Marcadores

3 de agosto de 2015

R A TORREY - O sucessor de Moody


Reuben Archer Torrey (1856-1928), sucessor do DL Moody na evangelização do mundo, também excelente como  professor e escritor, um campeão da fé que uma vez por todas foi entregue aos santos e, especialmente, como um evangelista pessoal.  Na opinião de muitos, Dr. Torrey fez mais para enaltecer e promover a evangelização pessoal do que qualquer outro homem desde os tempos dos apóstolos.

Possuidor de uma mente bem treinada e brilhante, ele era lógico, penetrante, positivo e convincente, seja na pregação, no  ensino ou fazendo evangelismo corpo a corpo. Ele estudou na Universidade de Yale e na escola de teologia de Yale e fez pós-graduação em universidades de Leipzig e Erlangen, na Alemanha. 
DL Moody ouviu falar dele e levou-o para Chicago em 1889 como superintendente do Instituto Bíblico. Aqui ele permaneceu até 1908, servindo também para doze anos de este tempo como pastor da Igreja Moody. Em 1912 ele foi para Los Angeles como reitor do Instituto Bíblico de Los Angeles 1912-24 e pastor da Igreja  Portas Abertas 1915-24.



Ele freqüentemente viajava fazendo grandes cruzadas evangelísticas nas principais cidades da América e outros países. Mas ele sempre manteve ocupado na evangelização pessoal. George TB Davis, que passou 10 meses em 1904-05 estudar o trabalho e métodos de Dr. Torrey, escreveu:
Outra característica do Dr. Torrey que impressiona fortemente é o seu entusiasmo para o trabalho pessoal. Ele acredita completamente em fazer o trabalho pessoal, não apenas nas reuniões, mas nas ruas, nos carros de rua, nos ônibus, trens e barcos a vapor em todos os lugares. Muitas das peças mais marcantes de seus sermões são as histórias de suas experiências na em todas as partes do mundo para ganhar almas. 
Sua maior ambição era ganhar almas. Mr. Davis dá-nos estas palavras do Dr. Torrey no sul de Londres Tabernáculo:
Eu prefiro ganhar almas do que ser o maior rei ou imperador na terra; Eu prefiro ganhar almas do que ser o maior general que já comandou um exército; Eu prefiro ganhar almas do que ser o maior poeta, romancista ou um dos grandes escritores que já caminharam sobre a Terra. Minha única ambição na vida é ganhar o maior número possível de pessoas para cristo. Oh, é a única coisa que vale a pena fazer, salvar almas; e, me escutem amigos e amigas, todos nós podemos fazê-lo! 
Sem dúvida, sua contribuição mais ampla e duradoura para o evangelismo pessoal tem sido feita através de seus livros. Ele publicou Como levar os homens a Cristo em 1893, talvez o primeiro livro real sobre o assunto a aparecer na América. Este livro foi revisto e ampliado conforme a Parte I Como trabalhar para Cristo em 1901, um livro de 518 páginas. Não há melhor livro sobre métodos práticos de evangelismo pessoal e pública do que isso já foi escrito.
Por exemplo, ao contar como lidar com aqueles que não têm certeza da salvação, Dr. Torrey relaciona essa experiência:
Eu estava lidando uma noite com uma mulher jovem que estava em grande angústia de alma, porque ela não podia ver que ela teve perdão dos pecados. Eu fui cuidadosamente sobre o fato para descobrir se ela realmente tinha aceitado a Cristo, e parecia claro que ela tinha. Então eu lia para ela Atos 13:39, "Por ele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas." 
"Agora", eu disse, "- o que Deus diz nestes versos;  quem é justificado de todas as coisas?"

"Todos os que crêem", respondeu ela

_"crêem em quem?", perguntei novamente

"crêem em Cristo".

"Você acredita em Cristo?"

"Eu creio."

"Você realmente o  aceitou como seu Salvador e Senhor ?"

"Sim."

"Então você tem certeza que crê nele?"

"Sim."

"E o que esse versículo diz a respeito de todos os que crêem?"

"eles são justificados", respondeu a moça!

"O que então é você?"

Ela não queria dizer: "Eu sou justificada", mas chorou sobre o pensamento de que seus pecados não foram perdoados. Eu fui lá de novo e de novo e de novo. Por fim, o significado simples das palavras pareciam brilhar em cima de sua mente obscurecida. Perguntei-lhe como antes, "Quem o senhor fala que são justificados?"

"Todos os que crêem".

"Do que eles são justificados?

"De todas as coisas."

"Quem é justificado de todas as coisas?"

"Todos os que crêem.

"Quem disse isso?"

"Deus disse assim."

"Você acredita no que deus está falando?"

"Eu creio."

"O que você é, então?"

Uma luz se espalhou sobre seu semblante alegre, e ela disse: "Ora, eu sou justificada de todas as coisas", e imediatamente ela se virou para sua amiga que está perto e me disse: "Agora quero que você fale com essa minha amiga sobre Cristo? "
Sua abordagem para indivíduos em trabalho pessoal às vezes era brusca e sempre direta e apontou. Enquanto ele tentava evitar a ofensa e fazer uma impressão salutar, ainda não há nenhum registro de que ele já tentou conquistar as pessoas para si mesmo em primeiro lugar como um meio de ganhá-los para Cristo. Talvez seu olhar  penetrantes  e personalidade um tanto severa e fria tornou difícil para ganhar as pessoas para si mesmo. Aparentemente, ele sempre procurou ganhar os homens diretamente a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
 Um de seus versos favoritos era João 6:37, e um bom exemplo de sua habilidade e persistência em utilizar a Escritura é a história de como ele usou este versículo com um jovem que pensou que tinha cometido o pecado imperdoável. Ele escreve:
Uma vez eu recebi uma carta, uma carta de uma pessoa com o  coração partido, a partir de um pai que era um pastor presbiteriano. Ele escreveu que ele tinha um filho que estava na escuridão espiritual terrível. O filho pensou que ele havia cometido o pecado imperdoável, e ele foi mergulhado em desespero absoluto.  

