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DÁ A QUEM TE PEDE
por Charles E. Jefferson (1860-1937)
“Dá a quem te pede e
não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes”.."
-Mat. 05:42
-Mat. 05:42
Ao observar esta passagem, o coração incrédulo pode levantar
algumas objeções -
algumas objeções -
“Possivelmente é uma
tradução errada. A
versão King James foi feita quase trezentos anos atrás, e os tradutores nem
sempre tiveram sucesso na captura do significado do grego. Eles
possivelmente erraram em traduzir esta frase. Mas há alguns anos, um
agrupamento dos estudiosos mais perspicazes da Inglaterra fizeram uma nova tradução do Novo Testamento. Podemos,
portanto, confiar neles para nos dar a tradução correta. Aqui está:
"Dá a quem te pedir, e não fuja daquele que quer te emprestar.
" Eles mudaram algumas palavras, mas o sentido ficou o mesmo”.
“ Talvez Mateus escreveu errado.” O que os outros escritores do Evangelho tem
a dizer? Lucas tem a mesma idéia, e aqui estão suas palavras (06:30):
"Dê a todo aquele que te pedir, e aquele que tira o que é teu, não insista
em pedir de volta..
E se for um sentido
figurado? A coisa mais preguiçosa e fácil a
fazer é dizer que é figurativo, ou seja, não significa nada, então Jesus
estava simplesmente falando para entreter os sue ouvintes. É uma maneira
fácil de se livrar do Novo Testamento simplesmente dizendo que a linguagem é
figurativa. Mas isso não vai responder as nossas perguntas, temos que
cavar mais fundo nessa mina para achar ouro puro e não somente latas
enferrujadas.E se isso significa alguma coisa temos de descobrir qual é o
significado.
O que será que fazemos com este texto? A questão é
importante, porque há muitas frases como esta espalhadas através do Novo Testamento,
e se nós aprendermos a lidar com esta frase, saberemos como lidar com todas as
frases que pertencem a sua classe. Esta é uma frase que parece ser
inviável, e essa é uma das grandes acusações feitas contra o cristianismo: Que ele propõe
aos homens coisas impossíveis de serem realizadas. Os críticos de plantão
dizem: É bonito, mas teórica, lindo, mas incapaz de ser posto em prática. Agora,
se Jesus era visionário, e estabeleceu regras que não podem ser obedecidas,
então ele não é o Redentor do mundo, e temos de olhar para o outro. Para nós,
os homens que vivem nesta terra, o único ensinamento que nos ajuda é o ensino
que podem ser colocado em ação em nosso dia a dia. Se o cristianismo é bonito para ser pregado no
domingo, e impraticável na segunda-feira, nossa religião não passa de um lindo
sonho, mas se o Cristo fala podemos viver ao sair da igreja, então podemos
mudar este mundo e nenhuma força desta terra pode impedir o avanço de um
cristão fiel aos ensinos de seu Senhor.
Para
entender a frase, devemos primeiro estudar a arte de Jesus no discurso
público. Ele tinha uma forma de expressão fundada em certos princípios, e
é segurando esses princípios que nos tornamos capazes de interpretar suas
frases.
Primeiro de
tudo, Jesus invariavelmente falou de tal forma a garantir a atenção do seu
público. Este foi o seu primeiro
objetivo. Este é o primeiro objetivo de todo homem que sabe como
falar. A menos que ele receba atenção não há porque ele continuar falando. Se
ele recebe e prende a atenção, ele é um bom orador; se ele não pode chamar
a atenção, ele é um orador pobre, não
importa quantas coisas boas possa ser dito sobre ele. A presença física não tem nada a ver com isso. Muitos homens com o físico de um atleta não ter sido
capazes de manter uma audiência por mais de dez minutos, enquanto que homens franzinos e com vozes finas tem acorrentado o seu público
por causa de sua eloqüência. A
sabedoria não tem nada a ver com isso. Alguns dos homens mais sábios se tornam
grandes decepções ao tentarem lidar com o público, ao passo que muitos um homem
sem nenhum conhecimento de livros tem encantado o público com seu discurso
convincente e apaixonado. Retórica
não tem nada a ver com isso. Homens com
um estilo tão polido como o de Apolo provaram ser entediantes e cansativos,
enquanto os homens com um estilo áspero e despenteado tem encantado platéias
incapazes de escapar de seu poder.
