Marcadores

24 de maio de 2014

Roger Williams fundador da igreja batista nos EUA




Roger Williams (21 -12-1603 a 18-04-1683) Foi um pastor batista ,nascido na Inglaterra,e um dos Founding Fathers ( pais fundadores da América do Norte ) que preferiu deixar a segurança da igreja inglesa para se aventurar no novo mundo, na América do Norte, porque ali havia esperança de liberdade de exercer uma fé simples, ao contrário da fé que existia em seu País, que era uma fé denominacional, onde ninguém poderia crer de maneira diferente, ainda que fosse bíblica.
    
Foi um esplêndido propagador da tolerância religiosa e da independência entre igreja e estado, além de defender o interesse dos nativos americanos. Em 1644, ele foi nomeado para administrar a criação da colônia de Rhode Island  que viria a ser  um refúgio para as minorias religiosas.

                    busto de RW em Providence RI
Williams ficou famoso por discordar de tomar a terra dos nativos  à força, como queriam os colonizadores. Ele era a favor de comprar as terras e indenizar justamente os nativos. Ele foi a corte por causa disso, mas acabou prevalecendo, pois o Senhor era com ele e então acabou comprando dos índios Narragansett um pedaço de terra onde fundou Providence, capital de Rhode Island.
Provavelmente, foi Roger Williams quem fundou a Primeira Igreja Batista na América, e como ele mesmo disse: "Deus é grande demais para deixar todos morando debaixo do mesmo teto".

Williams tornou-se um puritano logo na sua juventude, contra o desejo de seus pais, que era um modesto comerciante em Smithfield, Inglaterra.
Sob o patrocínio de Sir Edward Coke,Williams foi educado em Cambridge, onde aprendeu a falara várias línguas, tais como grego, hebraico, holandês, francês e latim.

                 mapa de Rhode Island
Ele se casou com Maria Barnard  e o casal teve seis filhos, todos nascidos em Rhode Island, USA. Seus filhos foram:  Maria, Freeborn, Providence, Mercy, Daniel e Joseph.


Ele recusou emprego nas Universidades inglesas e até mesmo na igreja da Inglaterra porque discordava da maneira mecânica que a igreja conduzia a obra do Senhor e por isso imigrou para a Nova Inglaterra em busca de  liberdade de fé e de consciência,o  que lhe foi negada em seu próprio País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net