O pais de Gales sempre mostrou
um respeito maior do que as outras nações para as Igrejas e as pessoas
eclesiásticas".
Assim escreveu Giraldus Cambrensis, sobre
o povo do País de Gales. Outros escritores têm aprovado esta opinião. Talvez
no próprio temperamento do povo galês reside a razão do País de Gales ser chamado
de “ a terra dos avivamentos” ("The Land of Revivals").
Efeito de longo alcance foram os
avivamentos religiosos no País de Gales durante o século XVIII.
Um ex-bispo de St. Asaph descreve as condições
então vigentes no País de Gales:
“O isolamento
levou a uma estagnação intelectual do país, mas o mais doloroso foi o
fato de o País de Gales no início do século 18 ver
o seu povo descer a altos níveis de ignorância e imoralidade nas classes mais
baixas . "
Havia pobreza entre o clero; igrejas
e as casas pastorais foram negligenciadas, alguns bispos se mostraram indignos
de seu cargo, enquanto que entre os outros clérigos
havia demasiada frequência de um
espírito de mundanismo e apatia espiritual, sendo que os cultos muitas vezes e
eram vazios e formais.
Mas, como Deus sempre preserva aqueles
que não dobram seus joelhos a Baal, havia alguns bispos que eram exemplos de
fidelidade a toda a Igreja em geral. "Eram homens sóbrios e de vidas
exemplares em todos os campos do bom viver.”
Não obstante, na maioria dentre as
pessoas de lá prevalecia "uma ignorância e uma indiferença para com as coisas
espirituais, até mesmo um ateísmo que tinha contaminado famílias inteiras para várias
gerações, de modo que os camponeses não freqüentavam mais a Igreja, e nenhum tipo de reunião religiosa
".
Foi nesse cenário que surgiu uma
grande estrela no céu espiritual de Gales, seu nome era GRIFFITH JONES (1684-1761), Reitor da Llanddowror,
Carmarthenshire. Ele pode ser mais precisamente descrito como
"pregador e professor" e não como um "Reavivalista".
O filho de um fazendeiro crente, que a
semelhança de Davi, cuidava das ovelhas de seus pai. "Um dia, quando
ele se ajoelhou para orar no canto de um campo, ele caiu em um transe e viu o
Senhor Jesus, que disse a ele: 'Meu filho, eu quero que você seja uma
testemunha para mim no mundo ". Isto teve uma influência profunda
sobre ele, e ao longo de sua vida, ele nunca esqueceu essa experiência. "
Foi ordenado em 1708 e em 1716 tornou-se
reitor da Llanddowror. Desde o início, era evidente que ele era um homem
consciente de sua comissão divina; ele pregou o Evangelho com sinceridade e sem medo. As
pessoas logo se reuniram a sua igreja e sua fama se espalhou. Recebeu convites para pregar em
outros lugares, ele viajou
em todo País de Gales, muitas vezes
entregando seu sermão ao ar livre pois na igreja não pôdia conter as multidões ansiosas. Desta
forma, multidões foram trazidos sob o som do Evangelho, de forma clara e direta.
Um
contemporâneo escreveu: "Cristo era
tudo para ele, e o seu maior prazer era proclamar as insondáveis riquezas de
Cristo, seu Redentor”
Ele pregou a fé e o arrependimento
toda a sua vida; ele era extenuante e enfático
ao pregar a necessidade absoluta do novo nascimento e da santidade no viver
cristão, tanto no coração e na vida; e, assim, ele era "uma ardente e
brilhante luz a brilhar nos céus escuros do Pais de Gales"
Poderoso e eficaz era seu ministério
era naqueles dias negros, mas ele logo percebeu que algo mais do que a pregação
era necessário.
Entre 1699 e 1737 o governo tinha
fundado noventa e cinco escolas no País de Gales, e havia vinte e nove outras
escolas particulares. No entanto,
as pessoas eram em sua maior parte, bastante analfabetas.