Quando ele foi trazido para o meu escritório, eu mostrei a ele a um assento. Assim como os outros tinham saído da sala, ele começou a conversa dizendo:
"Estou possuído pelo diabo."

"Eu acho muito provável que você está", eu respondi, "mas Cristo é capaz de expulsar demônios."

"Você não me entende", ele disse, "Eu quero dizer que o diabo entrou em mim como ele fez em Judas Iscariotes."

"Isso pode ser," eu respondi, "mas Cristo veio para destruir as obras do diabo. Agora Ele diz em João 6:37," O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. " Se você vier a Ele, Ele vai recebê-lo e libertá-lo do poder de Satanás. " 


A conversa continuou dessa maneira por algum tempo: ele constantemente afirmando a absoluta falta de esperança de seu caso, e eu da minha parte a afirmar constantemente o poder de Jesus Cristo e de sua palavra "," O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora '". Depois de um tempo eu mandei o jovem para a sua casa.

Um dia me encontrei com ele no hall do Instituto, e entendi que era hora de confrontá-lo de novo, e eu me sentei ao lado dele.


"Você acredita na Bíblia?" Perguntei.

"Sim", ele respondeu: "Eu acredito

"Você acredita em  João 6:37?" Perguntei.

"Sim, eu acredito em tudo o que está na  Bíblia.

"Você crê que Jesus Cristo disse a verdade quando disse: 'O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora"?

"Sim, eu creio, eu acredito no que a biblia diz."

"Bem, então, você vai vir?"

"Eu não posso, cometi um pecado imperdoável."

Eu respondi: "Jesus não diz, 'aquele que  não cometeu um pecado imperdoável e  vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." Ele diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."

"Mas eu tenho pecado deliberadamente, depois de eu ter recebido o conhecimento da verdade."

"Jesus não diz: 'Aquele que não tem pecado deliberadamente, depois de ter recebido o conhecimento da verdade e que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." Ele diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." '

"Mas eu já fui iluminado e já provei o dom celestial, e me afastei, e é impossível  me renovar para arrependimento".

"Jesus não diz: 'Aquele que ainda não provou o dom celestial e que ainda não caiu, se ele vem a mim de maneira nenhuma o expulsarei' Ele diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." "

"Mas eu estou possuído pelo diabo", ele respondeu.

"Jesus não diz:" Aquele que não está possuído pelo diabo e vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. " Ele diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." '

"Quero dizer que o diabo está entrou em mim como ele fez com Judas Iscariotes."

"Jesus não diz: 'aquele  que o diabo não tenha entrado nele, como ele fez em Judas Iscariotes, que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."Ele diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." '

"Mas meu coração é duro como uma pedra de moinho."

"Jesus não diz:" Se o coração de um homem é suave e macio, e ele vem a mim, eu vou de maneira nenhuma expulsá-lo. ' Ele diz: "O que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora." '

"Mas eu não sei se eu tenho  qualquer desejo de vir."

"Jesus não diz:" Aquele que tem o desejo de vir, e vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora. Ele diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." '

"Mas eu não sei se eu estou indo de maneira correta."

"Jesus não diz: 'O que vem a mim de maneira correta, eu vou de maneira nenhuma expulsá-lo.' Ele diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." '

"Bem, eu não sei se eu  me importo de vir".

"Jesus não diz: 'aquele que cuida de vir a mim, e vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora." Ele diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."

as Desculpas e subterfúgios do homem estavam esgotados. Eu o olhei firme  no rosto dele e disse: "Agora, você virá? Fique de joelhos, e encerre  o seu absurdo."

Ele se ajoelhou e me ajoelhei ao seu lado.

"Agora", eu disse, "Siga-me em oração."

"Senhor Jesus", eu disse, e ele foi repetindo após a mim: "Senhor Jesus".

"Meu coração é tão duro como uma pedra de moinho."

"Eu não tenho vontade de ir ter contigo."
"mas tu falas em tua palavra.

"'O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."

"Agora, eu sei que  o senhor não mente." 

"Tu  disseste, 'O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."'

"Eu acredito na sua palavra".

"Por isso, embora eu não sinta isso, eu acredito que tu me recebeste."

Quando ele terminou, eu disse: "Você realmente veio?"

Ele respondeu, "eu vim."

"e  Ele recebeu você?"

"Eu não sinto isso", respondeu ele.

"Mas o que ele disse?"

"'O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."

"Isso é verdade? Será que Jesus dizer a verdade, ou Ele mentiu?"

"Ele diz a verdade."

"O que, então, deve ter feito?"

"Ele deve ter me recebido."
 

"Agora", eu disse, "vá para o seu quarto:. Mantenha-se firme sobre esta promessa de Jesus Cristo. O diabo vai lhe dar um conflito terrível, mas apenas responda-lhe com a palavra de deus em  João 6:37, e fique  acreditando que Jesus diz que, apesar de seus sentimentos, apesar do que o diabo pode dizer, apesar de tudo o que vale é o que deus diz".

Ele foi para o seu quarto. O diabo o tentou de todas a s formas, trazendo-lhe um conflito terrível, mas ele manteve-se firme em João 6:37, e saiu de seu quarto triunfante e radiante.

Anos se passaram desde então. Embora o diabo tentou novamente e novamente para mergulhar ele em desespero, ele tem resistido firmemente em João 6:37, e ele está hoje sendo usado por Deus para fazer um trabalho maior para Cristo do que qualquer homem que eu conheço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net