Gramática
não tem nada a ver com isso. Um homem
pode ter uma palavra sem nenhum erro de gramática mas ser apagado e sem brilho em
sua preleção. Dwight L. Moody foi um dos maiores oradores que este país já
produziu. Ele poderia levar dez mil pessoas com ele através de uma hora,
deixando-os inconscientes do lapso de tempo, mas a cada frase que ele falava os
professores de inglês gemiam no túmulo.
A
primeira coisa que um alto-falante deve fazer é chamar a atenção, Jesus sempre cativou
o público sempre prendeu a atenção de sua platéia. Para
obtê-lo, ele fez uso de vários dispositivos verbais. Não é fácil
para chamar a atenção, e é ainda mais difícil segurá-la por um tempo. Os
homens estão preocupados. Suas cabeças estão preenchidos com as suas
próprias idéias e esquemas, e só um homem forte pode obrigá-los a ouvir.
A porta está
fechada, e quem quer que desejasse entrar deveria bater em alto e bom
som. Jesus sabia como bater. Ele usou fotos. Todos os homens gostam de fotos. Todos
nós temos uma criança dentro de nós, e essa criança gosta de imagens. Jesus usou imagens em quase
todas as suas pregações. As parábolas por ele usadas eram exemplos disso,
elas eram imagens de uma verdade
espiritual. Os camponeses da Palestina ficavam com os olhos arregalados
olhando para as fotos verbais que este gênio de Nazaré pintava. Ele também
usou algo mais forte do que as imagens. Ele chamava a atenção de seus ouvintes falando frases
contraditórias; deixando para o público o lutar com suas
contradições e descobrir as verdades nelas contidas. "Você quer ser
grande, seja pequeno." "Você quer ser o maior, seja o menor." "Você
quer ser o primeiro, seja o último." "Você quer governar, seja
um servo." "Você quer salvar a sua vida, então você terá de
perdê-la."
Estas são algumas
ilustrações do seu método paradoxal. Os Homens não podiam mais deixar de
pensar nestas palavras. Um paradoxo leva um homem a levantar suas orelhas
como um coelho. Ele usou
algo ainda mais forte, hipérboles. "É
mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no
reino de Deus." Posso ver as pessoas falando baixinho uns nos ouvidos
dos outros: "Impossível! Impossível isso acontecer. Mas Jesus
disse: "Impossível aos homens mas a Deus todas as coisas são
possíveis."
Mais uma vez: "Se você tiver fé e acreditar, você pode dizer
a esta montanha que vos removido e lança-te no mar, e vos será feito." Tal linguagem como essa certamente prenderia
a atenção de qualquer um. Quase posso ver os rostos dos homens enquanto
escutavam. Eles ouviram com tanta intensidade que não podiam ficar parados. De
vez em quando um homem começava a falar
consigo mesmo: "Quem é ele? Como ele aprendeu isso? Sei quem são suas
irmãs. Ele não é um carpinteiro? E, ocasionalmente, os homens na platéia
entraria em uma grande controvérsia, mesmo enquanto ele falava. Um homem diria:
"Ele é um bom homem." Outro diria: "Ele é um homem mau, ele está
enganando o povo." Essa é o melhor de todas as provas de atenção, pois
todos falavam sobre ele. Jesus falou com
tanta força que suas palavras entraram no próprio sangue e medula dos
homens.
