John
Wesley usando o dinheiro para nos abençoar
"Eu vos digo: Façam de vós mesmos
amigos das riquezas da injustiça, para que, quando estas vos faltarem, vos
recebam eles nos tabernáculos eternos." Lucas 16: 9.
1.
Nosso Senhor, tendo terminado a bela
parábola do Filho Pródigo, que ele havia particularmente dirigida aos
publicanos que murmuravam e aos
pecadores que o receberam, acrescenta uma outra relação de um tipo
diferente, dirigido sim para os filhos de Deus. "Ele disse aos seus
discípulos:" não tanto para os escribas e fariseus a quem tinha falado
antes, - "Havia um homem rico que tinha um administrador, e este foi
acusado perante ele de perder seus bens. Ao chamá-lo, disse o Senhor: Dá contas da tua administração, pois tu já não podes ser meu
mordomo". (Lucas 16: 1, 2.) Depois de recitar a metodologia de tudo o
que um mordomo não pode fazer, nosso
Salvador acrescenta, "o seu senhor elogiou o administrador
desonesto", ou seja, a este respeito, ele apoiou a precaução oportuna; e nos levou a esta
pesada reflexão "Os filhos deste mundo são mais
prudentes na sua geração do que os filhos da luz" (Lucas 16: 8 :)
2.
Aqueles que buscam o mundo "são mais
sábios, em sua própria maneira, pois eles são mais perseverantes com seus sonhos, pois eles são mais intensos
naquilo que acreditam, pois eles buscam seus alvos mais firmemente) "do
que os filhos da luz"; - Do que aqueles que "viram a luz da glória de Deus, na face
de Jesus Cristo". Em seguida, siga as palavras acima citadas: "E
eu," - o Filho unigênito de Deus, o Criador, Senhor, e que possui os céus
e a terra e tudo o que nele há; o juiz de todos, a quem vós tereis de
"dar conta de sua administração," "Eu vos digo:" - aprendam
a esse respeito, até mesmo com esse mordomo
infiel, - "tornai-vos amigos", por precaução oportuna, "das riquezas da
injustiça." "Mammon" significa riquezas ou
dinheiro. Ele é chamado de "riquezas da injustiça", por causa da
maneira injusta em que ele frequentemente as adquiriu. "Tornai-vos amigos"
a isso, por fazer todo o bem possível, em particular para os filhos de
Deus; "Que, quando estas vos faltarem," - quando vos voltar ao
pó, quando não tereis mais lugar ao sol, - aqueles dentre eles que se foram
antes "pode receber você", pode recebê-lo, nos tabernáculos eternos " .
"
2. Um excelente ramo da sabedoria cristã é aqui inculcado por nosso Senhor
em todos os seus seguidores, ou seja, o uso correto do dinheiro - um assunto largamente falado, após a sua maneira, por
homens do mundo; mas não suficientemente considerado por aqueles a quem
Deus escolheu para fora do mundo. Estes, em geral, não consideram,
como a importância do assunto exige, o uso deste excelente talento.
Nem eles sabem como utilizá-la para a maior vantagem; a
introdução de que para o mundo é um exemplo admirável da sábia e graciosa
providência de Deus. A riqueza, na verdade, por meio de poetas, oradores
e filósofos, em quase todas as épocas e nações, tem sido vista como a grande
corruptora do mundo, a ruína da virtude, a praga da sociedade humana. Daí
nada tão comumente ouvida, como:
“Nocens ferrum, ferroque nocentius aurum:” O ouro é mais pernicioso do que
o aço mais agudo.
Daí o provérbio mal elaborado,
“A Riqueza é o incentivo para todos
os problemas.”
Nay, um célebre escritor gravemente exorta os seus conterrâneos, a fim de
banir todos os vícios de uma só vez, "joguem todo o seu dinheiro de vocês no
mar:"
Mas não é tudo isso é mero discurso vazio é não há nenhuma base no Livro
de Deus que nos leve a pensar assim.
Por isso você pode dizer que o mundo pode ser tão corrupto quanto ele é
mas você não pode o ouro ou prata culpar.
"O amor ao
dinheiro," sabemos ", é a raiz de todo o mal"; mas não o
dinheiro em si é algo maligno. O erro não está no dinheiro, mas em não saber usá-lo.
Se pudermos usá-lo de acordo com a sabedoria cristã, o dinheiro pode, como
diz o texto acima, nos ajudar muito aqui na terra e até mesmo nos garantir
recompensa nos céus.
