Marcadores

4 de dezembro de 2014

JESUS E A ARCA DE NOÉ Por Robert Murray M'Cheyne

Robert Murray McCheyne, foi um dos grandes pregadores  do púlpito escocês, do século XIX. «Indubitavelmente, não era um homem como os outros. Serviu a Deus apenas durante oito anos; sem embargo, nesse curto espaço de tempo marcou uma baliza na história da igreja escocesa. Diz-se que tão somente o seu olhar, ao subir para o púlpito, era suficiente para comover até às lágrimas os membros da sua congregação. O seu semblante indicava que vinha da própria presença de Deus. Quem era este homem, que quando morreu aos 29 anos de idade, uma cidade inteira paralisou as suas atividades, a fim de chorar a morte de um grande servo de Deus?


A ARCA DE NOÉ– UMA TIPOLOGIA DA SALVAÇÃO
Por Robert Murray M'Cheyne (1813-1843)
"By faith Noah, being warned of God of things not seen as yet, moved with fear, prepared an ark to the saving of his house; by the which he condemned the world, and became heir of the righteousness which is by faith."
  'Pela fé , Noé, sendo avisado por Deus de coisas que ainda não se viam, agiu com  temor, construindo uma arca para salvar a sua família. Pelo qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé'                                         —Hebrews 11:7
.. 
..
È um fato maravilhoso que a natureza humana aprende muito mais por exemplo do que por qualquer outra coisa.  Agora , nós temos  nessa  passagem  um exemplo de um pecador salvo pela fé, e assim com Noé correu para a arca, você também pode fazer o mesmo. Você também tem uma arca para se refugiar  e da mesma maneira que Noé condenou o mundo, mostrando que  o mundo foi justamente condenado você também pode fazer o mesmo. A arca de Deus é Jesus, Nele você entrará e sairá e achará descanso para sua alma e mostrará a todos que a condenação do mundo é justa.

Vamos olhar melhor o que está sendo dito:

I.                  O AVISO DE NOÉ: 'Pela fé , Noé, sendo avisado por Deus de coisas que ainda não se viam, agiu com  temor, construindo uma arca para salvar a sua família. '
 “ Esse foi o primeiro aviso.”
No verso seguinte está escrito,  ' E disse o Senhor, eu irei destruir o homem que criei e bani-lo da face da terra. Ambos, homem e animal e todo o animal que rasteja e toda ave do céu, me arrependo de tê-los criados. Gn6.7 
“ Esse foi o segundo aviso”


Esse foram os avisos que Deus deu a Noé. Ele falou que seu Espírito não contenderia para  sempre com o homem e que Iria destruir o homem que havia criado.
 
Agora irmãos, se queremos ser como Noé e achar graça aos olhos do Senhor devemos nos mover com temor. Deus já te alertou, não uma ou duas vezes , mas centenas de vezes. Deus avisa você pela sua palavra que sua ira se revelará dos céus contra todo pecador que não se arrepender. Ele diz,  quem não nascer de novo não verá o reino de Deus. Ele testifica que o salário do pecado é a morte. Ele proclama  que todo aquele que não crer será condenado. Ele revela que quem não tiver o coração tal qual o de uma criança não verá o reino de Deus.
Oh meu caro amigo, você ainda não treme por esses terríveis avisos de Deus?    Se não teme e nem treme então você não é como Noé. Você não é como ele, porque ele creu nas ameaças do Todo Poderoso.
Eu digo a você, que você não pode continuar vivendo assim tão indiferente diante destas solenes advertências se você realmente acreditar  na palavra de Deus. Você não treme diante dessas palavras porque você tem um coração infiel. “ Pela fé Noé, sendo alertado por Deus sobre coisas que ainda não se viam creu no Senhor, se moveu com grande temor e construiu a arca para salvar a sua casa.”
 Você, a cada culto é alertado pelos ministros do evangelho e se você é um cristão, deve alertar todos os seus amigos, do contrário o sangue de todos eles será requerido de tuas mãos.
Essa é a principal tarefa de um cristão- Avisar o não convertido para que se converta de seus maus caminhos  e siga Jesus. E é isso o que eu tenho feito, tanto em público como no particular. Hoje eu vim para alertar  você e como você tem recebido tudo isso?    Oh, você diz, você  pensa que eu ficarei preocupado com a palavra de um simples homem?  Bem, se você pensa assim, está errado, pois essa não é a minha palavra, mas a palavra do Senhor e se você não se preocupa você definitivamente não é como Noé.

NOVAMENTE, VOCÊ É ALERTADO PELA PROVIDÊNCIA.
Alguns de vocês  já viram muitas almas serem cortadas e no entanto você ainda está por aqui. Outros já assistiram pessoas que eles mesmos levaram ao pecado, serem ceifadas de repente, mas você ainda continua vivo. Ah meus irmãos, quem dentre vocês ousa dizer que nunca foi alertado?  E apesar de todos esses alertas, você continua mergulhando no pecado, Ah meu irmão, você não é como Noé.
Nessas horas  alguém pode falar “Eu não gostaria de obedecer a Deus pelo medo, mas sim pelo amor. É bem verdade que ninguém  vai a Cristo pelo temor da morte somente, e que você precisa ter a revelação do quanto Jesus te ama, mas também é verdade que você só é atraído para fora da segurança que tem em você mesmo PELO TEMOR e somente depois, ser atraído para dentro do corpo de Cristo pelo amor.

