29 de agosto de 2011

ERIC LIDDELL


O grande corredor por Cristo



Eric era filho de missionários escocesses que serviam ao Senhor na China. Seus pais o mandaram para a Escócia para estudar, e desde pequeno foi notado sua grande habilidade como corredor. Eric cresceu com parentes, longe de seus amados pais, de quem sempre teve muitas saudades, mas continuou firme , pois acreditava nos propósitos de Deus para ele. Sua história, serviu de inspiração para o filme Carruagens de fogo (1981). Liddell era um evangélico devoto que fazia questão de deixar claro que corria somente para glorificar a Deus.
Na ocasião, era o favorito para vencer a prova dos 100m, para a qual, há muito tempo, vinha preparando-se, mas desistiu de correr ao descobrir que seria realizada bem no dia de culto, em um domingo. O atleta cristão não considerava certo tomar parte em uma competição no Dia do Senhor. Sob protestos e críticas, foi bastante pressionado a mudar de idéia, no entanto, permaneceu firme em sua decisão.
Mais tarde, durante aquela Olimpíada, um dos corredores dos 400m desistiu de competir, e Liddell ofereceu-se para correr em seu lugar, muito embora não estivesse suficientemente treinado para disputar aquela prova. Ele não apenas correu, mas venceu a prova em um tempo recorde, levando para casa, além daquela medalha de ouro, a medalha de bronze na prova de 200m.
Quando ele desistiu de correr as eliminatórias porque eram no dia do Senhor. Naquele dia ele pregou em uma igreja de Paris enquanto as pessoas deliravam dentro do estádio muito perto dali para ver quem se classificaria para as finais dos 100 metros. Eric era o favorito para essa prova.. No dia 24 de julho em 1924, Eric estava rodeado de jornalistas, todos querendo saber porque desistira das eliminatórias de domingo em que era favorito e quais as espectativas dele para os 400 metros, prova que ele nunca correra bem.
Então ele falou para as multidòes que foram ali para ve-lo correr: “ Eu nunca pergunto para Deus porque ele faz certas coisas comigo, eu simplesmente creio nele e obedeço a sua voz”.
O tiro da largada foi disparado…Eric estava fora de sua zona de conforto, esta não era a sua especialidade, mas ele abaixou a cabeça, e correu como nunca tinha corrido antes. Todos os que assistiam não acreditavam no que estavam vendo. Ele corria como um corredor de 100 metros e muitos diziam uns aos outros: De onde vem tamanha força e velocidade? Quando seu peito tocou na fita da linha de chegada, ele estava a cinco metros na frente de seu oponente mais próximo. Eric havia ganho a medalha de ouro com 47.6 segundos ; Um novo record mundial !
Quando ele deixou a pista, recebeu um bilhete de alguém da arquibancada. Quando ele abriu para ler, estava escrito um versículo da palavra de Deus; ”Eu honro aqueles que me honram”.
Não muito tempo depois, Liddell abandonou o esporte, sentindo uma chamada de Deus para ser missionário na China, onde passou o resto de seus dias.
www.yohanan.com.br Story of Eric Liddell.