Lembro-me
do conto dos quatro etíopes cegos que encontraram um elefante? Os homens
tateando começou a explicar o que havia encontrado:
"Oh!",
Disse o primeiro. "Estamos à beira de um poço e eu peguei a corda
pendurada por cima da borda do mesmo. "Assim falou o homem que segurou a
cauda do monstro.
"Bobagem",
disse o outro, no outro extremo da besta. "Estamos diante de uma grande serpente. Ela acaba de jogar um líquido viscoso através das minhas pernas, falou o
cego ao ser molhado pela tromba.
"Você
está totalmente errado", declarou a terceira
testemunha. "Estamos em uma caverna baixa. Tenho apenas que estender a mão para tocar
o teto. "Acontece que ele estava fazendo cócegas no abdômen enrugado do mamute.
"Seus
tolos!", Gritou o último homem
enquanto ele segurava os braços em volta da perna do animal. "Estamos
em uma floresta. Eu tenho meus braços em torno de uma árvore. "
Parece-me que os críticos ao longo dos séculos parecem estar da mesma
maneira confusos em suas avaliações sobre John Wesley como foram os etíopes cegos com o
seu elefante.
Dr. Maximinim Piette, o
professor da Católica Romana em Bruxelas, na Bélgica, que encerra sua obra
clássica sobre John Wesley, diz que Wesley
tem sido comparado a:
"São Bento, no que se
refere o seu sentido litúrgico de piedade; a São Domingos por seu zelo
apostólico; a São Francisco de Assis por seu amor por Cristo e por seu
distanciamento do mundo e a Inácio de Loyola por seu gênio como um administrador
".
O
líder político distinto e homem de letras Agostinho Birrel não hesita em chamar
John Wesley "a maior força do
século XVIII."
Canon
J. Overton, o historiador anglicano, pode ser acusado de ser um pouco
tendencioso em sua visão de seu companheiro Anglicano, mas ele classifica
Wesley como " a pessoa mais importante daquele século."
Dr.
TR Glover, o público orador emérito da Universidade de Cambridge, Inglaterra, concede
a Wesley lugares com Paulo,o apóstolo, Agostinho e Lutero, classificando-o assim como
um dos grandes nomes da sucessão evangélica.
A
meu ver, Wesley poderia ter sido o primeiro-ministro da Inglaterra caso tivesse
orientado seu gênio em canais políticos. Ele poderia ter precedido a
muitos dos inventores posteriores a ele,
caso tivesse escolhido o ramo da
ciência. Seu saldo bancário no momento da morte poderia ter sido
como a de um Rothschild, se eles tivesse dedicado seus dons as riquezas injustas.
Olhe
por um momento os antecedentes da
conversão de John Wesley. Seu diário dá estes fatos esclarecedoras:
"No
ano de 1725, estando no 23º ano da minha idade, eu me encontrei com Regras e
Exercícios de Santo Viver e do Morrer do Bispo Taylor. Eu fui extremamente
afetado por essa leitura. Resolvi dedicar minha vida a Deus. Um ano
ou dois depois o livro sobre a Perfeição Cristã do Sr. Law foi colocado em
minhas mãos. Isso me convenceu mais do que nunca da impossibilidade de ser
metade cristão. E eu estou determinado, através de Sua para ser totalmente
dedicado a Deus -. Lhe dar toda a minha alma, meu corpo e minha substância
"
Apesar de esta palavra
surpreendente ter vindo de sua própria pena, além do fato de que esta boa alma
levantava às quatro da manhã para orar, além de dar esmolas e devotadamente
cuidar dos pobres - ainda assim, ele não tinha nenhum testemunho do Espírito de
que ele nasceu de Deus.
Sobre
o meia-noite de 24 de agosto de 1709, enquanto ele ainda não tinha seis anos de
idade, John Wesley foi salvo drasticamente a partir de sua casa em
chamas. Em 24 de maio de 1738, maduro, educado, auto-disciplinado, e
virtuoso acima de qualquer padrão,
Wesley foi salvo novamente. Cerca de um 08:45 naquela noite memorável, o
coração de John Wesley foi estranhamente aquecido, e por causa disso, o mundo
tem sido mais quente desde então.
