Defensor implacável dos
pobres
"Qual é o método mais eficaz de tornar o cristianismo conhecido
do que o método de chegar a cada porta e entrar em contato com todas as
famílias?"
Chalmers nasceu em Anstruther, Escócia, Em 1802, ele se tornou
ministro em Kilmany, onde teve mais interesse na vida intelectual do que na
sua paróquia: em um panfleto 1805, ele escreveu que um ministro deve ser
capaz de completar todas as suas tarefas em dois dias e passar o resto de
sua semana da maneira que ele
desejava.
Mas o fracasso em estabelecer fama literária, combinada com um
ataque com tuberculose, empurrou Chalmers em crise espiritual e, em seguida
a sua conversão. Ele então começou a se associar com os evangélicos e
tornou-se zeloso para missões, visitas domiciliares, e alívio dos pobres.
Sua reputação como um pregador
também cresceu. Aos 35 anos, ele foi convidado para se tornar o
ministro em uma paróquia wecaptionhy Glasgow, onde sua eloquência
empurrou-o para a ribalta nacional. O que acendeu sua paixão em
Glasgow foi ver o povo devastado pela sujeira, imundície e exploração das
industrias e a condição de necessidade dos seus paroquianos pobres.
Na sua próxima paróquia, St. John, a paróquia mais pobre em Glasgow,
foi dado rédea livre para experimentar seus planos para fazer da paróquia o
centro de assistência espiritual, educação e ajuda aos
pobres. Ele dividiu a paróquia
de 10.000 membros em áreas administráveis e nomeou diáconos e presbíteros para visitar as famílias; ele rejeitou a ajuda do
governo e promoveu a auto-ajuda e partilha comunitária como as maneiras de
ajudar os pobres. Chalmers foi
duramente criticado como irrealista e muitos argumentaram que, em última
instância prejudicou os pobres, mas Chalmers afirmou que sua experiência
foi um sucesso.
Falta de apoio
Em 1823, ele deixou o ministério paroquial para a cadeira de
filosofia moral na Universidade de St. Andrews. Ele tornou-se cada vez
mais preocupado com a auto-interesse individualista promovido por
economistas e políticos. Ele acreditava que o único remédio para os
males da industrialização e sua pobreza atendente, o analfabetismo e a
ameaça de revolução era um sistema paroquial, onde as vidas dos pobres e
poderia ser ministrado de forma eficaz.
Thomas Chalmers (1780-1847) foi um
dos homens mais notáveis do seu tempo - um matemático, teólogo evangélico,
economista, clérigo, político e reformador social, tudo em um. Seu sermão
mais famoso foi publicado sob o controverso título: "O Poder Expulsivo de uma Nova Afeição".
O primeiro amor de nossos
corações centrado no mundo, só pode ser expulso por uma nova afeição – por Deus e de Deus. O amor do mundo e o amor do Pai
não podem viver juntos no mesmo coração. Mas o
amor do mundo só pode ser expulso pelo amor do Pai. Daí o título do sermão
de Chalmers.
A verdadeira vida cristã, santa e
correta, exige, em sua dinâmica, uma nova afeição para com o Pai.
Essa nova afeição é parte do que
William Cowper chamou de "a bem-aventurança que conheci no momento em
que vi o Senhor" - um amor pelo sagrado
que parece golpear mortalmente nossas afeições carnais no início da vida
cristã. Logo, porém, descobrimos que, apesar de
termos morrido para o pecado em Cristo, o pecado não morreu em nós, de modo
algum. Às vezes, sua influência contínua nos surpreende, e parece até mesmo
nos submergir em algumas de suas manifestações.
Descobrimos que nossas
"novas afeições" para com as coisas espirituais devem ser
renovadas constantemente em por toda a nossa peregrinação. Se perdermos o
primeiro amor, nos encontraremos em sério perigo espiritual.
