Marcadores

16 de maio de 2014

Ralph Emerson Filósofo Cristão



Ralph Emerson
Famoso escritor, filósofo e poeta estado-unidense. Estudou em Harvard onde tornou-se ministro evangélico. Foi pastor em Boston mas deixou a atividade por divergências doutrinárias sobre a eucaristia. Faleceu 27/04/1882.




Compensações
Uma das mais belas compensações da vida é que nenhum ser humano pode ajudar o outros sem que esteja ajudando a si mesmo.
Impossível
É impossível para um homem ser enganado por outra pessoa que não seja ele próprio.


Dia todo

O homem é aquilo que ele costuma pensar durante o dia todo.

Nosso coração

Deus constrói o seu templo no nosso coração sobre as ruínas das igrejas e das religiões. RWE

Todo Coração
Não há homem que, orando de todo coração, não aprenda alguma coisa. RWE

O que é belo
Podemos viajar por todo o mundo em busca do que é belo, mas se já não o trouxermos conosco, nunca o encontraremos.

Encontrar  A única maneira de ter um amigo é sendo um.
(Ralph Waldo Emerson)


Arrumadas na vida
As pessoas querem estar arrumadas na vida; mas só enquanto não o estão é que há alguma esperança para elas.RWE

Obediência
Somente a obediência é que dá direito ao mando. RWE

Segredo
Adote o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência.

"Nossa força vem de nossas fraquezas.” (Ralph Waldo Emerson)



“ A Conduta da Vida “1860 Ralph Emerson
“Há um princípio que é a base das coisas, que todo discurso almeja dizer e a ação desenvolver, uma presença simples, silenciosa, indescrita, habitando mui cheias de paz dentro de nós, nosso senhor por direito; Nós não devemos fazer, mas permitir que se faça; Não devemos obrar, mas permitir ser obrado; E para isto, há um consentimento de todos os homens conscientes e justos em todos os tempos e condições. A este sentimento pertencem vastas e súbitas ampliações de poder!”
        

Em virtude disso, podemos exemplificar essa presença, dizendo que todas as criaturas não possuem um ser, porque seu ser está suspenso na presença de Deus. Esta foi a idéia expressa por Jesus, quando Ele se transfigurou no Monte das Oliveiras e ao ser inquirido sobre com quem conversava no outro plano, Ele falou, com Abraão e Elias e os discípulos se mostraram surpresos, estão Jesus acrescentou, “ Antes que Abraão existisse, EU SOU “ Jo 8.51


Ainda diz Emerson, “ o intelecto busca  a ordem absolutas das coisas como elas existem na mente de Deus” por isso o mundo foi feito para que a alma pudesse satisfazer  seu desejo de beleza”


“ Quando compara a  primazia da beleza da Criação com a beleza da arte produzida pelo homem, Emerson diz, “ Não há estátua igual a uma pessoa viva, assim como um deus criado pela mente humana não pode se comparar ao Deus Vivo das escrituras “!
E ainda sobre a beleza da natureza ele diz,
“ As coisas que são tidas como feitas pela natureza, são na verdade, feitas pela Arte Divina “


Com isso, Emersom deduz que uma obra prima, em qualquer nível, só pode nascer, se o artista estiver conectado com a mente do Criador, pois tudo o que é útil e belo vem de Deus.
Ainda sobre a natureza, ele fala,
“ O mais feliz dos homens é aquele que aprende, na natureza, a lição da adoração”, como está escrito” os céus proclamam  a glória de Deus  e o firmamento anuncia as obras de suas mãos “


Em seu ensaio ‘ADORAÇÃO”, ele postula, “ E assim penso que a última lição da vida, o canto coral que se eleva acima de todos os elementos e acima de todos os anjos, é uma obediência voluntária as leis do Senhor, pois o homem é feito dos mesmos átomos que o mundo, ele compartilha das mesmas impressões, predisposições e destinos. Quando sua mente é iluminada, quando seu coração é gentil, ele se atira prazerosamente a ordem sublime de seu Senhor e faz, com o conhecimento que recebeu, a sua marca na sociedade, assim como as grandes pedras fazem a sua marca nas montanhas “
“ A invariável marca da sabedoria é ver o miraculoso no comum”, por isso, quando mias alta a sensibilidade e mais sutil a capacidade de sentir, tanto mais vibra e estremece a alma com as pequenas coisas. Então seremos capazes, como disse Willian Blake, de ver o mundo num grão de areia e o céu em uma flor silvestre e o mar em uma gota de chuva”


“ o universo inteiro é uma ordem perfeita e isso não pode ter simplesmente evoluído sistematicamente”

“ Se o seu olho está no eterno, seu intelecto crescerá ‘  por isso o caráter é mais elevado que o intelecto, pensar é a função, viver é o funcionário !”

“ os melhores momentos da vida são estes deliciosos despertamentos de poderes mais elevados que nos levam a nos prostrarmos reverentes diante de nosso Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net