Um segundo
princípio. Ele lidou com apenas uma verdade de cada vez. Ele sempre falou para criar uma
impressão. Ele sabia que a mente humana não é capaz de tomar duas idéias ao mesmo tempo. Ele destacou
uma verdade que ele desejava para carimbar nos corações dos homens, e, em
seguida, explorou todos os aspectos dessa verdade com toda a energia e
habilidade incomuns.
Houve uma vez uma
teoria corrente entre os nossos sábios teólogos que a doutrina da expiação deveria
ter um lugar em cada sermão. por isso, nenhum ser humano jamais deveria entrar
numa igreja sem ser dito que ele é um pecador, que Cristo é divino, e que a
expiação foi feita por seus pecados. A teoria é bastante plausível, mas seu
desfecho é fatal. Essa teoria destrói o púlpito e desgasta a
congregação. Se um pregador vai dizer as mesmas coisas todos os domingos,
seu sermão logo perde seu poder. As pessoas podem suportar algumas vezes o
mesmo sermão mas não muitas vezes. Por causa disso, tornou corrente o provérbio,
"Chato como um sermão," aborrecedor, surrado e desgastado por
repetições constantes.
O exemplo de Jesus
é uma contradição a esta teoria. Ele nunca apresentou a verdade como um
sistema. Ele falou muitas vezes sem se referir a sua divindade ou sua
morte ou o pecado do homem. Há muitas verdades que o homem precisa saber e estes
devem ser apresentados uma de cada vez. Este
foi o método de Jesus. Ele lidou com uma verdade como se não houvesse outra
em todo o universo de Deus. Ele levou o seu princípio a extremos que nos
parecem imprudente.Tome-se, por exemplo, sua parábola do juiz iníquo. Essa
parábola se encaixa em apenas um ponto. Se você não pegar esse ponto você perda a lição
completamente. Ou mesmo a
ilustração do mordomo desonesto. Como facilmente mal interpretada ela
é. A menos que você perceba a idéia que ele está se esforçando para
inculcar, você vai ser enganado. Eu não sei de qualquer outro orador público
tão imprudente como Jesus, neste quesito de ser fiel ao princípio de expressão
"uma idéia de cada vez."
Jesus confiava sua audiência. Alguns
homens estão sempre com medo de ser mal interpretado. Eles dizem:
"Agora, por favor, não me entenda mal, eu não quis dizer" e, em
seguida, eles gastam três minutos para explicar o que não queriam dizer, e
então eles desperdiçam mais cinco minutos para falar sobre o que eles tinham a intenção clara de dizer ,
e o resultado é que metade das pessoas já divagava e não prestava mais atenção
em nada. Jesus confiou no povo. Ele jogava suas frases para o ar com
grande ousadia, dizendo: "Aquele que tem ouvidos para ouvir,
ouça." Alguns oradores cansam o público, executando as coisas em seus
mínimos detalhes. Jesus permitiu que os homens fizessem o seu próprio pensamento, porque ele sabia que
a eternidade está no coração do homem.
A diferença reside
na diferença de estilo. Porque um livro
alemão é mais difícil de ler do que um livro francês? O francês tem um
estilo literário mais fino. Como Carlyle costumava dizer: "O alemão
não sabe como descartar o lixo para fora de suas frases." O francês
sabe como fazer isso. A sentença do alemão é longa e complicada, enquanto
que a frase francesa é limpa e transparente como cristal. Alguns oradores
são insuportavelmente tediosos, porque eles carregam as suas frases com
lixo. Jesus nunca fez. Suas frases são como jóias. Ele as apresentou
sem rodeios e firulas. Ele jogava as suas idéias para o ar e os homens eram
deixados para fazer as modificações e ajustes necessários.