No presente estado da humanidade, o dinheiro é um excelente presente de
Deus, podendo ser muito útil nas mais nobres causas. Nas mãos de seus
filhos, é alimento para o faminto, água para o sedento, vestes para o nu: Dá ao
viajante e ao estrangeiro onde reclinar a cabeça. Por isso, podemos suprir
o lugar de um marido para a viúva, e de um pai para o órfão. Podemos ser
uma defesa para o oprimido, um meio de saúde aos doentes, uma mão que guia os cegos e um confortador para aquele que não
tem esperança!
3. É, portanto, de maior preocupação que todos os que temem a Deus sabe
como empregar este talento valioso; que eles sejam instruídos sobre como
ele pode responder a estas gloriosas finalidades, e no mais alto grau. E, talvez, todas as
instruções necessárias para isso pode ser reduzido a três regras simples,
mediante a exata observância destes nós
podemos nos tornar mordomos fiéis das "riquezas da injustiça."
I. 1. A primeira delas É GANHE TUDO O QUE PUDER"
Devemos ganhar tudo o que podemos ganhar, sem que isto nos custe muito caro,
sem pagar mais por isso do que ele vale, isto é , não devemos ganhar dinheiro à custa de vida ou
as custas de nossa saúde, pois "a
vida é mais" valiosa "do que o alimento, e o corpo mais do que o
vestuário."
2. Devemos GANHAR TUDO O QUE
PUDERMOS, sem perder a paz de espírito e sem trazer peso a nossa
consciência , por isso, não podemos exercer ou continuar em qualquer comércio
pecaminosa, qualquer que seja contrária à lei de Deus, ou do nosso país. Jamais
devemos exercer atividade que nos avilte a moral, que nos faça ser parceiros da
mentira, do suborno ou de alguma coisa ilícita ou proibida ou que cause
escândalo ao meu irmão. Cada qual deve julgar por si mesmo, e abster-se de tudo
o que ele, em particular, considera ser prejudicial para a sua alma.
3. Devemos GANHAR TUDO O QUE PUDERMOS, sem ferir o nosso próximo. Pois
se devemos por ordem de Deus amar o nosso próximo como a nós mesmos, nunca
podemos fazer um trabalho que prejudique ou constranja alguém. Não
podemos cobrar dele nenhum tipo de juro, não podemos vender a ele boi
defeituoso ou mercadoria falsificada ou adulterada, devemos ter balanças justas
e e andar de acordo com as leis de nosso
país. ." Não podemos, de acordo com amor fraternal, vender os
nossos produtos abaixo do preço de mercado; não podemos estudar para
arruinar o comércio do nosso vizinho, a fim de avançar a nossa
própria; muito menos tentar contratar qualquer um de seus funcionários sem
que ele autorize.
Ninguém pode prosperar as custas de seu próximo, sem ganhar a
condenação do inferno!
Estas precauções consistem
no dever sagrado de todos os que estão envolvidos nos negócios do mundo para
observar que a primeira e grande regra da sabedoria cristã com respeito ao
dinheiro ", ganhar tudo o que puder." Ganhar tudo o que puder pelo trabalho
honesto, feito com toda a diligência possível em seu chamado. Não perder tempo. Se você entender a si mesmo e sua
relação com Deus e o homem, você saberá que não há um minuto sequer disponível
em tua vida.Se você entender a sua vocação especial como você deve, você não
terá tempo ocioso que paira sobre suas mãos. Cada empreendimento vai tomar algum tempo
todos os dias e todas as horas de tua vida.
Você sempre tem de estar escolhendo entre fazer coisas que edifiquem ao
seu próximo e exaltem o nome do Senhor e deixar de lado as coisas fúteis.
"E tudo que te vier à mão para
fazer, faze-o conforme as tuas forças." Fazê-lo o mais rapidamente possível: sem
nenhuma demora! Sem adiar para o dia seguinte! Sem deixar nada para
amanhã e fazê-lo da melhor forma possível. Não dormir ou bocejar sobre ele:
Coloque toda a sua força para o trabalho. Não poupem esforços. Nada façais por metades, ou de uma
forma leve e descuidado. Não deixe nada em seu negócio ser
deixado de lado, lembre-se que grande nuvem de testemunhas estão a te observar.
