igreja batista, a presbiteriana, a metodista e a luterana.

Miss.Rosalee era batista e nunca foi abalada em suas convicções denominacionais. Cria que um batista ou presbiteriano ou metodista ou congregacional ou luterano avivado, deveria permanecer em sua igreja e aquecer o seu ‘’povo’’.

Miss.Rosalee pregava muito nas igrejas, principalmente entre os jovens onde era muito querida. Mas o trabalho mais importante dela foi no campo da literatura. Seus folhetos, sob o tema geral de VIDA VITORIOSA, bombardeavam quase cada mês, os lares dos pastores. Esses folhetos preparavam o terreno para a semente do Espírito Santo.

Esses folhetos ainda são impressos e divulgados Achilles Barbosa Júnior e agora por sua viúva Maryann J. Barbosa com o nome de : FOLHETOS DE PODER
            
Sustentaram as mãos de D. Rosalee nessa sementeira maravilhosa: Pastor Achilles Barbosa já na glória do Senhor e D. Stela Câmara Dubois também na glória. Mas as obras traduzidas continuam incendiando o Brasil. Mas as orações de D. Rosalee foram respondidas. Deus, entre 1954, 1958 batizou no Espírito dois homens, que eram líderes nas fileiras batistas: José Rego do Nascimento e Enéas Tognini.

José Rego começou a pregar com um poder de Deus  que abalava. Como uma tempestade, soprou nos arraiais batistas e derrubou muitos “cedros” do Líbano. As experiências vividas, por este servo de Deus, carecem de um grosso volume para serem narradas. Em 1958 Enéas Tognini foi batizado no Espírito Santo depois de ouvir as poderosas mensagens de D. Rosalee e Pastor Rego.

Enéas Tognini foi usado para continuar o trabalho de avivamento. Ele escreveu mais de trinta livros de avivamentos e 12 LPs de mensagens. Durante dezoito anos viajou pelo Brasil em campanhas.

D. Rosalee voltou em 1960 aposentada para os Estados Unidos e incumbiu o Pastor Enéas Tognini a continuar o movimento de literatura. E quando fui batizado no Espírito Santo foi-me revelado que cada crente que recebesse o poder do Espírito Santo permanecesse na sua denominação e que evitássemos barulho e questões polêmicas, pois são coisas  inúteis ao nosso trabalho.

A sede por Renovação Espiritual nasceu no coração de D. Rosalee, e depois passou para muitas outras pessoas. Depois, o fogo da misericórdia de Deus, se alastrou para outras vidas, para outras igrejas e para outras denominações.

E para que Deus ateou o fogo de Renovação Espiritual?
Para formar uma nova frente no evangelismo?
Para criar mais uma denominação?
Para formar uma super igreja, uma super estrutura com um papa renovacionista à frente?
Para acabar com as igrejas existentes e com as atuais denominações?

Não… Não…Renovação Espiritual, com a palavra bem o expressa, é aproveitar o que existe. José Rego do Nascimento gritou muitas vezes dos púlpitos: “Renovação Espiritual é um mensagem bíblica no poder do Espírito para sacudir as igrejas que já existem, mas que dormem embaladas pelo comodismo e pela inatividade”. A idéia nunca foi formar outra igreja com o povo que aceitou a renovação e deixar os “ tradicionais “ para trás. Isso aconteceu por imaturidade dos “ avivados” que não entenderam que o Senhor Jesus ainda quer que seu povo seja um para que o mundo creia.

Quando essa mensagem começou a entrar nas igrejas históricas, entrou bem. Correspondendo exatamente ao anseio do nosso povo. Era a resposta divina de orações que os servos do Senhor fizeram de joelhos por décadas, ou com o rosto em terra e com lágrimas. Dezenas de pastores confessaram pecados encobertos há muitos anos: pecados grosseiros alguns suaves outros, mas sempre encobertos e o suficiente para impedir que o caudaloso rio de Deus descesse dos céus sobre a igreja.