Como
um tição tirado do fogo, Wesley saiu para arrancar outras vítimas das chamas
eternas. Ele selou então a sua égua e com piedade ansiosa procurou os
"filhos que erram, perdidos e solitários."
As
trevas cobriam a Inglaterra e a escuridão bruta seu povo quando Wesley,
juntamente com Whitefield, pegou a tocha da regeneração bíblica e saiu a
iluminar a mais espessa escuridão.
Bispos Butler e Berkley eram chamados os melhores
clérigos de seu dia; no entanto Butler proibiu Wesley e Whitefield a
pregar em sua diocese por estar repleta
de alguns dos povos mais degradada no reino.
Havia ministros com corações em chamas em outras
partes da Inglaterra da época, nomeadamente Grimshaw de Haworth. William
Law era teólogo contemporâneo de Wesley, ao mesmo tempo que Charles Wesley,
Phillip Dodderidge, e Isaac Watts estavam colocando fogo divino em música e
definindo a verdade espiritual em canções.
Espanta-me como o Senhor usou o preparado e letrado Wesley para
alcançar os homens brutos e, em seguida, tirou Whitefield da atmosfera da taberna onde ele foi criado para evangelizar a
elite em suas sedas e cetins.
Wesley como pregador é descrito em um parágrafo,
muitas vezes eu li da pena de um autor desconhecido:
"Toma a tua liberdade; oriente ela para o
teu chamado de curar feridas e ferir os
pecadores e os curar de novo. Este chamado não pode se conformar com a vontade do homem, não pode
ceder as conveniências de ninguém, não pode poupar ou favorecer a qualquer que
seja. Se preciso for até mesmo dispersar os amigos e alegrar os inimigos. Pregar
o evangelho: não o evangelho da última moda ou o evangelho das faculdades, mas
o evangelho eterno ".
Eu acredito que isto é apenas o que Wesley fez.
Wesley provavelmente não foi um grande orador e também não tinha todo o fogo de
Whitefield, mas ninguém nunca questionou a sua unção. Wesley tinha poder, e sob sua
palavra, muitos pecadores tombaram mortos e levantaram depois vivos para o
senhor deus. Mesmo o avassalador Whitefield ficou alarmado com o mover de deus sobre a vida de
Wesley, pois os mesmos fenômenos que se manifestavam em suas reuniões, também
aconteciam com wesley.
John
Wesley pregou com a revelação. "Sua visão espiritual era quase
cirúrgica. Ele parecia ver em almas dos homens, para colocar o dedo sobre
o pecado oculto, o pecado e o medo não confessado. "
Em
geral, as pessoas sem igreja gostavam de ouvi-lo. Em nove meses ele
entregou pelo menos quinhentos sermões, e somente seis deles estavam em
igrejas.
Sr.
Wesley pregou sobre a segunda bênção da santidade. Ouvi-lo, por escrito,
Joseph Benson: "Com todo o zelo e diligência confirmar os irmãos na fé que tenham alcançado - a saber, (1) A remissão
de todos os seus pecados pela fé no Senhor Jesus crucificado e (2) Em que esperam uma segunda
mudança, em que eles serão salvos de todos os pecados e aperfeiçoado no amor.
"
Para
Sarah Rutter, ele escreve: "santificação gradual pode aumentar a partir do
momento que você está justificado, mas plena libertação do pecado, creio eu, é
sempre instantânea - pelo menos, eu nunca soube que uma exceção."
O espaço impede mais sobre este apóstolo
flamejante. Permitam-me concluir com as palavras do Dr. W H Fitchett nesta
alma possuída por Deus:
"Ele parecia viver muitas vidas em uma, e cada
vida era de uma plenitude incrível. Ele pregou mais sermões, viajou mais
milhas, publicou mais livros, escreveu mais cartas [sem um secretário],
construíu mais igrejas, travou mais controvérsias, e influenciou mais vidas do
que qualquer outro homem na história Inglêsa. E através disso tudo, como
ele mesmo em um paradoxo Bem humorado coloca, ele não teve tempo para estar com
pressa ".
John Wesley era "um homem bom, cheio de fé e
do Espírito Santo."
Por
Leonard Ravenhill
Muito bom!
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