GANHE TUDO O QUE
PUDER! É uma vergonha observar, como
poucos crentes fazem isso; Não conseguem fazer negócios de
forma agressiva e santa, não conseguem transformar cinco talentos em dez, e
nesse quesito os filhos das trevas são mais sábios que os filhos da luz. Você deve estar continuamente
aprendendo, a partir da experiência de outros, ou a partir de sua própria
experiência, leitura e reflexão, para fazer tudo o que você tem a fazer melhor.
Ter um alvo de ser o melhor possível para glória de Deus.
II. 1. Tendo ganhado tudo o que puder,
pelo trabalho sábio e honesto com incansável diligência, a segunda regra da
prudência cristã é, "Economize
tudo o que puder." Não jogue o talento precioso no fundo
do mar: Deixe essa loucura para os filósofos
pagãos. Não jogue o suor do teu rosto fora em
despesas ociosas, que é exatamente o mesmo que jogá-lo no mar. Despender nenhuma parte dele
simplesmente para satisfazer o desejo da carne, o desejo dos olhos, ou o
orgulho da vida é investir naquilo que não te dará retorno.
2. Não perca parte de tão precioso talento meramente em
gratificar os desejos da carne; em gozar os prazeres da carne, que logo desaparecerá
como a flor do campo que hoje é bela e amanhã está murcha.
Evitar a gula, a bebida
e o tabaco. Cortar tudo isso custa! Desprezeis a luxúria e o paladar muito fino e contente-se a natureza simples de viver.
Não gaste teu dinheiro com roupas caras e ornamentos
desnecessários. Alguns de nossos irmãos
perecem do outro lado do mundo por um prato de comida.
Não perca parte dele em exageradamente
adornar suas casas; em móveis de supérfluo ou caro;em pinturas
dispendiosas, em jardins exóticos e elegantes em vez de úteis. Não busque nada na
vida, para ganhar a admiração ou louvor dos homens. Mas em vez disso se contente com a
honra que vem de Deus.
Enquanto você está comprando qualquer coisa para que os homens
possam aplaudir, você está comprando mais vaidade. Já não teve então você o suficiente de vaidade, sensualidade, a curiosidade
que ainda precisa de mais.
Isso também não é sabedoria do alto e literalmente você está jogando seu dinheiro para o fundo do mar.
Cuidado também ao gastar demais com seus filhos, mais do que o
normal, em alimentos importados e vestuário dispendiosos e outros supérfluos,
porque depois que você ensinar a eles a luxúria e a vaidade, dificilmente
voltaram a gostar da vida simples e jamais serão missionários. Além do mais,
você só está trabalhando para aumentar
as suas tentações e armadilhas, e deixando a travessia deles por este mundo mais dura e difícil do que já é.
Não oferecer a seus filhos ou suas
filhas a Baal, mas. Tenha piedade deles, e remova para
fora do seu caminho tudo aquilo que poderia aumentar os seus pecados, e,
consequentemente, mergulhá-los mais profundo na perdição eterna! Como é surpreendente, então, a paixão daqueles pais que pensam que nunca
podem deixar para seus filhos o suficiente! O Quê! Você teme onde não deve ter
medo, Deus jamais vai desamparar um filho da promessa, com o qual Ele fez
aliança de sangue. Tua preocupação deve ser no monte de orgulho, luxúria,
ambição e vaidade que a vida mundana pode desencadear na mente dos que são teus
descendentes. Levante-te e livra eles deste caminho da morte.
"O que então você faria, se você tivesse uma fortuna considerável para deixar" Eu
se tivesse um filho, que soubesse administrar o dinheiro de forma consciente e
de acordo com os princípios de Deus, deixaria a maior parte do meu dinheiro
para ele e aos demais ,apenas o suficiente para eles viverem da maneira que estavam acostumados a fazer. "Mas o que, se todos os meus
filhos fossem igualmente ignorantes sobre o bom uso do dinheiro" Eu
deveria então dar um pouco para cada um deles e doar todo o resto, pois assim fazendo creio que seria
mais seguro para eles.
III. 1. Mas se nós parássemos por aqui em
apenas "ganhar e guardar tudo o que pode," tudo isso não seria nada e seria a mesma coisa que jogar seu
dinheiro no mar. Mas se você realmente
quer "fazer-vos amigos das riquezas
da injustiça", adicione a terceira regra para os dois anteriores. Tendo em Primeiro Lugar, ganho tudo o
que puder, e, em segundo lugar guardado tudo o que puder pode, então você deve "dar tudo o que puder."