E agora estamos
prontos para a nossa frase: " Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que
lhe emprestes”.." Isso é um princípio de vida. Todo homem deve
colocar o dar em seu coração. Sem este princípio, a vida seria um desastre, um
fracasso. Mas este não é o único princípio. Há outros tão
importantes. Há um outro muito mais importante é o amor. O amor é o
princípio central da vida humana. Jesus anunciou que, antes de
tudo. O amor era a céu que ele arqueou acima das cabeças dos homens, antes
que ele começou a pregar. O amor era a fundação que Ele estendeu sob seus
pés antes que ele tentasse ensinar-lhes o caminho da vida. O amor era o
sol que ele lançou para o espaço, e todos os outros princípios eram planetas
giram em torno deste sol central. Tudo o que ele disse deve ser lido à luz
da lei do amor.
"Dá!" Esse
é o planeta. A sua órbita é determinada pelo sol. Ele é limitado por
amor. Mas lembre-se que Jesus
estava falando para os judeus com comichão nas mãos, cuja ambição era um rio
caudaloso e eles estavam todos em busca de dinheiro. Fariseus, saduceus, escribas,
publicanos e os pecadores, bons e maus, piedosos e ímpios, todos eles gostavam muito
de ganhar e quase nada de repartir. E ele atirou contra eles este grande
princípio: "Dá a quem te pede”. Cuidado, vocês estão se movendo na direção
errada. Acumular é para os pobres de espírito, dar é para os nobres. Jesus incutiu
essa idéia nas entranhas de suas almas e ela nunca mais se afastou deles.
Mas esse princípio
tem limitações. O amor estabelece limites até para as doações. Nós
nunca estamos autorizados a dar a não ser que nossa doação seja um
serviço. Nós aprendemos em nossas casas. "Mamãe, eu quero
isso", diz o menino, com seus grandes olhos colados em cima da caixa de
fósforo. Para uma criança uma caixa de fósforo é algo misterioso. "Mamãe,
eu quero isso!" e a mãe diz: "Não, meu
filho." "Mamãe, eu quero isso", e desta vez ele tem os
olhos em uma garrafa com bebida, e a mãe diz: "Não, meu
filho." Mais uma vez a voz vem: "Eu quero isso", e desta
vez a criança está olhando para o seu prato favorito. Ele tem comido muito
e ele quer mais. E mais uma vez a resposta é: "Não, meu
filho." Mas Jesus não disse "Dá a quem te pedir?" Sim, mas a
limitação do princípio do amor diz que
uma mãe não pode dar algo a menos que o seu presente seja uma bênção
para seu filho. Muitas mães quebram o mandamento de Cristo, dando, quando
ela deveria reter sua mão.
Dizer que é amor
dar algo para o filho que não vai ser uma bênção ma vida dele, é vituperar as
leis de Cristo. Isso não é amor. É fraqueza. Uma razão pela qual
há tantos homens e mulheres mimados no mundo é porque existem muitas mães tolas
com vontades fracas. Toda doação é errada quando viola a lei do amor e os
limites dessa lei.
Estamos sob essa
mesma grande lei onde quer que vamos. Nós encontramos um homem na
esquina. Ele esteve em seis salões e quer ir em outro. Ele quer um dinheiro
para obter-lhe algo para comer. Nós nos recusamos. Será que vamos
quebrar a lei de Cristo nos recusando dar dinheiro para um homem comer? E
se ele for tomar outra dose no próximo bar com o nosso dinheiro? Nós então estaremos
mantendo o seu vício. Não
devemos dar a qualquer homem, a menos que nossa doação vai fazer-lhe
bem. Toda doação cristã deve ser um serviço.
Um homem indolente e preguiçoso vem até nós para fazer
um empréstimo. Sabemos, pois de seu passado e então falamos: Não posso
emprestar. Mas Cristo não diz: "Não
vire as costas para quem quer te emprestar”?"Sim, mas ele também diz que
devemos amar o nosso irmão e nunca fazer-lhe mal. E quando incentivamos
alguém em sua preguiça, encorajamos ele
a continuar no pecado.
