Marcadores

Igrejas e Ministérios (134) GRANDES PREGADORES E AVIVALISTAS (40) HERÓIS DE NOSSA ÉPOCA (24) MISSIONÁRIOS QUE MUDARAM NAÇÕES (23) MULHERES DE FÉ (23) MESTRES DA IGREJA (20) EVANGELISTAS E MISSIONÁRIOS (17) GIGANTES DA FÉ (17) PRESBITERIANOS INESQUECÍVEIS (17) BATISTAS FAMOSOS (13) ESCRITORES E PENSADORES (12) REFORMADORES DA IGREJA (10) ANTIGOS METODISTAS (9) FILMES QUE TOCAM O CORAÇÃO (8) O LENDÁRIO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (7) ENTREVISTAS " FABULOSAS" (6) Esses Cristãos Extraordinários (6) HOMENS DE ORAÇÃO (6) MISSÕES (6) OS PURITANOS (6) PIONEIROS NO BRASIL (6) 15 COISAS QUE PRECISO SABER EM TEMPOS DE GUERRA (5) A B SIMPSON (5) LUTERANOS RENOMADOS (5) O Espírito Santo (5) A inabalável Corrie Ten Boom (4) EVANGELISTAS NOTÁVEIS (4) PASTORES E PROFETAS (4) 300 Profecias sobre o Messias de Israel (3) D L MOODY ESTUDOS E SERMÕES (3) O QUE PREGAVAM OS AVIVALISTAS INGLESES DO PASSADO? (3) “Os Deveres Mútuos dos Maridos e Esposas" (3) ENFIM LIVRE Martin Luther King (2) John Wesley usando o dinheiro para nos abençoar (2) Katharina Von Bora Lutero (2) Peter Marshall - Capelão do Senado Americano (2) Robert Hall Glover Pregando sobre Intercessão Missionária (2) SPURGEON (2) Bill Machesney O VERDADEIRO FILHO DO REI (1) Bud Robinson O MONTE MORIAH Lugar de sacrifício (1) Charles Finney (1) J WILBUR CHAPMAN (1) JOHN CENNICK Evangelista Morávio (1) Patricia St. John (1) Ralph Emerson Filósofo Cristão (1) Robert Lewis Dabney (1) Robert Murray M'Cheyne (1) Robert Pearsall Smith (1)

