Marcadores

Igrejas e Ministérios (134) GRANDES PREGADORES E AVIVALISTAS (40) HERÓIS DE NOSSA ÉPOCA (24) MISSIONÁRIOS QUE MUDARAM NAÇÕES (23) MULHERES DE FÉ (23) MESTRES DA IGREJA (20) EVANGELISTAS E MISSIONÁRIOS (17) GIGANTES DA FÉ (17) PRESBITERIANOS INESQUECÍVEIS (17) BATISTAS FAMOSOS (13) ESCRITORES E PENSADORES (12) REFORMADORES DA IGREJA (10) ANTIGOS METODISTAS (9) FILMES QUE TOCAM O CORAÇÃO (8) O LENDÁRIO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (7) ENTREVISTAS " FABULOSAS" (6) Esses Cristãos Extraordinários (6) HOMENS DE ORAÇÃO (6) MISSÕES (6) OS PURITANOS (6) PIONEIROS NO BRASIL (6) 15 COISAS QUE PRECISO SABER EM TEMPOS DE GUERRA (5) A B SIMPSON (5) LUTERANOS RENOMADOS (5) O Espírito Santo (5) A inabalável Corrie Ten Boom (4) EVANGELISTAS NOTÁVEIS (4) PASTORES E PROFETAS (4) 300 Profecias sobre o Messias de Israel (3) D L MOODY ESTUDOS E SERMÕES (3) O QUE PREGAVAM OS AVIVALISTAS INGLESES DO PASSADO? (3) “Os Deveres Mútuos dos Maridos e Esposas" (3) ENFIM LIVRE Martin Luther King (2) John Wesley usando o dinheiro para nos abençoar (2) Katharina Von Bora Lutero (2) Peter Marshall - Capelão do Senado Americano (2) Robert Hall Glover Pregando sobre Intercessão Missionária (2) SPURGEON (2) Bill Machesney O VERDADEIRO FILHO DO REI (1) Bud Robinson O MONTE MORIAH Lugar de sacrifício (1) Charles Finney (1) J WILBUR CHAPMAN (1) JOHN CENNICK Evangelista Morávio (1) Patricia St. John (1) Ralph Emerson Filósofo Cristão (1) Robert Lewis Dabney (1) Robert Murray M'Cheyne (1) Robert Pearsall Smith (1)

24 de maio de 2014

Roger Williams fundador da igreja batista nos EUA




Roger Williams (21 -12-1603 a 18-04-1683) Foi um pastor batista ,nascido na Inglaterra,e um dos Founding Fathers ( pais fundadores da América do Norte ) que preferiu deixar a segurança da igreja inglesa para se aventurar no novo mundo, na América do Norte, porque ali havia esperança de liberdade de exercer uma fé simples, ao contrário da fé que existia em seu País, que era uma fé denominacional, onde ninguém poderia crer de maneira diferente, ainda que fosse bíblica.
    
Foi um esplêndido propagador da tolerância religiosa e da independência entre igreja e estado, além de defender o interesse dos nativos americanos. Em 1644, ele foi nomeado para administrar a criação da colônia de Rhode Island  que viria a ser  um refúgio para as minorias religiosas.

                    busto de RW em Providence RI
Williams ficou famoso por discordar de tomar a terra dos nativos  à força, como queriam os colonizadores. Ele era a favor de comprar as terras e indenizar justamente os nativos. Ele foi a corte por causa disso, mas acabou prevalecendo, pois o Senhor era com ele e então acabou comprando dos índios Narragansett um pedaço de terra onde fundou Providence, capital de Rhode Island.
Provavelmente, foi Roger Williams quem fundou a Primeira Igreja Batista na América, e como ele mesmo disse: "Deus é grande demais para deixar todos morando debaixo do mesmo teto".

Williams tornou-se um puritano logo na sua juventude, contra o desejo de seus pais, que era um modesto comerciante em Smithfield, Inglaterra.
Sob o patrocínio de Sir Edward Coke,Williams foi educado em Cambridge, onde aprendeu a falara várias línguas, tais como grego, hebraico, holandês, francês e latim.

                 mapa de Rhode Island
Ele se casou com Maria Barnard  e o casal teve seis filhos, todos nascidos em Rhode Island, USA. Seus filhos foram:  Maria, Freeborn, Providence, Mercy, Daniel e Joseph.


Ele recusou emprego nas Universidades inglesas e até mesmo na igreja da Inglaterra porque discordava da maneira mecânica que a igreja conduzia a obra do Senhor e por isso imigrou para a Nova Inglaterra em busca de  liberdade de fé e de consciência,o  que lhe foi negada em seu próprio País.