É extremamente
difícil ajudar os homens com dinheiro,
sem feri-los. "A caridade é um mal terrível", disse Edward Denison sobre
as favelas de Londres. E é isso que os trabalhadores cristãos nas favelas
de Nova Iorque estão dizendo o tempo todo. É um mal terrível, este ato de
espalhar dinheiro aos pobres, pois podemos estar prejudicando e desmoralizando
as próprias pessoas que estamos tentando ajudar. Andrew Carnegie colocou quase toda sua fortuna em bibliotecas e galerias de arte e escolas,
porque aprendeu por experiência amarga o quão difícil é para ajudar os homens
sem machucá-los. Dar ao homem que te pede e não dar as costas ao que
precisa emprestado, somente quando sabemos que isso não vai machucá-lo depois
ou ferir a sua dignidade e honra de um
ser criado por Deus a sua imagem e
semelhança.Assim cumpriremos todos os aspectos da lei do amor.
E não queremos mudar nenhuma doutrina neste
dia, por isso vamos olhar para o texto como ele é, que em sua simplicidade o
texto fala “Dá”. Essa é uma palavra cristã. Essa não é uma palavra deste
mundo. O mundo nunca falou isso. Jesus que nos ensinou. O mundo
inscreve sobre suas bandeiras: "Ganhe!" Essa é a ambição de
todas as grandes cidades. A luta em uma cidade é enorme, e todas as coisas
conspiram para desenvolver em nós os poderes aquisitivos da nossa
natureza. Será que um homem quer pão, ele deve lutar por ele; que ele
quer dinheiro, ele deve lutar por ele; fama, ele tem que trabalhar para ele. O
que é uma cidade, senão um amontoado de algumas centenas de milhares de seres
humanos em poucos acres quadrados de
terra, cada um deles se esforçando para conseguir ganhar mais!
Mas ganhar,
receber, acumular, não é a melhor coisa
na vida humana. Eu ouço os homens dizerem com um brilho nos seus olhos ah,
ele é um ganhador de fortunas, como se isso fosse um grande elogio. Mas o
que se quer dizer de um ganancioso negociante? Ele pode ser um desgraçado e desprezível. Um bandido
mexicano é um cavador de dinheiro, o mesmo é um bandido italiano. "Ponha o
dinheiro na tua bolsa, coloque o dinheiro na tua bolsa, coloque o dinheiro na
tua bolsa!" Você reconhece essas palavras? Elas são do diabo de
Shakespeare.
Somos animais,
desde que vivamos só para ganhar dinheiro. Nós viemos ao mundo com os
nossos punhos firmemente fechados, e alguns homens precisam de uma vida inteira
para poderem ficar com as suas mãos abertas. A mão fechada é o símbolo da
animalidade; a mão aberta é o emblema do novo homem em Cristo. Os
animais vivem de obter. O leão sai para buscar sua presa. Alguns
homens são como o leão. A cidade é uma floresta em que eles buscam
vítimas. O cão rouba o maior osso e corre. Sua ambição é conseguir. O
porco pisa no cocho com os quatro pés, porque um porco vive de
obter. Somente o homem é capaz de dar. Ele pode ficar com a mão aberta, com o rosto em direção ao
rosto de seu irmão, e pode imitar o exemplo de Deus Todo-Poderoso e ser um distribuidor
de benefícios. Você não vive a menos que você viva para dar.
O mandamento é para todos. Não se dirige a uma
classe ou círculo. É para os pobres, assim como para os ricos. Há um
sentimento predominante hoje entre as classes mais pobres que a pobreza libera-os
da obrigação de dar. Eles têm uma forma de dizer: ". Dar é somente
para quem pode, é para os ricos" Às vezes ouvimos essa conversa até
mesmo dentro da igreja cristã. Onde você encontra em qualquer lugar tal
doutrina estabelecida nas Escrituras? Com que palavra de apóstolo ou mesmo
do Senhor Jesus, o pobre homem foi liberado da obrigação de dar? O Senhor
é o amigo dos pobres e por isso ele exorta-os a dar. Ele não quer que eles
sejam cães sob a mesa do homem rico.Ele quer que eles tomam seus lugares entre
as hostes dos redimidos. É somente dando que se entra na vida de Deus.Um
homem pobre pode dar muito, mas um homem rico não pode. Se o rico possui cem milhões e dá metade do que tem, ele não dá
muito, porque ainda fica com 50. Ele deu de sua sobra. Mas o homem
pobre que dá o que tem de sua miséria,
este dá muito e grande será a sua
recompensa.
