Marcadores

18 de outubro de 2019

A TEOLOGIA SISTEMÁTICA DE CHARLES HODGE


A TEOLOGIA SISTEMÁTICA DE CHARLES HODGE
CRISTOLOGIA

Resultado de imagem para CHARLES HODGECharles Hodge nascido em 27 de dezembro de 1797, na Filadélfia, Pensilvânia,foi professor, exegeta, escritor, pregador e pastor Presbiteriano norte-americano e um dos maiores expoentes e defensores do Calvinismo histórico nos Estados Unidos durante o século XIX.
Sua Sistematic Theology em três volumes, em português Teologia Sistemática (1999), é uma firme expressão do calvinismo da Confissão de Westminster, com grande ênfase na infalibilidade da Bíblia.

"Como Sumo Sacerdote perfeito, que realizou propiciação completa pelos pecados de Seu povo, Cristo acha-se agora á destra de Deus, aplicando à nossa vida os benefícios de Seu perfeito sacrifício expiatório." (Questões Sobre Doutrina, p.272).
Resultado de imagem para CHARLES HODGE“A ressurreição de Cristo não deve ser apenas entendida no sentido espiritual. Ele, de fato, ressuscitou dos mortos. Aquele que saiu da tumba, era o mesmo Jesus que viverá em carne. Ressurgiu no corpo glorificado, mas real - tão real que as mulheres que foram ao sepulcro e os discípulos O viram (Mt 28:17;Mc 16:912,14)." (Questões Sobre Doutrina, p.84).
"Quando pois se diz que os sofrimentos de Cristo foram vicários, o significado é que ele sofreu no lugar dos pecadores. Ele foi o substituto deles."(Teologia Sistemática)
A natureza do corpo ressurreto de Cristo
Verdadeiramente homem (uma natureza humana perfeita e completa):
Resultado de imagem para CHARLES HODGE
Charles Hodge
"O corpo ressurreto de Cristo, portanto, tal como existe agora no céu, ainda que retenha a identidade com seu corpo enquanto estava na terra, é glorioso, incorruptível, imortal e espiritual. Continua ocupando determinada porção de espaço e retém todas as propriedades essenciais como corpo." (Teologia Sistemática, p. 953)
Resultado de imagem para CHARLES HODGE
"Cristo possuí atributos divinos. Ele é onipotente. Ele afirmou que o Pai lhe considera "toda autoridade [...] no Céu e na Terra". ( MT 28:18 ; cf. Jo 17:2). (Nisto Cremos, p.56).
"Ele é onisciente. Nele, diz Paulo, "todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos ( Cl 2:3)”. (Nisto Cremos, p.56).
Jesus testificou de Sua onipresença com a afirmação: "Eis que estou convosco, todos os dias até a consumação dos séculos" (MT 28:20); ou, ainda com esta: "Onde estiver dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (MT 18:20)." ( Nisto cremos, p. 56).
"Uma terceira inferência que os Apóstolos extraíram desta doutrina é que Cristo é um sumo sacerdote misericordioso e fiel."
Resultado de imagem para CHARLES HODGE
"Ele era verdadeiramente homem, ou seja, que tinha uma natureza humana perfeita ou completa." (Teologia Sistemática, p. 765).
"(...) Paulo observa que, ao humilhar-se, o verbo tomou "a forma " de servo, ou seja, as características e qualidades essenciais que fazem de um ser humano o que ele é. Cristo se tornou plenamente humano. Isso não foi uma metamorfose, tão frequente nos mitos gregos, mas uma genuína encarnação. Tão pouco se tratava apenas de uma aparência de humanidade; Era uma humanidade genuína. A humanidade de Cristo era real e completa. O se divino pré-existente se humilhou e assumiu a natureza humana." (Tratado de Teologia, p. 182).
Semelhanças
"Ele veio "em semelhança de carne pecaminosa" (Rm 8:3). Assumiu a natureza humana em sua condição caída, com todas as suas debilidades e deficiências, de modo que suportou as consequências do pecado; mas não sua pecaminosidade. Ele era verdadeiramente humano, um com a raça humana, exceto no pecado." (Tratado de Teologia, p. 185).
Resultado de imagem para CHARLES HODGE
"A vinda do Salvador será literal, pessoal, visível e universal. Quando Ele voltar, os justos falecidos serão ressuscitados e, juntamente com os justos que estiverem vivos, serão glorificados e levados para o Céu, mas os ímpios irão morrer." (Nisto Cremos, p. 409).
Cristo como Sumo-Sacerdote
Natureza divino-humana
“Nada pode ser mais claro do que o fato de as escrituras ensinarem que Cristo é verdadeiramente Deus, verdadeiramente homem e uma pessoa una. Elas afirmam de Cristo tudo o que se pode afirmar de Deus, e tudo o que se pode afirmar de um homem inseto de pecado. Não entram em explicações. Assumem como fato indubitável que Cristo é Deus e homem em uma só pessoa, justamente como assumem que um homem é uma alma e um corpo em uma só pessoa." ( Teologia Sistemática, p. 770).
"O que as escrituras ensinam sobre este tema é (1) Que Cristo há de vir segunda vez. (2) Que essa vinda será pessoal, visível e gloriosa. (3) Que o objetivo de sua segunda vinda é para julgar o mundo. (4) Que as pessoas a serem julgadas serão os vivos e os mortos, ou seja, os que estiverem vivos e mortos antes de sua vinda." (Teolgoia Sistemática,p.960)
A vinda de Cristo
"Segundo, as escrituras afirmam, com a mesma clareza, que Cristo era verdadeiramente Deus. Isso já foi amplamente demonstrado. São-lhe aplicados os mesmo nomes e títulos divinos. Ele é chamado Deus, ou Deus Forte, o Grande Deus, Deus obre todas as coisas; Jeová; Senhor; Senhor dos Senhores e Rei dos reis. São-lhe imputados todos os atributos divinos. Fala-se Dele como onipresente, onisciente, onipotente e imutável. O mesmo ontem, hoje e para sempre." (Teologia Sistemática, p. 767).
Verdadeiramente Deus (tinha uma natureza divina perfeita)
Natureza humana sem pecado
"Ele Se tornou homem e pagou a penalidade do pecado que é a morte (Rm 6:23; 1Cor 15:3). Na qualidade de ser humano, provou a morte por todos (Hb 2:9)." (Nisto Cremos, p.66).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net