Marcadores

Igrejas e Ministérios (134) GRANDES PREGADORES E AVIVALISTAS (40) HERÓIS DE NOSSA ÉPOCA (24) MISSIONÁRIOS QUE MUDARAM NAÇÕES (23) MULHERES DE FÉ (23) MESTRES DA IGREJA (20) EVANGELISTAS E MISSIONÁRIOS (17) GIGANTES DA FÉ (17) PRESBITERIANOS INESQUECÍVEIS (17) BATISTAS FAMOSOS (13) ESCRITORES E PENSADORES (12) REFORMADORES DA IGREJA (10) ANTIGOS METODISTAS (9) FILMES QUE TOCAM O CORAÇÃO (8) O LENDÁRIO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO (7) ENTREVISTAS " FABULOSAS" (6) Esses Cristãos Extraordinários (6) HOMENS DE ORAÇÃO (6) MISSÕES (6) OS PURITANOS (6) PIONEIROS NO BRASIL (6) 15 COISAS QUE PRECISO SABER EM TEMPOS DE GUERRA (5) A B SIMPSON (5) LUTERANOS RENOMADOS (5) O Espírito Santo (5) A inabalável Corrie Ten Boom (4) EVANGELISTAS NOTÁVEIS (4) PASTORES E PROFETAS (4) 300 Profecias sobre o Messias de Israel (3) D L MOODY ESTUDOS E SERMÕES (3) O QUE PREGAVAM OS AVIVALISTAS INGLESES DO PASSADO? (3) “Os Deveres Mútuos dos Maridos e Esposas" (3) ENFIM LIVRE Martin Luther King (2) John Wesley usando o dinheiro para nos abençoar (2) Katharina Von Bora Lutero (2) Peter Marshall - Capelão do Senado Americano (2) Robert Hall Glover Pregando sobre Intercessão Missionária (2) SPURGEON (2) Bill Machesney O VERDADEIRO FILHO DO REI (1) Bud Robinson O MONTE MORIAH Lugar de sacrifício (1) Charles Finney (1) J WILBUR CHAPMAN (1) JOHN CENNICK Evangelista Morávio (1) Patricia St. John (1) Ralph Emerson Filósofo Cristão (1) Robert Lewis Dabney (1) Robert Murray M'Cheyne (1) Robert Pearsall Smith (1)

13 de abril de 2013

James A. Wylie - O grande historiador da igreja


James A. Wylie

Magnífico escritor e doutor em história da igreja


 

James Wylie Aitken nasceu na Escócia, em 1808. "Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor"  (Salmo 37:23). Estudou no Marischal College, Aberdeen  e em St. Andrews (Fife, leste da Escócia). "É bom para um homem suportar o jugo na sua juventude" (Lamentações 3:27).  Embora não pudéssemos encontrar nenhum relato de sua conversão, ele entrou para o Hall Divindade Original Seccession, Edimburgo (Escócia, a terra de John Knox), em 1827, e foi ordenado para o ministério cristão em 1831, daí o nome de "Rev. J A Wylie." E que desde a infância sabes as Sagradas Escrituras, que são capazes de fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus "  .
 (2 Timóteo 3:15

 
Sua disposição de usar a caneta como uma "espada do Senhor" poderoso  (Juízes 07:18) é evidenciado pela sua assunção da sub-editoria da "Testemunha" de Edimburgo em 1846. "Minha língua é a pena de um habilidoso escritor ” (Psalm 45:1) .   Em 1852, após a adesão à Igreja Livre da Escócia - que só foi inaugurada em 1843 (Dr. Chalmers como moderador), insistindo sobre os Direitos da Coroa do Rei Jesus como o único Cabeça e Rei da Igreja - Wylie editou o seu "Free Registro igreja "até 1860." Estai, pois, na liberdade com que Cristo nos libertou, e não preso novamente com o jugo de escravidão " (Galatians 5:1) . O Instituto protestante nomeou Professor de papado em 1860.   Ele continuou nessa função até sua morte, em 1890. "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2Corinthians 10:5) .



Aberdeen University lhe concedeu um doutorado honorário (LL.D.) em 1856 "Sim, sem dúvida, considero como lixo todas as coisas, para ganhar  a excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor:. Pela qual sofri a perda de todas as coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo " (Filipenses 3:8)
 Suas viagens o levaram para muitos dos lugares distantes, onde os acontecimentos da história protestante aconteceu. "Então, tanto quanto está em mim, estou pronto para pregar o Evangelho a vós que estais em Roma também "  (Romanos 1:15). (1878). 
Como porta-voz proeminente para o protestantismo, os escritos do Dr. Wylie incluiu "O Papado: Sua História, Dogmas, Genius, e Perspectivas" - que foi premiado pela Aliança Evangélica em 1851 - e, sua melhor escrita conhecido, "O História do Protestantismo "(1878)." Amados, quando empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da nossa comum salvação, senti a necessidade de me para escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos "  . (Judas 3).

É uma reflexão solene e triste sobre a inteligência espiritual do nosso tempo que o clássico JA Wylie, "A História do Protestantismo" saiu da publicação em 1920 "Filhinhos, esta é a última vez, e, como ouvistes que o Anticristo virá, mesmo agora que existem muitos anticristos; pelo que conhecemos que é a última vez "
  (1 João 2:18).
 Mas - "não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma"  . (Hebreus 10:39).  " E, continuamos a "olhar para ele"   (Hebreus 9:28) para vir para nós para nos fazer "escapar de todas estas coisas"  (Lucas 21:36) em um arrebatamento Pré-Tribulação, enquanto nós atentamente "ocupar" (19:13) para que Ele nos campos do Evangelho, que são "brancos já para a colheita"  (João 4:35). "Mesmo assim, vem [rapidamente], Senhor Jesus"