30 de outubro de 2014

Quando o dinheiro é uma bênção Eles creram

Quando o dinheiro é uma bênção
Salmo 116:1-14; Malaquias  1; Mateus 25:14-30; Hebreus 11:4                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Dwight L. Moody uma vez disse que ao lado dos mártires no céu estariam aqueles que tem o ministério de angariar dinheiro para a obra de Deus. Abrimos um parêntesis  aqui para elucidar que estes são aqueles que pedem dinheiro para o reino de Deus e não para proveito próprio ou para seu próprio ministério. Alguém  também já falou que o nervo mais sensível de nosso corpo é aquele que liga o coração a carteira.
A bíblia diz, “ Aonde  está o teu tesouro , ali está o teu coração”, por isso a pregação sobre o uso correto do dinheiro  ( não sobre ênfase na prosperidade material, o que não é bíblico ) pode trazer tremendas vitórias espirituais. A Palavra de Deus nos traz aproximadamente 500 versículos sobre oração, quase isso sobre e fé, mas mais  de 2000 versos sobre dinheiro e posses materiais. No novo testamento, 1 em cada 10 versos bíblicos tratam diretamente sobre finanças. Por isso te darei 4 verdades e 4 textos bíblicos para você meditar em seu coração:
1-     DEUS É QUE TE DEU TUDO O QUE VOCÊ TEM
         Sl 116:1-14
Uma perspectiva bíblica sobre dinheiro é a de que nós, mesmo sendo  filhos de Deus não somos bons em dar as coisas para os outros e nem mesmo para Deus. Deus sim, é mestre na arte de dar e repartir o que tem. Paulo nos fala em 1 Corintios, “ O que você tem que não tenha recebido de Deus “ (1 Co4.7) e Tiago nos ensina “ Que todo dom perfeito e toda boa dádiva, vem do pai das luzes” (Tg 1.17). E o que estes textos ensinam para nós?
O salmo 116 diz que Deus me deu ouvidos para ouvir bem, Deus me ajudou a atravessar a forte tempestade, Deus me protegeu, Ele me deu paz, Ele me deu descanso e Ele sempre me manteve no caminho certo e então no verso 12 o salmista faz a pergunta chave sobre o tema de finanças: “ O que eu oferecerei ao Senhor por tudo o que Ele tem feito por mim?”
Um homem muito rico, conhecido na igreja por sempre reclamar e murmurar de seus problemas, certa vez caiu gravemente enfermo e no seu leito, já a beira da morte, perguntou ao pastor ” O que o  reverendo acha, se eu desse todo meu dinheiro para a igreja, Deus me deixaria entrar no céu? Se eu doasse tudo o que eu tenho, iria ser o bastante para eu conseguir garantir o meu lugar no paraíso?” E pastor respondeu: “Eu não tenho certeza caro irmão, mas não custa tentar.”
A verdade é, a culpa, o egoísmo e o interesse próprio atraem os membros da igreja para a barganha com Deus e muitas vezes com o consentimento das autoridades da igreja e isso leva a igreja a ser uma igreja miserável e doente.
Mas as escrituras nos convidam  a responder a Deus com gratidão e alegre obediência, dando o que o Espírito Santo mover em nosso coração e isso com amor, porque nós sabemos que o que temos, nós recebemos primeiramente do Senhor.(I João 4:9-10).
Nosso Melhor ou  nada
Malaquias 1
A lei do Velho Testamento requer das pessoas que elas deem  o melhor para Deus, mas a tentação fazia as pessoas levarem ao altar de sacrifício, ovelhas defeituosas, cegas e doentes. E Deus, na ocasião, disse aos que vacilavam “ Agora suplicai o favor de Deus, para que se compadeça de nós! Com tal oferta de vossa mão, aceitará ele a vossa pessoa?” (Malaquias 1:9)
Nós podemos fazer melhor,  podemos melhorar nossa leitura bíblica, porque passamos meia hora todos os dias lendo jornais e revistas e cinco minutos lendo a palavra. Fazemos grandes sacrifícios por nossas carreiras, estudamos, nos preparamos para concursos, nos esforçamos indo até mesmo a noite para a faculdade. Nossa melhor energia é gasta na tentativa de melhorar nossos rendimentos e padrão de vida, mas quando se trata em servir o corpo de Cristo, nós ou nos acomodamos na retaguarda dos programas de apoio ou então nos engajamos em algo que dá pouco trabalho.  Davi falou “ Não oferecerei ao Senhor sacrifícios que não me custem nada”.
Nos jogos e festas, nos alegramos com júbilo e saltamos para celebrar a alegria passageira, mas na adoração ao Grande EU SOU, ao Rei do Universo, as vezes até nos sentamos em atitude passiva mentindo ser reverência.
Um sacrifício de um cordeiro doente é quando nós gastamos  todo nosso dinheiro na reforma da casa ou na viajem de férias e quando a igreja está em necessidade, olhamos para nosso orçamento e dizemos, bem, vamos ver o que sobrou este mês...talvez eu possa ajudar, mas infelizmente não sobrou muita coisa...
Um sacrifício de tolo é quando nós damos absolutamente tudo o que nosso filhos pedem, desde os mais caros brinquedos as mais sofisticadas roupas, mas nós não ensinamos eles a amarem a Jesus, a lerem a bíblia e a serem pessoas agradecidas. Então o coração deles não se inclina para as coisas do alto.