Chegaram a ser distribuídas 30000 bíblias,
tanto em galês como em ingles, mas por causa do analfabetismo o esforço
evangelístico foi de pouca utilidade.
Griffith Jones entendeu que as
pessoas deveriam ser ensinados a ler, e ele montou a primeira escola em sua
própria paróquia de Llanddowror em 1730, e no prazo de nove anos setenta e uma
escolas tinha sido estabelecido por ele no Norte e Sul de Wales.
A linguagem utilizada era o galês. As
escolas foram definitivamente o braço da Igreja da Inglaterra, usando como seu
único livro-texto a Bíblia e o catecismo
da Igreja, dando uma educação religiosa forte a todo o povo,com base nesses
"livros-texto", abraçando as doutrinas fundamentais da fé cristã.
O imenso custo de manutenção dessas escolas
vinham de generosas doações de simpatizantes, entre os quais Sir John
Phillips de Picton Castle, Pembrokeshire, cuja irmã, Margaret, se tornou esposa
de Griffith Jones em 1720, e uma senhora rica, Senhora Bridget Bevan de
Laugharne, Carmarthenshire.
Os professores eram todos clérigos,
treinados por Griffith Jones em Llanddowror. A escola permanecia até cinco
meses em uma paróquia, e depois mudava-se para outra paróquia, daí o título
" escolas circulantes ". Entre 1737 e 1761 (quando Griffith
Jones morreu) não menos de 3.495 escolas foram abertas e 158.237 alunos passaram por eles, e este número não inclui a adultos não
registradas que assistiram à noite. De acordo com a estimativa de Griffith
Jones estes últimos contados duas vezes ou três vezes mais do que os alunos de dia,
o que dá um número de quase 500.000 pessoas alfabetizadas,
sem dinheiro público, com ofertas dos alunos e simpatizantes e isso em 1730.
ISSO É
APENAS UMA PROVA DO QUE A FÉ DE UM SÓ HOMEM NO DEUS TODO PODEROSSO PODE FAZER.
Não só foi Griffith Jones um pioneiro
da educação moderna no País de Gales, mas ele fez muito para que o país se
tornasse uma nação que conhecesse a
palavra de Deus e isso preparou o caminho para evangelistas posteriores e
reavivalistas que vieram depois dele
para o desenvolvimento do seu trabalho.
Seus principais livros-texto eram a
Bíblia e o Livro de Oração Comum da igreja da Inglaterra parecia muito natural estudar
esses livros sagrados em um domingo do que em um dia de semana e assim também Começou o "Movimento da Escola
Dominical" no País de Gales, que plantou as bases do
"renascimento" e do avivamento no País de Gales e do avivamento
metodista galês. "
Em 1.739 George Whitefield era o gênio
que presidia todo o movimento em Wales. Os líderes neste reavivamento eram
Daniel Rowlands, Howell Harris, William Williams, sendo DANIEL ROWLANDS
(1713-1790), o mais importante dos três.
Rowland foi o maior pregador que o
País de Gales conheceu. Ele foi um dos
gigantes espirituais do século XVIII. . . e nenhum homem daquela
época parece ter pregado com tal poder inconfundível do Espírito Santo como Rowlands ".
Em 1735 ele se converteu ao
ouvir Griffith Jones pregar. Ele foi mudado completamente, e
tornou-se um poderoso pregador; multidões de todas as partes do País de
Gales fizeram o seu caminho para Llangeitho para ouvi-lo pregar, e muitos
receberam uma bênção. Pessoas viajavam cinqüenta ou sessenta milhas para
ouvi-lo e nos domingos era comum se reunirem 2500 pessoas em seus cultos. A carga de
"emocionalismo" não pode explicar os efeitos do ministério de
Rowlands, pois sua influência perdurou ao longo de muitos de seus ouvintes em
um período de 48 anos.
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