2. A fim de ver a razão disso, considere, quando o Criador dos
céus e da terra o trouxe à existência, e colocou você neste mundo, não como
titular, mas como um mordomo: Como tal,
ele confiou-lhe, por uma temporada, mercadorias de vários tipos; mas a única propriedade destas coisas
ainda repousa sobre Ele, e não pode ser tirada dele. Como você mesmo não é o dono, não
pode fazer de seus bens o que bem entender, mas deve administrar conforme a
vontade do Senhor. E ele lhe disse, nos termos mais
claros e expressos, que você deveria empregá-los para ele, de tal maneira, que isso
pode funcionar como um sacrifício santo e agradável por meio de Cristo Jesus. Esse serviço de cuidar de suas posses
terrenas como bom mordomo de Cristo, tem uma promessa de recompensa com um peso
eterno de glória.
3. As instruções que Deus nos deu, no tocante aos bens materiais
são claras e se você deseja ser um servo
fiel, justo e sábio, cuidando bem
daquilo que não lhe pertence, deve ter
em mente que um dia seu Senhor retornará e pedirá contas de tudo o que confiou
em tuas mãos.
Portanto, sendo o teu Senhor justo, Ele permitirá que você gaste
com suas necessidades e de sua família o
que for necessário para uma vida com dignidade e com a poção que sobrar"fazer
o bem para os que são da família da fé." Se houver um excesso ainda,
"como você tem oportunidade, fazer o bem a todos os homens." Ao fazê-lo, você começa a granjear
amigos com “as riquezas da injustiça”
Se, em seguida, uma
dúvida surgir em sua mente sobre o que você está indo para gastar, você tem uma maneira fácil de removê-lo. Com calma e seriedade perguntar,
"(1.) Em comprando isso, estou
agindo de acordo como um proprietário, mas como um administrador dos bens do
meu Senhor (2) Estou fazendo isso em obediência à Em sua Palavra que a
Escritura é que ele me exigirem que
6. Você vê então o que é "tornar-vos amigos de riquezas da
injustiça", e por aquilo que significa que você pode adquirir ", que,
quando estas vos faltarem eles vos recebam nos tabernáculos eternos." Você vê a natureza e extensão da
prudência verdadeiramente cristã medida em que diz respeito à utilização do
grande talento, o dinheiro. Ganhar tudo o que puder, sem ferir a
você mesmo ou seu vizinho. - Guardar tudo o que puder, cortando
todos os gastos que servem apenas para saciar o desejo tolo; para satisfazer tanto o desejo da
carne - E, em seguida, dar tudo o que
puder, ou, em outras palavras, dar tudo que você tem a Deus, não como um judeu,
que dá somente os 10 por cento, mas como um cristão que para dar a Deus nunca
tem uma proporção. "Dai a Deus", não um
décimo, e não um terceiro, nem a metade, mas tudo o que é de Deus, seja ele
mais ou menos; pelo emprego de tudo em si mesmo, sua
família, a família da fé, e toda a humanidade, de tal maneira, que você pode dar
boa conta de sua mordomia; de tal maneira, que tudo o que fazeis
possa ser "um sacrifício de um cheiro suave a Deus", e que todo ato
possa ser recompensado no dia em que o Senhor vem com todos os seus santos.
7. irmãos, podemos ser mordomos sábio ou fiéis. Então por que
deveríamos adiar, por que deveríamos consultar carne e sangue ou esperar algo
dos homens do mundo. Nosso reino, nossa sabedoria não é deste mundo: Os
costumes pagãos não nos dizem respeito, nós temos a nossa maneira de lidar com
o dinheiro. Nós somos seguidores de
Cristo. Ouvi-lo. Sim, hoje em dia, no tempo que se chama hoje. Ouvir e obedecer a
sua voz! A esta hora, e sem delongas, fazer a
sua vontade: Cumprir sua palavra, nesta e em todas as coisas! Rogo-vos, em nome do Senhor Jesus,
agir de acordo com a dignidade da vossa vocação! Deixar de lado a preguiça! Tudo o que o seu vier à mão para
fazer, faze-o conforme as tuas forças! Não mais desperdiçar! Cortar todos os gastos supérfluos que
em nada ajudam em nossa caminhada, mas empregar tudo o que Deus te confiou, em
fazer o bem, todo o bem possível, em todo o tipo possível e grau com a família
da fé, a todos os homens! .
" Dê tudo tendes, assim como todos vós
sois, um sacrifício espiritual, àquele que não te impediu seu Filho, seu único
Filho: Então "entesourando para si mesmos um bom fundamento para o tempo
vindouro, para que possais alcançar a vida eterna! "
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