Marcadores

Igrejas e Ministérios (134) GRANDES PREGADORES E AVIVALISTAS (40) HERÓIS DE NOSSA ÉPOCA (24) MISSIONÁRIOS QUE MUDARAM NAÇÕES (23) MULHERES DE FÉ (23) MESTRES DA IGREJA (20) EVANGELISTAS E MISSIONÁRIOS (17) GIGANTES DA FÉ (17) PRESBITERIANOS INESQUECÍVEIS (17) BATISTAS FAMOSOS (13) ESCRITORES E PENSADORES (12) REFORMADORES DA IGREJA (10) ANTIGOS METODISTAS (9) FILMES QUE TOCAM O CORAÇÃO (8) O LENDÁRIO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (7) ENTREVISTAS " FABULOSAS" (6) Esses Cristãos Extraordinários (6) HOMENS DE ORAÇÃO (6) MISSÕES (6) OS PURITANOS (6) PIONEIROS NO BRASIL (6) 15 COISAS QUE PRECISO SABER EM TEMPOS DE GUERRA (5) A B SIMPSON (5) LUTERANOS RENOMADOS (5) O Espírito Santo (5) A inabalável Corrie Ten Boom (4) EVANGELISTAS NOTÁVEIS (4) PASTORES E PROFETAS (4) 300 Profecias sobre o Messias de Israel (3) D L MOODY ESTUDOS E SERMÕES (3) O QUE PREGAVAM OS AVIVALISTAS INGLESES DO PASSADO? (3) “Os Deveres Mútuos dos Maridos e Esposas" (3) ENFIM LIVRE Martin Luther King (2) John Wesley usando o dinheiro para nos abençoar (2) Katharina Von Bora Lutero (2) Peter Marshall - Capelão do Senado Americano (2) Robert Hall Glover Pregando sobre Intercessão Missionária (2) SPURGEON (2) Bill Machesney O VERDADEIRO FILHO DO REI (1) Bud Robinson O MONTE MORIAH Lugar de sacrifício (1) Charles Finney (1) J WILBUR CHAPMAN (1) JOHN CENNICK Evangelista Morávio (1) Patricia St. John (1) Ralph Emerson Filósofo Cristão (1) Robert Lewis Dabney (1) Robert Murray M'Cheyne (1) Robert Pearsall Smith (1)

26 de fevereiro de 2016

IPI de londrina - Messias Anacleto Rosa






 HISTÓRIA

A história da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina se confunde com a história da própria cidade. Quando os desbravadores ingleses da Companhia de Terras Norte do Paraná chegaram à região, no início dos anos 30, vieram também as primeiras famílias evangélicas, a maioria do interior de São Paulo, da região da Alta Sorocabana.
Aqui eles abriram picadas e enfrentaram muitas dificuldades: animais selvagens, barro, poeira, doenças; andavam, praticamente, só no lombo de burros ou em carroças. A congregação da época se reunia num rancho feito de palmito, chão batido, bancos rústicos de madeira, o local era iluminado por velas ou lampiões. Mas nossos pais espirituais nunca esmoreceram. Sempre olhando para o Senhor e crendo em suas santas promessas, eles perseveraram, trabalharam duro, semearam a Palavra, regaram com muitas lágrimas e estão entre os primeiros a se organizar como Igreja do Senhor em Londrina.
Em 1937 foi construído um templo de madeira no terreno onde a Igreja está até hoje (Rua Mato Grosso, 806). Quando ela se emancipou eclesiasticamente, em 10 de julho de 1938, era formada por 120 membros: 76 maiores e 44 menores. A comissão organizadora foi composta pelos pastores Azor Etz Rodrigues, Simeão Cavalcanti Macambira e José Antônio de Campos, além dos presbíteros Herculano de Almeida Sampaio e Antônio Eugênio Vieira.
A primeira Escola Dominical começou em 15 de dezembro de 1932, com duas classes (uma de adultos e outra de crianças). A superintendente era Floriza Borges Araújo e os professores, Herculano Sampaio e Maria Thereza Vieira. Em 13 de agosto de 1935 foi fundada a Sociedade Auxiliadora de Senhoras com 19 sócias. A União da Mocidade (UMPI) nasceu em 12 de maio de 1940, e em 13 de maio de 1946 foi organizada a Liga Juvenil.




Rev. Messias Anacleto Rosa,aos 17 anos trabalhou na Missão Caiuá, em Dourados (MS). Formou-se em Teologia em 1958, no ISBL. No ano seguinte serviu a igreja instalando o trabalho presbiteriano independente em Umuarama, como missionário do Sínodo Meridional. Foi ordenado em 1960. Em 1961, pastoreou as igrejas no Estreito e Florianópolis (SC). Em janeiro de 1973 assumiu a 1ª IPI de Londrina. Através do Ministério Multiplicação da Palavra, publicou vários livros. Recebeu o título de cidadão honorário de Londrina em 2005. Assumiu uma cadeira na Academia Evangélica de Letras do Brasil em 2007, mesmo ano em que foi jubilado. Recebeu o título de pastor emérito em 2014. Casado com Avani Garcia Rosa. Tem três filhos: Priscila, casada com Faraday (2 filhos - Thiago e Gabriel); Messias Júnior, casado com Ana Paula (3 filhos - Ana Luiza, Rafael e Ana Laura); e João Marcos casado com Sabrina.



Rev. Mathias Quintela de Souza
Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica ABECAR, validado pela UNICESUMAR. É Mestre em Teologia Prática pela Faculdade Teológica Sul Americana. Com especialização pelo Centro Evangélico de Missões, e docência Dio ensino superior pelo CESUMAR. Pastoreou diversas igrejas: Maringá, Apucarana, Arapongas e Curitiba (PR), São José do Rio Preto (SP), Campo Grande (MS), Florianópolis e Joinville (SC). Em janeiro de 1998 ingressou no corpo pastoral da 1ª IPI de Londrina atuando nas áreas de Educação Cristã, Missões e o processo de transição para Igreja em Células. Foi jubilado em 20 de dezembro de 2009. Casado com Eloá Ribeiro Menezes de Souza. Tem três filhos: Jéter, Éser, casado com Giane (2 filhos – Benício e Aurora) e Ellen, casada com Albery (2 filhos - Danilo e Guilherme).



                                                                                     Messias  Anacleto Rosa pregando


http://www.ipilon.org.br/