Marcadores

Igrejas e Ministérios (134) GRANDES PREGADORES E AVIVALISTAS (40) HERÓIS DE NOSSA ÉPOCA (24) MISSIONÁRIOS QUE MUDARAM NAÇÕES (23) MULHERES DE FÉ (23) MESTRES DA IGREJA (20) EVANGELISTAS E MISSIONÁRIOS (17) GIGANTES DA FÉ (17) PRESBITERIANOS INESQUECÍVEIS (17) BATISTAS FAMOSOS (13) ESCRITORES E PENSADORES (12) REFORMADORES DA IGREJA (10) ANTIGOS METODISTAS (9) FILMES QUE TOCAM O CORAÇÃO (8) O LENDÁRIO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (7) ENTREVISTAS " FABULOSAS" (6) Esses Cristãos Extraordinários (6) HOMENS DE ORAÇÃO (6) MISSÕES (6) OS PURITANOS (6) PIONEIROS NO BRASIL (6) 15 COISAS QUE PRECISO SABER EM TEMPOS DE GUERRA (5) A B SIMPSON (5) LUTERANOS RENOMADOS (5) O Espírito Santo (5) A inabalável Corrie Ten Boom (4) EVANGELISTAS NOTÁVEIS (4) PASTORES E PROFETAS (4) 300 Profecias sobre o Messias de Israel (3) D L MOODY ESTUDOS E SERMÕES (3) O QUE PREGAVAM OS AVIVALISTAS INGLESES DO PASSADO? (3) “Os Deveres Mútuos dos Maridos e Esposas" (3) ENFIM LIVRE Martin Luther King (2) John Wesley usando o dinheiro para nos abençoar (2) Katharina Von Bora Lutero (2) Peter Marshall - Capelão do Senado Americano (2) Robert Hall Glover Pregando sobre Intercessão Missionária (2) SPURGEON (2) Bill Machesney O VERDADEIRO FILHO DO REI (1) Bud Robinson O MONTE MORIAH Lugar de sacrifício (1) Charles Finney (1) J WILBUR CHAPMAN (1) JOHN CENNICK Evangelista Morávio (1) Patricia St. John (1) Ralph Emerson Filósofo Cristão (1) Robert Lewis Dabney (1) Robert Murray M'Cheyne (1) Robert Pearsall Smith (1)

14 de fevereiro de 2016

Loren Cunningham


A IMPORTÂNCIA DA ETED

Por Loren Cunningham da JOCUM
A Escola de Treinamento e Discipulado é a pedra fundamental de Jovens Com Uma Missão, a pedra fundamental da missão. É nosso código genético, nosso DNA. A ETED dá visão, dá entendimento, dá alguma coisa às pessoas para esperar que eles entendam o que a JOCUM é e o que ela não é.
A ETED também é um tempo de união, um tempo de compartilhar, de aprender e viver. Não é somente formal mas também informal- uma informalidade planejada e intencionada. (Por exemplo: A língua materna de todos é aprendida informalmente, nunca em uma classe acadêmica.). O treinamento informal é um dos mais poderosos caminhos de aprendizagem. A ETED é um “viver/aprender” de experiência 24 horas por dia, por causa dos princípios que Deus nos tem dado.

