Marcadores

19 de setembro de 2014

OS CINCO FATOS DA VIDA SOBRENATURAL A. B. Simpson

OS CINCO FATOS DA VIDA SOBRENATURAL
A. B. Simpson

A B Simpson foi um puritano calvinista do Canadá que largou seu chamado pastoral para ser evangelista itinerante e viver pela fé. Em 1881, após dois anos frutíferos na Igreja Presbiteriana Thirteenth Street, ele se demitiu a fim de começar um ministério evangelístico independente, visando os novos imigrantes e as massas negligenciadas de New York. Simpson iniciou aulas informais de treinamento em 1882 de forma a alcançar “os negligenciados do mundo com os negligenciados recursos da igreja". Fundou então o NYACK  e o Seminário AliançaEm 1889, Simpson e sua igreja mudaram-se para uma nova localidade na esquina da Rua 44 e 8ª Avenida, chamada de New York Tabernacle. Este lugar se tornou a base não somente de seu ministério de evangelismo na cidade como também de seu crescente trabalho de missões mundiais.

“Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim “ Gl 2.20

   
      Deus quer traduzir seu Livro sobrenatural nas páginas de nossas vidas, transformando-nos em experiências vivas da graça de Deus.
Sir Walter Scoth já bem falava; Ao invés de você falar da bíblia, seja a bíblia, ou melhor viva de acordo com o que nela está escrito.

     Quando os inimigos do apóstolo viram o homem que havia sido curado ficar em pé no meio deles, nada mais puderam dizer. Um cristão fiel e obediente a Deus é uma testemunha que vale mais do que mil livros. O próprio Cristo Jesus era o maior milagre de todos os milagres e assim o cristão deve ser também maior do que suas palavras e feitos


     A diferença radical entre o cristianismo e todas as outras religiões está no caráter que ela produz. A pessoa que segue Jesus não somente muda de religião, mas muda radicalmente de vida; uma nova mente, um novo coração, novos amigos, novos hábitos, novas canções, novas palavras , nova expectativa sobre o futuro, novas intenções da alma. “Pelos seus frutos eles serão conhecidos”. Esse é o teste de Cristo e  julgados por esse teste a cristandade pode ser avaliada.  E esse caráter cristão não é um subproduto da cultura e educação. O mais santo dos homens cristãos deve ser o primeiro a reconhecer seu estado de miséria e de que cada graça e virtude que possui vem do Pai das Luzes, que é Deus.
 
1-                      O primeiro fato sobrenatural da vida cristã é a DIVINA JUSTIÇA ou o que comumente chamamos de justificação. A justificação é o FATO do homem ser tornado JUSTO diante de DEUS. Paulo chama isso de justiça de Deus.
De condenados passamos a ser salvos, de culpados, passamos a ser sem culpa e de amaldiçoados passamos a ser abençoados por termos crido no Cordeiro de Deus que morreu em nosso lugar.

- Isso não significa meramente Deus em sua misericórdia olhar por cima de nossas faltas, mas sim que a JUSTIÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS encerrou nossa conta de pecado e nos declarou justos DIANTE DELE.
     Deus deseja nos tornar aprovados diante Dele, não por nossos próprios méritos , mas pelos merecimentos de seu Filho Jesus que pela fé é IMPUTADO  aquele que crê. Por isso está escrito “O justo viverá pela fé “
Deus nos encontra exatamente neste limite quando nós chegamos culpados, condenados, indignos e excluídos de seu favor e de sua presença; Então ele nos cobre e nos envolve com os méritos de seu próprio Filho, nos justificando e nos capacitando a olhar face a face para o trono de Deus e até mesmo para a face das vítimas e testemunhas de nossos próprios crimes e pecados e olhando para eles, termos a certeza que somos agora inocentes pelo seu sangue, livres de toda culpa e toda condenação, como se nós fossemos pessoas que nunca cometeram nenhum pecado. ESTE É O GRANDE PRESENTE DE DEUS CHAMADO GRAÇA. Totalmente sobrenatural e divina




2- O SEGUNDO fato sobrenatural é a REGENERAÇÃO
     Isto é bem diferente da  justificação
     Justificação muda a nossa relação com Deus. De injustos passamos a ser justos.
     Regeneração transforma a nossa natureza interior. De pecadores passamos a ser santos. Isto é uma transferência da natureza  de Deus para a nossa natureza. O caráter puro e santo de Deus vai invadindo o caráter contaminado e mau do ser humano, tranformando-o em uma nova criatura. Isto não é uma elevação moral, uma melhora de caráter e sim uma troca de caráter: O caráter de Deus pelo nosso: Este é o milagre da graça, a nova criação de Deus, que nem mesmo o mestre de Israel Nicodemos pode compreender. Um grande mistério que somente pode ser entendido e vivido quando pela fé nos aproximamos da presença de nosso Senhor Jesus.
 