Às
vezes, cometemos o erro de substituí-lo por outras coisas. Entre as
favoritas, aqui, estão as atividades e a aprendizagem. Nos tornamos ativos no serviço de Deus, eclesiasticamente nos
tornamos ativos evangelisticamente e no processo, medimos a força
espiritual em termos da crescente influência; ou nos tornamos ativos socialmente em campanhas políticas e moral,
medindo o crescimento em termos de participação. Alternativamente,
reconhecemos o fascínio intelectual e o desafio do evangelho, e nos
dedicamos a entendê-lo, talvez por ele mesmo, talvez para comunicá-lo aos
outros. Medimos nossa vitalidade espiritual em termos da compreensão, ou em
termos da influência que ele nos dá sobre os outros. Mas nenhuma posição, influência,
ou desenvolvimento pode expulsar o amor pelo mundo dos nossos corações.
Podem ser, na verdade, manifestações desse mesmo amor.
Outros de nós cometemos o erro de
substituir as amorosas afeições pelo pai por regras de devoção: "Não
manuseie! Não prove! Não toque!" Esses métodos têm sobre eles um ar de
santidade, mas na verdade não têm poder para restringir o amor pelo mundo. A raiz do problema não está na
minha mesa, ou no meu bairro, mas no meu coração. A mundanidade ainda não
foi expulsa.
É
muito possível, nestas diferentes formas, ter a aparência de genuína
devoção (quão sutis são os nossos corações!) sem o seu poder. O amor pelo
mundo não terá sido expurgado, mas simplesmente afastado. Apenas um novo amor é suficiente para expulsar o antigo amor. Apenas
o amor por Cristo, com tudo o que ele envolve, pode colocar para fora o
amor a este mundo. Somente aqueles que anseiam pela vinda de Cristo serão
libertados da deserção ‘estilo Demas’, causada pelo amor a este mundo.
Como podemos recuperar a nova
afeição por Cristo e por seu reino que tão poderosamente impactou nossa
permanente mundanidade, e na qual crucificamos a carne com suas paixões?
O que foi que, de qualquer modo,
criou esse primeiro amor? Você se lembra? Foi a nossa descoberta da graça
de Cristo no reconhecimento de nosso próprio pecado. Não somos naturalmente capazes de
amar a Deus por ele mesmo; na verdade, o odiamos. Mas ao descobrirmos isso
sobre nós mesmos, e ao tomarmos conhecimento do amor sobrenatural de Deus
por nós, o amor pelo Pai nasceu. Em muito perdoados, muito amamos. Nos
regozijamos na esperança da glória, no sofrimento, até mesmo no próprio
Deus. Esta nova afeição parecia primeiro superar o nosso mundanismo, em
seguida, dominá-lo. As realidades espirituais - Cristo, a graça, as
Escrituras, oração, comunhão, serviço, viver para a glória de Deus -
preencheram a nossa visão e nos pareceram tão grandes, tão desejáveis, que
as demais coisas, por comparação, pareceram encolher em tamanho, se
tornando insípidas ao paladar.
A
forma pela qual mantemos o "poder expulsivo de uma nova afeição"
é a mesma pela qual o descobrimos. Somente quando a graça ainda é
"surpreendente" para nós é que poder reter seu poder em nós.
Apenas quando mantemos uma percepção de nossa própria e profunda
pecaminosidade é que podemos reter uma percepção da percepção da
benevolência da graça.
Muitos de nós partilhamos das
tristes perguntas de Cowper: "Onde está a bem-aventurança que
experimentei quando vi o Senhor pela primeira vez? Onde está a visão de
Jesus e Sua palavra que significavam refrigério para a alma?” Lembremo-nos
da altura de onde caímos, arrependamo-nos e retornemos às primeiras obras.
Seria triste se uma profunda análise de nosso cristianismo mostrasse a
ausência de uma percepção do pecado e da graça. Isto sugeriria que pouco
experimentamos do poder expulsivo de uma nova afeição, se é que o
experimentamos. Mas não há vida reta que dure sem ele.
Sinclair B. Ferguson
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