Você não pode desprezar os alertas que te causam terror na alma, Não foi assim que o carcereiro veio a Cristo? Ele estava com muito medo, aterrorizado e clamava desesperadamente:
 -  Senhores, que devo fazer para ser salvo?
“ O que fez ele gritar daquela maneira? Foi o temor! O que fez aquelas 3 mil pessoas de Jerusalém  clamarem após ouvirem Pedro pregar? Foi o temor!
E é também esse temor que fará você correr para Cristo. Levante-se de teu sono de morte e corra para dentro da arca; Desperta ó tu que dormes na cama do engano!  Eu te digo meu caro amigo, enquanto você permanecer neste teu estilo carnal, amando mais o mundo que a Deus, você nunca virá para Cristo. O Espírito Santo é suave como uma pomba, mas a primeira coisa que Ele fará é te convencer do teu pecado.
II.               EM SEGUNDO LUGAR, VAMOS OLHAR PARA A ARCA.
“ Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará....
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo....

E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”


Gênesis 6:14-22
Observem, irmãos, quão completamente a arca representa a Cristo.
Ela foi um plano de Deus, assim como Deus também planejou a salvação do homem através do evangelho de seu Filho.
A arca era a única maneira de se escapar do dilúvio que viria destruir a terra, da mesma maneira, Jesus é a única porta para a entrada no reino de Deus.
A arca também era forte, para resistir as furiosas ondas do mar do dilúvio, igualmente, Deus ungiu a Jesus com a fortaleza do Espírito Santo. Ele suportou 40 dias de jejum no deserto, sem comer e nem beber nada, Ele suportou 40 chicotadas, ele suportou carregar a cruz até  monte calvário. Vejam só como a arca é uma figura real do nosso  Cristo.
A arca era espaçosa, tinha lugar para muitos. O coração do Senhor também é assim, é uma descendência numerosa, sempre tem lugar para mais um no reino de Deus.
A arca tinha somente uma porta e assim também é com o evangelho da graça. Jesus falou, “Eu sou a porta “. Através dele temos acesso ao Pai.” Aquele que vem a mim de modo algum o lançarei fora “. Não existe nada além de crer, por isso nós não temos que buscar nenhum outro meio. “ crê somente e verás a glória de Deus “.

Existe também uma janela na arca, bem na parte mais alta, no teto, para que todos pudessem olhar o céu. Em Cristo, todos nós também podemos olhar o céu, olhar para Deus, ao qual nós fomos reconciliados, olhar agora como filhos e não mais criaturas, olhar como amados do Pai e não mais como inimigos de Deus.
Também existia muita provisão na arca e também é assim em Cristo. “ Meu Deus suprirá cada uma de vossas  necessidades” . Vocè está doente, Jesus te cura, você está sujo, cheio da lama do pecado, Ele  é a fonte de águas limpas, você precisa de ouro, Ele tem ouro refinado para te dar, você está com fome, Ele é o pão da vida. Tudo o que você precisa está na arca. Irmãos, como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação? Se você desprezar  uma arca tão forte, tão grande, tão cheia de provisões, onde você se esconderá quando virem sobre você as tempestades da vida ?
III.           TUDO ISSO ME LEVA A UM TERCEIRO PONTO: COMO NOÉ SALVOU A SUA FAMÍLIA?
”Pela fé , Noé, sendo avisado por Deus de coisas que ainda não se viam, agiu com  temor, construindo uma arca para salvar a sua família”
Vemos neste texto que Noé salvou sua família, fugindo de todos os outros refúgios. Em Gênesis 7.1 lemos,” E o Senhor disse a Noé, venha, você e tua casa para dentro da arca “
Observe, querido irmão, Noé salvou a sua família entrando na arca. Ele entrou na arca. Uma mente carnal poderia dizer, “ melhor ir para o topo das montanhas, mas Noé confiou na palavra do Senhor. Ainda não havia indícios de chuva, mas ele creu no que o Senhor lhe falou. Existem muitas coisas que o Senhor nos fala hoje através de sua palavra. Nós, a semelhança de Noé temos crido?; Temos obedecido?; Temos feito o que Ele manda? Noé creu e levou sua família para dentro da arca e o Senhor fechou a porta. O mesmo acontecerá com você, se você entrar pela porta estreita do evangelho, Deus recolherá você para dentro e também a tua família e fechará  a porta. O perigo ficará do lado de fora, a morte ficará do lado de fora, a condenação ficará do lado de fora. Você e sua família estarão do lado de dentro, seguros, guardados, protegidos.
Existem outras arcas. Alguns se apegam na arca da religião, outros confiam na arca da moralidade, outros ainda na arca da sabedoria do mundo. Mas todas elas vão afundar. Todas procedem do homem, todas são falsas, só a arca de Cristo permanecerá intacta no dia da vingança de nosso Deus
Irmãos, vocês precisam fugir para longe de todos os falsos refúgios e  lembre-se, se você parar na porta, mas não entrar, você morrerá na porta da arca. Você precisa estar dentro. “ Em Cristo “, Batizado com o fogo de seu Espírito Santo. Há muitos que gostam de Jesus, mas não abraçam a sua causa, não lutam as suas lutas, não entram na arca. Admiram a arca, mas não entram. Esses também morrerão.
Não adianta você ouvir falar de Cristo, gostar de Cristo, admirar a Cristo mas não se render, a Ele, não se entregar de todo coração, não mergulhar no seu evangelho e deixar pára trás toda a velha.

Você precisa entrar na arca. ‘ Se alguém está em Cristo é nova criatura, todas as coisas velhas ficaram para trás e eis que tudo se fez novo” . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net