Igrejas se despertaram e começaram a viver no poder do Espírito e a experimentarem vitórias extasiantes no Senhor. E a luta continua pois ainda muitos estão errando por não conhecerem nem as escrituras e nem o poder de Deus.

. O sofrimento pelo qual passou Rosalee Appleby ao perder o marido recém-chegada ao Brasil e sem se comunicar bem em português, levou-a a buscar maior comunhão com Deus e afetou todo o seu ministério. Ela enfatizava a Mensagem da Cruz e a unção do Espírito Santo, Calvário e Pentecostes.

Ela residiu em Belo Horizonte e dedicou sua vida para encorajar um avivamento nas igrejas evangélicas brasileiras, especialmente na década de 1950. Pregava muito nas igrejas, principalmente para os jovens por quem era muito querida. Ficou conhecido no Brasil pelo programa radiofônico “Renovação Espiritual” e, também, pelos pequenos livretos distribuídos gratuitamente chamados “folhetos de poder”. O devocional Ouro, Incenso e Mirra, de sua autoria, foi publicado pela Casa Publicadora Batista (cinco tiragens de 3 mil exemplares cada uma) e falou ao coração de muita gente seja.
Rosalee implementou o Movimento de Renovação Espiritual entre os batistas e demais denominações evangélicas históricas. Fundou também sete igrejas em Belo Horizonte. Ela é considerada a “Mãe” do Movimento de Renovação Espiritual no Brasil.

Rosallee orou por um avivamento que viesse incendiar com o fogo do céu as igrejas históricas. Ela era Batista do Sul e nunca foi abalada em suas convicções denominacionais. Cria que um batista, presbiteriano, metodista, congregacional ou luterano avivado, deveria permanecer em sua igreja e aquecer o seu povo. Muitos cristãos e igrejas foram despertados por esta mensagem e começaram a experimentar com mais fervor o poder do Espírito.

                Rosalee em sua juventude
Renovação Espiritual, como a palavra bem o expressa, é aproveitar o que existe. O Pr. José Rego do Nascimento gritou muitas vezes "Renovação Espiritual é uma mensagem bíblica no poder do Espírito para sacudir as igrejas que existem, mas que dormem embaladas pelo comodismo e pela inatividade".

Numa mensagem intitulada “Renovação espiritual pelo caminho do Calvario”, Rosalee Appleby escreveu:

"Uma gloriosa visitação Divina é o clímax de tudo quanto poderíamos desejar para uma igreja ou país. Marca um época histórica do evangelho em qualquer nação. Mas, sublime como é, essa Visitação tem os seus perigos. O mais sutil e perigoso e procurar um despertamento sem passar pelo Calvário, o que é procurar alcançar a vitória passando ‘de largo’ pela Cruz de Cristo. ninguém faz objeção a um Avivamento em pleno sucesso, ou seja, na hora da colheita, na hora final; porém, muitos temem e rejeitam a estrada penosa da viagem até lá, fugindo da crucificação do ‘eu’, do quebrantamento do orgulho, da confissão do pecado. Justamente nesta encruzilhada está ferozmente Satanás, impedindo a passagem. A grande maioria volta daí, regressando ao Egito em busca de suas cebolas e alhos. ‘E o último estado... é pior do que o primeiro’.
Quanto maior a conquista, mais caro será o preço a pagar. A chamada de Atalaias para a luta espiritual através de intercessão faz-se para fortes, para decididos, para os que têm suas vidas ‘como coisa preciosa’. É chamada para aqueles que estão prontos a enfrentar o Reino das Trevas; a renuncia a própria vida, colocando tudo no altar do serviço para Cristo; a levar as marcas do Calvário nas mãos e pés; a ter em suas vidas o CALVARIO e o PENTECOSTE experimentados e vividos".



Após décadas de incansável ministério de evangelismo e avivamento, no dia 20 de Março de 1960, Rosalee retornou aposentada para os Estados Unidos. E no dia 20 de Maio de 1991 com 96 anos em Canton, Mississipi, partiu para as moradas eternas.
A vida de Rosalee precisa ser conhecida por todos os brasileiros, a quem ela muito amou, no puro e santo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.