Dê! A palavra
vem em tom de urgência. Dai, e não demorai. Dar é um dos deveres que
gostamos de adiar. Nós dizemos: "Quando a minha renda for maior, quando os negócios melhorarem, então
serei generoso como um rei." O
homem que espera para dar até que ele possa dar, em grande parte está em perigo
de nunca dar nada a ninguém. Agora é o tempo aceitável, hoje é o dia da
salvação.
Em outra noite, o homem mais rico de Nova Iorque
deu uma palavra para um grupo de homens jovens. No curso de suas
observações, ele tirou do bolso um pequeno livro, o livro mais precioso para
ele. Era um livro de contas, em que ele havia gravado suas despesas nos
primeiros anos de sua vida empresarial, quando ele estava ganhando de quatro a
seis dólares por semana.Um centavo por semana foi para a escola
dominical. Houve uma contribuição de dez centavos para missões
estrangeiras. Havia também uma oferta de doze centavos a Sociedade Mite. Eram todas
pequenas contribuições, mas elas fizeram um ótimo trabalho. Essas doações
mantiveram viva na alma do homem o espírito de generosidade. E a razão
pela qual ele agora dá um milhão de cada vez é porque quando ele era pobre, ele
deu um centavo por semana para a escola dominical. Seu conselho para
aqueles jovens foi: "Dê agora. É um erro para um homem que deseja a
felicidade e para ajudar os outros, pensar que ele vai esperar até que ele fez
uma fortuna antes de doar dinheiro para que mais tarde possa ser abençoado."
Dê! O mandamento vem com especial ênfase para
os ricos. Para a quem muito foi dado, muito será cobrado. Um homem
com muitas riquezas em um mundo como este tem pesadas responsabilidades. Sua
tentação é se vestir de linho fino e comer manjares caros todos os dias, e se
esquecem de que a humanidade se encontra doente e necessitada em sua
porta. Como um homem próspero em bens deste mundo, ele naturalmente
aumenta o número de seus luxos, e esses luxos com o tempo tornam-se necessidades, engolindo o seu
rendimento, e deixando-o poucas oportunidades de obedecer ao mandamento de
Cristo para dar. A administração de
riqueza, como ensinado pelo Redentor do mundo prende sobre a alma de um homem
rico um peso de responsabilidade que deverá ser respondido no dia do
julgamento.
Dê! Essa
é a atitude de cada alma para tomar. Essa é a disposição para todas as
almas para cultivar. Deixe o pobre homem dizer: "Eu vou dar na minha
pobreza." Deixe o homem rico diz: "Eu te darei da minha abundância." Que
cada homem dizer: "Eu vou fazer-lhe um princípio da minha vida para dar, e
nada deve estabelecer limites para a minha doação, mas a lei de ouro do
amor."
Charles E Jefferson nasceu em Cambridge, Ohio em agosto de 1860 e estudou
na Universidade Wesleyana em ( Delaware,
Ohio) em 1882 e depois na Escola de
Teologia da Universidade de Boston em 1887. Foi ordenado Ministro
Congregacional e pastor da igreja em Chelsea,, Massachusets de 1887 até 1898, quando
ele se tornou pastor da Broadway Tabernacle, New York. Em 1914 ele se tornou presidente do comitê
executivo da Church of Peace Union , liderada por Andrew Carnegie.
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