Um dos princípios fundamentais da Universidade das Nações é a escritura 2 Pedro 1:5, “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento”. Existe uma seqüência envolvida. Se a ETED é alguma coisa, ela é sobre fé e caráter. Você CONSTRÓI fé e caráter. Então a seqüência deve ser fé depois caráter. Isto é a ETED. Somente depois o conhecimento de outros cursos pode ser adquirido.A Igreja é construída nos fundamentos dos apóstolos e profetas, sendo Jesus Cristo a pedra fundamental. Não existe ninguém mais importante do que Jesus. A pedra fundamental de tudo é Jesus – Ele é nosso ponto de referência.
Deus nos tem dado fundamentos para a JOCUM, e a ETED é fundamental para a missão. No começo da JOCUM, Deus falou, “Começe a escola”. Fundamentos vieram no começo; eles são colocados nos tempos de pioneirismo, são colocados por baixo e não são visíveis.
Pioneiros (construtores-fundamentos), são “desconhecidos” no começo e não são entendidos. Eles são como os apóstolos e profetas na Bíblia. Ninguém realmente percebe o que realmente está em seus corações, qual é sua visão de Deus, ou para que eles estão vivendo. Eles aparecem apenas para cavarem um buraco no chão e enchê-lo com concreto e aço. A ETED foi fundamental para JOCUM e é fundamental para cada pessoa que faz parte da missão. Não existem exceções. Após os fundamentos serem firmados, então vem o piso (ensinamento), as paredes (evangelismo) e o telhado (pastores – ver Efésios 4:11-13). A seqüência é a chave importante. Se os fundamentos que Deus tem dado não são estáveis ou tem sido mudado, toda a construção tornase suspeita, e o pior cenário, vem a queda. Para mudar a metáfora, “Você não pode mudar as paredes antigas, os limites que seus pais deixaram” (Provérbios 22:28).

Quanto mais perto nós chegamos do nosso objetivo para a JOCUM (a evangelização de todo o mundo), mais nós devemos voltar e checar nossos começos, nossas fundações. Nós devemosfazer perguntas como… Eles têm mudado? Eles estão caindo? Eles precisam ser reparados, renovados ou restaurados?”
No começo dos anos 90, a base de Lausanne quase fechou por causa da construção decrépita. Deus freqüentemente fala através do “natural” para chamar nossa atenção para o “espiritual”. As fundações do velho hotel cinco estrelas foram danificados e todo o prédio foi fechado para ser condenado e destruído. Primeiramente, para reconstruir a estrutura, as fundações tinham que ser restauradas antes que a renovação pudesse começar acima do piso. Quando a renovação física começa, ela também torna-se um tempo de limpeza em nosso coração – nosso fundamento espiritual – e pedindo a Deus para nos mostrar onde nós temos errado; um tempo de pedir a Deus para nos mostrar onde a fundação espiritual foi danificada, destruída ou mudada; é um tempo de oração para Deus ungir novamente nossos fundamentos. Agora, em 1998, a base está, mais uma vez, funcionando inteiramente.
Mas Deus não estava apenas falando para a base de Lausanne – Ele estava apenas falando primeiramente a eles. Ele estava também falando para todos nós na JOCUM internacional. Na JOCUM, o alcance de nosso ministério é encontrado em Marcos 16:15, “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Nossas expressões de que alcance são evangelismo,treinamento e ministério de misericórdia. Isto é o que todos nós fazemos, e temos feito isso desde o começo: eles são parte integral do nosso fundamento. Primeiro nós apenas fizemos evangelismo, mas então o Senhor nos mostrou a necessidade de treinamento. Jesus primeiramente estudou a Palavra, então Ele começou “a fazer e ensinar” (Atos 1:1-2).
Pouco a pouco os fundamentos da JOCUM foram postos. Nós não tínhamos descoberto ainda, até recentemente, quão importante era o papel do treinamento – especialmente na ETED – para pôr aqueles fundamentos; não apenas para a JOCUM, mas para todos os Jocumeiros. Cada Jocumeiro precisa ter este código genético. Este e o único que vem através de uma comunicação de vida como a que Elias recebeu de Eliseu. Esta comunicação, esta unção, é passada e dada a indivíduos durante a ETED. União com JOCUM e esta visão vêem através da ETED. É somente através da ETED que alguém se torna um verdadeiro membro da JOCUM. Líderes de outras grandes organizações no mundo, vêem que existe uma unção em nossas ETEDs, e perguntam, “O que é isto que vocês fazem dentro deles que nós não podemos fazer?” O que quer que seja isso, é porque Deus disse para fazer isso, e Ele disse para fazer isso de uma maneira particular. Quando nós desviamos deste caminho, nossas fundações irão cair.
Da mesma maneira, em toda a nossa vida e ministérios, quando nos desviamos do que Deus tem dito para nós, nos levantamos em perigo e com possibilidade de cair. No caso da JOCUM, temos aprendido que não podemos atalhar a ETED. Ela é absolutamente fundamental.