      Não existe nada paralelo com isso na natureza. Talvez a mais próxima analogia para explicar isso seja o caso do pequeno mosquito que deposita seus ovos na pele peluda da lagarta e aproveita o calor de seu corpo para chocar os pequenos ovos. Aqui porém há um responsável para que esses ovos viessem a vida, na regeneração porém não há participação humana. Nenhum homem pode dar vida para seu próximo. “ pois foram nascidos, não da carne ou do sangue, mas de Deus;’.  
     Sendo assim, o mais fraco dos santos de Deus é uma nova criação e aos olhos dos anjos é como Adão antes do pecado, quando as estrelas  do céu cantavam juntas e  os habitantes do céu celebravam de alegria.

3 - O TERCEIRO fato sobrenatural da vida cristã é a FILIAÇÃO. Nós entramos na família celeste. Isto é uma maravilha no plano de Deus, pois anjos puros e poderosos não puderam ser chamados Filhos de Deus, mas pecadores caídos e fracos, depois de convertidos são de fato e de direito Filhos de Deus, sendo que até mesmo um Filho pródigo pode voltar ao seio do Pai e permanecer em lugares na casa do Pai que nem mesmo aos Arcanjos foi dado este privilégio. “Veja quão grande amor nos tem dado o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus”. Este foi o grito de alegria de João, o discípulo amado. 



     Nós somos filhos de Deus pela virtude de termos nascido de Deus. Nós não somos meramente “chamados“, mas nós de fato SOMOS os FILHOS DE DEUS. E nós não somos filhos somente por causa de um decreto de adoção espiritual, mas cada intuição de nosso novo coração corre para se encontrar com o Pai e conhecer o seu lugar secreto de descanso para aqueles que são Filhos Amados. ’Pois não temos recebidos espírito de escravidão, mas de adoção, com o qual clamamos ABA PAI!”


     Nós temos uma posição ainda maior em nossa Filiação em virtude de nossa UNIÃO COM CRISTO. O único verdadeiro Filho de Deus. Nossa união com Ele, também nos outorga o direito de sermos verdadeiros Filhos de Deus e assim como ele é chamado de Primogênito, nós também somos os primogênitos de Deus. Assim como a noiva herda a casa de seu noivo e é aceita na família, assim também nós, pelos merecimentos de Cristo, entramos nas mais íntimas salas do palácio do Senhor e de lá mesmo podemos ouvir ele dizer
”meu pai e seu pai… Meu Deus e o seu Deus “. 



4 – A Habitação de Cristo em nosso interior é o QUARTO fato sobrenatural que nós cremos ser essencial. Essa é uma transição tão estupenda quanto a regeneração. “ E se alguém me amar, ele guardará a minha palavra e meu Pai o amará e nós viremos até ele e faremos nele morada”.
Isto não é uma figura de linguagem, mas uma fato tão glorioso e tão real  que o apóstolo Paulo declara ser um segredo que estava oculto por séculos e que agora tinha sido revelado.   


 

5 - O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO é o quinto fato sobrenatural de nossa vida cristã. Enquanto que esse fato é muito parecido com  a habitação de Cristo em nosso interior, porque tem efeitos similares. Por outro lado é uma experiência distinta e privilegiada da cristandade. O profeta Ezequiel descrevendo a experiência da alma convertida, depois de falar do novo coração e do novo espírito que ela haveria de possuir, adicionou algo extremamente elevado a promessa;
” Eu colocarei o MEU ESPÍRITO dentro de você e farei você andar nos meus estatutos e farei você cumprir os meus juízos’ É uma promessa absolutamente inefável: Deus colocará o SEU ESPÍRITO DENTRO DE NOSSO NOVO ESPÍRITO. Isto não é somente ter um novo coração e um novo espírito, mas ter  O PRÓPRIO DEUS  morando dentro.desse novo coração. Isto sim é fantástico! 

     Tão estupenda também foi a mudança que isso trouxe a vida dos apóstolos depois do dia de pentecostes quando todos os homens perceberam que eles haviam estado com Jesus. Eles estavam revestidos de um novo poder, de uma divina autoridade pela qual as suas palavras traziam convicção de pecado a consciência dos homens. Uma santidade sobrenatural começou a se manifestar em suas vidas. Entendemos a santificação não como uma virtude pessoal ou uma graça especial, mas como a vida de Cristo manifestada em nós. ’” Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção“;1 Co 1.30. “Aquele que se glorie, que se glorie no Senhor.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net