Como investir a sua vida
Mateus 25:14.-30
Quase a metade das parabolas da bíblia tratam sobre dinheiro e bens materiais.  E talvez uma das mais conhecidas é a parábola dos talentos, que ilustra a lição de mordomia cristã de maneira tão clara que pode revolucionar nossa maneira de pensar e agir.
   “A terra pertence ao Senhor! Todas as coisas em todo o mundo pertencem a Deus!
Salm 24:1   e nós fomos criados para sermos gerentes de suas coisas, administrators, mordomos.
ISTO É O QUE SIGNIFICA MORDOMIA CRISTÃ: DEUS É O DONO DE TUDO E NÓS FOMOS ESCOLHIDOS PARA CUIDARMOS DE SEUS NEGÓCIOS.
Este rico comerciante tinha oito talentos e os confiou a seus servos, sabendo da capacidade de cada um. Um deles estava gelado pelo medo e escondeu o talento. “Viver uma vida se escondendo dos riscos, sempre pisando em terreno absolutamente seguro, nunca ousando rumo ao desconhecido é uma vida que não vale a pena ser vivida. Somente uma vida que é consumida por uma paixão de sempre querer mais de Deus e se arriscar para isso é que vale a pena ser vivida”
Os outros dois servos, entretanto, investiram bem e receberam suas recompensas, porque os músculos só ficam fortes quando são exercitados. Uma vida de Mordomia cristã, servindo o próximo e ajudando os necessitados criará para os que a praticam um crédito gigantesco no banco dos céus.
Recentemente eu li sobre um escritor que fez a biografia do Duque de Wellington baseado somente em seu livro caixa. Você já pensou, se alguém fosse escrever sobre você baseado somente em seu talão de cheques e estrato do cartão de crédito,o que ele iria falar de você no tocante a sua contribuição para o reino de Deus?
OS PRIMEIROS PASSOS
Hebreus 11:4
Quase todos conhecem a história de Cain e Abel, filhos de Adão e Eva. Caim um agricultor, Abel um pastor de ovelhas. Genesis 4 explica que eles trouxeram ofertas ao Senhor: Caim trouxe uma oferta de suas colheitas e Abel trouxe das primícias de suas ovelhas, a melhor de entre os primogênitos das ovelhas.
E Hebreus 11:4  lemos que “ pela fé Abel ofereceu um sacrifício melhor do que o de Caim”, isso mostra que o que interessa é O QUE NÓS ACREDITAMOS E NÃO O QUE NÓS TRAZEMOS AO ALTAR.
Numa tarde ensolarada na China, durante seu trabalho na “China Inland Mission”, Hudson Taylor escreveus para sua esposa “ Nós temos 25 centavos E TODAS A S PROMESSAS DE DEUS”

O exemplo de Abel nos prova que dar a Deus é muito mais ligado a caráter do que a dinheiro. È muito mais o que Deus aprova do que o que iremos ganhar que determina nossa verdadeira riqueza.
Nenhum homem é lembrado pelo que ele recebeu em vida. AS PESSOAS  SÃO HONRADAS APENAS POR AQUILO QUE ELAS DERAM. Assim como Abel, que deu o seu melhor, trouxe as primícias para o Senhor, porque ele sabia que o Senhor não merecia menos que isso. Deus merece sempre o nosso melhor.

Se nós podemos confiar em Deus pela salvação de nossas almas, não podemos muito mais confiar nele pela provisão financeira de uma vida pela fé?
A MANEIRA COMO MANEJAMOS O DINHEIRO  MARCA  OS PRIMEIROS PASSOS DE NOSSA FÉ.

 “A ÚNICA COISA QUE EU TENHO É AQUILO QUE EU JÁ ABRI MÃO.”
Você talvez conheça a história de um  homem que deu uma grande quantia em dinheiro para iniciar uma escola cristã na África no final dos anos 20.  Vinte e cinco anos mais tarde, em 1950, quando a escola celebrou seu 25o  aniversário, resolveu convidar o homem que deu ao dinheiro e descobriram que ele Morava em um subúrbio em Chicago e levava uma vida simples. Ele havia perdido tudo com a quebra da bolsa em 1929 e depois de ver os alunos recebendo os diplomas de graduação, ele em lágrimas, exclamou: ! Realmente, a única coisa que tenho hoje é aquilo que eu ofertei ao Senhor a 25 anos atrás.

1-Uma pessoas generosa aprende a ver Deus como  provedor  Dt8-17,18   1 Cr29.14-17   Mt 6.24    Seu patrão não é seu provedor, seu pai não é seu provedor. Deus é seu provedor                                                                                                                                                             2-Pessoas generosas aprender a vencer as preocupações financeiras  1Rs17.10-16 Gn28.20-22 Mt 6.31-33                                                                            3- Generosidade trás ordem as suas finanças Pv 23.4-5 Dt 14.22-23  Pv3.9 Ml3.10-11                                                                                                           4- Generosidade te ensina a lutar contra o dragão do materialismo      Lc 12.15 1 Tm6.10 1 Tm 6.6                                                                      5-..Pessoas generosas experimentam verdadeira libertação financeira e grande alegria. 2Co 8.7 1Co16.2 Mt 6.19-21