Marcadores

Igrejas e Ministérios (134) GRANDES PREGADORES E AVIVALISTAS (40) HERÓIS DE NOSSA ÉPOCA (24) MISSIONÁRIOS QUE MUDARAM NAÇÕES (23) MULHERES DE FÉ (23) MESTRES DA IGREJA (20) EVANGELISTAS E MISSIONÁRIOS (17) GIGANTES DA FÉ (17) PRESBITERIANOS INESQUECÍVEIS (17) BATISTAS FAMOSOS (13) ESCRITORES E PENSADORES (12) REFORMADORES DA IGREJA (10) ANTIGOS METODISTAS (9) FILMES QUE TOCAM O CORAÇÃO (8) O LENDÁRIO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (7) ENTREVISTAS " FABULOSAS" (6) Esses Cristãos Extraordinários (6) HOMENS DE ORAÇÃO (6) MISSÕES (6) OS PURITANOS (6) PIONEIROS NO BRASIL (6) 15 COISAS QUE PRECISO SABER EM TEMPOS DE GUERRA (5) A B SIMPSON (5) LUTERANOS RENOMADOS (5) O Espírito Santo (5) A inabalável Corrie Ten Boom (4) EVANGELISTAS NOTÁVEIS (4) PASTORES E PROFETAS (4) 300 Profecias sobre o Messias de Israel (3) D L MOODY ESTUDOS E SERMÕES (3) O QUE PREGAVAM OS AVIVALISTAS INGLESES DO PASSADO? (3) “Os Deveres Mútuos dos Maridos e Esposas" (3) ENFIM LIVRE Martin Luther King (2) John Wesley usando o dinheiro para nos abençoar (2) Katharina Von Bora Lutero (2) Peter Marshall - Capelão do Senado Americano (2) Robert Hall Glover Pregando sobre Intercessão Missionária (2) SPURGEON (2) Bill Machesney O VERDADEIRO FILHO DO REI (1) Bud Robinson O MONTE MORIAH Lugar de sacrifício (1) Charles Finney (1) J WILBUR CHAPMAN (1) JOHN CENNICK Evangelista Morávio (1) Patricia St. John (1) Ralph Emerson Filósofo Cristão (1) Robert Lewis Dabney (1) Robert Murray M'Cheyne (1) Robert Pearsall Smith (1)

22 de outubro de 2013

JOHN MOTT EVANGELISTA ESTUDANTIL





Em 1910, John Mott estava diante da já famosa  Conferência Missionária de Edimburgo, e  disse: "É um fato surpreendente e solene,  que mesmo tão tarde, já no último século do milênio, o grande mandamento de Jesus Cristo para levar o Evangelho a toda a humanidade  ainda  não foi cumprido.”


                  CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA D EDIMBURGO 1910
“A igreja é confrontada hoje, como em nenhuma geração anterior, com uma oportunidade de literalmente,  fazer Cristo conhecido em todas as  nações. "
Foi essa paixão evangelística que fez de Mott o evangelista mais popular de sua geração para estudantes universitários e um dos promotores do movimento ecumênico emergente.
Nascido em New-York e crescido no Iowa , Mott foi nutrido em uma devota família Metodista . Ele cresceu na fé  na Universidade de Cornell depois de ouvir e falar pessoalmente com CT Studd, o famoso jogador de críquete, que se tornou evangelista (e um dos "Cambridge Seven", que mais tarde trabalhou com Hudson Taylor na China) . 


Mott foi atingido por admoestações de Studd: "tu procuras grandes coisas para ti? Não Procures mais. Buscai primeiro o reino de Deus." Nesse mesmo ano, em 1886, na Conferência  estudantil de Northfield (Massachusetts) liderada por Dwight Moody, Mott atendeu de vez ao chamado divino  e tornou-se um dos 100 homens que se ofereceram como voluntários para as missões estrangeiras.
"Podemos  evangelizar o mundo nesta geração" , John R. Mott

O destino de Mott, no entanto, não estava em missões no exterior, mas na evangelização de estudantes universitários e a inspirar outros a obra missionária estrangeira. Ele se tornou secretário faculdade da YMCA em 1888, quando a organização foi conscientemente e agressivamente evangelística.  Naquele mesmo ano, ele ajudou a organizar o Movimento Voluntário de Estudantes para as Missões Exteriores (SVM), um ramo da YMCA . Desde então  ele falou nas Convenções da SVM e mais de 20.000 voluntários foram aos campos missionários através de seus esforços.
As energias de Mott não podem ser vinculadas a uma organização apenas. Em 1895, ele ajudou a fundar o mundo Associação de Estudantes Cristãos e viajou cerca de 2000 mil milhas para continuar o sonho da federação: A "unir-se em espírito, como nunca antes, os estudantes cristãos de todo o mundo    e assim apressar o cumprimento da oração de Jesus ", que todos possam ser um. " 
Em todos os continentes, ele visitou e estabeleceu contato com estudantes e líderes da igreja, que se reuniram para ouvi-lo falar. Sua reputação de ótimo orador e ainda sua dedicação ao reino de Deus crescia a cada dia. Os chefes de Estado simpáticos à sua missão, homenageavam a sua  chegada e consultou-o em privado.
Em 1893, ele ajudou a fundar a Conferência da América do Norte para missões estrangeiras, e em 1910, ele ajudou a reunir e presidir a Conferência Missionária de Edimburgo, com seus  1200 delegados e 160 representantes de diversas agências missionárias.
Com todos esses movimentos, e ainda outros em que Mott esteve envolvido, finalmente floresceu o Conselho Mundial de Igrejas, em Amsterdã, em 1948. Mott não foi nomeado oficialmente apenas presidente de honra na sessão inaugural, que, desde então, ganhou o título informal de "pai do movimento ecumênico." ( entre evangélicos )
Nesse  momento Mott foi chamado de "líder estadista do protestantismo",  E aos 58 anos, o "pai dos jovens do mundo", e aos 81 anos, em 1946, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.
Numa época em que os liberais e fundamentalistas se enfrentavam  ferozmente, Mott teve uma visão do meio: "Evangelismo sem trabalho social é deficiente; trabalho social sem o evangelismo é impotente."

Ainda assim, a evangelização foi seu primeiro amor. O título de seu livro best-seller 1900 é a evangelização do mundo nesta geração , e em sua última aparição pública, ele disse: "Enquanto a vida durar, eu sou um evangelista."